Inovação e soluções em geração de emprego e renda. Esta é a proposta do 1º Fórum de Indústria da Moda de São Gonçalo, que será realizado no dia 8 de agosto, no Partage Shopping. Promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, o Fórum que é destinado a empresários e profissionais de diversos segmentos da moda, tem por objetivo retomar a potencialidade da cidade em investimentos na área. As inscrições, que são limitadas, poderão ser feitas no site da Prefeitura Municipal de São Gonçalo (http://www.pmsg.rj.gov.br) ou através do link: http://bit.ly/2YisJGm
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Agricultura, Pesca e Trabalho, Evanildo Barreto, o grande desafio é localizar esses empresários para contribuírem com a revitalização do setor no município.
“Pensamos em um evento que mostre que o formato do caminho das vendas mudou. Através de um fórum de discussão do segmento, observando as necessidades e as demandas, conseguiremos trazer o empreendedor para dentro do município. Um trabalho muito setorial e interdisciplinar. Queremos fazer a cidade aparecer no padrão de comportamento e desenvolvimento do país”, declara.
Na programação, que é voltada para os empresários da cadeia produtiva de moda em diversos segmentos, como roupas, uniforme profissional, bolsas, acessórios, sapatos e bijuterias, serão discutidos temas como: a transformação digital na moda, legislação do e-commerce, empreendedorismo e inovação, tendência da coleção outono/inverno 2019/2020 e competências profissionais e os desafios do mercado de trabalho.
Segundo o presidente do Sindicato da Indústria de Alfaiataria e de Confecção de Roupas de Homem de Niterói (Sindiconf), Aldeir de Carvalho, na década de 80 a cidade se tornou o maior centro industrial de confecções do Estado do Rio, chegando a ter em torno de 20 mil empregos diretos.
"A industria de confecção teve início em São Gonçalo nos anos 60. Já na década de 80 chegamos a ter em torno de 70% da economia formal. Hoje, se tivermos 20% de empregos formais na área é muito", explica.
Para a subsecretária de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Valéria Dias, o objetivo é fomentar o ambiente de negócios e aumentar a visibilidade das indústrias e fornecedores do setor de moda.
“Queremos auxiliar os empresários da moda nessa missão. O município de São Gonçalo tem um potencial muito grande, pois grandes marcas do estado do Rio de Janeiro nasceram aqui e a maioria das pessoas não sabe. Então, criamos esse evento para chamar os fabricantes não só de roupa, mas de bolsas, acessórios, calçados, bijuterias e até de uniforme profissionalizante a se atualizarem perante o mercado de trabalho atual e valorizar a indústria da moda. Nosso objetivo é fazer com que as fábricas voltem a gerar emprego, renda e fomentar a venda desse setor. Queremos revitalizar o polo de moda de São Gonçalo. Já investimos em diversos setores, como agricultura e gastronomia, agora chegou a vez da moda. Esse será o primeiro de muitos eventos de incentivo ao ramo”, finaliza.
Programação:
08/08 - das 13h às 19h
Partage Shopping - 2º piso / Loja 269
13h - Credenciamento
14h - Abertura
14h30 - Sebrae - Transformação Digital na Moda
16h - Coffee Break
16h30 - Fashion Law Oab Niterói e São Gonçalo- Legislação do E-commerce
17h Firjan, Giro Moda: Outuno/Inverno 19/20
18h Universo - Competências profissionais e os desafios do mercado de trabalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário