terça-feira, 21 de maio de 2019

Companhia de Ballet de Niterói lança edital para a Semana de Dança


A Companhia de Ballet da Cidade de Niterói ao longo de seus 27 anos tem exercido um papel fundamental no desenvolvimento artístico na Cidade. Reconhecendo seu papel social, enquanto Companhia de dança pública, a nova gestão artística, comandada por Fran Mello, quer proporcionar uma maior interação entre a Cia e a população, a fim de construir uma cidade comprometida com a arte e a educação.
Com esse objetivo, a Cia irá promover, de 16 a 21 de julho, a "Niterói Semana de Dança", um grande festival composto por Mostra Infantil, Mostra Adulta, Rodas de Conversas, Oficinas, Noite de Abertura, Noite de Gala e uma homenagem a Bruno Beltrão, diretor e coreógrafo niteroiense, criador do Grupo de Rua de Niterói (GRN).
Durante 6 dias, os palcos dos Teatros Popular Oscar Niemeyer e Municipal de Niterói receberão artistas selecionados em mais de 15 modalidades em 4 diferentes categorias. As inscrições, online e gratuitas, se encerram no dia 16 de junho.
Poderão participar do processo de habilitação, grupos, companhias, coletivos, escolas e bailarinos independentes de Niterói e de todo território nacional e internacional, nas modalidades: Ballet Clássico, Neoclássico, Moderno, Contemporâneo, Jazz, Stiletto, Dança do Ventre, Sapateado, Dança Flamenca, Danças Urbanas e Dança de Salão.
 Cada grupo poderá inscrever até 2 coreografias por modalidade e categoria, não ultrapassando o limite total de 10 inscrições, sendo todas elas de censura livre. As coreografias selecionadas terão de 3 a 5 minutos de apresentação, de acordo com o número de integrantes: solos e duos, 3 minutos; Trios, 4 minutos; e grupos, de 4 a 20 pessoas, 5 minutos.

Oficinas
A Niterói Semana de Dança também irá oferecer oficinas nas modalidades Ballet Clássico, Dança Contemporânea, Dança do Ventre, Stiletto, Jazz e Sapateado, que serão ministradas na Sede da Companhia de Ballet da Cidade de Niterói, localizada no Abrigo dos Bondes, Centro de Niterói. As informações para inscrições serão divulgadas no site da Companhia (balletcidadedeniteroi.com.br) e no Instagram (@balletdeniteroi), posteriormente.
Para mais informações acesse o edital em www.balletcidadedeniteroi.com.br/noticias/ ou envie um e-mail para semanacbcn@gmail.com.

8° Festival Celucine de Micrometragens - Inscrições abertas e programação de mostras


A 8ª edição do “Festival Celucine de Micrometragens” chega a Niterói, como resultado de um convênio entre a Fundação de Arte de Niterói e o Ministério da Cidadania, consolidando sua posição como um dos principais polos de divulgação da produção digital nacional em formatos alternativos. Os principais objetivos são estimular a criatividade, a experimentação, a produção e a realização audiovisual de filmes brasileiros dedicados às novas mídias e novas tecnologias digitais, em relação à arte e à cultura. 

Os interessados devem inscrever, até o dia 14 de julho, projetos audiovisuais entre 30 segundos e 3 minutos de duração, gravados em plataformas digitais como celulares, tablets e câmeras. Os filmes inscritos irão concorrer aos prêmios de melhor documentário, melhor ficção ou melhor animação.

Além da mostra virtual competitiva, o Festival promove uma mostra física dos melhores filmes das edições anteriores; a Cabine Celucine exibe curtas-metragens e um workshop com dicas e dinâmicas que poderão inspirar e ajudar os participantes no desenvolvimento de novos projetos.


Festival Celucine de Micrometragens (divulgação)


Programação:

Mostra de Micrometragens
IACS UFF
Endereço: Rua Professor Lara Vilela, 126 – São Domingos – Niterói
Telefone: 2629-9783
Dias: 28, 29 e 30 de maio, às 17h

Cabine Celucine
Biblioteca Parque
Endereço: Praça da República, sem número – Centro de Niterói
Dias: de 5 a 8 de junho, das 11h às 19h
Telefone: 2722-0493

Workshop de audiovisual para estudantes
Biblioteca Parque
Endereço: Praça da República, sem número – Centro de Niterói
Dias 5 de junho, quarta, às 14h
Telefone: 2722-0493

Programação gratuita e livre
Inscrições para projetos audiovisuais (até 14 de julho) e mais informações no site: www.festivalcelucine.com.br

Famílias em foco na exposição do ‘Coletivo Niterói Fotográfico’ no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno



Uma homenagem à família! Este vai ser o tema da próxima exposição do ‘Coletivo Niterói Fotográfico’. A mostra “Mamães, Papais, Titias - família, famílias e as fotografias” abre, no dia 26 de maio, domingo, às 16h, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno.

O público vai poder ver cerca de 80 fotografias, que imprimem os momentos mais importante da vida de cada artista. Além da exposição fotográfica, haverá, ainda, oficina de fotografia e fotopapo com Renata Xavier– a mais premiada fotógrafa brasileira de casamento – Priscila Barcellos e Nathalia Félix, que revelam um pouco mais do universo da fotografia de memória familiar.


Sobre o Coletivo Niterói Fotográfico:

O Coletivo nasceu com a ideia de reunir as fotógrafas e fotógrafos de Niterói em um mesmo evento para comungar experiências e, através de projeções, as fotografias. Sempre conectado a um tema relevante, é escolhido um assunto e cada membro pode mandar suas fotos ou um ensaio que se enquadre na proposta.

Quem curte fotografia, seja profissional, amador ou entusiasta, e ainda não é
membro do coletivo,também pode enviar suas fotos para a Chamada Pública. As inscrições acontecem até o dia 23 de maio, às 23h59.

Oficina de fotografia com celular e varal de fotos:

Além das atividades mais tradicionais, o evento conta, nesta edição, com uma oficina de fotografia. Com o título "Memórias 'di' Família na Palma Mão - fotografia de celular e um álbum nas nuvens", a fotógrafa Priscila Barcellos dará algumas dicas simples de como clicar boas fotos, armazenar e, caso haja necessidade, contratar uma boa fotógrafa ou fotógrafo para eternizar os momentos de sua família.
Além da oficina, também ocorre um varal coletivo no qual os membros mostram suas fotos impressas. Realizado de forma colaborativa, o evento incentiva os participantes a trazer seus isoporzinhos e cestas. Haverá venda de bebidas e comida no local. Clicar, papear e fazer piquenique são partes do Coletivo Niterói Fotográfico.

Participantes do Coletivo: Beto Padilha, Bruno Miranda, Cecilia Marraschi, Gustavo Medeiros, Ícaro Salek, Igor Siqueira, Johnny Pacheco, Josemias Moreira Filho, Jr. Franco, Leo Zulluh, Lucília Downsley, Marcia Regina, Mônica Alencar Quinhões, Nathalia Felix, Paulo Batelli, Priscila Barcellos, Vitor Pastana, Vitor Vogel e Wander Rocha.

Famílias em Foco (Vitor Vogel - Coletivo Niterói Fotográfico)


Serviço:
Exposição “Mamães, Papais, Titias - família, famílias e as fotografias”
Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, Campo do São Bento, Icaraí, Niterói. Acesso pela Rua Lopes Trovão esquina com Av Roberto Silveira.
Data: 26 de maio, Domingo, 16h
Entrada Franca
Fotopapo: Vivências e ensino de fotografia em territórios periféricos

Atividades
Varal de Fotos e bancas de produtos de fotografia - 16h
Oficina "Memórias 'di' Família na Palma Mão - fotografia de celular e um álbum nas nuvens" - 16h (varandão)
Projeção Coletivo em Foco - 17h (Segundo Andar)
Fotopapo com Renata Xavier, Priscila Barcellos e Nathália Félix - 17h30m (Segundo Andar)
Projeção 18h15m (Varandão)

GLORINHA E RENATO APRESENTAM O SHOW DOCE REBELDIA NO TEATRO MUNICIPAL DE NITERÓI



Glorinha e Renato se apresentam nos dias 25 e 26 de maio, no Teatro Municipal de Niterói, às 16h. O espetáculo Doce Rebeldia celebra a trajetória musical e artística da dupla, que possui uma discografia plena de histórias entre a fantasia e a realidade e leva famílias inteiras a mundos mágicos entremeando o dia a dia.

Ela é carioca, musicista, instrumentista (violão e ukulele), cantora, compositora, produtora musical, atriz, escritora, Vocal Coaching atores e cantores, com formação em Psicologia e Ciências Sociais, fala Inglês, Espanhol e Italiano. É produtora executiva de seu trabalho artístico, desenvolvendo também a mídia e divulgação das apresentações.
Ele é niteroiense, músico, pianista, cantor, compositor, ator, arranjador, escritor, produtor musical e com formação em Ciências Biológicas e produtor executivo de seu trabalho artístico.
Juntos formam a dupla Glorinha e Renato em seu trabalho musical infantil.  
Em seus shows, a dupla promove conversas com a plateia que interage dando opiniões sobre o Meio Ambiente, Cidadania, Brincadeiras do cotidiano.
O objetivo principal é provocar momentos de arte e música para estabelecer contato com todas as tribos, estimulando a inclusão seja na música, nas conversas ou no compartilhamento de opiniões. O bom de tudo isso é o Mudar para Melhor!
Entre brincadeiras com o corpo, danças e vocalizações, todos, juntos, descobrem e criam um círculo mágico no qual nada mais importa além de brincar e ser feliz, mostrando que a criança interior pode e deve se manifestar sempre, promovendo um encontro saudável e necessário para a motivação da alegria e do bem de todos.
Sobre músicas:
Canções como “Ghostosão”, que aborda o medo e a construção da coragem para enfrentá-lo; “Chocolocco”, que fala de um irreverente bolo de chocolate, “Tic Tac” para dançar muito; “Paçoca e Pé de Moleque” que aborda o comportamento social com muita sapequice; “Chico André Nós e o Príncipe”, que aborda o Bullying de forma muito criativa utilizando Libras-linguagem de sinais; “Gentil Gentileza”, música que utiliza dois bonecos de pano em tamanho infantil natural, confeccionados pela Psicóloga e Bonequeira  Amanda Nogueira e provoca a reflexão sobre a educação; “Tibum Chuá”; “Golfinho”; “Aguaceira”, que se aprofundam nas questões  do Meio Ambiente; entre muitas outras que passeiam nesses encontros com o público provocando a inclusão de todos nos contextos abordados.

Glorinha e Renato no Teatro Municipal de Niterói (divulgação)

SERVIÇO:
Glorinha e Renato - Infantil
Data: 25 e 26 de maio
Horário: 16h
Duração: 60 min
Classificação etária: Livre
Ingresso: R$ 20,00
Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói
Tel: 2620-1624

“Sarau no Solar”: apresentação do Núcleo de Ópera da Associação Cantos do Rio de Janeiro


No dia 26 de maio, domingo, às 17h, o “Núcleo de Ópera da Associação Cantos do Rio de Janeiro” (ACC) se apresenta no “Sarau no Solar”, no Solar do Jambeiro.
O grupo, além de cantar, encena as obras no espetáculo. No repertório, trechos de óperas famosas de Gershwin, Mozart, Verdi, Donizetti e Pietro Mascagni.
O núcleo, criado em 2017, tem como objetivo trazer a vivência de palco aos cantores, sem deixar de lado a atenção à qualidade artística. São realizados ensaios regulares, além de master classes de canto lírico e de palestras sobre a história das óperas com profissionais convidados pela ACC.

Sarau do Solar “Núcleo de Ópera da ACC” (divulgação)

SERVIÇO:
Sarau do Solar “Núcleo de Ópera da ACC”
Data: 26 de maio (domingo)
Hora: 17h
Entrada: Gratuita
Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Ingá, Niterói

Niterói Além da Ponte em São Gonçalo

Neste sábado (25), às 11h, a Praça Estephânia de Carvalho (Zé Garoto), em São Gonçalo, será palco para a apresentação da Orquestra La Salle, situada na cidade de Niterói, que escolheu São Gonçalo para integrar o projeto “Niterói Além da Ponte”, através de parceria entre as prefeituras. O objetivo é promover o intercâmbio cultural entre os municípios do Estado do Rio de Janeiro, ampliando assim a circulação de artistas em todos os lugares. No mesmo local, a iniciativa também vai oferecer ao público gonçalense a apresentação de “SHAKESPEARE, William”, espetáculo teatral comemorativo aos 400 anos da morte do autor, no dia 13 de julho. Toda a programação terá entrada gratuita.
Durante os eventos, o público também terá a oportunidade de acompanhar uma exposição fotográfica composta por trabalhos dos artistas niteroienses André Cyriaco, Aporé de Paula, Clever Felix, Lucília Dowslley e Nathalia Felix.


Orquestra La Salle (divulgação)


Tradição – A Orquestra La Salle está comemorando 62 anos de atividades na formação musical dos alunos do Colégio La Salle Abel, situado na Zona Sul de Niterói. Fundada pelo maestro Pedro Motta (avô do atual maestro Henrique Manso Junior), a orquestra vem, desde então, inovando em seus espetáculos, com uma formação diferenciada e um repertório variado, tendo entre seus pilares a valorização da música brasileira, por meio de novos arranjos.
No decorrer das décadas, a orquestra registra apresentações em mais de 200 cidades brasileiras, como Brasília, Curitiba e Porto Alegre, além de ter gravado dois CDs e dois discos de vinil (LPs). Em 1988, o maestro Henrique Manso, filho de Pedro Motta, assumiu a orquestra assessorado pelo seu filho Henrique Manso Junior, que desde 2008 dirige o conjunto. 
Atualmente, a atividade conta com cerca de 100 alunos de 6 a 18 anos, que vão do 1º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Toda a proposta de trabalho oferecida hoje foi atualizada pelo Maestro Henrique Manso Junior, que trouxe sua experiência musical de gravações e shows com Sandra de Sá, Jorge Benjor, Cidade Negra, Ivete Sangalo, Jorge Vercilo, Sony, Universal Music, EMI, etc. Com isso vem aprimorando e modernizando a metodologia aplicada.

“SHAKESPEARE, William” (divulgação)

Teatro – No dia 13 de julho, às 18h, também na Praça Zé Garoto, o espetáculo teatral “SHAKESPEARE, William” será a atração do projeto Niterói Além da Ponte, em parceria com a Prefeitura de São Gonçalo. A direção geral é de Eleusa Mancini.
A peça representa trechos adaptados de 15 das 39 peças escritas por Shakespeare, entre elas Romeu e Julieta, Hamlet, A Megera Domada, Rei Lear, Os Dois Cavalheiros de Verona, Henrique V, MacBeth, O Mercador de Veneza, Muito Barulho por Nada, Noite de Reis, Timão de Athenas, Otelo, Antônio e Cleópatra, A Comédia dos Erros e Henrique VIII. A programação é dividida em cinco blocos intercalados com apresentações bem humoradas, nas quais são destacadas informações a respeito da vida e da obra de William Shakespeare.
O elenco é formado por Marcos Ácher, Sérgio Di Paula, Juliano Antunes, Jean Bodin, Pedro Lopes e pelo coreógrafo Luã Lima, que assina a coreografia do espetáculo.
A trilha sonora é inspirada na música do Reino unido, onde Shakespeare escreveu as peças. Entre os gêneros musicais destacam-se as músicas célticas, irlandesas, escocesas e inglesa – medieval e renascentista, além de temas folclóricos e tradicionais.

Projeto Niterói Além da Ponte – A iniciativa levará 35 artistas niteroienses das áreas de música, dança, teatro e fotografia a 16 municípios parceiros, entre os meses de maio e julho, sempre nos fins de semana (sexta a domingo). Todos foram selecionados via edital da Prefeitura de Niterói.
Mais informações em www.niteroialemdaponte.com.br

 
SERVIÇO

Niterói Além da Ponte em São Gonçalo

Apresentação Orquestra La Salle
Data: 25 de maio (sábado)
Horário: 11h

Apresentação SHAKESPEARE, William
Data: 13 de julho, sábado
Horário: 18h
Local: Praça Estephânia de Carvalho (Praça Zé Garoto)
End: Duas entradas: uma pela Rua Vereador Clemente Souza e Silva e outra pela Rua Cel. Serrado.
ENTRADA GRATUITA

Homenagem a Bob Brookmeyer no Cine Jazz com Serginho Trombone


Com a participação especial do trombonista carioca Serginho Trombone, o Solar do Jambeiro recebe, na terça-feira, 28 de maio, às 19h, mais uma edição do projeto Cine Jazz, que neste mês homenageia um dos grandes trombonistas do gênero, o norte americano Bob Brookmeyer. O filme a ser exibido foi gravado em Londres numa apresentação do quarteto de Bob Brookmeyer com o trompetista Clark Terry em 1964. A entrada é franca e a classificação indicativa, 14 anos. 
Nascido em Kansas, Missouri em 1929, Brookmeyer, que também foi arranjador e compositor, se tornou conhecido do grande público inicialmente como membro do quarteto do saxofonista Gerry Mulligan, de 1954 a 1957. Seu primeiro instrumento foi o clarinete, que aprendeu a tocar na infância e durante a adolescência, frequentou o Kansas City Conservatory of Music, onde aprofundou os estudos musicais e passou a dominar o trombone e o piano. 
Apaixonado pela obra de Bach, Mozart, Haydn, Debussy e Stravinsky, desde que iniciou os estudos musicais Bob sempre demonstrou grande interesse por arranjo, composição e regência. Uma de suas composições chegou a receber o Carl Busch Prize for Choral Composition, quando ainda estava no conservatório. 
Um dos músicos de destaque da cena do cool jazz da costa oeste dos EUA, gravou também com grandes nomes como o guitarrista Jim Hall, Chet Baker, Cannonball Adderley, Ray Charles e o vibrafonista Gary Burton entre muitos outros, deixando uma discografia de mais de 40 albuns solo. Brookmeyer faleceu em 15 de dezembro de 2011, em New London, EUA, três dias antes do seu aniversário de 82 anos. 

Serginho Trombone

Com um talento incrível como instrumentista e sendo um dos maiores arranjadores da música popular brasileira, o carioca Sérgio Fernando de Souza, o Serginho Trombone, participou de mais de 1500 discos de nomes importantes como: Tim Maia, Jorge Benjor, Gilberto Gil, Chico Buarque, Caetano Veloso e muitos outros nomes. Aos 69 anos, o músico está lançando um novo álbum de inéditas, "Tromboneando" com produção de Roberto Frejat. Serginho será acompanhado pelo experiente pianista e tecladista Jorjão Barreto. 
O Cine Jazz tem curadoria do produtor musical e jornalista Paulo Renato Rocha, e é uma realização as Secretaria Municipal de Cultura de Niterói – FAN. 


Bob Brookmeyer (divulgação)


SERVIÇO
Cine Jazz
Homenagem a Bob Brookmeyer, com Serginho Trombone
Data: 28 de maio, terça-feira
Horário: 19h
Classificação: 14 anos
Entrada gratuita
Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem – Niterói

Show do Afrotelúrios no Solar do Jambeiro



No dia 29 de maio, quarta-feira, às 20h, o grupo Afroletúrios apresenta o show "A Esfera dos Orixás", no Solar do Jambeiro.
O espetáculo foi construído para apresentar um pouco do espaço místico dos Orixás, mostrando os Itans, histórias e mitos e canções sobre eles. O repertório consiste em Afrosambas, cânticos e contos da Mitologia Africana. 
A inspiração para o nome "Afrotelúricos" surgiu da junção de ideias de que tudo nasce do ventre e tem herança na África, o que nos tornaria filhos da terra. Por isso, trazem em seus shows a valorização dos saberes dos antepassados, levando ao palco manifestações negras e obras musicais que fizeram parte da memória popular.


A Esfera dos Orixás no Solar do Jambeiro (divulgação)


SERVIÇO:
A Esfera dos Orixás
Data: 29 de maio, quarta-feira
Horário: 20h
Ingressos: R$20 inteira
Duração: 50 min
Classificação: Livre
Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem, Niterói