quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Ciclo de Leituras Dramatizadas da ATACEN leva cultura afro-brasileira para o Solar do Jambeiro


Dia 31 de outubro, às 20h, o auto “Uma Rede Para Iemanjá” é lido pelo grupo ATACEN, no Solar do Jambeiro.
O espetáculo faz parte do Ciclo de Leituras Dramatizadas de 2019 da Associação de Trabalhadores em Artes Cênicas de Niterói (ATACEN). A peça, escrita por Antonio Callado em 1961, conta a história de Jacira e se passa no Rio de Janeiro dos anos 50. Mulher, branca e loira, a personagem principal se diz filha da divindade Iemanjá.
Na história, Jacira, grávida, é abandonada pelo marido. Seu único desejo, para agradar a deusa que considera sua mãe, é dar à luz ao seu filho em uma rede de pesca. Ao andar pela praia procurando a rede e um local para o parto, Jacira encontra um senhor que faz preces à Iemanjá, rogando à Rainha do Mar que lhe traga de volta seu filho, Juca. Com a ajuda do velho, Jacira dá a luz e a criança, um menino, aparece como uma reencarnação de Juca. Como a história se passa perto de 31 de dezembro, dia que se homenageia Iemanjá, a peça pode ser lida como uma versão afro-brasileira de um auto de natal.
Antonio Callado foi um grande jornalista e escritor brasileiro. Nascido em 1917 no Rio de Janeiro, fez carreira, desde 1937, passando por jornais como O Globo, Correio da Manhã, Jornal do Brasil e BBC, em Londres. Entretanto, Callado só começou a se aventurar pela literatura em 1951, explorando, principalmente, as peças teatrais. Autor de “A Madona de Cedro”, “Reflexos do Baile”, “Sempreviva” e “Quarup”, Callado foi um dos autores mais combativos durante a Ditadura Militar. Além disso, “Uma Rede Para Iemanjá”, junto com as obras “A Revolução da Cachaça”, “O Tesouro de Chica da Silva e Pedro Mico”, compõe o Teatro Negro do escritor.
SERVIÇO:
Ciclo de Leituras Dramatizadas da ATACEN
Data: 31 de outubro, quinta-feira
Hora: 20h
Entrada: Gratuito
Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem, Niterói
Telefone: (21)2109-2222 | (21)2109-2223

Coro Aprendiz na Sala de Cultura Leila Diniz

 

O Programa Aprendiz | Música na Escola apresenta mensalmente seus grupos de referência na série "Concertos na Imprensa" da Sala de Cultura Leila Diniz, toda última quarta-feira do mês. No próximo dia 30 de outubro, às 12h30, será a vez do Coro Aprendiz apresentar seus contraltos, sopranos, tenores e baixos para o público. A entrada é gratuita.
O Coro Aprendiz é composto por 27 crianças e jovens entre 10 e 23 anos, além de professores. A performance aposta em refinamento e inovação, apresentando-se com até oito vozes abertas simultaneamente, além de executar percussão corporal em uma das canções.
Sempre acompanhados por um piano e cajon, a formação apresenta um repertório que inclui o “Medley Gonzagão” de Luiz Gonzaga com arranjo especial de Edu Louro, “Que baque é esse?” e “Jacksoul brasileiro” de Lenine, “Do Leme ao Pontal” de Tim Maia – dentre outros sucessos da MPB.
Essa edição conta ainda com a participação do grupo instrumental formado pelos próprios coristas na música “De Janeiro a janeiro”, onde três violinistas e um fagotista acompanham a canção pelas linhas melódicas.

Programa Aprendiz - Música na Escola

O Programa Aprendiz-Música na Escola é um projeto de educação musical criado na cidade de Niterói - RJ em 2001, por meio da parceria entre as secretaria de Educação e de Cultura. Seu objetivo principal é ampliar o universo das artes, cultura e cidadania de crianças e jovens através do ensino da música. Estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino são contemplados com aulas semanais de iniciação musical, canto coral e prática de instrumentos (sopros, cordas e percussão) gratuitamente.
Após mais de uma década de atuação, o Programa Aprendiz se afirmou também como escola de músicos para iniciantes, originando a Orquestra Sinfônica Aprendiz (OSA) em 2008. Em 2011, o programa estreou a Banda Sinfônica Aprendiz (BSA); e em 2014, a Orquestra Guerra-Peixe (OGP) e a Orquestra Infantil Interculturalidades - grupos de referência do Programa, resultado das ações nas escolas. Ao longo dessa trajetória de mais 15 anos de trabalho, o Programa Aprendiz já beneficiou mais de 15 mil crianças e adolescentes em Niterói, o que o torna um dos maiores programas socioculturais de educação musical ativos no país.



 
SERVIÇO:
Coro Aprendiz na Sala de Cultura Leila Diniz
Data: 30 de outubro, quarta-feira
Horário: 12h30
Classificação indicativa: Livre
Local: Sala de Cultura Leila Diniz
Endereço: Rua Heitor Carrilho, 81, Centro, Niterói-RJ
Telefones: (21) 2717-4055 / (21) 2717-5299
ENTRADA FRANCA

Bia Bedran se apresenta na Biblioteca Parque em comemoração ao mês das crianças


Dia 26 de outubro, sábado, das 10h às 12h30, acontece o show “Canções, Histórias e Brincadeiras Musicais de Bia Bedran”, na Biblioteca Parque de Niterói.
O espetáculo musical infantil comandado pela artista Bia Bedran, juntamente com a banda Cabeça de Vento, mistura músicas, brincadeiras e histórias. Por meio de bonecos manipulados  e objetos que ganham vida, Bedran interpreta os contos no palco. Os conjuntos Baile de Barraca e o Grupo de Musicalização Infantil Tatu Canta Cá fazem a abertura do evento, que faz parte da programação especial da Biblioteca Parque o mês das crianças.
O repertório é carregado de ritmos brasileiros. As músicas, já conhecidas por educadores e pelo público infantil, criam um ambiente lúdico para o espetáculo. Sucessos como “É bom cantar”, “Fazer um bem” e “O Trem” são interpretadas pela banda Cabeça de Vento. O conjunto, que acompanha Bedran em sua trajetória, é formado por Paulão Menezes (percussão); Guilherme Berdan (rabeca, bandolim e vocais) e Tadeu Santiago (acordeon, teclado e vocais). O show conta com a direção de Djalma Amaral e produção de Maurício M. Ribeiro.
Com mais de 40 anos pela estrada, Bedran dedicou a maior parte de sua carreira à temática da infância. Autora de 14 livros infantis, a artista já produziu 10 CDs e 2 DVDs. Inclusive, a obra “O Mundo dos Livros” recebeu o Prêmio Jabuti 2016, na categoria “Didático e Paradidático”. Além disso, como pesquisadora, lançou “A Arte de Cantar e Contar Histórias: Narrativas Orais e Processos Criativos”, resultado de sua disssertação de mestrado.

SERVIÇO:
Canções, Histórias e Brincadeiras Musicais de Bia Bedran
Data: 26 de outubro, sábado
Horário: 10h às 12h30
Entrada: Gratuita
Local: Biblioteca Parque de Niterói
Endereço: Praça da República s/n – Centro, Niterói

Cine Jazz homenageia João Gilberto no mês de outubro


Acontece na próxima terça-feira, 29, às 19h no Solar do Jambeiro, a edição de outubro do projeto Cine Jazz, que fará homenagem a João Gilberto, o grande ícone da bossa nova, falecido em julho deste ano. Após a exibição do filme, que traz momentos raros do musico gravados nos Estados Unidos e na Europa nas décadas de 60 e 80, o violonista e compositor Gabriel Improta apresentará um show com clássicos da MPB. A classificação indicativa é de 14 anos e a entrada é gratuita.
Considerado um artista genial por musicólogos e jornalistas especializados, João Gilberto revolucionou  a musica brasileira ao criar uma nova batida de violão com influências do jazz para tocar samba: a bossa nova. O jeito suave de cantar, influenciado pelo jazzista Chet Baker, também foi  visto como inovador no Brasil. Desde o lançamento do compacto que continha as canções "Chega de Saudade" e "Bim Bom", munido apenas da voz e do violão, começou uma revolução na música mundial. Dono de uma sonoridade original e moderna, João Gilberto levou a música brasileira ao mundo, principalmente para os Estados Unidos, Europa e Japão.
Tido como um dos músicos mais influentes no jazz americano do século XX, João Gilberto ganhou prêmios importantes nos Estados Unidos e na Europa, como o Grammy, em meio à beatlemania.

Gabriel Improta

O musico convidado da noite é o violonista e compositor Gabriel Improta, que atualmente é professor de violão da UNI-Rio. Improta atua há duas décadas como violonista e arranjador junto a importantes artistas da música brasileira, como Maria Bethânia, Caetano Veloso, Roberto Carlos, Carlinhos Brown, Paulo Moura e Francis Hime, entre outros, e participou de gravações com vários músicos, destacando-se Carlos Malta, Barrosinho (da Banda Black Rio), Carol Saboya (Revelação, no Prêmio Sharp) e seu pai, Tomás Improta.
Em 2004, o violonista lançou o CD de estréia, "É o Violão do Brasil", e nesse mesmo ano, foi um dos selecionados do Prêmio Visa de Música Brasileira. Apresentou o seu trabalho como solista de violão em festivais internacionais como o Festival de Guitarra de Havana, dirigido por Leo Brouwer, em 2002, em Cuba, e faz parte dos grupos Trio Cheio de Dedos (com José Paulo Becker e Sérgio Krakowscki), Garrafieira e Acorda Bamba.
O Cine Jazz é uma realização da Secretaria das Culturas de Niterói - FAN, com curadoria de Paulo Renato Rocha.


SERVIÇO
Cine Jazz homenageia João Gilberto
Artista convidado: Gabriel Improta
Data: 29 de outubro, terça-feira
Horário: 19h
Classificação indicativa: 14 anos
Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem, Niterói
Telefones: 2109-2222 / 2109-2223
ENTRADA GRATUITA

Solar do Jambeiro: “Me Amostra” – cenas curtas de teatro


Nos dias 1, 2 e 9 de novembro, às 19h, vai acontecer, no Solar do Jambeiro, a segunda edição da mostra competitiva experimental de cenas curtas teatrais “Me Amostra”, idealizada para dar espaço de experimentação e visibilidade a trabalhos iniciantes.
Os trabalhos selecionados tiveram até o dia 8 de setembro para fazerem as inscrições, pelo site do evento. Baseado em Niterói, “Me Amostra” leva para o foco do projeto o público, que ocupa e dá vida aos locais de fazer cultural da cidade, e inclui o poder de escolha na mão destas pessoas que passam a ser peça central na realização do projeto. 
O evento, que é gratuito e sujeito à lotação, é realizado pela Vitaliza Produções Artísticas, com apoio da Secretaria Municipal das Culturas, por meio da Fundação de Arte de Niterói; Gráfica EDG; Garagem Burger Shop; e Raphael Grampola Iluminação. Serão 6 cenas em cada eliminatória e o público será o responsável por decidir as 3 melhores cenas que se reapresentarão na final, onde os vencedores (3) receberão troféu e prêmio em dinheiro.

PROGRAMAÇÃO DE CENAS SELECIONADAS:
01/11
“Band-Aid”- Com Pablo Abritta e direção de Gabi Guarabyra.
“A origem da princesa das águas” – Com Cris Ribeiro, Ian Oliveiras, Luciano Barbosa, Sylvio Moura e direção de Erika Ferreira.
“Hamburguesia” – Com Amanda Teixeira, Angelo Morse, Duda Colombiano, Giovanna Pedroza, Iohanna Cândida, Juliene Pontes, Pedro Augusto, Tarini Felix com direção coletiva.
“Náufraga” – Com Thaís Carvalho e direção de Cris Raséc.
“Café” – Com atuação e direção de Cibele Sales e Gabi Guarabyra.
“Abrigo” – Com Aman Moraes, Bernardo Marques, Bia Ribeiro, Emiliano Fischer, Juliana Granato, Tom Marinho e orientação de Reinaldo Dutra.

02/11
“A Bailarina e o Pianista” – Com atuação e direção de Gabrielly Vianna e Caio Passos.
“Botijão” – Com Alice Birman, Rebecca Lisboa, Viviane Dias e direção de Priscilla Balio.
“Quizila” – Com José Ferreira e direção de Thauane Oliveira.
“A cor que carrega o vento” - Com Cris Ribeiro e Claudia Macedo e direção de Sylvio Moura.
“Jogo da velha” – Com Ivan de Oliveira, Kadú Monteiro e Michael Alves e direção de Gabriel Mendes.
“Leve” – Com Luiza Cesar, Mateus Penna Firme e Thamás Morelli, com direção de Ricardo Rocha.

09/11:
Reapresentação das 6 cenas finalistas e premiação


Serviço:
Segunda edição de “Me Amostra”
Apresentação de curtas de teatro selecionadas
Dias 1, 2 e 9 de novembro, às 19h
Programação acima
Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem
Telefones: (21) 2109-2222 | (21) 2109-2223
Gratuito, sujeito à lotação.