sexta-feira, 17 de julho de 2020

São João do Oscar on-line no Teatro Popular Oscar Niemeyer


Como manda a tradição, julho é mês de festa caipira! Pensando nisso, o Teatro Popular Oscar Niemeyer oferece a terceira edição do São João do Oscar, dessa vez em uma versão on-line (@teatroniemeyer). Serão duas semanas de shows, entrevistas, workshops e brincadeiras para celebrar a data que é tão importante para a cultura brasileira.


 PROGRAMAÇÃO: 

São João do Oscar

Festival online

Data: 18/07, 21/07, 22/07 e 25/07

Formato: diversos (vídeo, stories,live)

 Dia 18, a partir das 18h

Artistas: Circo de Pulgas, DJ Juan Motta e David

Formato: Live no facebook

 CIRCO DE PULGAS

O Circo de Pulgas Estrela Prateada levará às crianças as histórias das pulgas trapezistas, malabaristas e equilibristas e dos seus guardiões, que contarão e cantarão suas peripécias. O Circo mistura elementos do nordeste com cultura cigana e traz a música, a arte da contação de histórias e a magia do teatro, a arte do encontro.

 DJ JUAN MOTTA

Juan Motta se apresenta nas principais casas do Rio de Janeiro e produz festivais em diversas cidades do país. O DJ se inspira em ícones como o Trio Nordestino, Jackson do Pandeiro e Dominguinhos para criar um repertório diferente e vasto, sempre investindo na inovação e na qualidade, assim como toca mestres menos conhecidos, mas igualmente relevantes.

 DAVID

Nascido em Natal/RN, David veio para Niterói em 2015 para cursar uma pós graduação. Desde criança, o cantor teve em sua família referências musicais que o levaram a se encantar pelo processo de musicar sua escrita. Ele se inspira em artistas como Zé Ramalho, Fagner e Maria Bethania para expressar sua arte com sotaque potiguar e traz na língua a poesia e o desejo de cantar o mundo.

 Dia 21, às 18h

COMIDAS TÍPICAS

Formato: Vídeo

Facebook e instagram

As comidas típicas do São João são uma das partes mais importantes das festas julinas. Nesse sentido, a programação compreende uma aula em vídeo de receitas da celebração.

 Dia 22, às 18h

BATE-PAPO

Formato: Live no instagram

Marcus Lucenna, ou “O Cantador dos Qu4tro Cantos”, é conhecido pela primazia de seus versos e sua habilidade como cordelista. O artista, que herdou a veia poética de seu pai, aborda temáticas universais por meio de uma ótica fortemente regional, carregada de história e paixão pelo nordeste. Atualmente, Marcus ocupa a cadeira n° 7 da Academia Brasileira de Literatura de Cordel.

  Dia 22, às 19h

ARRAIÁ DA RESISTÊNCIA

Formato: Vídeo

Facebook e instagram

Primeiro São João on-line realizado no país, o evento reuniu artistas e produtores de todos os cantos do país para valorizar a cultura junina e julina. O Arraiá da Resistência foi ao ar em junho, pela Rádio Metropolitana AM 1090 e apresentado por Marcus Lucenna. O vídeo com uma compilação dos melhores momentos do evento será exibido acompanhado de uma conversa com seu idealizador, o cordelista, compositor e radialista Marcus Lucenna.

Dia 25, a partir das 18h

WORKSHOP DE FORRÓ

Formato: Vídeo

Facebook e instagram

 Para quem quer aprender a dançar forró, haverá duas aulas do ritmo durante o São João do Oscar. O objetivo é ensinar os passos básicos, a condução e os giros. Uma oportunidade única para os amantes do gênero.

 Dia 25, a partir das 20h

CABRAS DA PISTA + WILLIAN

Formato: Live no facebook

Formada por Gabriel Bueno na sanfona e Vinícius Oliveira na zabumba, a banda niteroiense de forró é influenciada por diversos nomes da música nordestina, como Luiz Gonzaga, Alceu Valença e Elba Ramalho. A dupla, que canta sucessos do ritmo, tem histórico nos festivais e espaços culturais por todo o estado do Rio de Janeiro. Para formar o tradicional trio nordestino, a banda recebe o músico Willian Gomes.

 Dias 18 a 25

BRINCADEIRAS

Formato: Stories

Diversas brincadeiras típicas também estarão presentes, como correio do amor, testes temáticos e também “o que não pode faltar no seu São João?”. Dessa forma, o público poderá interagir com o Teatro e entrar no clima julino.

 Apresentadora oficial das lives nos dias 18 e 25

Bia Rodrigues

Atriz (Grupo Plinianos), artista interdisciplinar, produtora do Teatro Popular, professora e anfitriã. Cearense residente e apaixonada pela cidade sorriso.

1º Encontro Nictheroy Cine Drive-in de Veículos Antigos


No domingo, dia 19 de julho, às 16h, acontece, pela primeira vez, o 1º  Encontro Nictheroy Cine Drive-in de Veículos Antigos – 150 carros no total –, no Niterói Cine Drive In, no Caminho Niemeyer. Outra inovação é que o evento será transmitido on-line no facebook da Prefeitura (facebook.com/PrefeituraMunicipaldeNiteroi/) e no canal virtual do Nictheroy Clube Veículos Antigos (NVCA). Em um único evento, os telespectadores vão poder curtir as curvas e cores de carros antigos, músicas da época de ouro do rockabilly, além de uma sessão de cinema. Como se fosse um mergulho nos anos 50, 60 e 70. 

 

Antes de seguirem rumo ao Caminho Niemeyer, os carros antigos farão uma concentração, no estacionamento do Catamarã de Charitas, e às 15h30 sairão em desfile pela orla da cidade, acompanhados de um trio elétrico, com a banda de Eduardo Camacho, o Camacho Trio, tocando rocks clássicos dos anos 50 e 60.

 

Os veículos vão ficar alinhados para assistir a uma sessão de cinema exclusiva. A temática não poderia ser diferente: carros. Os colecionadores vão curtir o filme “Rush – No Limite da Emoção”. Antes de a película se iniciar na tela, no entanto, a banda niteroiense Bloody Mary - uma das principais do cenário rock’n’roll retrô brasileiro, que foi criada, em 2012, em Niterói e transita com muita naturalidade em todos os estilos musicais, sem perder a essência e a raiz – fará uma apresentação que será transmitida diretamente para o face da prefeitura, em uma live exclusiva.

 

Importante ressaltar que todos os protocolos sanitários serão seguidos. Em tempos de pandemia, cuidados com a saúde também serão uma marca do evento. Os motoristas e passageiros não sairão de seus carros e todos os procedimentos adotados nas sessões do drive-in serão mantidos.

 

 



Serviço:

1º Encontro Nictheroy Cine Drive-in de Veículos Antigos

Local: Niterói Cine Drive-in – Caminho Niemeyer

Transmissão através das páginas do Facebook da Prefeitura de Niterói e do Nictheroy Clube Veículos Antigos (NVCA).

Data: 19/07/20

 

Horários:

 

15h - Concentração dos carros antigos no estacionamento do Catamarã de Charitas

15h30 - Desfile dos carros antigos pela orla da cidade até o Caminho Niemeyer

16 h - Chegada dos carros antigos, no Drive in, no Caminho Niemeyer

16h30 - Show da Bloody Mary

18 h - Sessão de cinema

20 horas - Encerramento do evento

 

Realização:

Nictheroy Clube Veículos Antigos – NCVA

 

Apoio:

Prefeitura Municipal de Niterói

Neltur

Secretaria das Culturas e Fundação de Arte de Niterói

CGE – Coordenadoria de Gestão de Eventos


Live sobre a importância da Ilustração na literatura infantil


Nesta sexta-feira, 17, às 19h, Pedro Gerolimich, Superintendente de Leitura da Secretaria do Rio, bate papo com o ilustrador Thassiel Melo, sobre a importância da ilustração na literatura infantil. A live acontece no Instagram @pedrodolivro.



Thassiel, Ilustrador e artista plástico estuda design pela Universidade Veiga de Almeida. O profissional já ilustrou diversos livros infantis, contando a história pelos traços. Em um bate papo descontraído, a dupla falará da carreira, livros, ilustração e sua importância.