quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Horta em Casa: Cultivo de Alimentos em Pequenos Espaços

 

A pandemia de Covid-19 causou uma mudança de hábitos na população brasileira. As pessoas passaram a ficar isoladas em casa. Então o hábito de plantar que havia ficado para trás, sendo lembrado como atividade tradicional entre os avós ganhou força e cresceu de forma inesperada.

O cultivo de hortaliças, temperos e plantas medicinais seja em pequenos espaços como vasos ou canteiros, além de ser uma atividade capaz de auxiliar na redução do estresse, permite o acesso a alimentos mais saudáveis e amplia o nosso contato com a natureza.

Ter uma horta em casa ou apartamento pode ser uma atividade de baixo custo. Muitos materiais que seriam descartados podem ser reutilizados como o pote de sorvete, margarina, areia, garrafa pet, telha, tijolo entre outros. Com o uso desses materiais alternativos o investimento inicial da horta reduz de forma considerável, variando entre R$ 30,00 a R$ 50,00 dependendo do tamanho da área.

É necessário que os materiais que forem  reutilizados como vaso tenham pequenos furos para a drenagem do excesso de água. Outros materiais também são necessários como o substrato, areia, terra, adubo orgânico, argila expandida, serragem, sementes ou mudas entre outros.

A produção de hortaliças em casa também permite uma economia nas despesas. A família reduz as visitas ao hortifruti para a compra de temperos frescos.

O bom desempenho de uma horta depende do manejo. É necessário conhecer um pouco sobre a escolha do local, uso das espécies mais adequadas para a sua condição, tamanho do vaso, escolha das mudas e/ou sementes, solo ideal, quantidade de água, quantidade de luz, adubação, controle de pragas e doenças

Para os iniciantes é fundamental ter paciência e começar com atenção na escolha das mudas. O ideal é que estas sejam saudáveis, ou seja, sem pragas e/ou doenças que possam ser identificadas a olho nu.

Após todos os cuidados a primeira colheita poderá acontecer após 20 dias após o plantio, no caso do plantio por mudas. Caso o plantio seja realizado a partir de sementes, é necessário aguardar o período de germinação até que a muda esteja desenvolvida e pronta pra ser transplantada para um vaso. Nesse caso, será necessário aguardar mais 30 dias para a colheita mas essa ação depende do tipo de hortaliça. 




Em resumo: O hábito de plantar amplia o nosso contato com a natureza, permite melhorias na alimentação, conscientização sobre a reutilização de materiais que seriam descartados e ainda auxilia na redução do estresse. Ou seja, é a atividade ideal para o momento.

Fabiana Fróes,  Engenheira Agrônoma, trabalho com agricultura urbana há 6 anos. Distribuo orgânicos pelo @benditofrutoorg e Organizo oficinas e cursos sobre Horta em pequenos espaços pelo @taioba_consultoria.

Fabiana Fróes

Engenheira Agrônoma

Especialista em Agricultura Orgânica

TERREIRO DA VOVÓ ABRE O PROJETO CLÁSSICOS DO SAMBA ONLINE


 

 O Theatro Municipal de Niterói, lança no dia 13 de novembro, o Projeto Clássicos Samba online, e a abertura ficou por conta do Terreiro da Vovó, criado na Zona Norte de Niterói. O público poderá acompanhar a apresentação às 19 horas, no facebook do Theatro.

 O samba do Terreiro da Vovó foi fundado em 16 de abril de 2011, na zona norte de Niterói, no bairro Fonseca. A intenção dessa reunião cultural, se deu da necessidade em resgatar o samba tradicional, fazendo desse projeto um ponto de resistência, verdade e muito amor pelo samba. Por lá passaram nomes importantes do nosso samba, como: Mestre Wilson Moreira; Moacyr Luz; Marquinho Diniz; Wanderley Monteiro; Serginho Meriti; Gabrielzinho do Irajá; Glória Bonfim; Marquinho Satã; Luciano Bom Cabelo; Arifan; Mingo Silva; Juninho Thybau; Renato da Rocinha; entre outros mestres e amigos.






 

SERVIÇO

 

Terreiro da Vovó – Clássicos do Samba online – Vídeo Gravado

Horário: 19 horas

Plataforma de exibição: facebook do Theatro Municipal de Niterói

facebook.com/ theatromunicipaldeniteroi

Classificação indicativa: livre

 



Teatro Popular Oscar Niemeyer reabre ao público neste sábado com Roda de Samba das Bambas de Saia

Prefeitura autorizou a retomada dos teatros, que deverão cumprir protocolo de combate à Covid-19

O Teatro Popular Oscar Niemeyer, no Centro, retoma as atividades presenciais em grande estilo, neste sábado (14), às 18h, com a Roda de Samba das Bambas de Saia, com entrada gratuita. A Prefeitura de Niterói autorizou a retomada de teatros com um protocolo de combate à Covid-19 definido pelas autoridades sanitárias.

Bambas De Saia é um Projeto idealizado pelo musicista Wagner Silveira, que oferece aulas de percussão em samba de raiz para mulheres há mais de 6 anos, com o objetivo de inseri-las na cultura do samba de raiz. Trabalhando a parte pedagógica, ensinando os instrumentos clássicos deste segmento como: Pandeiro, surdo, tamborim, tantã e agogô. Respeitando e valorizando a força e a presença, da mulher no samba.

O Teatro vai seguir todos os protocolos sanitários definidos pela Secretaria Municipal de Saúde, que incluem a disponibilização de álcool em gel para higienização das mãos, aferição de temperatura na entrada, obrigatoriedade do uso de máscaras, tapetes sanitizantes e filas demarcadas, respeitando as medidas de distanciamento social. O teatro funcionará com 30% da capacidade.

Os assentos das cadeiras ficarão isolados para que haja o distanciamento de 2 metros entre cada espectador, entre outras medidas. O palco, a plateia e demais dependências passarão por higienização após as apresentações.

A equipe do Teatro foi capacitada nos protocolos sanitários e vai orientar os espectadores quando necessário. A aquisição de ingressos e distribuição de senhas será feita online, para evitar contato e aglomerações. No dia do evento, o espectador deve levar dispositivo móvel (celular, tablet) com o ingresso visível na tela para que possa ser efetuada a leitura do QR Code para validação da entrada.



Serviço:

Roda de Samba das Bambas de Saia
Data: 14 de novembro
Horário: 18h
Classificação: Livre
Ingresso: Gratuito, limitado a 02 por CPF. Reserva somente online no site da Sympla. Favor não imprimir o ingresso. No dia do evento, trazer dispositivo móvel (celular, tablet) com o ingresso visível na tela para que possa ser efetuada a leitura do QR Code para validação da entrada.
Endereço: Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n – Caminho Niemeyer, Centro, Niterói – RJ.