sexta-feira, 12 de março de 2021

Biblioteca Parque de Niterói homenageia a escritora Carolina de Jesus

Lançamento de clipe e bate-papo aberto ao público fazem parte da programação virtual

A Biblioteca Parque de Niterói, em homenagem a Carolina de Jesus – considerada uma das mais importantes escritoras do país – oferece, no dia do aniversário de nascimento da artista, 14 de março, duas programações virtuais: vídeo da cantora Girlei Barbosa, em tributo a Carolina, às 11h, nas redes @bibliotecaniteroi; e conversa com a pesquisadora e professora Sirlene Barbosa, mediada pela Diretora de Cidadania, Diversidade e Territórios da Fundação de Arte de Niterói, Roberta Martins, às 14h, no Google Meet, com inscrição pelo link http://bit.ly/BPNBatepapo1.

A iniciativa marca também a concessão recente à escritora do título de Doutora Honoris Causa da UFRJ. Carolina Maria de Jesus foi também uma compositora e poetisa brasileira, conhecida por seu livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, publicado no ano de 1960.





Sobre Sirlene e sobre a HQ Carolina

Sirlene é doutoranda em Educação pela PUC-SP e professora de língua portuguesa. É coautora da história em quadrinhos “Carolina”, lançada em 2016 pela editora Veneta.  

João Pinheiro e Sirlene Barbosa contam, nesta HQ, a história da escritora Carolina Maria de Jesus, narrando o cotidiano da autora na favela do Canindé, passando pela infância pobre da escritora em Minas Gerais, a vida sofrida em São Paulo, a fama, as ilusões, as decepções e o esquecimento.

A HQ Carolina foi indicada ao prêmio Jabuti, em 2017, como uma das melhores histórias em quadrinhos do ano; aprovada pelo Plano Nacional do Livro Didático Literário (2019). Recebeu o prêmio especial do Festival de Quadrinhos de Angoulême, o principal evento dedicado às HQs na Europa e um dos mais importantes festivais de quadrinhos do mundo.


Sobre Girlei Miranda


Girlei Luiza Miranda nasceu em São Paulo. É percussionista, cantora e compositora. Uma das fundadoras do grupo afro Ilú Obá De Min.
Os tambores sempre foram a paixão da artista. Também contadora de histórias e cantora popular, Girlei, conhecida como Gigi, dedicou a maior parte da sua vida à arte.
Para esta ocasião, ela preparou um clipe especial em homenagem a Carolina de Jesus. 

 

 

Serviço:

Homenagem a Carolina de Jeseus, promovida pela Biblioteca Parque de Niterói

Data: 14 de março, domingo

lançamento do vídeo da cantora Girlei Barbosa

Horário: 11h

Onde: facebook e instagram @bibliotecaniteroi

- Conversa aberta ao público com a pesquisadora e professora, Sirlene Barbosa, mediada pela Diretora de Cidadania, Diversidade e Territórios da Fundação de Arte de Niterói, Roberta Martins

Horário: 14h

Onde: Google Meet - inscrição pelo link http://bit.ly/BPNBatepapo1


Depile-se Icaraí comemora Mês da Mulher com diversas promoções

 Porque um dia não basta, elas merecem comemorar o mês inteiro

A Depile-se Icaraí lançará, durante o mês de março, diversas promoções em comemoração ao Mês da Mulher. A iniciativa está pautada na valorização e autoestima feminina.

O espaço de beleza e bem-estar, localizado em Icaraí, vai oferecer promoções, até o fim do mês, para serviços de Depilação, Alongamento de Cílios e Micropigmentação.




A casa conta com sete tipos de Cera, todas à base de Argila Branca. Cada tipo de Cera é usada em uma área do corpo e serve a um tipo de pele. O método de depilação, que é italiano, promete menos dor.

A Depile-se Icaraí fica na Rua Moreira César, 217, loja 205, no Shopping Crystal Mall. Para acompanhar a campanha do Mês da Mulher, visite as redes sociais: @depileseicarai (Instagram e Facebook).

Duo Santoro homenageia compositores brasileiros vivos em concerto inédito neste domingo na rede do Teatro Popular Oscar Niemeyer


 

Em turnê pelo Estado do Rio, gêmeos violoncelistas apresentarão pelo Facebook, do palco do Teatro Popular Oscar Niemeyer, o concerto “O Compositor é vivo!”, com estreias mundiais de obras de Francis Hime, Ernani Aguiar e Marcos Lucas

 

 

Com três décadas de carreira, os gêmeos cariocas mais conhecidos do violoncelo brasileiro farão, em março, uma turnê inédita pelo Estado fluminense, percorrendo várias cidades com um nobre propósito: homenagear jovens e renomados compositores brasileiros vivos. Formado por Paulo e Ricardo Santoro, o Duo Santoro apresentará no Facebook (@teatroniemeyer), com transmissão diretamente do Teatro Popular Oscar Niemeyer, dia 14, domingo, às 17h, o concerto “O Compositor é vivo!”, que traz, entre outras composições, as estreias mundiais de obras de Francis Hime, Ernani Aguiar e Marcos Lucas. Sem público presencial.

 

Contemplado pelo edital “Retomada Cultural RJ” e apresentado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e Governo Federal, através da Lei Aldir Blanc, o concerto no Teatro Popular Oscar Niemeyer será transmitido pelo Facebook do Duo Santoro e da instituição cultural, fechado para o público presencial.

 

 “Apresentaremos um pequeno panorama do que é produzido atualmente na literatura brasileira para dois violoncelos com obras que valorizam a vida e a nossa cultura”, destaca Paulo. Ricardo Santoro também ressalta a importância deste concerto, “mostrando o que há de melhor na música brasileira: compositor e intérprete brasileiros trabalhando lado a lado para levar um momento de paz e de alegria neste momento tão difícil pelo qual o mundo está passando”.

 

Considerado pelo jornal O Globo como "um dos maiores sucessos da música erudita brasileira", o Duo Santoro é, desde a sua estreia em 1990, o único duo de violoncelos em atividade permanente no Brasil. Seus recitais incluem um leque eclético de estilos, que vai do erudito ao popular, com alguns dos principais compositores brasileiros dedicando importantes obras ao Duo, tais como Edino Krieger, Ronaldo Miranda, João Guilherme Ripper, Dimitri Cervo, Ricardo Tacuchian, Villani-Côrtes, Nestor de Hollanda, Tim Rescala, André Mehmari etc. São Mestres pela UFRJ e pela UNIRIO e pertencem aos quadros da Orquestra Sinfônica Brasileira e da Orquestra Sinfônica da UFRJ.

 

Nas comemorações de seus 20 anos, em 2010, se apresentaram em todo o Brasil e na República Dominicana, coroando o ano com um recital no Carnegie Hall de Nova York. Em 2013, lançaram seu primeiro CD, “Bem Brasileiro”, dedicado a compositores brasileiros do século XX e contemporâneos, e, em 2017, lançaram o segundo CD, “Paisagens Cariocas”, dedicado à música brasileira erudita e popular, sendo eleito um dos “10 álbuns imperdíveis de música erudita” pela Revista Bravo de São Paulo. Em 2018, se apresentaram no Teatro Real de Córdoba (Argentina) e gravaram o CD “Retratos de Brasil en Córdoba”, como solistas da Orquesta Académica del Teatro del Libertador, interpretando o concerto “Duplum” de João Guilherme Ripper, dedicado ao Duo Santoro.

 

 


 

NITERÓI/ RJ

Dia 14/03 - Domingo

Horário: 17h

Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer - Niterói – RJ

Sem público presencial

Gratuito

Onde assistir: facebook.com/duosantorofacebook.com/TeatroPopularOscarNiemeyer

“Contos da Bola”, de Eduardo Lamas na versão digital e em versão de papel com histórias incríveis

 

Originalmente publicado apenas na versão digital, livro do jornalista e escritor volta a campo também em papel. Obra traz 19 histórias que abordam os mais variados ambientes do futebol

 

Embora a criatividade seja uma característica das mais valorizadas por torcedores e comentaristas esportivos, quando o futebol sai dos campos para as páginas, na maioria das vezes trata a bola muito mais com o pragmatismo dos fatos do que fazendo as jogadas lúdicas da ficção. Em tabelinha com a imaginação, muitas vezes rodeada de episódios verídicos, alguns históricos para o futebol brasileiro e até mundial, o escritor e jornalista Eduardo Lamas escreveu Contos da Bola, que está sendo lançado pela Cartola Editora, nas versões em papel e digital.

 

Originalmente publicada apenas na versão digital, a obra traz 19 histórias que abordam os mais diversos ambientes e personagens do futebol. Com Contos da Bola o autor já soma quatro livros, sendo este o primeiro a viajar por grandes finais, jogos decisivos, peladas de rua, jogos entre times de bairro e campeonatos de várzea que só existem em suas páginas.

 

Na apresentação do livro, Eduardo Lamas lista os locais que o inspiraram a criar as 19 histórias relatadas com dramaticidade, humor e muitas vezes pondo personagens fictícios em situações inusitadas dentro de fatos históricos:

 

“As experiências vividas em peladas de rua, no colégio, em campinhos de terra ou (pouca) grama ou mesmo no quarto ou na sala de casa; em “jogos contra” nos mais variados campos e quadras; nas arquibancadas, geral, cadeiras e tribuna de imprensa do Maracanã e de outros estádios, alguns bem acanhados; nas redações; na cobertura jornalística in loco de tantas partidas, das menos importantes a grandes decisões, e a – permitam-me – fértil imaginação fizeram a criança crescer e se desenvolver para finalmente entrar em campo”.




 

Adquira “Contos da Bola aqui: https://livrariadacartola.com.br/produto/contos-da-bola/

 

O prefácio é assinado pelo jornalista, radialista e escritor Alexandre Araújo, do consagrado grupo Pop Bola. Ele não poupou elogios ao autor:

 

“Habilidoso, criativo e dono de uma visão de jogo digna de um camisa 10, neste “Contos da bola”, Eduardo Lamas deita e rola em divertidos e fantásticos “causos” do futebol, tabelando de primeira com o leitor”.

 

O Autor

 

Morador de Florianópolis desde 2019, o escritor e jornalista carioca Eduardo Lamas foi Destaque Especial em três categorias (conto, poesia e crônica) do “IV Concurso Literário A Palavra do Séc. XXI", em 2001. É autor das peças de teatro “Sentença de Vida” (encenada no Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo, em 2002 e 03, e “A Confissão”, com estreia marcada para este ano com a Oráculo Cia de Teatro; dos livros “Profano Coração” (poesias, 2009), “O Negro Crepúsculo” (romance, 2015) e “Sutilezas” (poesias, 2019), e do blog eduardolamas.blogspot.com.

 

É idealizador, pesquisador, redator e roteirista do projeto “Jogada de Música”, que foi quadro na Rádio Globo Rio, em 2017 e 18, e coluna homônima no site do Pop Bola (2018) e posteriormente, do IMMuB (Instituto Memória Musical Brasileira), entre 2019 e 2020.

 

Entre 1988 a 2013, trabalhou como jornalista em diversos veículos de comunicação do Rio de Janeiro, entre eles “Jornal dos Sports”, Agência Sport Press, Agência “O Globo”, “O Globo Online”, Revista e Agência “Placar”, “Lance Multimídia”, “O Fluminense”, “Jornal do Brasil” e “Globoesporte.com”. Em 2019 e 2020 fez entrevistas para o Museu da Pelada, em Santa Catarina, com os ex-jogadores de futebol Sergio Ramírez, Toninho Quintino, Renato Sá, Pintado, Mickey, Sávio, Oberdan, Paulinho Criciúma e Wendell.

 

Entre 2012 e 2016, foi sócio-diretor da Mais e Melhores Produções Artísticas e, desde 2017, ocupa o mesmo cargo na Estação Pró-Vida – Desenvolvimento Humano.