segunda-feira, 1 de junho de 2020

Teatro Popular Oscar Niemeyer continua com a série de entrevistas para pensar o momento atual e as perspectivas para as artes cênicas após a pandemia do novo Coronavírus

 

O Teatro Popular Oscar Niemeyer continua, em junho, com a série de entrevistas “O Teatro e a Crise – futuro das artes cênicas no pós-pandemia”, com artistas diretores, produtores teatrais, gestores públicos e coordenadores de espaços culturais. O objetivo é pensar o momento atual e as perspectivas para as artes cênicas após a pandemia do novo coronavírus. 

 

A programação de junho abre no dia 2, terça-feira, às 20h, no instagram @teatroniemeyer, com Natasha Corbelino – atriz, performer, autora, diretora e produtora.

 

Em todo o mundo, os teatro e centros culturais estiveram entre os primeiros espaços a serem fechados devido às medidas de isolamento social. Todos estão em meio a uma das maiores crises da história da humanidade, que afeta de maneira decisiva o setor cultural, e mais especificamente as artes cênicas.

 

 

PROGRAMAÇÃO:

 


02/06 – Natasha Corbelino - atriz, performer, autora, diretora, produtora. Trabalhadora da cultura. Com mais de duas décadas de experiência como trabalhadora da cultura, busca se integrar a ideias transdisciplinares e coletivas, para novos modos de produção, onde sempre a potência dos encontros mova a criação.


04/06 – Natália Valdanini - Bailarina e Maîtresse de Ballet formada pela Escola de Ballet da Ópera de Roma - Itália, Diretora do Studio Arte dos Pés, Fisioterapeuta - UFRJ, Bacharel em Dança - UFRJ, Filósofa - UFF, Conselheira da Câmara Setorial de Dança do Conselho Municipal de Política Cultural de Niterói, Membro do Conselho Brasileiro da Dança - CBDD, Membro do Conselho Internacional da Dança - CID / UNESCO

 

09/06 – Maria Marighella - mãe, atriz, gestora cultural, feminista e antirracista. Bacharel em Interpretação Teatral pela UFBA, há mais de dez anos. Atua também na gestão de políticas públicas de cultura, tendo contribuído com diversas instituições do país, entre elas Secult/BA, Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e Fundação Nacional de Artes (Funarte). Atualmente, é Assessora Especial do Gabinete da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, integra o grupo Teatro Em Boa Companhia e a movimentação cidadã ManifestA ColetivA, através da qual apresenta-se como pré-candidata a vereadora pelo Partido dos Trabalhadores (PT) de Salvador.

 

11/06 – Fran Mello - Diretor da Companhia de Ballet da Cidade de Niterói, maranhense, Bacharel em Educação Física, Maitre de Ballet e coreógrafo, formado pelo Centro Pro-Danza em Cuba, Centro Mineiro de Danças Clássicas – MG e Ballet Olinda Saul – MA. Desde 2004 integrando a Companhia de Ballet da Cidade de Niterói.

 

16/06 – Eduardo Barata - Produtor, Fundador e presidente da Associação de Produtores Teatrais do Rio desde 2003.

 

18/06 – Diego Ramos - Doutorando de Arquitetura e Urbanismo do PPGAU (Programa de Pós- Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - EAU/ UFF com bolsa CNPq. Mestre em Urbanismo pelo PROURB (Programa de Pós- Graduação em Urbanismo) - FAU/ UFRJ. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e tendo cursado dois semestres de intercâmbio acadêmico na Universidad de Chile, em Santiago,.Professor Universitário na Universidade UniLaSalle RJ. Ator e diretor profissional formado pelo SATED - RJ -  Empresário da Cia JUKAH de Teatro.



23/06 -20h - Marilda Ormy Diretora há 21 anos do Theatro Municipal de Niterói, ícone emblemático da cultura do Estado do Rio de Janeiro.

 

 

Entrevistas

Horário: 20h

Formato: live instagram

@teatroniemeyer

Orquestra Municipal de São Gonçalo realiza mais uma live com o regente Thiago Martins


A Orquestra Municipal de São Gonçalo (OMSG) realiza, nesta segunda-feira (1), a "Live OMSG - Uma Conversa Musical", com o cantor, educador, regente e ministro de música Thiago Martins. Esta é a 4ª edição de uma série de lives que a Orquestra vem promovendo neste tempo de pandemia todas as segundas-feiras, onde o convidado é sempre um músico da orquestra para falar um pouco de sua trajetória. A entrevista será comandada pelo maestro adjunto, Gustavo Fernandes, com a produção do maestro Gerly Sueth e sua equipe.

"A música faz parte da minha história desde criança, quando através da igreja comecei a cantar aos 7 anos de idade. Não tenho músicos na família, vejo isso como dom de Deus proporcionado através da igreja", declarou o cantor Thiago Martins.

Thiago Martins é licenciado em música pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES), bacharel em música sacra pelo Seminário Teológico Batista de Niterói no ano de 2011. Atualmente cursa Artes Visuais pela Unimes, é músico concursado na Prefeitura Municipal de São Gonçalo, como cantor titular desde 2012.

Atua como ministro de música da Igreja Presbiteriana de Rio Bonito, exercendo a função de regente do Coral desde 2014. Participa de gravações em estúdio, principalmente no gênero de cantatas há mais de 10 anos. É também professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental.



A live será transmitida pelo instagram com o seguinte endereço: OMSG_ORQUESTRA às 19h desta segunda-feira (1).

SEMANA DO MEIO AMBIENTE: TEATRO, INTERAÇÃO DO PÚBLICO E BATE-PAPO SÃO OS DESTAQUES DA PRIMEIRA QUINZENA DA PROGRAMAÇÃO ON-LINE DO THEATRO MUNICIPAL DE NITERÓI


O Theatro Municipal de Niterói dá continuidade à sua programação virtual de junho, levando ao público atrações que passaram pelo local e que fazem parte da memória afetiva das pessoas, com vídeos novos e inéditos para alegrar ainda mais a quarentena de todos.

A Semana do Meio Ambiente é lembrada, com vídeos de instituições, como a Companhia de Limpeza de Niterói (CLIN) e de projetos como o Pedal Sonoro e a Lagoa de Piratininga. O dia dos namorados também não ficou de fora, levando o público a participar com hashtag criada para envio de fotos de casais, no TMN. 

 Semana do Meio Ambiente

Dia 05 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo.

Diante da relevância do tema, o Theatro Municipal de Niterói vai apresentar vídeos com atividades de instituições como a Companhia de Limpeza de Niterói (CLIN) e de projetos como o Pedal Sonoro e o da Lagoa de Piratininga.

Datas: 4 a 7 de junho, de quinta a domingo

Horário: 19h

Canal de divulgação: IGTV no Instagram, vídeo no feed do Facebook e no canal no YouTube.

 

Família Super Notável - infantil



Cléo Boechat e Tina França lançam conteúdo lúdico para falar sobre a Agenda 2030 do Pacto Global com crianças.

Tudo começou com a seguinte pergunta O que podemos fazer para construir um Futuro Notável?’E, para ajudar a responder essa pergunta, com informação simples e objetiva, em linguagem lúdica, nasce o canal da Família Super Notável. É um programa transmídia, partindo de um cenário virtual, a Vila Super Notável, onde a personagem Prof. Mel apresenta o tema do episódio, enquanto os demais personagens participam com comentários. Ainda há crianças que fazem curtas entrevistas com especialistas e tutorial de como incorporar pequenas grandes mudanças no dia a dia.

Datas: 06, 13, 20 e 27, sábados

Horário: 16h

Canal de divulgação: IGTV no Instagram, vídeo no feed do Facebook e no canal no YouTube


 #eunoTMN com o mozão

Edição especial de Dia dos Namorados da hashtag criada para gerar interação com o público que postar fotos de momentos no TMN.

Data: 10 de junho, quarta-feira

Horário: 19h

Canal de divulgação: IGTV no Instagram, vídeo no feed do Facebook e no canal no YouTube


 Namorar com Humor | Marcelo Marrom

Apresentação do humorista e palestrante Marcelo Marrom sobre o Dia dos Namorados.

O músico, ator e humorista Marcelo Marrom nasceu em Niterói em 1971 e mudou-se na adolescência para Macaé, onde se casou e teve dois filhos. Começou a carreira artística tocando e cantando em bandas de baile e barzinhos da Região dos Lagos. Em Macaé, Marrom comandou por dois anos o programa de rádio ‘Balbúrdia 95’.

Em 2006, mudou-se para São Paulo para integrar a companhia de humor Deznecessários, onde criou o personagem Afrodescendente, que já gerou mais de cem mil acessos no canal de vídeos Youtube.  

Além de ter composto músicas para os grupos KLB e Inimigos da HP, Marrom integrou, em 2010, o elenco do programa ‘Legendários’, da Record, apresentado por Marcos Mion. Além de ter participado por três anos doprograma ‘Altas Horas’, de Serginho Groisman, na TV Globo.

 

Data: 12 de junho, sexta-feira

Horário: 20h

Canal de divulgação: IGTV no Instagram, vídeo no feed do Facebook e no canal no YouTube