terça-feira, 11 de maio de 2021

Dogs no apartamento

Como desfrutar de uma boa companhia, mesmo com pouco espaço

Pouco espaço não significa que um cão não possa viver bem. A qualidade de vida e o bem-estar estão muito além disso. Cuidado, afeto e atenção são o que fazem a diferença na convivência com um cão em um apartamento.

Se você deseja adotar um bicho filho e mora em um apartamento, leve em consideração o  porte do seu amigo de acordo com o espaço disponível.

É importante ressaltar que condomínios não podem proibir a presença de animais nos apartamentos. Ainda que alguns condomínios tentem proibir a presença de cães, isso faz parte do direito de propriedade e, portanto, em geral os juízes favorecem a permanência dos animais em suas casas quando isso é tema de um processo. Proibir visitantes de entrarem com seus cães também é considerado constrangimento ilegal, o dono do cão pode utilizar o elevador quando for levar o animal para passear, o condômino não é obrigado a carregar o animal no colo quando estiver em áreas comuns do prédio e, por fim, desde que o animal não represente risco à saúde, sossego e segurança dos demais moradores, pode transitar nas áreas comuns sem problema algum. E mais: casos de ameaça ou proibições ilegais podem motivar boletins de ocorrência contra o autor por configurar constrangimento ilegal e ameaça.

Para escolher uma boa companhia, dê preferência a cães pequenos ou de médio porte. Opte por uma raça tranquila, cães agitados demandam mais espaço.

Dê ao livre acesso a todos os cômodos do imóvel. Se ele não pode circular livremente, se sentirá confinado. Se, por acaso, ocasionalmente, você precisar separar o seu cão de algum espaço, utilize grades que permitam que ele possa ver o movimento da casa. Se você prender o animal na cozinha e fechar a porta, ele ficará ansioso e até deprimido. As grades permitem que o cachorro possa ver o movimento da casa, o que o deixará mais tranquilo. Crie um canto específico para o seu cão, onde ele encontrará uma caminha confortável e seus brinquedos. Quando ele estiver sozinho em casa, terá um lugar tranquilo e aconchegante para esperar por sua volta.

Cães soltam pelos e fazem necessidades, portanto é fundamental que você capriche um pouco mais na limpeza da casa. Sua saúde e a do seu animal agradecem. Cachorros de apartamento costumam ser mais limpos do que aqueles que vivem em casas com jardins. Mas isso não deve ser motivo para descuidar do banho e da tosa regular. Escolha um local adequado para lhe oferecer água e comida e, também, para que ele possa fazer suas necessidades.

Saiba educar o seu cão desde cedo sobre o que pode ou não pode fazer no apartamento. A melhor técnica é a da recompensa, quando você o premia com um petisco por algo bacana que ele fez, como fazer suas necessidades no lugar certo ou não subir em cima da mesa, por exemplo.

Leve o seu cão para passear todos os dias, por pelo menos 30 minutos. Isso é fundamental para ele fazer exercício e não se estressar. Animais que não gastam sua energia tendem a ficar nervosos e acabam destruindo a casa, roendo sofás e pés de mesa, por exemplo. Brinque com eles em algum momento do dia, mesmo que em casa.

Instale redes ou grades de proteção nas janelas e varandas!



Por fim, veja abaixo as raças que se adaptam mais rápido a apartamentos:

Yorkshire Terrier: é considerada uma das melhores raças de cachorro para apartamento, principalmente pequenos. Eles têm, em média, 20 cm, são muito inteligentes e não precisam fazer grandes caminhadas.

Shih Tzu: em geral, cães desta raça não têm muito problema em ficar sozinhos. Não necessitam de muito espaço.

Pug: por ser uma raça silenciosa e que não necessita muita atividade física é considerado um dos melhores cachorros para apartamento.

Maltês: se adaptam com muita rapidez ao estilo de vida do dono, o que facilita a vida em um apartamento.

Dachshund: são muito inteligentes, têm pelagem curta e muito companheiros. Adaptam-se bem ao apartamento e costumam ficar bem sozinhos. Mas são teimosos e territoriais.

Lhasa Apso: são pequenos, dispensam passeios diários e gastam pouca energia, o que torna essa raça bem adaptável a moradia em apartamento.

Spitz Alemão: têm no máximo 22 cm de altura, são sociáveis e fiéis. Gostam de passear e podem sofrer quando ficam sozinhos. O ideal é tê-los em casa quando há sempre alguém por perto.

Buldogue: não fazem barulho, são pequenos mas sentem a ausência do dono. É uma ótima opção de cachorro para apartamento, mas o ideal é que não fiquem muito tempo sozinhos.

Poodles: se adaptam muito bem ao apartamento, mas costumam latir muito, o que pode incomodar os vizinhos.

Schnauzer: são excelentes para apartamento pequeno, mas precisam de exercício constante e, como os poodles, podem latir bastante.

Chihuahuas: muito populares entre pessoas que vivem em apartamentos, principalmente pequenos. Dispensam longas caminhadas e passeios, mas não aguentam muito tempo sozinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário