O aniversário é da Sala Carlos Couto, mas quem ganha presente é o público! São diversas novidades na programação virtual da Sala, com muitas lembranças, que fizeram parte da história do local.
O telespectador vai poder conhecer a experiência do construtor de violões Luthier Wellington Polegário em realizar, há 10 anos, a sua primeira exposição na Sala Carlos Couto; saber um pouco mais da história de Carlos Couto, por meio de depoimentos da sua neta Désirée Thompson e de Carlos Ruas; além de live do grupo vocal de samba Arranco de Varsóvia.
Vídeo - Luthier Wellington Polegário
Data: 18 de agosto (terça-feira)
Horário: 18 horas
O Luthier Wellington Polegário contará como foi a sua experiência de realizar, em 2010, sua primeira exposição na Sala Carlos Couto Carlos Couto.
Sobre o Luthier
A trajetória de Wellington Polegário como luthier construtor de violões surgiu em 2007, por meio do fórum de internet violão.org. De forma incomum, em menos de um semestre, o Dom Pole, como passou a ser identificado de forma coloquial, já se tornava conhecido como mais um talento destacado na profissão que passou a adotar.
Luthier Dom Pole já havia incorporado, ao longo de três de suas quase quatro décadas de existência, um grande e metódico aprendizado no trabalho com madeira e seu emprego em movelaria de qualidade. E assim documentou nas páginas do fórum a construção do seu primeiro violão. Totalmente autodidata, Polegário já tinha produzido cerca de dez violões, dotados de qualidade reconhecida pelos seus requerentes e, assim, ele exerce a sua arte construtiva em seu atelier em São Gonçalo.
Plataformas de exibição: Instagram @salacarloscouto
Quem foi Carlos Alfredo de Araújo Couto?
Depoimento do Jornalista, Fotógrafo Carlos Ruas
Data: 20 de agosto (quinta-feira)
Horário: 18 horas
A Sala Carlos Couto não poderia deixar de convidar o Jornalista e Fotógrafo Carlos Ruas para falar da sua amizade e dos acontecimentos entre ele e o ator e diretor Carlos Alfredo de Araújo, mais conhecido como K.Couto, uma figura tão importante para classe Teatral e para cultura da nossa cidade.
Carlos Alfredo de Araújo Couto, também conhecido como K. Couto, nasceu na cidade do Porto, em Portugal, em 1921, e faleceu em Niterói em 1993. Entre idas e vindas a Portugal, cultivava o sonho de ser artista de teatro. Enquanto não realizava esse sonho, trabalhou em padaria e como vendedor em fábricas de salame, de sacos de papel, de escovas de dente, de material escolar e de vidro. Tendo interrompido os estudos quando jovem, finalmente formou-se em Direito aos 30 anos de idade, mas desde os vinte e três atuava em teatro amador, tendo se profissionalizado aos 27. Foi cronista do jornal O Fluminense. Produziu o programa Coisas da Praia Grande na TV Rio e o Espetáculo Carlos Couto na Rádio Difusora. Foi diretor do Teatro Municipal de Niterói, onde sempre lutou por sua restauração, e fundou a ATEN (Associação de Teatro de Niterói), entre outros
Plataformas de exibição: Instagram @salacarloscouto
Depoimento de Désirée Thompson - Neta do Carlos Couto
Data: 21 de agosto (sexta-feira)
Horário: 18 horas
Empresária, Coreógrafa e Professora, Désirée Thompson mora em Paris há muitos anos, mas também deixa o seu depoimento sobre sua vida com o seu avô.
Sobre Désirée
Multidisciplinar em dança, Desse especializou em dança Clássica, capoeira, jazz, dança indiana. Experiência de palco desde 1992. Foi apoiada pela presidente do Conselho Brasileiro de dança, Elba Nogueira, como artista de grande mérito, em sua vinda na Europa.
Bailarina, Coreógrafa e Pesquisadora, Désirée Thompson trabalhou na Opéra de Paris de 1994 -2012.
Em 2015, foi nomeada Membro do Conselho Internacional da Dança, parceira da UNESCO, Paris. Ela recebe o apoio do Presidente Geral do Conselho Internacional da Dança de Paris e o vice-presidente Constantin Kontogiannis para criar seus projetos internacionais.
Diretora da Cia Franco Brasileira de dança baseada em Paris, elabora espetáculos, conferências, sobre temas históricos relacionados à sua dupla cultura. Colabora com a Association Express ART Développement Cultura e Arte Lusófona e apoia a causa da Sindrome rara KBG. Organiza representação e mostra projetos artísticos para crianças com deficiência oferecendo oficinas artísticas.
Plataformas de exibição: Instagram @salacarloscouto
Live do Arranco de Varsóvia
Data: 25 de agosto (terça-feira)
Horário: 18h
Com 25 anos de carreira, o Arranco de Varsóvia estreia o show “Canta Cartola e Martinho”. Homenageados em projetos separados, no CD “Samba de Cartola” (1998) e no DVD “Pãozinho de Açúcar – Arranco Canta Martinho”, dois dos maiores nomes do samba e da música popular brasileira estarão juntos no palco através das quatro vozes do Arranco.
Ao juntar as obras de Cartola e Martinho no mesmo show, Andrea Dutra, Cacala Carvalho e Paulo Malaguti Pauleira evocam alguns dos mais importantes sambas da história, como “O Sol Nascerá”, “Disristimia”, “Divina Dama” e “Canta, Canta, Minha Gente”.
Plataformas de exibição: Instagram @salacarloscouto