domingo, 16 de agosto de 2020

Sala Carlos Couto apresenta depoimentos e live em comemoração aos seus 27 anos

 O aniversário é da Sala Carlos Couto, mas quem ganha presente é o público! São diversas novidades na programação virtual da Sala, com muitas lembranças, que fizeram parte da história do local.

O telespectador vai poder conhecer a experiência do construtor de violões Luthier Wellington Polegário em realizar, há 10 anos, a sua primeira exposição na Sala Carlos Couto; saber um pouco mais da história de Carlos Couto, por meio de depoimentos da sua neta Désirée Thompson e de Carlos Ruas; além de live do grupo vocal de samba Arranco de Varsóvia.

 

Vídeo -  Luthier Wellington Polegário



Data: 18 de agosto (terça-feira)

Horário: 18 horas

 

O Luthier Wellington Polegário contará  como foi a sua experiência de realizar, em 2010, sua primeira exposição  na Sala Carlos Couto Carlos Couto. 

 

Sobre o Luthier

 

 A trajetória de Wellington Polegário como luthier  construtor de violões surgiu em 2007, por meio do fórum de internet violão.org.  De  forma incomum, em menos de um semestre, o Dom Pole, como passou a ser identificado de forma coloquial, já se tornava conhecido como mais um talento destacado na profissão que passou a adotar.

Luthier Dom Pole já havia incorporado, ao longo de três de suas quase quatro décadas de existência, um grande e metódico aprendizado no trabalho com madeira e seu emprego em movelaria de qualidade. E assim documentou nas páginas do fórum a construção do seu primeiro violão. Totalmente autodidata, Polegário já tinha produzido cerca de dez violões, dotados de qualidade reconhecida pelos seus requerentes e, assim, ele exerce a sua arte construtiva em seu atelier em São Gonçalo.

 

Plataformas de exibição: Instagram @salacarloscouto

 

Quem foi Carlos Alfredo de Araújo Couto?



 Depoimento do Jornalista, Fotógrafo  Carlos Ruas

Data: 20 de agosto (quinta-feira)

Horário: 18 horas

A Sala Carlos Couto não poderia deixar de convidar  o Jornalista e Fotógrafo  Carlos Ruas para falar da sua  amizade e dos acontecimentos entre ele e o ator e diretor Carlos Alfredo de Araújo, mais conhecido como K.Couto, uma figura tão importante para classe Teatral e para cultura da nossa cidade.  

Carlos Alfredo de Araújo Couto, também conhecido como K. Couto, nasceu na cidade do Porto, em Portugal, em 1921, e faleceu em Niterói em 1993. Entre idas e vindas a Portugal, cultivava o sonho de ser artista de teatro. Enquanto não realizava esse sonho, trabalhou em padaria e como vendedor em fábricas de salame, de sacos de papel, de escovas de dente, de material escolar e de vidro. Tendo interrompido os estudos quando jovem, finalmente formou-se em Direito aos 30 anos de idade, mas desde os vinte e três atuava em teatro amador, tendo se profissionalizado aos 27. Foi cronista do jornal O Fluminense. Produziu o programa Coisas da Praia Grande na TV Rio e o Espetáculo Carlos Couto na Rádio Difusora. Foi diretor do Teatro Municipal de Niterói, onde sempre lutou por sua restauração, e fundou a ATEN (Associação de Teatro de Niterói), entre outros  

 

Plataformas de exibição: Instagram @salacarloscouto

 

Depoimento de Désirée Thompson - Neta do Carlos Couto

Data: 21 de agosto (sexta-feira)

Horário: 18 horas

Empresária, Coreógrafa e Professora, Désirée Thompson mora em Paris há muitos anos, mas também deixa o seu depoimento sobre sua vida com o seu avô.

Sobre Désirée

Multidisciplinar em dança, Desse especializou em dança Clássica, capoeira, jazz, dança indiana. Experiência de palco desde 1992. Foi apoiada pela presidente do Conselho Brasileiro de dança, Elba Nogueira, como artista de grande mérito, em sua vinda na Europa.

Bailarina, Coreógrafa e Pesquisadora,  Désirée Thompson trabalhou na Opéra de Paris de 1994 -2012.

Em 2015, foi nomeada Membro do Conselho Internacional da Dança, parceira da UNESCO, Paris. Ela recebe o apoio do Presidente Geral  do  Conselho Internacional da Dança de Paris e o vice-presidente Constantin Kontogiannis para criar seus projetos internacionais.

Diretora da Cia Franco Brasileira de dança baseada em Paris,  elabora espetáculos, conferências, sobre temas históricos relacionados à sua dupla cultura. Colabora com a Association Express ART Développement Cultura e Arte Lusófona e apoia a causa da Sindrome rara KBG. Organiza representação e mostra projetos artísticos para crianças com deficiência oferecendo oficinas artísticas.

 Plataformas de exibição: Instagram @salacarloscouto

 

Live do Arranco de Varsóvia



Data: 25 de agosto (terça-feira)

Horário: 18h

Com 25 anos de carreira, o Arranco de Varsóvia estreia o show “Canta Cartola e Martinho”. Homenageados em projetos separados, no CD “Samba de Cartola” (1998) e no DVD “Pãozinho de Açúcar – Arranco Canta Martinho”, dois dos maiores nomes do samba e da música popular brasileira estarão juntos no palco através das quatro vozes do Arranco.

Ao juntar as obras de Cartola e Martinho no mesmo show, Andrea Dutra, Cacala Carvalho e Paulo Malaguti Pauleira evocam alguns dos mais importantes sambas da história, como “O Sol Nascerá”, “Disristimia”, “Divina Dama” e “Canta, Canta, Minha Gente”.

 

Plataformas de exibição: Instagram @salacarloscouto


Coluna Rota Pet - Pegando a Estrada

 

Quem tem um bicho filho precisa ler a matéria de hoje

 

Viajar é sempre um evento para as grandes famílias, principalmente para aquelas que tem um integrante “bicho filho”.

Geralmente eles encaram o desafio com grande festa, porque estão com aqueles que amam, porém, dicas para tornar a viagem confortável são sempre bem-vindas.

A viagem com um bicho filho requer, primeiramente, programar a aventura para que ele possa estar presente em todos os momentos. Então, comece por escolher locais de hospedagem que sejam “pet friendly”, bem como passeios que ele também possa participar.

Ao fazer a sua mala, tente levar algumas roupinhas, a sua caminha, seu cobertor, alguns brinquedos e sua comida! Leve também seus potes de comer e beber, e sua necessaire com shampoo e toalha!

Prepare o seu veículo. Uma capa protetora resolve o problema e tem disponível em várias estampas. São higiênicas e práticas!

Durante o trajeto, atente-se para a segurança de todos. É muito importante que seu dog esteja utilizando um cinto de segurança adequado para ele, assim como todos os viajantes do veículo.

Outra dica importante é a identificação. Ninguém sai sem a sua identidade, e a do seu cão pode ser uma plaquinha com o seu contato. No caso dele se perder, fica fácil para quem o encontrar te localizar! E, por falar em se perder, evite usando sempre a guia!

Vacinas, antipulgas e vermífugos devem estar em dia? Claro! Sempre! Viajando ou não, a saúde do seu pet é muito importante para ele e toda a família. Mas, se ele está com algum desses medicamentos atrasados, é hora de colocar em dia para sair com segurança. Aproveitando a ida ao médico, pergunte a ele sobre um kit de emergência, que pode incluir medicamentos para enjoo, alergias, ou mesmo pequenos acidentes. Outras dicas legais são repelentes e roupinhas com filtro solar, caso você vá curtir uma viagem de verão.



Se a sua viagem for longa, faça paradas. É bom para todos! Dá pra fazer xixi, beber água e se alongar.

Leve saquinhos para recolher cocô e lencinhos umedecidos para limpeza em geral.

Estão prontos? Boa viagem!