O projeto Arte na Rua - Novo Normal apresenta neste sábado, 19 de setembro, às 15h, a cantora e compositora baiana, mas radicada em Niterói, Nêgamanda. Acompanhada por Davi Damasceno e Dudu Azevedo, o show ao vivo, diretamente do Solar do Jambeiro, traz no repertório músicas autorais do CD que a artista está gravando, mescladas com o melhor da música soul e preta universal. O público pode acompanhar o evento pelas redes sociais @culturaniteroi.
Nêgamanda é natural de Itabuna, cidade do sul da Bahia, filha de floristas, pai baiano e mãe maranhense. Sem nenhuma instrução teórica nem condições para estudar música, a autodidata aprendeu a cantar escutando as muitas e boas influências musicais que os pais escutavam em casa. Ainda criança, escutava muita música clássica, por conta da prática do Ballet e dos cânticos gregorianos, e passou a frequentar o coral da Catedral de sua cidade nas missas de domingo. Sempre acompanhada pelos pais, dava canja em barzinhos da cidade e participava de todos os concursos musicais que apareciam na escola.
Na adolescência, participou do festival FACE promovido pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia e passou a se apresentar num encontro de artistas que acontecia toda semana perto de sua casa, e, periodicamente, em cidades vizinhas como Ilhéus, Una e Itacaré.
Em 2008, com 18 anos, ainda usando o nome Amanda Chaves, participou da seletiva do programa Ídolos no Rio de Janeiro e em sua cidade natal participou do concurso Talentos Regionais, no qual conquistou o 2° lugar. Em 2009, voltou ao Rio de Janeiro apenas com passagem de ida, R$ 150,00 no bolso e o número de telefone de uma amiga produtora cultural que lhe ofereceu um emprego de garçonete no São Dom Dom, uma pequena e concorrida casa de shows em Niterói, onde teve a oportunidade de criar o projeto Encontro de Artistas.
Entre 2010 e 2015 participou de mais alguns programas como The Voice e do Superstar (TV Globo), quando chegou às semifinais com a banda Devir. Em 2017, após sair da Devir, mudou se para Guarda do Embaú (SC) e decidiu finalmente se dedicar a seu trabalho solo autoral. Foi então quando nasceu a Nêgamanda. Em 2018, passou a se apresentar com o DJ e Produtor musical Daniel Glazer pela região de Santa Catarina, com sua voz, violão e acompanhada de bases de Hip Hop, MPB, Rap, R&B, e Black Music em geral. Em 2019 voltou a residir em Niterói e começou a gravar um CD que já foram lançados 3 singles.
SERVIÇO
Nêgamanda
Data: 19 de setembro, sábado
Horário: 15h
@culturaniteroi