terça-feira, 15 de dezembro de 2020

UFF comemora 60 anos com programação voltada para a sociedade

Prestes a comemorar 60 anos, a UFF organizou uma série de eventos online para apresentar à comunidade universitária e à sociedade, o trabalho que vem realizando nestas 6 décadas

No dia 18 de dezembro a Universidade Federal Fluminense completará 60 anos. Desde o final de 2019 e, ao longo deste ano, a comunidade acadêmica se mobilizou e apresentou diversos eventos em comemoração à data. Para esta última semana, a UFF intensificou a programação, com uma série de ações voltadas para mostrar à sociedade o relevante trabalho que continua realizando, apesar das dificuldades e limitações impostas pela situação da pandemia.

No dia 14 de dezembro a UFF realizará a mesa-redonda intitulada “Os desafios da acessibilidade cultural na exposição virtual ‘Das Pedras e dos Reinos’". Ela é baseada na exposição virtual "Das Pedras e dos Reinos" que foi lançada em outubro de 2020, durante o 10º Interculturalidades - 50 anos do movimento Armorial, do Centro de Artes da universidade, e conta com os textos curatoriais em áudio, áudio em Linguagem Simples e janelas de Libras.

As imagens de obras de arte e fotografias, selecionadas pela curadoria para receberem recursos de acessibilidade por meio de tecnologias assistivas comunicacionais, como audiodescrição, interpretação em Libras, Linguagem Simples, legendagem e ambiente web acessível, oferecem acesso à fruição a todos os públicos e, em especial, às pessoas com deficiência visual e auditiva.

A mesa abordará os desafios de criar uma exposição virtual acessível em tempos de distanciamento social. A exposição está disponível em: Das Pedras e dos Reinos – Centro de Artes UFF

No dia 15 de dezembro, o Centro de Artes convidou vários artistas, músicos e intérpretes, em sua maioria, para participarem de uma apresentação online a partir das 19h. Soraya Ravenle, Mona Vilardo, Clara Santhana, Marcelo Caldi e Fred Martins, entre outras atrações, farão parte dessa comemoração, que ainda conta com a participação de músicos da Orquestra Sinfônica Nacional -OSN, do  Quarteto de Cordas e do Conjunto Música Antiga,todos da UFF. A transmissão será via https://www.youtube.com/CentrodeArtesUFFOficial/.

No dia 16 de dezembro, também organizado pelo Centro de Artes, será realizado o último UFF Debate Brasil de 2020, com o tema “A Universidade Pública e o desenvolvimento social, econômico e cultural do país.”

No debate, será abordado o papel das universidades públicas diante da necessidade premente de reinvenção do espaço social, econômico e cultural do país, assim como as ações que as IFES podem empreender para esse objetivo. As dificuldades enfrentadas nos últimos anos, decorrentes do quadro de contingenciamento que tem afetado as IFES, a situação atual imposta pelo momento da pandemia, assim como as respostas encontradas no sentido de garantir e fortalecer o encontro de ideias e o diálogo da comunidade acadêmica no contexto do distanciamento social, também, estarão em pauta.

O debate contará com a presença dos reitores Antonio Claudio Lucas da Nóbrega (UFF), Denise Pires de Carvalho (UFRJ), João Carlos Salles (UFBA) e pela ex-reitora Wrana Maria Panizzi (UFRGS). A mediação caberá a professora Rita Leal Paixão (UFF).

No dia 17 de dezembro estão programados dois eventos: “As Relações Internacionais na UFF- Uma História”, um bate-papo apresentado pela Superintendência de Relações Internacionais e a mesa redonda “UFF: 60 anos de História e Trabalho”, que reunirá todos os Pró-Reitores e Superintendentes que compõem o time UFF, destacando o dia a dia da universidade e dos servidores que, diariamente, se esforçam para levar adiante o trabalho da instituição. O evento será às 15h, no canal do Youtube da UFF.

Para o dia do aniversário, 18 de dezembro, estão programadas cinco atividades, a saber:

Vídeo-mosaico da Orquestra Sinfônica Nacional da UFF: A Orquestra Sinfônica Nacional homenageia os 60 anos da Universidade Federal Fluminense com a apresentação da obra Série Brasileira, de Alberto Nepomuceno (1864 - 1920). Com produção musical do final do século XIX, o compositor ajudou a formar as bases de uma arte nacional, voltando-se para os temas do folclore e para as sonoridades da sua terra.

No ano do centenário de sua morte, a OSN comemora o aniversário da UFF interpretando o quarto movimento da Série Brasileira, Batuque, trazendo elementos da formação da música no Brasil, num movimento de valorização da memória e da cultura brasileira.

Neste mesmo dia,às 15h, haverá o Lançamento do selo Memória da UFF, que apresenta a sua primeira edição, com o livro Abrindo Trilhas: Educação e Tecnologia, do renomado professor Waldimir Pirró e Longo, uma vida a serviço da Ciência e Tecnologia pelo progresso do Brasil.

Às 16h do dia 18/12, a UFF receberá uma importante homenagem da Academia Fluminense de letras, através do seu presidente e dos seus pares das Academias de Letras de diversos municípios ,assim como será oferecido ao Reitor o título de Acadêmico Honorário desta meritória Academia.

Às 18:30 do mesmo dia 18, será realizada uma homenagem a quatro servidores da UFF pelos serviços prestados ao longo dos anos, alguns ainda servindo no dia a dia da instituição, e que bem representam o desvelo e a responsabilidade que todos aqueles que labutam no serviço público deveriam praticar no exercício de suas funções. São eles:

A digníssima professora Aidyl de Carvalho Preis, ex-Vice-reitora, Pró-reitora, ex-presidente da ASPI, entre outros cargos de relevância na universidade.

O senhor Pio Orlando da Costa Monteiro, um dos mais antigos porteiros da Universidade, servindo por longos anos à Escola de Engenharia em Niterói, querido pelos seus colegas, docentes e discentes, tendo orgulhosamente sido distinguido para nominar uma das atléticas da UFF.

A Sra. Erica Hilda Willkomm de Farias, poliglota, servidora de carreira, competente,

trabalhou por décadas na Reitoria, no gabinete do Reitor, passando por diversas gestões ,

atendendo a todos com distinção e polidez.

Por fim,às 20h, de forma extremamente brilhante e representativa, será exibido na fachada da Reitoria, o vídeo “UFF - 60 anos de imagens e memórias”, uma construção coletiva de professores do Instituto de Artes e Comunicação Social da UFF, destacando os professores Rômulo, Guilherme e Patricia Saldanha, assim como a diretora do Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS), professora Flávia Clemente e a professora Andrea que deram uma importante contribuição para este encerramento.

A programação completa com horários e links de acesso pode ser conferida em: http://www.uff60anos.uff.br