terça-feira, 6 de novembro de 2018

O CASAMENTO DE DONA BARATINHA FAZ CURTA TEMPORADA NO MUNICIPAL DE NITERÓI


   O Teatro Municipal de Niterói apresenta o espetáculo infantil "O Casamento de Dona Baratinha", nos dias 10, 11; 17 e 18 de novembro, sábados e domingos, às 16h. Um dos espetáculos mais famosos da Cia Arte de Interpretar, a peça traz ensinamentos sobre honestidade e educação, com diversão e criatividade. 
   O espetáculo traz a história de Baratinha, que, em um belo dia, está varrendo o quintal de sua casa na floresta e encontra uma caixinha que irá mudar a sua vida. Ao abri-la, percebe que está repleta de ouro. Baratinha explode de felicidade, mas com o tempo passa a sentir falta de um par e da companhia de amigos. 
   Aproveitando o dom de cantar muito bem, ela atrai vários pretendentes para realizar o sonho de casar. Porém, diferente daquele que vai conquistar seu coração, todos possuem muitos defeitos, o que leva a personagem a uma reflexão sobre hábitos de limpeza, honestidade e educação. 
O elenco é formado por Aloana Machado, Amanda Gallo, Carla Alrac e Diego Reishoffer, além de Guga Gallo, que também dirige o espetáculo.


O Casamento de Dona Baratinha (divulgação)

SERVIÇO
O Casamento de Dona Baratinha – Teatro Infantil
Datas: 10,11; 17 e 18 de novembro
Horário: Sábados e Domingos às 16 horas
Classificação etária: Livre
Duração: 60 min
Valor: R$ 30,00
Estacionamento: no Plaza Shopping, que fica em frente ao teatro, com tabela própria de cobrança.
 Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua Quinze de Novembro, 35 – Centro / Niterói.
Tel: 2620-1624

Horário de funcionamento da bilheteria:
• Ingressos antecipados: terça a sexta, das 10h às 18h.
sábados, domingos e feriados, das 15h às 18h (se houver teatro Infantil, das 17h às 18h).
• Ingressos para o espetáculo do dia: das 10h até o início do mesmo.

#GastroMusic beneficente em São Gonçalo no Clube Mauá


Este domingo será dia de solidariedade, gastronomia e muita música no Clube Mauá, na Estrela do Norte. Em parceria com a Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Cultura e Turismo e de Governo e Comunicação Social, a Delícias Mineira promove o evento beneficente "#GastroMusic", que acontece a partir das 14h. A entrada é de apenas 1kg de alimento não perecível e toda arrecadação será direcionada para entidades filantrópicas.

A parte musical ficará por conta de Enéas Manhães e Trilha do Forró, tocando o melhor dos boleros, xotes e forró pé de serra. Personagens infantis, como o Homem Aranha e Peppa Pig, vão alegrar as crianças. Ainda haverá sorteio de brindes e barraquinhas com diversidade de salgados e doces.

Os alimentos arrecadados serão doados para o Abrigo Cristo Redentor e ao Centro Evangélico para Recuperação da Vida Humana. Além disso, com a contribuição, a organização espera conseguir realizar a distribuição de quentinhas, na véspera de Natal, para moradores de rua da cidade.



SERVIÇO:
GASTROMUSIC no Clube Mauá 
Horário: 14h
Local: Clube Mauá - Av. Pres. Kennedy, 635 - Centro, São Gonçalo 
Entrada: 1kg de alimento não perecível 

Espetáculo VOU DEIXAR DE SER FELIZ POR MEDO DE FICAR TRISTE? em curta temporada no Teatro Municipal de Niterói



Sucesso de público e crítica, a comédia romântica Vou deixar de ser feliz por medo de ficar triste?, de Yuri Ribeiro faz curta temporada no Teatro Municipal de Niterói, de 09 a 18 de novembro (sextas e sábados, às 20h, e domingo, às 19h). Com Com Paula Burlamaqui, Yuri Ribeiro, Mathias Wunder e Jujuba, a comédia romântica que se passa em um picadeiro no interior de algum lugar não muito distante, garante muitos risos, algumas lágrimas e grandes reflexões.

Para contar a história do casal Andrea e Daniel, o diretor goiano, radicado em São Paulo, Jorge Farjalla optou por uma linguagem poética e lúdica para criar uma montagem não realista, transformada em fábula. Se valendo da atualidade do tema, Yuri Ribeiro, que também está como ator, resolveu transformar sua experiência de vida em espetáculo teatral. O espetáculo, inspirado na história verídica de um casal, aborda as várias fases de um relacionamento amoroso, prometendo deliciosas risadas e muita reflexão. No palco, Paula Burlamarqui dá vida a Andrea (46 anos), uma mulher mais “experiente” que casa com Daniel (21 nos), interpretado por Ribeiro (que acaba de filmar “Veneza”, de Miguel Falabella, e “A Volta”, de Ronaldo Uzeda), um rapaz que tem uns bons anos de experiência a menos que ela. O filho de Andrea, Caio, interpretado por Mathias Wunder, brincalhão e piadista, não se dá muito bem com “a espécie de irmão mais velho que ele arrumou”.  Completando o elenco, o ator, músico e palhaço Jujuba, que executa a trilha sonora da montagem ao vivo.

Farjalla, afirma que o amor é o guia para onde de fato nos movimentamos na vida, ele nos move a cada segundo e ações do nosso cotidiano. Não só o amor entre duas pessoas, mas por um amigo, por um trabalho e por aí a diante. Para ele, o fato é que, moldado e forjado, numa relação de vida pessoal mergulhou de cabeça na pureza e entrega deste "Vou Deixar de Ser Feliz Por Medo de Ficar Triste?".

“Depois de receber o texto e de tantas leituras decidi levá-lo ao simples e sublime picadeiro do circo. Circo das emoções da vida, no sentimento mais puro que é o do Clown. Não que haja técnicas clownescas no espetáculo, mas sim pela pureza e entrega do ser que usa a menor máscara do mundo, o nariz, para contar a saga de Andrea e Daniel. História essa, pincelada de realidade dupla, entre Teatro e Vida, sim, porque a história na ficção é livremente inspirada na história da vida real entre Claudia e Yuri: um prato cheio para um diretor!” – conta o diretor.

O amor do casal protagonista é um amor desmedido, sem freios, o que nasce da paixão e é levado ao amor, sem medos nem amarras: o amor de uma mulher mais velha por um garoto, quase impossível, como o amor de um peixe por um pássaro, mas que poderá ter um outro destino. Para o autor, “Vou deixar de ser feliz por medo de ficar triste?” tem os pés na verdade do dia-a-dia do casal e as mãos agarradas na ficção para apimentar um pouco.

“Somos poesia e terra numa mesma obra. Somos riso e choro. Somos humanos e estamos contando, em uma comédia, uma história de humanos que se amam.” – relata Yuri.

O texto, inspirado na verídica história de amor de Yuri com a Claudia Wildberger, a frente da produção do espetáculo, trata-se de uma mistura entre referências e passagens de sua vida. Tudo isso num universo de fábula proposto pelo encenador Jorge Farjalla.

“Sou agente de diversos artistas e entre eles está a atriz Alexandra Richter. No dia 03 de janeiro de 2013 ela estreou o monólogo “Mini manual de qualidade de Vida”, dirigido pra Dani O’ Campo, no Teatro Leblon. Na noite da estreia conheci o Yuri, que apesar de ser ator estava trabalhando na técnica do espetáculo. Saímos para comemorar a estreia com equipe e amigos e fomos de bar em bar. Até que ficamos apenas eu e ele. Enfim, nada que uma carona pra vida não resolvesse. E aqui estamos nós, cinco anos e meio depois, contando para o mundo uma história de amor e felicidade, inspirada na nossa vida.” – conta Claudia.

Vou Deixar De Ser Feliz Por Medo De Ficar Triste? é uma produção da CW MARKETING. O espetáculo, com aproximadamente 80 minutos de duração, promete conquistar um público diversificado, emocionando e, principalmente, divertindo com um humor leve e inteligente.

A montagem, recebeu quatro indicações ao ‘Prêmio Botequim Cultural’: Melhor Espetáculo; Melhor direção – Jorge Farjalla; Ator em Papel Coadjuvante – Vitor Thiré; e Cenografia – José Dias e quatro indicações ao 18o Prêmio Cenym : Melhor Texto Original, Melhor Qualidade Artística de Produção, Melhor Cartaz / Programação Visual e Melhor Ator Coadjuvante -  Victor Thiré

Vou deixar de ser feliz por medo de ficar triste?(divulgação)

SERVIÇO
Vou Deixar De Ser Feliz Por Medo De Ficar Triste? – Teatro Adulto
Datas: 09 a 18 de novembro 
Horário: sextas e sábados, às 20h, e domingos, às 19h
Classificação Indicativa: 12 anos
Duração: 80 min
Ingresso: R$ 60,00
Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro
Tel: 2620-1624
Horário de funcionamento da bilheteria:
• Ingressos antecipados: terça a sexta, das 10h às 18h.
sábados, domingos e feriados, das 15h às 18h (se houver teatro Infantil, das 17h às 18h).
• Ingressos para o espetáculo do dia: das 10h até o início do mesmo.

Mares Literários chega à Biblioteca Parque de Niterói

Jordão 

Pablo de Pão

O circuito "Mares Literários" chega à Biblioteca Parque de Niterói, no Centro, às 16h do dia 07 de novembro. Jordão Pablo de Pão promove um passeio poético a partir das pesquisas que realizou para seu livro mais recente, "O Mar do Meu Velho" (2018), provocando pontes de leitura com clássicos da literatura brasileira. Jordão é escritor, produtor cultural, professor e membro da Academia Niteroiense de Letras. A entrada é gratuita, classificação livre e duração estimada de 90 minutos.

Para escrever seu primeiro livro, Jordão Pablo utilizou as referências trazidas para sua vida desde muito jovem pelo pai pescador, cujo nome herdou. Ampliando seu conhecimento sobre as memórias afetivas do "seu velho", passou a estudar livros e escritos que trazem o mar como cenário, motivação ou personagem, fazendo com que sua obra poética seja permeada por referências das diversas matrizes culturais que formam o imaginário ocidental. "Este não é um trabalho religioso, nem o poderia. Com delicadeza, proponho um grande mosaico de construções que trazem o grande oceano como um mundo dentro do mundo tão familiar que temos. Tangencio a história do leitor, inevitavelmente", afirma o autor.

"O Mar do Meu Velho" será o ponto de partida para um bate-papo entre Jordão Pablo de Pão, continuando uma parceria de suas atividades literárias com a Biblioteca Parque de Niterói, de saraus a leituras poéticas. O evento será uma espécie de celebração do poder da leitura e sua influência sobre a escrita, criando mundos que não são factuais. Mais do que isso, constitui uma reverência ao legado de nossos artistas. Certamente banhados pelas culturas que formaram nosso mosaico histórico, que apresenta paradoxalmente o mar como residência e como resistência, desafio, os escritores brasileiros raramente trazem o mar como simples e inócuo plano de fundo de suas narrativas e poesias. Aprende-se nesta terra que o grande oceano fala, cria interação, move - e isso é muito explorado em tudo o que se aí produziu.

Para produzir seu livro, Jordão Pablo de Pão também bebeu dessas fontes anteriores e compilou uma série de dados e de anotações sobre o tema. “O Mar do Meu Velho”, notoriamente uma referência ao clássico “O Velho e o Mar”, de Hemingway, constitui-se em uma antologia de poemas e microcontos que retomam as histórias e as figuras humanas recorrentes ligadas ao trabalho marítimo, além de resgatar poeticamente a vida de um pescador. Da vida longa no mar aos amados deixados em terra, o livro captura a ânsia de sobrevivência daquele protagonista. O evento, portanto, tal como Penélope, costurará uma teia de intertextualidades possíveis com outras leituras do autor.
Jordão Pablo de Pão é escritor, produtor cultural, revisor de texto e professor, com atuação no cenário cultural da cidade há dez anos. Membro Titular da Academia Niteroiense de Letras. Agraciado com a Medalha José Cândido de Carvalho, da Câmara Municipal de Niterói. Obras publicadas: “O Mar do Meu Velho” (Armazém de Quinquilharias e Utopias, 2018) e “Abre Caminhos” (do mesmo Armazém, 2017). Curador do blog jordaopablo.wordpress.com; do projeto Circuito Niteroiense de Letras, criando mobilização em torno da produção e da propagação do livro e da literatura; e de salas de memória e de projetos de troca de livros na Cidade Sorriso.

Mares Literários na Biblioteca Parque de Niterói (divulgação)




SERVIÇO
Mares Literários

tarde de autógrafos e bate-papo com Jordão Pablo de Pão
Entrada Gratuita
Local: Biblioteca Parque de Niterói
Endereço: Praça da República, sn. Centro de Niterói, RJ.
Data: 07/11/2018 (quarta-feira)
Horário: das 16h às 17h30
Duração: 90 minutos
Classificação Etária: Livre

Alvorada Cultural 2018 acontecerá no dia 24 de novembro em Uberlândia



Em 10 edições realizadas desde 2011, o palco do Alvorada Cultural já contou com mais de 60 atrações, com apresentações de grupos de renome nacional, como Barbatuques e Circo Udi Grudi, e artistas locais, como Grupo EMCANTAR, Trem das Gerais, Luiz Salgado, Grupo Vórtice, dentre outros. Além disso, mais de 500 crianças de projetos sociais já se apresentaram com espetáculos, mostras de vídeos e lançamento de livros, e mais de 100 parceiros participam anualmente desse grande encontro em prol do interesse comum e social.
Em 2018, na 11ª edição do Alvorada Cultural, a novidade é a atenção a dimensões como democratização, acessibilidade e sustentabilidade, por meio das parcerias estabelecidas e também da programação diferenciada do evento, que contará com intérprete de libras e audiodescrição.
As atrações deste ano serão crianças e adolescentes de projetos sociais da região leste de Uberlândia que apresentam os resultados anuais de oficinas com instituições como Orquestra Jovem e EMCANTAR Social. Uma das atrações mais esperadas será o Grupo EMCANTAR com aclamado espetáculo Festejo da Brincadeira.
Nas tendas, parceiros do evento oferecem oficinas, feira de artesanato, feira orgânica, serviços comunitários, praça de alimentação, apresentações culturais de dança, circo, atividades específicas relacionadas à experiência de pessoas com deficiência e sorteio de brindes.
Além das atividades propostas pelo Alvorada Cultural, o Grupo EMCANTAR realizará um bate papo com adolescentes da E.E. Lourdes de Carvalho, uma oportunidade de compartilhar a experiência com arte, numa ação de contrapartida social e de formação de plateia do projeto.
Alvorada Cultural é apresentado pelo Ministério da Cultura e Instituto Algar, em parceria com o Programa Transforma, apoio institucional do Sicoob Aracoop e realização da Roda Cultura Produções e Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.


Alvorada Cultural em Uberlândia (Douglas Luzz)


Serviço:
O quê: 11º Alvorada Cultural
Quando: Sábado, 24 de novembro, a partir das 14h
Onde: Clube Cesag – Rua Maria Augusta de Morais, nº 04 – Bairro Alvorada – Uberlândia (MG)
Entrada Franca!