terça-feira, 6 de novembro de 2018

Mares Literários chega à Biblioteca Parque de Niterói

Jordão 

Pablo de Pão

O circuito "Mares Literários" chega à Biblioteca Parque de Niterói, no Centro, às 16h do dia 07 de novembro. Jordão Pablo de Pão promove um passeio poético a partir das pesquisas que realizou para seu livro mais recente, "O Mar do Meu Velho" (2018), provocando pontes de leitura com clássicos da literatura brasileira. Jordão é escritor, produtor cultural, professor e membro da Academia Niteroiense de Letras. A entrada é gratuita, classificação livre e duração estimada de 90 minutos.

Para escrever seu primeiro livro, Jordão Pablo utilizou as referências trazidas para sua vida desde muito jovem pelo pai pescador, cujo nome herdou. Ampliando seu conhecimento sobre as memórias afetivas do "seu velho", passou a estudar livros e escritos que trazem o mar como cenário, motivação ou personagem, fazendo com que sua obra poética seja permeada por referências das diversas matrizes culturais que formam o imaginário ocidental. "Este não é um trabalho religioso, nem o poderia. Com delicadeza, proponho um grande mosaico de construções que trazem o grande oceano como um mundo dentro do mundo tão familiar que temos. Tangencio a história do leitor, inevitavelmente", afirma o autor.

"O Mar do Meu Velho" será o ponto de partida para um bate-papo entre Jordão Pablo de Pão, continuando uma parceria de suas atividades literárias com a Biblioteca Parque de Niterói, de saraus a leituras poéticas. O evento será uma espécie de celebração do poder da leitura e sua influência sobre a escrita, criando mundos que não são factuais. Mais do que isso, constitui uma reverência ao legado de nossos artistas. Certamente banhados pelas culturas que formaram nosso mosaico histórico, que apresenta paradoxalmente o mar como residência e como resistência, desafio, os escritores brasileiros raramente trazem o mar como simples e inócuo plano de fundo de suas narrativas e poesias. Aprende-se nesta terra que o grande oceano fala, cria interação, move - e isso é muito explorado em tudo o que se aí produziu.

Para produzir seu livro, Jordão Pablo de Pão também bebeu dessas fontes anteriores e compilou uma série de dados e de anotações sobre o tema. “O Mar do Meu Velho”, notoriamente uma referência ao clássico “O Velho e o Mar”, de Hemingway, constitui-se em uma antologia de poemas e microcontos que retomam as histórias e as figuras humanas recorrentes ligadas ao trabalho marítimo, além de resgatar poeticamente a vida de um pescador. Da vida longa no mar aos amados deixados em terra, o livro captura a ânsia de sobrevivência daquele protagonista. O evento, portanto, tal como Penélope, costurará uma teia de intertextualidades possíveis com outras leituras do autor.
Jordão Pablo de Pão é escritor, produtor cultural, revisor de texto e professor, com atuação no cenário cultural da cidade há dez anos. Membro Titular da Academia Niteroiense de Letras. Agraciado com a Medalha José Cândido de Carvalho, da Câmara Municipal de Niterói. Obras publicadas: “O Mar do Meu Velho” (Armazém de Quinquilharias e Utopias, 2018) e “Abre Caminhos” (do mesmo Armazém, 2017). Curador do blog jordaopablo.wordpress.com; do projeto Circuito Niteroiense de Letras, criando mobilização em torno da produção e da propagação do livro e da literatura; e de salas de memória e de projetos de troca de livros na Cidade Sorriso.

Mares Literários na Biblioteca Parque de Niterói (divulgação)




SERVIÇO
Mares Literários

tarde de autógrafos e bate-papo com Jordão Pablo de Pão
Entrada Gratuita
Local: Biblioteca Parque de Niterói
Endereço: Praça da República, sn. Centro de Niterói, RJ.
Data: 07/11/2018 (quarta-feira)
Horário: das 16h às 17h30
Duração: 90 minutos
Classificação Etária: Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário