terça-feira, 21 de julho de 2020

Nanda Garcia apresenta seu mais recente trabalho, "Logo Ali", nas redes da Sala Nelson Pereira dos Santos


A Sala Nelson Pereira dos Santos apresenta em suas redes sociais, nesta sexta-feira, 24 de julho, às 19h, a cantora e compositora niteroiense Nanda Garcia que irá mostrar seu mais novo álbum, "Logo Ali". Cantora e compositora já consagrada, Nanda aproveitou o período de quarentena para produzir esse trabalho com sete músicas inéditas, compostas pela própria Nanda, a mãe, Rogéria de Fátima e Alexandre Castilho. O álbum representa o retorno da artista, depois de um recesso, primeiramente opcional, dedicado à maternidade, e, depois, compulsório imposto por uma crise sanitária até então desconhecida pela atual geração.

Com produção musical do parceiro Alexandre Castilho e participação de instrumentistas de primeira grandeza, "Logo ali" presenteia o público com canções que falam sobre amor e demonstram a maturidade e toda sensibilidade da cantora nessa nova fase. A faixa "Benzinho" inaugurou a série de clipes, mas as outras seis também ganharam versões audiovisuais nas redes: "Flor da idade”, “Amor sem Jens”, “Mapa da criação”, “Reinado”, “Logo ali” e “Carrossel”.

Nanda Garcia cresceu em um lar de música e tem como maior influência o avô, Geraldo Baptista, cantor e compositor da década de 40 e estrela dos programas de rádio. Aos 10 anos, já fazia parte do coral da escola. Aos 16, em um Grupo Vocal niteroiense, se apresentou ao lado de Ivan Lins. Sua carreira solo começou aos 17 anos, cantando ao lado de Jair Rodrigues, em quatro shows no musical "Mistura Fina". Um ano depois, lançou um show de releituras do Rock Nacional, com direção da sua professora e mentora Fátima Regina.

Nesse mesmo cenário, recebeu o convite para gravar o seu primeiro CD - sob a produção musical de Jorge Cardoso. Com esse trabalho, dedicado à música POP, apresentou-se em rádios de diversos estados, mas foi em busca de sua verdadeira raiz musical: a Música Popular Brasileira.

Estudou por oito anos no Conservatório de Música do Estado do Rio, base acadêmica fundamental em sua formação. Foi o alicerce para o sucesso nos testes para importantes musicais do cenário brasileiro e demais participações. Interpretou, por exemplo, a “Nala”, em 2006, como solista no musical ‘O Rei Leão’ em São Paulo; e, dois anos depois, foi crooner do musical ‘Dancing Eldorado’, no Rio de Janeiro.

A partir daí, ganhou o mundo, marcando presença em concertos musicais na Noruega e no Siri Lanka, encantando o público com interpretações impecáveis de composições de Vinícius de Moraes e Tom Jobim. Foi protagonista em duas edições de realitys shows, no Brasil. Ao avaliar a performance da cantora como uma das finalistas do “The Voice de 2014”, Carlinhos Brown foi preciso: “Nanda representa a música com muita nobreza”.

De volta ao Brasil, teve o privilégio de gravar seu segundo CD com saudoso baixista Arthur Maia, projeto em que atuou também como co-produtora, com participação de Zeca Baleiro e Dudu Nobre e uma composição de Martinho da Vila.

Sobre seu novo e decisivo projeto, Nanda Garcia diz: “A eterna busca pelo sentido da vida, pelo encontro com o outro, pela luz, pelo amor:
Está 'Logo ali'. Basta seguir em frente, acreditar e sonhar! São como raios de luz em meio à escuridão, nos embalando, nos transportando e nos alegrando!"




SERVIÇO
Nanda Garcia
Data: Sexta-feira, 24 de julho
Horário: 19 horas
Duração: 30 minutos
Facebook e instagram @salanelsonpereiradossantos

"Bate Papo na Sala" convida Zé Manoel e Beto Feitosa


Novo quadro das redes sociais da Sala Nelson Pereira dos Santos, o "Bate Papo na Sala" traz neste sábado, 25 de julho, às 17h, o cantor, compositor e pianista pernambucano Zé Manoel, para uma conversa descontraída mediada pelo jornalista niteroiense Beto Feitosa. Essa será uma conversa sobre sua trajetória e, claro, não pode faltar música.  


Zé Manoel


Zé Manoel chegou meio que de surpresa ao cenário da nova música popular brasileira. Considerado umas das grandes revelações da música pernambucana da atualidade, consegue aliar música independente e tradicional, sem perder a ousadia em suas interpretações. Seu CD de estréia (Zé Manoel – 2012) teve duas músicas como parte da trilha sonora da série Global Louco por Elas do diretor João Falcão.

Lançou em 2015, o elogiado disco "Canção e Silêncio", com produção musical de Carlos Eduardo Miranda. Em seu segundo trabalho, deu espaço, sem medo de arriscar em águas escuras embebidas de jazz, a Chopin, Satie, Edu Lobo, Chico Buarque e a uma forte dose de Dorival Caymmi. Com lançamento no Japão pelo selo CORE PORT, "Canção e Silêncio" foi muito bem recebido pelo público e pela crítica, com matérias nos principais jornais nacionais e em revistas japonesas especializadas em música latina e Jazz.

Lançou em novembro de 2016 pelo selo Joia Moderna, o também elogiado "Delírio de um Romance a Céu Aberto", produzido pelo DJ Zé Pedro e o produtor Thiago Marques, com participações de intérpretes como Ana Carolina, Ná Ozzetti, Tiganá Santana, Fafá de Belém e Vanessa da Mata. Com esse mesmo projeto foi vencedor na categoria Melhor Álbum Projeto Especial no 28º Prêmio da Música Brasileira 2017.

Zé Manoel trabalha atualmente no seu novo álbum, produzido pelo músico baiano Luisão Pereira e com participações do baterista francês  Stephane San Juan, do arranjador baiano Letieres Leite, da cantora baiana Luedji Luna, dentre outros importantes nomes da música brasileira e da World Music.

Beto Feitosa



Em 1993, Beto Feitosa estreou como colunista de jornais e revistas. Ao lado de Flávia Souza Lima, criou, em 1996, a revista de música brasileira “Ziriguidum”, com dois números impressos de maneira independente. Nesse mesmo ano, lançou o website “Ziriguidum”, em versão bilíngue português e inglês, primeiro site brasileiro com notícias e informações específicas sobre música brasileira.

De 2000 a 2003, trabalhou no departamento de internet da TV Globo, produzindo conteúdo para programas como “O Clone”, “Presença de Anita”, “Sabor da Paixão’ e “A Grande Família”, entre outros. Em 2008, assumiu a direção artística do portal “MPB.com” e de sua comunidade.

Ao longo de sua trajetória, produziu sites para diversos artistas, entre os quais Rita Lee, Rita Ribeiro, Carol Saboya, Antonio Calloni, Antonio Adolfo, Marcelo Vianna e Sueli Costa. Escreveu releases para Silvia Machete, Crikka Amorim, Marcos Sacramento, Moyseis Marques e Pedro Miranda. Trabalha com produção de conteúdo em sites e perfis em comunidades de Rita Lee, Claudio Lins e Rita Ribeiro.


SERVIÇO
"Bate Papo na Sala" com Zé Manoel e Beto Feitosa
Data: Sábado, 25 de julho
Horário: 17 horas
Duração: 30 minutos
@salanelsonpereiradossantos

Grupo de ativistas sociais "A Liga" bate papo com Secretária de Cultura Danielle Barros

Nesta quinta-feira, 23/07, às 20h, o grupo de ativistas sociais A Liga, promovem encontro virtual com a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio, Danielle Barros. Na ocasião, será falado sobre a Lei Aldir Blanc e a cultura presente nas redes. O encontro acontece no Facebook da Liga @aligario2020.

Danielle Barros que é professora e cumpre a missão de redemocratizar o acesso à cultura, dando oportunidades aos cariocas de acompanharem produções culturais, apresentará o panorama da cultura nos tempos atuais.

No encontro, o grupo trará para a cena, a Lei Aldir Blanc, sancionada no dia 29 de junho, com o objetivo de ajudar profissionais e organizações culturais que perderam renda em razão da crise do Novo Coronavírus. A Lei prevê repasse a estados e municípios para gestão de espaços culturais e linhas de crédito para micro e pequenas empresas do setor.


A Liga é um coletivo de pessoas que desejam inovar, lançando a primeira pré-campanha coletiva da cidade do Rio de Janeiro para as eleições de vereadores. O grupo está unido pelo propósito de mudar a cidade carioca.