segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Exposição "Com Tato" da artista Keiko Mayama e alunos do Instituto Benjamin Constant no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno até 08 de Janeiro

A artista plástica Keiko Mayama mostrará suas obras e a dos alunos do Instituto Benjamim Constant, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno no período de 05 de dezembro a 08 de janeiro.
Keiko desenvolveu uma instalação de cerâmica sensorial einterativa, intercalando as obras dos deficientes visuais do Instituto Benjamin Constant, onde ela leciona por alguns anos.
Como dezembro será mês de confraternização, esta mostra de cerâmica será uma integração entre ceramistas do Atelier Keiko Mayama e Oficinas de Cerâmica do Instituto Benjamin Constant, instituição pioneira na educação de deficientes visuais da América Latina. Serão apresentadas obras criadas por deficientes visuais e outras desenvolvidas por ceramistas videntes, especialmente para serem apreciadas pelo tato, olfato e som. O público será convidado a tocar as peças com olhos vendados, em visita guiada, a ser previamente agendada pelo telefone.

Keiko e suas esculturas (divulgação)
Serviços:
Exposição “COM TATO” – Keiko Mayama
Período de visitação: 05 de Dezembro a 08 de Janeiro
Horários: segunda-feira,13h às 17h;terça a sexta-feira, 10h às 17h; sábados, domingos e feriados, 10h às 15h
Encontro com os artistas: 08 de janeiro, domingo, às 14h
Galeria Quirino Campofiorito e Sala Hilda Campofiorito
Centro Cultural Paschoal Carlos Magno
Rua Lopes Trovão, s/nº, Icaraí - Niterói
Telefone: 2610-5748

Saúde do trabalhador no SUS será debatida no Hospital Universitário Pedro Ernesto / UERJ em Vila Isabel

Encerrando o Ciclo de Palestras Saúde Mental e Trabalho, oferecido pelo Setor de Psiquiatria do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) e o PESUERJ – Programa Espaço Servidor da UERJ, nesta terça-feira, 06 de dezembro, será ministrada a palestra A política de saúde do trabalhador no SUS, com Isabel Gomes, enfermeira do trabalho do PESUERJ e do Centro de Referência de Saúde do Trabalho do Município do Rio de Janeiro.
A importância do Ciclo de Palestras sobre Saúde Mental e Trabalho pode ser medido pelos dados divulgados pelo Ministério da Previdência Social, que apontam um crescimento de 19,6% no primeiro semestre de 2011 em relação ao mesmo período do ano passado nas concessões de auxílio-doença acidentário.
O comprometimento da saúde mental do brasileiro atingiu a níveis preocupantes. Entre janeiro e junho de 2010, o Ministério concedeu 5.472 auxílios-doença para casos de transtornos mentais e comportamentais. No mesmo período, em 2011, foram 6.546 casos.



A palestra A política de saúde do trabalhador no SUS ocorrerá nesta terça-feira, 06 de dezembro, de 18h30 às 20h30, no Anfiteatro Washington Loielo, da Psiquiatria. As inscrições serão gratuitas e será emitido certificado de presença. Mais informações pelo e-mail: saudementaletrabalho@gmail.com
O HUPE fica na Avenida 28 de Setembro, 77, em Vila Isabel.

Cursos de Biblioterapia na Glia no Ingá em Niterói

A Glia, centro de cultura, aprendizagem e saúde, no Ingá, promoverá círculos de biblioterapia nas três segundas-feiras de dezembro nos dias 5/12, 12/12 e 19/12, das 17h às 18h30m e das 19h às 20h30m. Mediado pela psicóloga e biblioterapeuta Cristiana Seixas, os encontros têm como principal objetivo compartilhar os prazeres e poderes da biblioterapia.
A biblioterapia  utilizará a literatura com função de intervenção terapêutica, estimulando narrativas pessoais e novas perspectivas de vida. Além disso, não contempla somente a leitura. O diálogo, a partir de um tema abrirá a oportunidade para todos os participantes explorarem seus pensamentos.
Os próximos encontros utilizarão poesias de Cecília Meireles, textos de Adélia Prado, O livro dos abraços de Eduardo Galeano e Em busca de Sentido de Viktor Frankl. O encerramento do ano será gratuito e acontecerá na última segunda-feira, 19 de dezembro, com troca de trechos literários selecionados pelos próprios participantes.
 


Serviço:
Encontros: segundas-feiras 05, 12, e 19 de Dezembro
Horários: às 17h e às 19 horas
Investimento: R$ 30,  para cada encontro. Dia 19 será gratuito.
Glia
Rua Dr.Nilo Peçanha 142 - Ingá - Niterói
Telefones: 3601-2092 / 8332-0782
e-mail: glia1@globo.com

Pintando o sete com Portinari

Em Pintando o Sete com Portinari, por meio da integração da música com os movimentos coreografados dos bailarinos, o Dançando Para Não Dançar remontará imagens que foram transportadas para as telas desse artista plástico brasileiro que fez história em todo o mundo e que esse ano o Brasil que comemora o seu Centenário de Nascimento. O espetáculo será realizado nos dias 05 e 06 dezembro (segunda e terça-feira), às 18 horas, no Teatro João Caetano - Centro - Rio de Janeiro.
A coreografia foi criada a quatro mãos pelo coreógrafo alemão Lars Scheibner   e sua assistente de coreografia  Barbara  Melo Freire (ex-aluna do projeto e hoje solista  do Teatro de Dortmund/ Alemanha). A música será de Leandro Braga, que há três anos compõe e/ou cria os arranjos para os espetáculos do Projeto. A direção é assinada por Thereza Aguilar, coordenadora do Dançando Para Não Dançar.
Tudo começa quando um grupo de adolescentes depois de saírem da escola inicia a busca por um lugar bacana para passar a tarde e colocar a conversa em dia. Com lanternas nas mãos, encontram o lugar perfeito: um depósito de antiguidades. No salão, entre bandeiras, mapas de navios coloniais, baús, malas, caixotes fantasia de antigos carnavais, antigas câmera fotográfica, TV e rádio, elas encontram pincéis e cavaletes. Para a surpresa do grupo, nesse depósito estão “guardados” quadros de Portinari que vão sendo desvendados no decorrer do balé: Baile na Roça, Menino Brincando, Menino com Carneiro, Guerra, Mulher com Filho Morto, Casamento na Roça, Os Retirantes, Meninos Soltando Papagaios, Paz e Banda de Música.
No final de tudo, elas viveram uma tarde com uma das mais intensas lembranças do nosso país, sem mesmo se darem conta.


Dançando Para Não Dançar com Portinari (divulgação)

Serviço:
Pintando o sete com Portinari com o projeto Dançando Para Não Dançar
Dias: 05 e 06 de dezembro de 2011 (segunda e terça-feira)
Teatro João Caetano
Praça Tiradentes s/n - Centro - Rio de Janeiro
Horário: 18h
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre

1ª Mostra de Vídeos do Projeto Olho Portátil em Uberlândia - MG

Diariamente, temos notícia de um vídeo que ficou famoso após ser postado na internet. Isso significa que vivemos uma era em que se comunicar com o mundo ficou fácil. Basta, para isso, um celular ou uma câmera fotográfica e a internet.
Essa é a ideia essencial que deu origem ao Olho Portátil, um projeto de formação cultural em artes integradas e audiovisual, cujo resultado será apresentado ao público nesta terça-feira, 06 de dezembro, às 19 horas, no Auditório Cícero Diniz, em Uberlândia.
Desenvolvido ao longo do ano na periferia de Uberlândia, em Minas Gerais, com cerca 80 crianças e adolescentes do ensino fundamental, o projeto trouxe novas perspectivas para estes jovens. “Quando a gente estava fora daqui, a gente não sabia fazer quase nada. Agora somos artistas!”, diz a participante do Projeto, Débora Cristina Mendonça.
De acordo com André Salomão, coordenador das oficinas do projeto, a princípio, os participantes foram instigados a apurar seus olhares. “Estar atento a pequenos detalhes ou a coisas corriqueiras que passam despercebidas é fundamental para que exercitassem aquele olhar curioso, que faz com que tudo seja interessante. Munidos deste tipo de olhar, eles foram preparados para registrar o que viam com uma câmera”, conta André.
Posteriormente, aprenderam a editar as imagens e foram produzindo diversos vídeos autorais, dos quais alguns já podem ser vistos no blog oficial do projeto: www.olhoportatil.blogspot.com
Agora, todo o esforço e dedicação desses alunos serão exibidos em categorias: Ficção, Documentário e Animação, numa clara proposta de democratização da comunicação pelo universo digital.
Além da Mostra de Vídeos, o evento acontecerá no Auditório Cícero Diniz, que contará com as exibições do curta-metragem Piano em Conserto, de Iara Helena Magalhães, os vídeos-poemas do Cinema e literatura em sala de aula, um projeto de extensão do curso de cinema da UNITRI – Centro Universitário do Triângulo, e os vídeos do Pontão de Cultura do Triângulo.
O Projeto Olho Portátil é realizado pelo EMCANTAR,organização que há 15 anos atua nas áreas de cultura, educação e meio ambiente,e pelo Instituto Algar, e viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. “Contamos também com a parceria do Programa Algar Transforma, da Superintendência Regional de Ensino, das escolas estaduais Lourdes de Carvalho e Professor Ederlindo Lannes Bernardes, das Ongs CASA e Ação Moradia eda Secretaria Municipal de Cultura de Uberlândia”, acrescenta André Salomão.

Instituto Algar

A Algar acredita que a educação será o caminho que irá levar o Brasil a uma realidade melhor. É por isso que, desde 1994, o Grupo investe em programas sociais voltados à comunidade, com objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira. Essa decisão da Algar é operacionalizada, desde 2002, pelo Instituto Algar e reflete o compromisso com a sustentabilidade, que permeia todas as ações do Grupo. São 3 programas sociais que juntos chegam a 10 cidades, 108 escolas, 10,8 mil alunos e 492 educadores e a participação voluntária de 436 associados da Algar.


Mostra de Vídeos do Projeto Olho Portátil (Hick Duarte)


Serviço:
1ª Mostra de Vídeos do Projeto Olho Portátil
Dia: 06 de Dezembro (terça-feira)
Horário: 19 horas
Auditório Cícero Diniz
Avenida Anselmo Alvesdos Santos, nº 600 (em frente ao estacionamento do Carrefour) - Uberlândia - Minas Gerais
ENTRADA FRANCA
 Para saber mais, acesse:
www.emcantar.org
www.olhoportatil.blogstpot.com
www.institutoalgar.org.br/algartransforma