quarta-feira, 14 de agosto de 2019

ZANNA, a voz do MetrôRio e indicada ao Grammy Latino como melhor disco de MPB leva seu novo show a Niterói



Depois do sucesso das apresentações em casas da Zona Sul e Zona Norte do Rio e de São Paulo, Zanna leva seu show ao Teatro Municipal de Niterói, no dia 22 de agosto, quinta-feira, às 19h. A cantora, compositora e violonista se apresenta com um coletivo de grandes músicos formado por Guilherme Gê(teclado e direção musical), Beatriz Lima (baixista paulistana da nova geração do Jazz – abriu show do Skank e tocou com Chico Cesar), Janaína Salles(violoncelo), Michel Nirenberg (sopros) e Junior Moraes (percussão), que juntos trabalharam na construção desse novo formato. A direção de cena é deDaniele Do Rosario.

No repertório, músicas de seu último álbum Zanna” (três indicações ao Grammy Latino: Melhor Álbum de Música Popular Brasileira, Melhor Álbum de Engenharia de Gravação e Produtor do Ano/Moogie Canazio), entre elas ‘Quintal’, música de trabalho; ‘Menina de Vento’, que fez parte da trilha sonora da novela ‘Orgulho e Paixão’ (TV Globo); e releituras próprias de canções como ‘Sonífera Ilha’, dos Titãs; ‘Quero te encontrar’, de Claudinho e Buchecha; ‘Tempo Perdido’, do Legião Urbana; ‘Hoje’, da Ludmilla; entre outras.

Autora de letra e música das 11 canções do disco, Zanna domina os fundamentos de sua arte. Como compositora e também como a pessoal intérprete: voz (e coro) e violão que imprimem a pulsação e o espírito que guiaram seus companheiros de viagem. No Rio ou em LA, durante a gravação dos arranjos de base criados por Zanna e Moogie para o álbum, alternaram-se no disco, entre outros, Jorge Helder, Marcelo Costa, Rodrigo Sha, Jorjão Barreto, Guto Wirtti, Iura Ranevski, André Vasconcelos e Marlon Sette.

Na categoria de Música Popular Brasileira, “Zanna" foi o único dos discos indicados com repertório totalmente inédito; bossas, sambas e baladas escritos nas duas últimas décadas pela artista, que também é a voz do Metrô Rio. Canazio, produtor e um dos responsáveis pela engenheira de som do álbum, radicado há três décadas e meia na Califórnia, é um grande parceiro neste projeto. Ele, que já trabalhou com artistas como Sergio Mendes, Maria Bethania e Caetano, contabiliza oito Grammys na carreira. 

“O som que chega a caixas ou fones de ouvido é coisa rara e ousada nesses tempos de tanta música previsível. Novas canções, de admirável frescor, mesmo que inseridas na sofisticada tradição da já clássica MPB.” (Trecho do release do disco assinado pelo jornalista e crítico musical Antônio Carlos Miguel)



SERVIÇO:
Show ‘ZANNA
Data: 22/08 (quinta-feira)
Horário: 19h
Local: Teatro Municipal de Niterói (Rua Quinze de Novembro, 35 - Centro, Niterói)
Informações: 2620-1624
Ingresso: R$50,00
Duração: 1h20
Classificação: Livre
Bilheteria: Quartas, quintas e sextas, das 10h às 19h | Sábados, das 14h às 19h | Domingos, das 14h até meia hora após o início do espetáculo
(não funcionada domingos e feriados sem espetáculos)
Capacidade: 392 lugares
Vendas online: www.ingressorapido.com.br


Inscrições abertas para a mostra “Me Amostra”


Estão abertas as inscrições (até o dia 8 de setembro), através do site www.meamostra.com.br, para a segunda edição da mostra “Me Amostra”, realizada pela Vitaliza Produções Artísticas, com apoio da Secretaria das Culturas e da Fundação de Arte de Niterói. Serão aceitas propostas de cenas curtas teatrais (ou esquetes) de até 15 minutos, com temática livre e que se adequem ao regulamento presente no site.

Trata-se de uma mostra competitiva experimental de cenas curtas teatrais, idealizada de forma a dar espaço de experimentação e visibilidade a trabalhos iniciantes ou que busquem aperfeiçoamento para posterior montagem. Baseada em Niterói, traz para o foco o público – peça central na realização do projeto –, que ocupa e dá vida aos locais de fazer cultural da cidade. 

“Me Amostra” vai acontecer no Solar do Jambeiro, nos dias 1, 2 e 9 de novembro de 2019, às 19h.

O público vai decidir as melhores cenas apresentadas, com direito a troféu e prêmio em dinheiro para os três primeiros colocados!



Serviço:
Inscrições gratuitas: até o dia 08/09 – por meio do site www.meamostra.com.br
Evento: dias 1, 2 e 9 de novembro, às 19h
Local: Solar do Jambeiro – Gratuito, sujeito a lotação.
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem
Telefone: (21) 2109-2222 | (21) 2109-2223

Memória Musical na Tela promoverá sessões gratuitas de filmes nacionais


Cinema e música. A dobradinha cultural é tema do projeto “Memória Musical na Tela”, que promoverá exibições de cinco filmes nacionais que pincelam a história da Música Popular Brasileira (MPB) em sessões gratuitas, pela cidade. A estreia será nos dias 17 e 18 de agosto, com o filme brasileiro “Gonzaga, de pai pra filho” (2012). A primeira sessão, no dia 17, acontecerá no Museu de Arqueologia de Itaipu, às 18h30. A segunda, no dia 18, será no Horto do Barreto, às 17h. A programação conta com o patrocínio da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal das Culturas e da Fundação de Arte de Niterói se estende até o dia 15 de dezembro.

O longa-metragem escolhido para abrir o projeto narra a trajetória de Luiz Gonzaga e Gonzaguinha, pai e filho, respectivamente, que se encontram e se perdem muitas vezes até se conhecerem de verdade. A mesma música que os uniu e os consagrou também os distanciou.

Após as sessões, que têm entrada franca, serão promovidas rodas de conversa sobre o filme exibido, destacando os principais artistas e aspectos do gênero musical em questão. A seleção dos filmes e mediação com a plateia será feita pelo presidente do IMMuB, João Carino, que é radialista e pesquisador da música brasileira.

O projeto “Memória Musical na Tela” reforça a missão do Instituto Memória Musical Brasileira (IMMuB), sediado em Niterói desde 2006, que é de pesquisa, preservação e promoção da Música Popular Brasileira.




SERVIÇO:
“MEMÓRIA MUSICAL NA TELA”

AGOSTO:
ESTREIA - Exibições do filme “Gonzaga, de pai pra filho” (2012)
Sinopse: O longa-metragem escolhido para abrir o projeto narra a trajetória de Luiz Gonzaga e Gonzaguinha, pai e filho, respectivamente, que se encontram e se perdem muitas vezes até se conhecerem de verdade. A mesma música que os uniu e os consagrou também os distanciou.
Duração: 2h
Direção: Breno Silveira
Música composta por: Berna Ceppas
Prêmios: Grande Prêmio do Cinema Brasileiro - Melhor Ator, MAIS
Indicações: Grande Prêmio do Cinema Brasileiro - Melhor Trilha Sonora Original, MAIS

Data: 17 de agosto de 2019
Horário: 18h30
Local: Museu de Arqueologia de Itaipu (Praça de Itaipu, s/n)

Data: 18 de agosto de 2019
Horário: 17 horas
Local: Horto do Barreto (Rua Doutor Luiz Palmier, s/n)


SETEMBRO:

Exibições do filme “2 filhos de Francisco - A História de Zezé di Camargo & Luciano” (2005)
Sinopse: A história de Francisco, um homem muito simples e pobre, cujo sonho era ver seus filhos se tornarem estrelas da música country, e que fez todos os esforços para que isso acontecesse.
Duração: 110 min
Direção: Breno Silveira
Música composta por: Caetano Veloso
Produção: Luciano Camargo, Breno Silveira, Emanoel Camargo, MAIS
Roteiro: Patrícia Andrade, Carolina Kotscho

Data: 21 de setembro de 2019
Horário: 18h30
Local: Museu de Arqueologia de Itaipu (Praça de Itaipu, s/n)

Data: 22 de setembro de 2019
Horário: 17 horas
Local: Horto do Barreto (Rua Doutor Luiz Palmier, s/n)


OUTUBRO:

Exibições do filme “Tropicália” (2012)
Sinopse: Tendo como pano de fundo a turbulenta atmosfera dos anos 1960, Tropicália é um documentário de longa-metragem que explora o movimento artístico brasileiro conhecido como tropicália, e a luta que os artistas tiveram para terem o direito de expressarem livremente o pensamento revolucionário contra a música tradicional brasileira da época.
Duração: 87 min
Direção: Marcelo Machado
Música composta por: Alexandre Kassin
Indicações: Grande Prêmio do Cinema Brasileiro - Melhor Montagem de Documentário, MAIS
Produção: Paula Cosenza, Denise Gomes

Data: 19 de outubro de 2019
Horário: 18h30
Local: Museu de Arqueologia de Itaipu (Praça de Itaipu, s/n)

Data: 20 de outubro de 2019
Horário: 17 horas
Local: Horto do Barreto (Rua Doutor Luiz Palmier, s/n)


NOVEMBRO:

Exibições do filme “SIMONAL, ninguém sabe o duro que dei” (2009)
Sinopse: Um documentário sobre a vida, a carreira polêmica e o declínio de um dos maiores cantores e showmen brasileiros, Wilson Simonal.
Duração: 1h 26min
Direção: Cláudio Manoel, Micael Langer, Calvito Leal
Música composta por: Berna Ceppas
Prêmios: Grande Prêmio do Cinema Brasileiro - Melhor Trilha Sonora Original, MAIS
Roteiro: Cláudio Manoel, Micael Langer, Calvito Leal

Data: 16 de novembro de 2019
Horário: 19h30
Local: Museu de Arqueologia de Itaipu (Praça de Itaipu, s/n)

Duração: 1h 26min
Data: 17 de novembro de 2019
Horário: 19 horas
Local: Horto do Barreto (Rua Doutor Luiz Palmier, s/n)


DEZEMBRO:

Exibições do filme “Tim Maia” (2014)
Sinopse: Biografia do cantor brasileiro Tim Maia, desde sua infância no Rio de Janeiro até sua morte aos 55 anos, incluindo sua passagem pelos EUA, onde ele descobre um novo estilo de música e é preso por roubo e porte de drogas.
Duração: 2h 20min
Direção: Mauro Lima
Música composta por: Berna Ceppas
Roteiro: Mauro Lima, Antonia Pellegrino
Prêmios: Grande Prêmio do Cinema Brasileiro - Melhor Ator, MAIS

Data: 14 de dezembro de 2019
Horário: 18h30
Local: Museu de Arqueologia de Itaipu (Praça de Itaipu, s/n)

Data: 15 de dezembro de 2019
Horário: 19 horas
Local: Horto do Barreto (Rua Doutor Luiz Palmier, s/n)

Entrada gratuita para todos os filmes!

A comédia “Lavou Tá Novo” é destaque no Teatro Popular Oscar Niemeyer


Nos dias 30 e 31 de agosto, sexta-feira e sábado, às 19h, entra em cartaz no Teatro Popular Oscar Niemeyer, o espetáculo “Lavou Tá Novo”.
Produzido por Luciana Perez, o espetáculo conta a história de um casal que, recém separado, se encontra por acaso na mesma lavanderia que frequentavam quando eram casados. Começa então uma lavação de roupa suja, onde os personagens começam a rever a relação, os maus entendidos e os bons momentos. Tudo vem à tona nessa DR temperada com muito sabão em pó. Mas depois de tanta discussão, será que o casal pode se reconciliar? Afinal de contas, Não dizem por aí que “lavou tá novo”.
Os autores são Wagner Pinto, roteirista da série de comédia “Tá no AR, a TV na TV”, da Rede Globo, e Alexandre Araújo, apresentador e roteirista do programa Pop Bola, da Rádio Globo. O elenco conta com Joe Ribeiro e Luciana Malcher.


SERVIÇO:
Data: 30 e 31 de agosto, sexta-feira e sábado
Hora: 19h
Entrada: R$40, a inteira, e R$20, a meia
Classificação: 14 anos
Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer
Endereço: Rua Jornalista Rogério Coelho Neto s/n – Centro, Niterói

Mauro Costa Jr no Teatro Municipal de Niterói


De volta ao palco do Teatro Municipal de Niterói, Mauro Costa Jr apresenta o show NAVEGANTES, no dia 16 de agosto, às 20 horas. Nesse show Mauro convida grandes nomes da música para compartilharem um repertório de vários estilos da world music.
Um cruzeiro pelos mares apresenta a cultura de cada canto do mundo. Uma viagem sem limites onde o destino é somente o prazer de viajar através da música. Sob o signo dos astros como Paco de Lucia, Al Di Meola e Baden Powell, o menino do violão cresceu e seu talento transbordou para os palcos. Hoje é admirado e respeitado, tendo atrás de si um grupo de fiéis apreciadores de sua arte. A música latina, a improvisação do jazz, a sofisticação da bossa nova, e ainda, o melhor dos ritmos latinos, estão presentes em seu jeito inigualável de lidar com seu violão que aprendeu a dominar sozinho criando suas próprias regras e inovando sempre.
Em 1994 lançou o seu primeiro disco "Um Toque Cigano" (indicação ao Prêmio Sharp) onde mostra seu lado de compositor e cantor. Um show no Jazz Mania, no Rio, marcou a apresentação desse disco ao público carioca. Desde então, Mauro Costa Junior não parou mais de produzir. Observações interessantes a respeito de Mauro Costa Junior, foram publicadas pela imprensa, como as destacadas abaixo: "Além de ser um improvisador nato, cria momentos excitantes através de passagens velocíssimas, nas quais a técnica é um meio para expor idéias coerentes, construídas com imaginação e total relax" (José Domingos Raffaelli - O Globo) "A mão direita tem uma agilidade incrível. A esquerda descobre acordes que deixam o ouvido perplexo" (Roberto Moura - O Dia) "Paco de Lucia certamente não conseguiria repetir certas proezas de Baden Powell ao violão e Baden, em compensação jamais teria a mesma fluência de Paco no Flamenco. São estilos e culturas diferentes. Mas há um violonista que, de tanto beber nas duas fontes, é capaz de ser simultaneamente uma espécie de síntese destas duas escolas fantásticas do violão, a espanhola e a brasileira. Ele se chama Mauro Costa Jr." (Roberto Moura - O Dia).
SERVIÇO
Mauro Costa Jr
Data: 16 de agosto
Horário: 20 horas
Duração: 90 min
Classificação etária: Livre
Ingresso: R$ 40,00
Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói
Tel: 2620-1624

SERTÃO Niterói Festival de Tradições Nordestinas Cultura • Cidadania • Gastronomia • Tradição


Niterói comemora o Dia do Nordestino no próximo fim de semana, dias 17, sábado e 18, domingo, na Concha Acústica, com uma festa que busca enaltecer as raízes nordestinas e trazer um pouco das riquezas sertanejas para nossa Cidade. A entrada é gratuita!
Para homenagear os nordestinos que migraram em busca de novas oportunidades, a Prefeitura de Niterói, através da Secretaria das Culturas/ Fundação de Arte de Niterói promoverá o evento intitulado "SerTão Niterói" em alusão à data, oficializada por meio de Lei Municipal 3397/ 2019 de autoria do vereador João Gustavo, que institui no âmbito do Município de Niterói, o período de 15 a 21 de agosto como a "Semana do Nordestino em Niterói ".
Em dois dias, o evento "SerTão Niterói", vai marcar o primeiro ano das comemorações oferecendo serviços à população em parcerias com o Governo do Estado, Sesc, Senac, Faculdade Anhanguera e Casa do Artesão numa programação recheada de atrações. A festa promete muita animação com shows de Wawa Pinho (cantor sertanejo de Petrolina, Ceará), Marcelo Mimoso, Maurício Paraxaxar, Keu Dantas (cantor sertanejo do Pernambuco) e Orquestra Sanfônica.
Todos estão convidados para participar da festividade, que possui uma programação repleta de atrativos e novidades. A área de alimentação, vai reunir pratos típicos e sabores do Nordeste, tais como: baião de dois, carne de sol, queijo coalho, entre outros, na Barraca da Chiquita, Arretado, Pernambuco e Empório Carretinha. A criançada vai se divertir com recreação esportiva, jogos e histórias, além das barracas de artesanatos. E ainda o Governo do Estado vai promover Ação Social com agendamento para emissão de documentos e inscrição no sistema SINE.
Durante o evento, as pessoas ainda podem doar alimentos não perecíveis, por meio do Programa Mesa Brasil do Sesc. Os alimentos arrecadados na entrada serão distribuídos para instituições cadastradas no município.



Confira a programação:
ESTAÇÃO SER TÃO CULTURAL
17/08 (sábado)
PALCO
10h – 11h Espetáculo Infantil Era Uma Vez...
17h – 18h30 Show de Maurício Paraxaxar
18h45 – 19h45 Show de Keu Dantas (Pernambuco)
20h30 – 22h Show de Orquestra Sanfônica
TENDAS SESC
13h - 13h45 Contação de História “Mala de Cordéis” com Grupo Imaginário Pau-Brasil.
14h - 16h Intervenção poética “A saga de Francisco e o acordeão do Diabo” com Vanessa Dias.

18/08 (domingo)
PALCO
10h – 11h Espetáculo Infantil Era Uma Vez...
14h – 15h Quadrilha Show de Ramos
17h – 18h30 Show de Marcelo Mimoso
19h – 20h30 Show de Wawa Pinho (Ceará)
TENDAS SESC
13h - 13h45 Contação de História “Contos do Nordeste” com Jaqueline Roversi

17 e 18/08 (sábado e domingo)
TENDAS SESC
9h - 16h Tenda do Cordelteca
11h - 13h Performance circense nordestina com o grupo Santana - artistas em perna de pau, bicicleta e malabares circularão pelo evento interagindo com o público
ESTAÇÃO SERTÃO SAÚDE
17/08 (sábado)
TENDAS SESC
9h – 16h Mesa clínica para Instrução de Higiene Oral com Caixa de Percepção Sensorial sobre Placa Bacteriana; Jogo de Tabuleiro Corrida do Sorriso; Jogo de Perguntas sobre Saúde Bucal. Mesa clínica – Orientações autocuidado e hábitos saudáveis Oficina Stopmotion – Nordestino Sim Senhor!
TENDAS ANHANGUERA
9h – 12h Curso de Farmácia - Avaliação de pacientes e orientação farmacêutica Curso de Fisioterapia - Auriculoterapia, Alongamento e Quickmassage
13h – 16h CST em Marketing - Divulgação da campanha Agosto Laranja com o objetivo de mobilização e conscientização para doação de Medula Óssea e cordão umbilical
18/08 (domingo)
TENDAS SESC
9h – 16h Mesa clínica para Instrução de Higiene Oral com Caixa de Percepção Sensorial sobre Placa Bacteriana; Jogo de Tabuleiro Corrida do Sorriso; Jogo de Perguntas sobre Saúde Bucal
9h – 16h Mesa clínica – Orientações autocuidado e hábitos saudáveis
13h - 16h Performance artística com a Cia Sapato Velho - “Saúde, tô contigo e não abro”
TENDAS ANHANGUERA
09h – 12h Curso de Nutrição - Avaliação, Orientação sobre Educação Nutricional e dicas de receitas saudáveis e práticas; Curso de Enfermagem - Avaliação de P.A Orientação sobre Hipertensão. Curso de Odontologia - Orientação sobre Câncer Bucal
17 e 18/08 (sábado e domingo)
ESTAÇÃO SER TÃO ESPORTES
09h - 16h Recreação esportiva (badminton, mini tênis, dardo e tiro ao alvo)
Circuito kids Espaço Jogo (jogos de mesa e jogos gigantes)
Espaço brincante ESTAÇÃO SER TÃO CIDADÃO
17 e 18/08 (sábado e domingo)
TENDAS SESC
09h - 16h Oficina de chaveiro em chitão
09h - 16h Oficina de estêncil “nordeste” em mini bolsas
17/08 (sábado)
TENDAS SESC
14h – 16h Intervenção artística ambiental em cordel
TENDAS ANHANGUERA
09h – 12h Curso de Engenharia Elétrica/ Automação - Painel sobre a Engenharia em prol da Sociedade; Curso de Serviço social- Orientação sobre direitos( garantia) Crianças/ adolescentes; 13h – 16h Curso de Direito - Orientação jurídica; CST em Logística - Painel sobre Logística Reversa( Sustentabilidade e Reciclagem) Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos - Oficina sobre currículo e dicas de empregabilidade;
18/08 (domingo)
TENDAS ANHANGUERA
13h – 16h Pós-Graduação - Workshop sobre carreira com presença de alunos e docentes.
ESTAÇÃO SER TÃO CRIATIVO
17/08 (sábado)
9h – 22h FEIRA DE ARTESANATO – CASA DO ARTESÃO E SESC
Mais de 20 barracas com o melhor do artesanato nordestino e local
18/08 (domingo)
9h – 20h FEIRA DE ARTESANATO – CASA DO ARTESÃO E SESC
Mais de 20 barracas com o melhor do artesanato nordestino e local

ESTAÇÃO SER TÃO SABOR
17/08 (sábado)
12h – 22h - 18/08 (domingo) 12h – 20h
Seu almoço do final de semana está garantido! Os restaurantes de tradição nordestina apresentam o melhor dos seus cardápios no "SerTão Niterói".
E ainda, barracas de doces, acarajé e muito mais.
Local: Concha Acústica de Niterói
Dia 17, sábado, das 9h às 22h.
Dia 18, domingo, das 9h às 20h.
Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 769 São Domingos