quarta-feira, 9 de setembro de 2020

THEATRO MUNICIPAL DE NITERÓI APRESENTA LIVE DO PROJETO CLÁSSICOS DO SAMBA COM PEDRO IVO

O Theatro Municipal de Niterói apresenta no dia 09 de setembro, às 19h, a live do Projeto Clássicos do Samba, com o cantor Pedro Ivo. A apresentação será transmitida pelo facebook do Theatro Municipal e da Cultura Niterói.

O cantor e compositor Pedro Ivo iniciou sua carreira no GRANES Quilombo (Grêmio Recreativo Arte Negra Escola de Samba), fundado pelo compositor Candeia, em 2007 como vocalista do grupo Uto Tombo do Quilombo. Em 2009, Pedro Ivo já se apresentava no circuito de bares da Lapa, berço da boemia carioca. Seus shows foram realizados no Teatro Odisseia, Choperia Brazooka, Mangue Seco, Carioca da Gema, Bar da Ladeira, e em diversas outras casas por todo Rio de Janeiro.

No ano de 2012, Pedro gravou em parceria com Daniel Pereira o disco Capital da alegria, projeto que reuniu canções inéditas de ritmos carnavalescos dos três maiores carnavais do país: Salvador, Olinda e Rio de Janeiro.

Em 2015, Pedro ficou em segundo lugar da votação popular do concurso Novos Talentos do Samba, promovido pela Antárctica, no ano seguinte ganhou o prêmio João de Barro, quando sagrou-se campeão do concurso de marchinhas realizado pela Fundição Progresso em conjunto com a Petrobrás. Pedro Ivo passou por importantes grupos, como: Saravah, Regresso, Tenho Dito, Mistura da Toca, Quarteto Degradèe, e Filhos de Sinhá. Em 2017 lançou, no Theatro Municipal de Niterói, o seu primeiro álbum solo, em comemoração aos dez anos de carreira. No Apito Da Barca foi gravado com 14 faixas inéditas e vendeu quase 2 mil cópias.

Em Niterói o cantor se apresenta frequentemente em eventos privados, nas casas de samba mais badaladas da cidade, como: Boteco do Lira, Jones Choperia, Toca do Gambá, Quilombo do Grotão, Guarderya, Lá em Casa, e diversas outras. Pedro teve a oportunidade de participar também de rodas de samba em casas que marcaram a história da cidade como: Candongueiro, Papa Goiaba, e Coisas da antiga. Em 2019 participou do DVD do Projeto Nosso Samba Raiz, cantando em três faixas, sendo duas de sua autoria.

Repertório

O repertório do cantor é atualizado constantemente e conta com os últimos lançamentos dos talentos da Nova Geração do Samba, com as canções mais conhecidas de sua autoria, e promove uma verdadeira imersão na história do gênero, retratando com autenticidade e perfeição o legado de cada um dos grandes mestres do Samba.

 


Serviço:
Clássicos do Samba com Pedro Ivo – Live

Datas: 09 de setembro

Horário: 19h

Transmissão: facebook do Theatro Municipal de Niterói e da Cultura Niterói

Classificação indicativa: livre

 PROGRAMAÇÃO DE LIVES

11/09 – Pedro Luís – Voz e Violão

OFICINA DE COMPOSTAGEM DOMÉSTICA ONLINE

É com muito prazer que o grupo Semear Agricultura Urbana e Taioba Consultoria Agronômica convidam você para o nosso curso online de Compostagem Doméstica.
O nosso curso de propõe a conscientizar sobre a importância da reciclagem dos resíduos orgânicos para o meio ambiente, transformando-os em um excelente adubo para as plantas. 
Além de mostrar que a construção e manejo de composteira doméstica é uma tarefa simples e que pode ser feita em pequenos espaços, inclusive dentro de casas e apartamentos. 
Facilitadoras: Fabiana Fróes (Taioba Consultoria Agronômica), Mara Alexandre e Pâmela Rodrigues (Semear Agricultura Urbana)



Data: 12/09/2020
Horário: 15h as 17h
Investimento: R$53,00
O curso inclui apostila digital, certificado, acesso ao drive com materiais selecionados e aula gravada além da participação de um grupo em rede social com as instrutoras.
Maiores informações: (21)982498924
Inscrição pelo link: https://forms.gle/o6cbmT6iBbAgc5xK8

Museu Janete Costa de Arte Popular com diversas programações virtuais em setembro

 O Museu Janete Costa de Arte Popular preparou, para o mês de setembro, atividades no local, a serem transmitidos ao público pelo facebook do Museu - facebook.com /museujanetecosta/ e pelo instagram @museujanetecosta.

Entre as programações, show e oficinas variadas.




Programação:

Show de abertura da Exposição “Entre Fragmentos e Festas”, com a cantora Ella

Data: 9 de setembro

Horário: 18h

Onde: facebook

Mantendo a prática de ter shows nas inaugurações, no dia da estréia da exposição “Entre Fragmentos e Frestas”, vai ter um show musical, a ser transmitido no Facebook, com a artista Ella. A apresentação dialoga com a temática da exposição.

Ella Fernandes é cantora, atriz e compositora da cidade de São Gonçalo. Autora da canção “80 tiros”, versão de “Cálice”, de Chico Buarque, em que fala sobre o genocídio da população negra. Ella ganhou o Prêmio Ubuntu 2019 na categoria “artista multilinguagem”, por sua multiplicidade artística.

Personalidades Negras

Datas: 10, 15, 17, 22, 24 e 29 de setembro

Horário: 15h

Onde: Postagem no Instagram

No mês de setembro, o Museu vai inaugurar a exposição “Entre Fragmentos e Frestas”, que tem o foco em artistas negros da Arte Popular. Em referência à mostra, será feita uma série biográfica de personalidades negras que tiveram grande relevância em suas áreas de atuação.

Arte Popular para Crianças

Transmissão ao vivo

Data: 19 de setembro

Sempre aos terceiros sábados de cada mês, o Museu Janete Costa de Arte Popular apresenta o "Arte Popular Para Crianças", um programa que promove um encontro mensal entre as crianças e a arte, por meio de oficinas, atividades lúdicas e brincadeiras.

- Contação de história

Ana Acioli, estudante de Produção Cultural, e seu amigo César, vão realizar uma contação, com foco no momento pelo qual todos estão passando. O livro infantil fala sobre Omolu. O objetivo é transmitir a mensagem da cura, de renovação e da importância das forças da natureza. A história possui uma mensagem positiva e tem uma escrita acessível para as crianças.

Horário: 11h

 

Oficina de Papel Marchê

O artista Fábio Francino, que possui uma de suas obras na coleção permanente do Museu, ensina como fazer a massa de papel machê.

Horário: 15h

 

Oficina de cabeça quadrada

O artista Fábio Francino promove uma oficina de modelagem, utilizando papel machê para a criação de uma miniescultura.

Horário: 17h

Onde: facebook.

Oficina de Cordel

Transmissão ao vivo: facebook

Data: 24 de setembro

Horário: 17h

Buscando uma interação maior com o público, por meio das redes sociais, a artista Júlia Juazeira vai realizar uma oficina de cordel.

Julia é mulher artista nordestina. Escolhe a literatura de cordel como ponto de partida para sua pesquisa como quem vem de fora e está em um outro lugar. Busca entender e transformar a imagem desse indivíduo que chega e seus costumes.

Esta atividade faz parte da Primavera dos Museus deste ano, que acontecerá entre os dias 21 e 27 de setembro, cujo tema é ‘Mundo Digital, museus em transformação’.

Mestre Vitalino

Onde: Facebook

Data: 26 de setembro

Tendo a intenção de ter uma atividade que dialogue a exposição permanente, serão publicados dois vídeos que se relacionam com a história do Mestre Vitalino.

- Animação sobre a trajetória do Mestre Vitalino

Horário: 15h

- Oficina de argila do Mestre Vitalino

Horário: 17h

SALA CARLOS COUTO DÁ CONTINUIDADE A SUA PROGRAMAÇÃO VIRTUAL

A Sala Carlos Couto no mês de setembro dá continuidade a sua programação, com vídeos de grupos musicais e depoimento do Luthier Wellington Polegário.


ARRANCO DE VARSÓVIA - GRAVAÇÃO AO VIVO




DIA: 15/09 terça feira ás 21:00

Os componentes do Arranco de Varsóvia, Paulo Malaguti Pauleira (Voz, teclado, direção musical e arranjos) Andrea Dutra, Cacala Carvalho (Vozes) e Felipe Tauil (Percussão), matam a saudades de cantar, na Sala Carlos Couto  e do público que os acompanha desde 2016.

Produção: Marcelo Cabanas

Plataforma de exibição: Instagram @salacarloscouto

GRUPO NEGROS E VOZES - VÍDEO

Dia: 22\09 terça feira às 21:00

Negros & Vozes é um grupo vocal criado em 10 de Março do ano 2000, por Bira, Leandro, Andervoz, Negro Dinho, e a participação do Rafael Esquillow por causa de uma fita cassete do seriado dos Jackson Five. Tendo suas primeiras apresentações em escolas, encontros de corais e eventos culturais, o grupo vem fazendo shows em diversos teatros. Dividindo e abrindo shows para artistas como: Paula Lima, Grupo MPB 4, Mc Leozinho, Luiz Carlos da Vila, Grupo Vocal Garganta Profunda, Banda Brazilian 2Wins, Orquestra de Cordas da Grota, dentre outras.

Plataforma de exibição: Instagram @salacarloscouto

 

LUTHIER WELLINGTON POLEGÁRIO - DEPOIMENTO

 Dia: 29/09 terça feira - ás 21:00

O Luthier Wellington Polegário, falará um pouco como foi a sua experiência em expor o seu trabalho na Sala Carlos, com sua primeira exposição.

 

Plataforma de exibição: Instagram @salacarloscouto

Soraya Ravenle, Marcos Sacramento e Luís Filipe de Lima em Breque Moderno nas redes sociais da Sala Nelson Pereira dos Santos

 Com as poderosas vozes de Soraya Ravenle e Marcos Sacramento, o show "Breque Moderno" leva ao palco virtual da Sala Nelson Pereira dos Santos, neste sábado, 12 de setembro às 19h, o espírito de teatro de revista, com muito humor, virtuosismo e crônica de costumes. O espetáculo será exibido nas redes @salanelsonpereiradossantos, diretamente do palco da Sala, mas sem a presença de público.


Concebido pelo violonista e produtor musical Luís Filipe de Lima, ainda em 2007, o espetáculo acabou sendo registrado em disco em 2010, com direito a temporada de lançamento no Teatro Rival. O trio se reencontrou em 2017 nos palcos no musical “Puro Ney”, e a vontade de relançar este trabalho veio à tona. Para isto, o show ganha agora formação mais enxuta, em trio: Marcos Sacramento e Soraya Ravenle são acompanhados pelo violão de sete cordas de Luís Filipe de Lima, o que garante a mobilidade da trupe.

Sucesso em 2018 nos palcos do Teatro João Caetano, da Sala Baden Powell e do Teatro Cesgranrio, o espetáculo é marcado pelo humor irreverente das performances do trio, em um repertório que transita pelo samba-de-breque, e pelo samba-choro, por sambas sincopados e marchinhas carnavalescas. Alguns duetos clássicos da música brasileira estão aqui repaginados, a exemplo da marchinha  "Joujoux e Balangandans" (Lamartine Babo), registrada, entre outros, por Rita Lee e João Gilberto.

O show apresenta um bloco inteiro dedicado ao repertório de Carmen Miranda. Em destaque, ainda, um raro samba-de-breque de Lupicínio Rodrigues. Outra novidade: numa de suas raras performances como cantor, o violonista Luís Filipe de Lima apresenta o samba sincopado  "Calouro teimoso", do baiano Gordurinha. Compositores como Assis Valente, Wilson Baptista, Moreira da Silva, Nei Lopes e Billy Blanco também estão presentes neste show de alta voltagem teatral.




SERVIÇO
"Breque Moderno"
Soraya Ravenle, Marcos Sacramento e Luís Filipe de Lima
Data: 12 de setembro, sábado
Horário: 19h
@salanelsonpereiradossantos

Sambista Adriana Dutra é a atração deste domingo nas redes da Sala Nelson Pereira dos Santos

 Neste domingo, 13 de setembro, às 17h, as redes sociais da Sala Nelson Pereira dos Santos recebem a cantora Adriana Dutra apresentando o repertório de seu primeiro DVD lançado em 2019, em homenagem ao Dia Nacional do Samba.


Niteroiense, Adriana começou aos 7 anos cantando em igrejas junto a um coral onde faziam apresentações dominicais. Entre os 14 e 17 anos, iniciou sua carreira profissional e hoje se destaca nas rodas de samba pelo Rio de Janeiro, fazendo do samba seu gênero musical. Em 2015, a cantora conquistou o Troféu Destaque, "Eles Cantam e Encantam", pelo G.R.E.S Unidos da Viradouro e foi agraciada pela Câmara Municipal de Niterói, com o Diploma de Personalidade do Samba, em reconhecimento a dedicação na defesa do samba, patrimônio cultural do país.

Em decorrência da pandemia e atendendo a determinação de reduzir o número de artistas no palco, o show ainda assim contará com a participação da trupe do“Nega de Crioulo”, com alguns de seus músicos da pesada, que vem trilhando esse caminho com Adriana. Seu repertório varia dos grandes nomes do samba ao apoio à safra de novos compositores. Como novidade, Adriana nos mostra também neste espetáculo seu lado compositora, apresentando quatro músicas inéditas, produzidas por Sergio Chiavazzolli e com a direção artística de Fátima Regina.  

Adriana Dutra é sem dúvida mais um nome que surge muito forte no cenário do Samba e da música brasileira! Vale a pena conferir!




SERVIÇO
Adriana Dutra
Data: Domingo, 13 de setembro
Horário: 17 Horas
Live gravada no palco da SNPS
@salanelsonpereiradossantos

PEDRO LUÍS NO SHOW VOZ E VIOLÃO, EM LIVE NO THEATRO MUNICIPAL DE NITERÓI

 

O Theatro Municipal de Niterói apresenta, no dia 11 de setembro, sexta-feira, Pedro Luis numa live totalmente intimista, voz e violão. A apresentação poderá ser vista no facebook do Theatro Municipal e da Cultura Niterói.

Pedro Luíz compõe, escreve, toca, arranja, produz e dirige. No palco, em formato intimista de voz e violão, o artista mostra seu cancioneiro autoral, que passeia por diversos matizes, com músicas que fizeram sucesso em roupagens de outros artistas. Estão previstas, também, canções de Luiz Melodia, homenageado em seu mais recente trabalho: a versão de luxo do disco "Vale Quanto Pesa - Pérolas de Luiz Melodia", que saiu em março de 2020.

Com a combinação de voz e violão, Pedro apresenta canções como "Deus Há de Ser", gravada por Elza Soares em seu recém-lançado disco "Deus é Mulher"; "Caio no Suingue", lançada por Pedro Luís e a Parede e sucesso com o Monobloco; "Girassol", famosa na voz do grupo Cidade Negra; "Miséria S.A.", hit do Rappa; e "Girando na Renda", que Roberta Sá registrou com o próprio Pedro no disco "Que Belo Estranho Dia Pra Se Ter Alegria". De Luiz Melodia, estão programadas "Estácio, Eu e Você", "Pérola Negra" e "Magrelinha". Músicas do álbum "Macro", como é o caso de "Se Eu Merecer", feita com Ivan Santos, também devem estar presentes na apresentação.

Pedro Luís foi roqueiro no Urge nos anos 80 e deu forma musical ao funk poético do Boato nos 90. Na década seguinte, tornou-se - e é até hoje - argamassa da usina musical chamada A Parede, com quem formou o Monobloco, que há 19 anos arrasta multidões no carnaval carioca. Faz ainda trilhas para cinema, TV e teatro, além de dirigir espetáculos de música e teatro.

 


Serviço:
Pedro Luis – Live

Data: 11 de setembro, sexta-feira

Horário: 19h

Transmissão: Transmissão: facebook do Theatro Municipal de Niterói e da Cultura Niterói - facebook.com/ theatromunicipaldeniteroi/ ou facebook.com/culturaniteroi.

 

Classificação indicativa: livre