sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Encontro Nacional de Capoeira em São Gonçalo

 
No próximo dia 29, o Clube Tamoio, em São Gonçalo, será palco do Encontro Nacional de Capoeira, que será realizado pelo Ponto de Cultura Negrinhos de Sinhá VII e se estenderá pelos dias 30/11 e 1/12. A iniciativa tem apoio da Secretaria de Turismo e Cultura (SMTC) e da Fundação de Artes, Esporte e Lazer de São Gonçalo (FAESG). O ingresso é gratuito.

O primeiro dia (29/11) terá início às 20h, e traz na programação apresentações de mestres convidados e um diálogo cultural, com o mestre Mário Buscapé.

No dia seguinte (30/11), as atividades serão realizadas durante todo o dia, das 9h às 17h. O público poderá participar de palestras e oficinas, coordenadas pelos mestres Geni e Onça Negra, ambos formados pelo mestre Bimba.

Encerrando as atividades, no domingo (1/12), a partir das 10h, serão realizados batizados, trocas de cordas e formaturas. Todo o evento será coordenado por Antonio Affonso, mestre da Associação de Capoeira Negrinhos de Sinhá VII.

“Nossa associação (Negrinhos de Sinhá) desenvolve um trabalho sociocultural desde 1987 e possui núcleos espalhados por todo o país. São Gonçalo é uma dessas cidades. O projeto consiste em acolher crianças e jovens em um ambiente que preza pela saúde, disciplina, respeito, e objetiva afastá-los das drogas e demais fatores que possam comprometer seus desenvolvimentos”, explica mestre Affonso. “Eventos como esse são expressões de sucesso do projeto”, acrescenta.

Na visão do secretário de Turismo e Cultura, Carlos Ney Ribeiro, “a capoeira é uma mistura de arte e esporte, genuinamente brasileira, responsável por formar talentos e contribuir muito com a área social”, avalia.


O Clube Tamoio fica na Avenida Presidente Kennedy, 101, Zé Garoto, em São Gonçalo. A programação do evento será entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro. Ingresso gratuito e classificação etária livre.

CAIXA CULTURAL RIO DE JANEIRO RECEBE JOSÉ MIGUEL WISNIK EM ENCONTRO DO PROJETO “AVENTURAS DO PENSAMENTO”



A CAIXA Cultural Rio de Janeiro recebe, neste sábado (30), o professor de Literatura da USP José Miguel Wisnik, no ciclo de palestras Aventuras do Pensamento. Numa conversa voltada para crianças e adolescentes, com idades entre 10 e 15 anos, o autor de Veneno remédio: O futebol e o Brasil vai discutir a história do jogo e a forma como ele se popularizou no país e no mundo. O projeto tem patrocínio da CAIXA e do Governo Federal.

“No século XXI, o futebol não só é o jogo mais praticado no mundo, mas tornou-se também um rito espetacularizado em escala planetária”, defende Wisnik. “Pela sua fácil adaptação aos diferentes lugares e culturas, a relação com o jogo de futebol passou a ser um elemento importante na identidade dos povos, chegando a constituir-se, em alguns países, em elemento crucial de sua formação moderna”, completa.

O escritor e professor de Literatura da USP também vai abordar a história dos jogos de bola. “Estes jogos são muito antigos, atravessam a história. Aparecem entre tribos indígenas; entre os soldados romanos; eram praticados durante a Idade Média na Europa como forma de disputa e congraçamento entre aldeias vizinhas; eram jogados em festejos grandiosos e solenes nas praças das cidades italianas no Renascimento; aparecem no Ocidente e no Oriente”, diz.

Linguagem clara e acessível:
Em sua terceira edição, o Aventuras do Pensamento convida grandes nomes das artes, da filosofia e da ciência brasileiras para falar de suas especialidades, em encontros com entrada franca e linguagem clara e acessível. “A principal proposta é gerar um encontro de gerações, de ideias e de visões de mundo plurais”, explica Laila Melchior, que divide a curadoria do projeto com André Duchiade, Hermano Callou e Lucas Murari. “Queremos incentivar o debate e dar asas à imaginação. Ao falar com uma geração em formação, incentivamos uma postura aberta, curiosa e atenta.”

O professor emérito do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas Mario Novello abriu a edição deste ano do projeto com a palestra Uma jornada pelo universo. Na semana seguinte, a professora da UFRJ Tatiana Roque falou sobre como a ciência constrói as suas verdades – e por que devemos acreditar nelas. No último sábado, o professor de Filosofia Política da Unicamp Marcos Nobre apresentou a palestra Democracia

Realizados sempre aos sábados, os encontros começam com uma apresentação de 45 minutos. Em seguida, vem o momento mais aguardado: as perguntas das crianças e adolescentes, que dizem o que pensam sobre o que acabaram de ouvir, em um diálogo franco com os especialistas. Até 14 de dezembro, o evento ainda terá as palestras do líder indígena e escritor Ailton Krenak, sobre a relação com a natureza de povos indígenas; da escritora Elisa Lucinda, sobre a relação entre palavra e liberdade; e da psicanalista Suely Rolnik, sobre descolonização.

Mais informações em www.aventurasdopensamento.com.

O projeto:
O projeto Aventuras do Pensamento propõe um modelo pioneiro de encontros entre grandes pensadores do nosso tempo e o mais exigente e provocador dos públicos: o das crianças e adolescentes, que participam dessas conversas junto com suas famílias. As edições anteriores, realizadas em 2016 e 2017, também na CAIXA Cultural Rio de Janeiro, trataram de temas como filosofia, antropologia, urbanismo, comunicação e moda, sempre com grande sucesso de público.



Programação:
30 de novembro (sábado)
11h - Futebol, com José Miguel Wisnik, escritor e professor de Literatura da USP

7 de dezembro (sábado)
11h - Conversas com a Montanha, com Ailton Krenak, líder indígena e escritor

14 de dezembro (sábado, sessão dupla)
11h - Escrita e liberdade, com Elisa Lucinda, escritora, poeta e atriz

15h - Por que falar em descolonização?, com Suely Rolnik, psicanalista, crítica de arte e professora da PUC-SP

Serviço:
Ciclo de palestras Aventuras do Pensamento
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinema 2 (Endereço:  Avenida Almirante Barroso, 25 - Centro - Metrô e VLT: Estação Carioca)
Datas: De 9 de novembro a 14 de dezembro de 2019 (sempre aos sábados)
Horário: 11h. No dia 14 de dezembro, haverá sessão dupla: às 11h e às 15h
Informações: (21) 3980-3815
Entrada franca (distribuição de ingressos 30 minutos antes de cada palestra)
Lotação: 80 lugares (mais 3 para cadeirantes)
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal

Niterói sediará sexta etapa do Circuito Brasileiro de Futevôlei


O Circuito Brasileiro de Futevôlei desembarca nos próximos dias 7 e 8 de dezembro, de 9h às 19h nas areias da praia de Icaraí. Os amantes do Esporte poderão apreciar as melhores duplas do país em dois dias de muita emoção e entretenimento para animar todo o público presente.
No sábado (07) a partir das 09:00h, será o Circuito brasileiro de Futevôlei feminino e as eliminatórias da categoria amputados e do masculino
No domingo (08), também as 09:00h será as finais da categoria Masculinos e da categoria amputados, com as melhores duplas do Brasil disputando o título da última etapa
O circuito que já passou por Goiânia (GO), Francisco Beltrão (Paraná) e Bom Jesus do Itabapoana (RJ), Maricá (RJ), Tobias Barreto (Sergipe), Trará uma ótima novidade para
 as areias niteroiense. Pela primeira vez na história, teremos a categoria de amputados fazendo uma grande exibição, colocando a cidade de Niterói como referência no mundo com a inclusão desta modalidade e dando um grande exemplo que “a vida foi feita para ser superada, não lamentada”.
O evento, contará com duplas profissionais Masculinas como Hiltinho e Franklin(AL), Nem e Biel(CE), Luciano e Tavinho(RJ), já no Feminino, teremos entre outras Josy(RJ), Lana(DF),Lane(ES), Thais(ES), mostrando o quanto as meninas podem fazer bonito no esporte.
A realização da Secretaria de Esporte e Lazer de Niterói, na figura do Secretário Luiz Carlos Gallo junto com a CBFv (Confederação Brasileira de Futevôlei), contam com o apoio do Jornal Tribuna, produção de Renata Beyruth e CT Futalta, para que o público e familiares possam se divertir com muita alegria e energia.
O prefeito Rodrigo Neves, junto com o Secretário Luiz Carlos Gallo, são grandes incentivadores do esporte na cidade, sempre presentes nos eventos, acreditam que podemos transformar cidadãos e deixar um legado muito positivo para nossa cidade através
 de iniciativas como essa.
O espaço, contará com DJ, futmesa, fut redinha, altinha, espaço gourmet e ações de preservação do meio ambiente com supervisão da COI (Clean Oceans Internacional).
Na sexta véspera do Circuito Brasileiro de Futevôlei, crianças e jovens com idades entre 12 e 17 anos dos projetos esportivos da Secretaria de Esporte e Lazer da Cidade de Niterói, bem como os alunos das escolas municipais de Niterói participarão de clínica de futevôlei à parti das 16hrs na arena montada na praia de Icaraí.


 CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEVOLEI - CBFv
Rua Tv. Cuiabá Qd. 33 LT.05 Setor S. Judas Tadeu CEP 74 685 180 Fone: (62) 3205-3738 – Goiânia - Goiás www.cbfv.com.br E-mail cbfv@terra.com.br