A CAIXA Cultural Rio de Janeiro recebe, neste sábado (30), o professor de Literatura da USP José Miguel Wisnik, no ciclo de palestras Aventuras do Pensamento. Numa conversa voltada para crianças e adolescentes, com idades entre 10 e 15 anos, o autor de Veneno remédio: O futebol e o Brasil vai discutir a história do jogo e a forma como ele se popularizou no país e no mundo. O projeto tem patrocínio da CAIXA e do Governo Federal.
“No século XXI, o futebol não só é o jogo mais praticado no mundo, mas tornou-se também um rito espetacularizado em escala planetária”, defende Wisnik. “Pela sua fácil adaptação aos diferentes lugares e culturas, a relação com o jogo de futebol passou a ser um elemento importante na identidade dos povos, chegando a constituir-se, em alguns países, em elemento crucial de sua formação moderna”, completa.
O escritor e professor de Literatura da USP também vai abordar a história dos jogos de bola. “Estes jogos são muito antigos, atravessam a história. Aparecem entre tribos indígenas; entre os soldados romanos; eram praticados durante a Idade Média na Europa como forma de disputa e congraçamento entre aldeias vizinhas; eram jogados em festejos grandiosos e solenes nas praças das cidades italianas no Renascimento; aparecem no Ocidente e no Oriente”, diz.
Linguagem clara e acessível:
Em sua terceira edição, o Aventuras do Pensamento convida grandes nomes das artes, da filosofia e da ciência brasileiras para falar de suas especialidades, em encontros com entrada franca e linguagem clara e acessível. “A principal proposta é gerar um encontro de gerações, de ideias e de visões de mundo plurais”, explica Laila Melchior, que divide a curadoria do projeto com André Duchiade, Hermano Callou e Lucas Murari. “Queremos incentivar o debate e dar asas à imaginação. Ao falar com uma geração em formação, incentivamos uma postura aberta, curiosa e atenta.”
O professor emérito do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas Mario Novello abriu a edição deste ano do projeto com a palestra Uma jornada pelo universo. Na semana seguinte, a professora da UFRJ Tatiana Roque falou sobre como a ciência constrói as suas verdades – e por que devemos acreditar nelas. No último sábado, o professor de Filosofia Política da Unicamp Marcos Nobre apresentou a palestra Democracia.
Realizados sempre aos sábados, os encontros começam com uma apresentação de 45 minutos. Em seguida, vem o momento mais aguardado: as perguntas das crianças e adolescentes, que dizem o que pensam sobre o que acabaram de ouvir, em um diálogo franco com os especialistas. Até 14 de dezembro, o evento ainda terá as palestras do líder indígena e escritor Ailton Krenak, sobre a relação com a natureza de povos indígenas; da escritora Elisa Lucinda, sobre a relação entre palavra e liberdade; e da psicanalista Suely Rolnik, sobre descolonização.
O projeto:
O projeto Aventuras do Pensamento propõe um modelo pioneiro de encontros entre grandes pensadores do nosso tempo e o mais exigente e provocador dos públicos: o das crianças e adolescentes, que participam dessas conversas junto com suas famílias. As edições anteriores, realizadas em 2016 e 2017, também na CAIXA Cultural Rio de Janeiro, trataram de temas como filosofia, antropologia, urbanismo, comunicação e moda, sempre com grande sucesso de público.
Programação:
30 de novembro (sábado)
11h - Futebol, com José Miguel Wisnik, escritor e professor de Literatura da USP
7 de dezembro (sábado)
11h - Conversas com a Montanha, com Ailton Krenak, líder indígena e escritor
14 de dezembro (sábado, sessão dupla)
11h - Escrita e liberdade, com Elisa Lucinda, escritora, poeta e atriz
15h - Por que falar em descolonização?, com Suely Rolnik, psicanalista, crítica de arte e professora da PUC-SP
Serviço:
Ciclo de palestras Aventuras do Pensamento
Datas: De 9 de novembro a 14 de dezembro de 2019 (sempre aos sábados)
Horário: 11h. No dia 14 de dezembro, haverá sessão dupla: às 11h e às 15h
Informações: (21) 3980-3815
Entrada franca (distribuição de ingressos 30 minutos antes de cada palestra)
Lotação: 80 lugares (mais 3 para cadeirantes)
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal