quinta-feira, 30 de maio de 2019

Moyseis Marques canta Chico no Teatro Municipal de Niterói


O grande músico e escritor Chico Buarque – que recebeu, no último dia 21 de maio, o “Prêmio Camões 2019” pelo conjunto de sua obra, e que completa 75 anos no próximo dia 19 de junho – será homenageado por Moyseis Marques com um grande show, no dia 4 de junho, às 19h, no Teatro Municipal de Niterói.
No palco, Moyseis é acompanhado pelo sofisticado piano de João Bittencourt (que também toca acordeom), pelo contrabaixo de Luis Louchard e pela bateria elegante de Gabriel Guenther. Com sua voz, seu violão, seu tamborim e seu carisma, Moyseis pincela a extensa obra de Chico Buarque, gênio da raça que traz sambas, baiões, xotes, canções, valsas e até um blues para o roteiro.
No repertório, ‘Paratodos’, que Moyseis não abre mão em seus shows de forró, ‘Biscate’, ‘Mil perdões’, entre outras surpresas que o cantor e compositor prepara para esse show único e especial.
"Se ninguém está a salvo de referências, que elas sejam as melhores". Assim disse o escritor Ruy Castro, resenhando o segundo disco de Moyseis Marques, ‘Fases de Coração’, de 2009, onde ‘Subúrbio’, canção de Chico Buarque – do disco ‘Carioca’ – inspirou Moyseis. Ele gravava sob a direção de Paulão 7 cordas e dialogava diretamente com ‘Cartas de Metrô’, de sua autoria, uma das treze canções do álbum que lhe rendeu as primeiras duas indicações para o Prêmio da Música Brasileira.
De lá pra cá, naturalmente a influência de Chico sobre Moyseis foi saltando aos olhos do público, que gostava de comparar seus timbres de voz, sua maneira orgânica e sofisticada de compor, suas interpretações viscerais que dão vitalidade às canções de Chico e sua postura no palco, também ressaltada pelo pesquisador Ricardo Cravo Albim na resenha do disco ‘Pra Desengomar’, de 2012, que lhe rendeu mais duas indicações para o ano seguinte, para o mesmo prêmio.
Nem com um disco totalmente autoral, a influência de Chico sobre Moyseis passou despercebida, e foi coroada pela presença do mestre em um show intimista no bar Semente em 2015, onde Moyseis experimentava canções para seu quinto trabalho, o independente "Made in Brasil". Chico cantou com Moyseis ‘Aquela Mulher’ – solo de Moyseis na pele do protagonista Max Overseas para a montagem de João Falcão da Ópera do Malandro e Injuriado –, que Moyseis gravou no filme ‘Chico, um artista brasileiro’, longa de Miguel Faria Júnior sobre vida e obra de Chico, que traz também ‘Mambembe’, escolhida para integrar o filme e o disco da trilha sonora.
É válido ressaltar que recentemente Moyseis compôs ‘Chico para prefeito’, samba bem humorado que celebra os 75 anos do poeta, viralizando em sua rede social.

Moyses Marques canta Chico (Elena Moccagatt)

SERVIÇO
Moyses Marques canta Chico
Data: 04 de junho
Horário: 19h
Duração: 90 min
Classificação etária: Livre
Ingresso: R$ 20,00
Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói
Tel: 2620-1624

Sala Carlos Couto ganha exposição em homenagem a Chico Buarque


A Sala Carlos Couto vai ser palco de uma bela e merecida homenagem ao escritor e músico Chico Buarque de Holanda, que ganhou, no último dia 21 de maio, o “Prêmio Camões 2019” pelo conjunto de sua obra – trata-se da maior distinção em literatura da escrita portuguesa. Chico, aliás, completa 75 anos no dia 19 de junho. No dia 4 de junho, terça-feira, às 19h, será aberta, pela primeira vez, a exposição “Quem te viu, que te vê”, que apresenta caricaturas concebidas no concurso homônimo, realizado, no final de 2016, pelo Instituto Memória Musical Brasileira, com patrocínio da Prefeitura Municipal de Niterói, por meio da Secretaria Municipal das Culturas e da Fundação de Artes de Niterói.
Com curadoria do cartunista Zé Roberto Graúna, a mostra exibe as 54 caricaturas do projeto ‘Quem Te Viu, Quem Te Vê’, realizado pelo IMMuB. Destas, 50 foram selecionadas por um júri formado por Cássio Loredano, Eduardo Baptistão e Bruno Liberati. As outras quatro foram produzidas pelos jurados e pelo próprio curador em homenagem ao músico, compositor, escritor e dramaturgo, um dos maiores gênios da Cultura nacional.
O concurso – todo realizado online e gratuitamente – reuniu profissionais de todas as regiões do país, que enviaram suas respectivas percepções do artista pelo site www.quemteviuquemteve.net.br. Como o desenho de humor brasileiro reúne características de diversas vertentes, a escolha dos finalistas respeitou três critérios principais. O primeiro foi a representatividade dessa diversidade artística, selecionando trabalhos dos mais variados estilos, passando pelo realismo, o expressionismo, a escola francesa, entre outros.
O segundo critério adotado na seleção, foi buscar retratações afora os traços fisionômicos, as famosas e camaleônicas íris verdes azuladas ou azuis esverdeadas, o “nariz de batata”, ou as rugas esculpidas durante essas sete décadas. O conhecimento sobre Chico Buarque foi determinante na escolha dos trabalhos, assim como os temas que orbitam sua história, como a preocupação com as minorias e a luta pela liberdade de expressão e pela democracia.
Por fim, o último sistema de avaliação - e a grande inovação do concurso – foi incluir a produção feminina. Entre os 50 trabalhos classificados, 12 foram elaborados por mulheres. A preocupação em valorizar o olhar das cartunistas sobre Chico é um avanço e uma revolução. Segundo o curador, Zé Graúna, a maioria dos salões de humor no nosso país descarta produções executadas por mulheres. Como o artista é um dos que mais exalta o universo feminino em sua obra, era imprescindível a participação delas no projeto.
“Quem te viu, quem te vê” teve o aval de Chico Buarque. A exposição ficará na Sala Carlos Couto, anexa ao Teatro Municipal João Caetano, até 27 de julho.


SERVIÇO
Exposição “Quem te viu, quem te vê”
Curadoria de Zé Roberto Graúna
Abertura: 4 de junho, terça-feira, às 18h
Visitação: de 5 de junho a 27 de julho
Horário: terça, das 10h às 16h; quarta a sexta, das 10h às 18h; e sábados e domingos, das 15h às 18h
Local: Sala Carlos Couto – Anexa ao Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói
Tel: 2620-1624

3ª Semana Internacional do Yoga divulga programação de 16 a 23 de junho



Um dos maiores eventos de Yoga do Brasil acontecerá entre os dias 16 e 23 de junho simultaneamente em três cidades do Triângulo Mineiro. Uberlândia, Araguari e Uberaba receberão pela terceira vez uma semana inteira de atividades abertas ao público e gratuitas relacionadas à prática milenar do autoconhecimento e da transformação que promove a saúde integral e bem-estar nos quatro cantos do mundo.
“A intenção é ampliar o acesso ao Yoga para todas as pessoas que desejam encontrar o caminho da auto realização e ter uma vida saudável fisicamente, mentalmente e espiritualmente”, diz Lídia Tostes, uma das coordenadoras do evento que, somente na edição de 2018, realizou 140 atividades para um público estimado em quatro mil pessoas.
“Desde 2004, quando a ONU – Organização das Nações Unidas – declarou 21 de junho como o Dia Internacional do Yoga, cerca de 200 países celebram a prática com atividades neste mês. Desse modo, escolas e instrutores de Yoga, assim como marcas que acreditam na proposta, unem-se para oportunizar um evento desse porte para quem reside nestas localidades, mas também para quem procura na região uma programação especial para o feriado de Corpus Christi”, acrescenta Lídia.
Na programação, que pode ser encontrada no site www.guialivreser.com.br e nas redes sociais do evento (@semanadoyoga), estão: diversas práticas de aulas de Yoga para todas as faixas etárias - de criança, a idosos e gestantes - palestras, seminários, feira, jantar vegano e vegetariano, atividades culturais, e com a maior parte da programação sendo transmitida através de ‘lives’ na internet para quem quer participar à distância.
Neste ano, um dos destaques da programação é a palestra de Oberom, um dos nomes mais reconhecidos do Veganismo no Brasil. Autor de livros, entre os quais o recente lançamento ‘Veganismo e Yoga: existe uma relação?’, Oberom realiza palestras em países da América do Sul, América do Norte, Europa e Ásia, sobre princípios que podem ajudar na realização de uma vida mais integrada e feliz.

Como participar?
Para participar da maioria das atividades da 3ª Semana Internacional do Yoga, é necessário fazer inscrição online disponível nas redes sociais do evento e no site guialivreser.com.br a partir de 01/06. No formulário de inscrição, são encontrados detalhes, como endereço dos locais de realização das atividades. Em Uberaba e Araguari, as inscrições são feitas diretamente nas escolas de Yoga, via telefone ou Whatsapp. Para eventos em parques, não há necessidade de inscrição.

Semana Internacional da Yoga no Triangulo Mineiro(divulgação)


Programação em Uberlândia:

16/06 (domingo)
8h – Abertura da Semana com prática de Yoga. Tema: conexão com o eu e a natureza, no Parque Gávea.
9h - Aula de Yoga com Aromaterapia, no Quinta Alto Umuarama.
10h - Café da Manhã Saudável com Prática de Atenção Plena, no Quinta Alto Umuarama.
10h30 - Palestra: Ferramentas para lidar com a ansiedade e acalmar a mente no dia a dia, no Quinta Alto Umuarama.

17/06 (segunda)
19h30 - palestra ‘Srimad Bhagavad Gita e o caminho para a realização’, no Espaço Shala Yoga & Arte.

18/06 (terça)
17h - Aula de kundalini Yoga. Tema: resiliência - resistindo à pressão do tempo, no Espaço Sangat.
19h - Aula de Yoga. Tema: Yoga para o ciclo menstrual, no Espaço Elemental Yoga Shala.

19/06 (quarta)
18h - Palestra Quem somos, propósito e a busca da felicidade segundo o Bhagavad Gita’, no Ipis.
19h30 - Bate papo e dicas sobre yoga e Alimentação Sattvica, no Restaurante Ganesha. * e logo após será servido jantar vegetariano (cobrado à parte)

20/06 (quinta – feriado) – atividades durante todo o dia!
Local: Levare Yoga
08h30 - Palestra:  kryas e meditações - uma tecnologia para ser autêntico em tempos líquidos.
10h - Aula de kundalini Yoga para família.
11h30 - Seminário com prática: a mulher na visão do kundalini Yoga.
* encerramento com música e feira até as 13h.

Local: Espaço Hábita
14h30 - Palestra: alimentação vegetariana nas fases da vida.
15h30 - Prática de Pranayamas, técnicas respiratórias do Yoga.
16h - Intervalo com feira
17h - Palestra e vivência: TPM - tempo para meditar, saúde e bem-estar no ciclo menstrual pela Ayurveda

Local: Live Yoga
19h - Palestra Yogaterapia no Hatha Yoga Padipika
20h30 - Palestra: Ojas - a imunidade espírito - material

21/06 (sexta) - Dia Internacional do Yoga
Local: Solar dos Pássaros
16h - Nauli krya - técnicas de purificação do Yoga
17h - Hatha Yoga - método Sivananda
18h - Palestra Ahimsa, a relação do Yoga e Veganismo com Oberom
19h - Intervalo com feira (produtos ecológicos, veganos e sustentáveis) e jantar vegano
20h30 - kirtans com Grupo Self - Realization Followship (devotos de Paramahansa Yogananda)

22/06 (sábado)
Local: Parque do Sabiá - quiosque multiuso
8h - Meditação do amor supremo, e aplicação de Deeksha
9h Yoga no Parque com Vibraturgia
10h - Meditação mindfulness
11h - Workshop Mudras
15h - Yoga kids e aplicação de Reiki pelo Instituto Ipis
16h - Vinyasa Flow Yoga e bate papo sobre meditação Dhyana
17h - Yoga Nidra
18h Encerramento com danças sagradas
E ainda durante todo o dia Thai Massage Yoga para todo o público.

23/06 (domingo) - encerramento oficial
Local: Recanto dos Mineiros
9h /10h /11h - 03 turmas de prática de Supyoga
18h - Mantras e Bhajans (cantos devocionais) com o Grupo Sri Sathya

Programação em Araguari:

16/06 (domingo)
Local:  Bosque John Kennedy

9h - Prática de Yoga
10h - Pranayamas
11h – Meditação

Local: Pica-Pau Country Clube
16h - Prática de Hatha Yoga Vinyasa
17h – Vibraturgia (meditação sonora)

17/06 (segunda)
17h – Meditação, no Espaço Shiva

18/06 (terça)
19h15 – Prática de Yoga, no Espaço Shiva

21/06 (sexta)
20h - Palestra sobre saúde integral Luís Rei, no Espaço Shiva

22/06 (sábado)
8h - Workshop Pranayamas, no Espaço Shiva

23/06 (domingo)
Local:  Bosque John Kennedy
9h – Bate papo sobre Yoga
9h30 – Prática de Yoga
10h30 - Pranayamas
11h - Meditação

Programação em Uberaba:

16/06 (domingo)
9h – Abertura da Semana com prática de Yoga na Praça do Quartel

17/06 (segunda)
10h30 - Yoga para crianças. Tema: Eu me vejo, eu te vejo, eu me respeito, eu te respeito, no Espaço Simplesmente Ser.
15h45 Vinyasa - yoga e arte em movimento, no Espaço Simplesmente Ser.
17h30 - Ashtanga Vinyasa Yoga - Pratyahara - recolhimento dos sentidos, no Espaço Prema.
18h40 Hatha Yoga - o Yoga fora do tapetinho, no Espaço Simplesmente Ser.
19h30 - Yoga Nidra e meditação - um mergulho do eu, no Espaço Om Shanti.

20h - Hatha Yoga - adestrando a mente através do corpo, no Espaço Simplesmente Ser.

18/06 (terça)
8h - Hatha Yoga - o yoga fora do tapetinho, no Espaço Simplesmente Ser
15h15 Yoga aéreo, o flow do Prana, no Espaço Simplesmente Ser.
18h40 - Hatha Yoga - a busca do ser interno - cultivando discernimento e intuição, na Casa Pistilo.

19h Prática dos sons, pensamentos e emoções, no Espaço Corpo/Mente.

19/06 (quarta)
Local: Espaço Simplesmente Ser
10h30 Yoga para crianças, brincando e se amando.
10h30 Hatha Vinyasa Yoga - yoga e arte em movimento.
20h – Meditação e palestra sobre Mindfulness.

20/06 (quinta)
Local: Espaço Simplesmente Ser
15h Aula de Yoga Aéreo – No inverso eu me encontro
16h Oficina de alimentos
17h - Palestra ‘O ritmo diário dos doshas - vata, pitta e kapha’
18h15 - sorteio de brindes
18h30 Palestra com Oberom – Yoga como instrumento para regeneração planetária
19h45 - Sorteio de brindes
20h – Aulão de Hatha Yoga ao ar livre: Reconhecendo minha jornada
21h Apresentação musical: kirtan com grupo Os Guardiões
21h30 - Meditação
22h - Encerramento

21/06 (sexta) - Dia Internacional do Yoga
19h - Hatha Yoga, no Espaço Simplesmente Ser.

Pizza Green Special na Pizzaria Don Carlo's

Veganos e vegetarianos têm lugar garantido na pizzaria Don Carlo's. Famosa por suas pizzas artesanais, possui opções da massa sem nenhum pingo de origem animal ou, no máximo, derivados, como o queijo. Feitas com massa tradicional ou integral e sem glúten, recebem ingredientes fresquinhos e temperos saborosos. 
Honrando as “Segundas sem Carne”, a Don Carlo’s incentiva a iniciativa dando 20% de desconto nas pizzas veganas e vegetarianas e 10% de desconto nos sorvetes Hoba (500mL), produto vegano e orgânico.
Uma das opções do cardápio vegano é a “Green Special”. Ela vem coberta de alcachofra, berinjela, funghi, pimentão e molho pesto. R$41,70 individual R$67.30 grande
*Vale lembrar que a mussarela usada é vegana e outras pizzas do cardápio podem ser pedidas em versão vegana. **Todas as pizzas podem ser pedidas no formato calzone.

Pizza Green Special na Pizzaria Don Carlo's (divulgação) 

Serviço:
Pizza Green Special
Don Carlo's - Rua Francisco Pimentel 186, Ingá.
Telefone: (21) 3628 0918