Niterói se tornou exemplo no enfrentamento da crise do coronavírus e, neste tempo de quarentena, a cultura está presente virtualmente.
Como o setor cultural é um dos mais atingidos pelo isolamento social, a criação do projeto "Arte na Rede" tem como objetivo contribuir com a economia cultural e com a propagação artística. Os conteúdos são realizados dentro dos parâmetros indicados pela Organização Mundial de Saúde – OMS -, a partir do isolamento dos profissionais envolvidos, que realizam as apresentações dentro de suas casas, com a interação do público que estará assistindo. E a programação desta semana, que pode ser acompanhada pelas redes sociais Cultura Niterói (Facebook e YouTube), está bem diversificada.
Na quarta-feira, 08 de abril, são três atrações no campo da música e contação de histórias. Às 11h, a contadora Tânia Vidal brindará todos com as raízes históricas de Niterói. O dia segue com dois shows virtuais, às 15h com o Trio Samba na Garagem e às 19h, com Mayla, cantora que bebe com propriedade nas fontes do Pop, da Música negra e da MPB contemporânea.
Na quinta-feira, 09, a designer de moda Angela Cavalcanti pretende mostrar, às 11h, o que tem de melhor em seus trabalhos que enaltecem os aspectos atuais da moda, a beleza e a elegância, as competências e força intrínsecas da mulher brasileira na atualidade. Às 15h, a violinista Alexandra Seabra, integrante da Orquestra Sinfônica da Grota, apresenta sua "Varanda Musical". O Quarteto em um Quarto de Quarentena declamará, às 19h, quatro monólogos do autor islandês Samuel Beckett.
A atriz e poeta Dora de Assis abre a programação da sexta-feira, 10, recitando poesias de seu livro de estreia "Poesia Rouca". A artesã Danielle Innecco ensina a Arte de Bordar, às 15h, e Daniel Scisínio leva seu samba para o internauta, às 19h. No sábado serão duas atrações: Juliana Carneiro Brinca de Ballet, às 15h, e o músico Rodrigo Chaudon abre sua "Sala de Estar", às 19h.
No domingo, 12, às 11h, o músico André Gimenes promete atrair a atenção da criançada com seu show "Imaginação". No mesmo horário das 11h, os artistas Lucas Alves e Juliana Carneiro, do grupo Lekolé, promovem a oficina "Criançada Musicando" uma aula de musicalização infantil com recursos pedagógicos e tema Páscoa. A oficina vai trabalhar alguns conceitos básicos de música que as crianças podem reproduzir com material que já tem em casa. Às 15h, a escritora e ex-catadora de latinhas, Débora Moreno, declama poesias e conta histórias em "Um pingo vira poesia".
SERVIÇO
Projeto Niterói em Rede
Quarta-feira, 08 de abril
11h - Tânia Vidal em "Niterói e suas raízes históricas" - Contação de Histórias
15h - Trio Samba na Garagem - Música
19h - Mayla - Música
Quinta-feira - 09 de abril
11h - Angela Cavalcanti - Oficina Moda Brasileira
15h - Violinista Alexandra Seabra - Música
19h - Quarteto em um quarto de quarentena em "Monólogos de Beckett"
Sexta-feira - 10 de abril
11h - Dora de Assis em "Poesia Rouca" - Literatura
15h - Danielle Innecco em "Bordar para resistir" - Artesanato
19h - Live do Daniel Scisínio - Samba
Sábado - 11 de abril
15h - Juliana Carneiro em "Brincando de Ballet" - Dança
19h - Rodrigo Chaudon em "Sala de Estar" - Música
Domingo - 12 de abril
11h - André Gimenes em "Imaginação" - Música infantil
11h - Lucas Alves e Juliana Carneiro na oficina "Criançada Musicando"
15h - Débora Moreno em "Um pingo vira poesia" - Contação de História