O projeto literário e audiovisual acontecerá neste último domingo do mês, com entrada franca, reunindo autores que tenham uma ligação com a música.
A população niteroiense recebeu no mês passado uma biblioteca novinha em folha. Restaurada, equipada com equipamentos de primeira linha, e um acervo ainda melhor, a Biblioteca Pública de Niterói abrirá suas portas para os músicos e produtores do coletivo Arariboia Rock. “A proposta do novo projeto é ocupar o espaço no último domingo do mês para que as pessoas conheçam e ocupem o espaço, que ainda é pouco freqüentado, mas tem grande potencial”, explica Pedro de Luna, criador do evento.
O nome “Cifras e Letras” têm tudo a ver com a Biblioteca Pública e a música, uma vez que toda canção é composta por letras e cifras, e o espaço é um local que abriga letras e cifras – através de songbooks e biografias. A proposta será que escritores emergentes da cena independente do Estado do Rio divulguem suas obras no local.
Lançamento de Livros Independentes
O objetivo principal deste projeto é criar um evento mensal, sempre no último domingo de cada mês, com entrada franca. Assim, promove-se a criação da freqüência, formação de público e de um local de referência para o Arariboia Rock na cidade. O evento acontecerá sempre no último domingo do mês, quando as pessoas estão sem dinheiro, criando uma opção interessante, lúdica e acima de tudo democrática, para pessoas de todas as idades e classes sócio-econômicas.
Os objetivos secundários são: divulgar e comercializar livros independentes ou de pequenas editoras no local, apresentar novos talentos das letras, da música e do audiovisual ediscutir o cenário e as perspectivas do mercado e da produção/gestão cultural do rock independente no Estado do Rio de Janeiro.
O projeto permeia pelo menos quatro áreas: música, ideias, audiovisual e artes visuais. Para esta primeira edição, em caráter experimental, o evento contará com apresença de três jornalistas: Tiago Velasco, Leonardo Panço, e Pedro de Luna.
Esporro, de Leonardo Panço, conta as histórias que o músico viveu no começo dos anos 90 norock underground do Rio de Janeiro como guitarrista do Soutien Xiita. Tempos deguitarras altas, pessoas peladas, loucuras e muito barulho. Esporro, é seu terceiro livro, e fala sobre as esperanças da juventude, cair na estrada,tocar, compor e viver o sonho do rock com alguns amigos.
Niterói Rock Underground (1990-2010), do Pedro de Luna, mostra a transição da música (e por que não da cultura) no país e seus reflexos em Niterói. A revolução aconteceu no campo sociológico, político, estético, econômico e, claro, tecnológico. Da fita cassete, LP, VHS, fotocópia, fotografia em papel e o fax para o mp3 e o telefone celular, foi um longo caminho. E no meio dele não tinha uma pedra, e sim o fax, a popularização do computador pessoal com impressora, o CD, o DVD e o vídeo laser. Fruto de um trabalho que começou em 2007, este livro é uma bíblia para quem quer trabalhar com jornalismo cultural ou se divertir com a realidade de quem vive o rock.
Novas dimensões da cultura pop, de Tiago Velasco, promove uma sadia discussão sobre cultura pop, comunicação contemporânea e análise do discurso de popstars (Elvis Presley, Beatles, Madonna e Michael Jackson), da entrada e apropriação da música pop na música brasileira e do ídolo de segmento brasileiro Mallu Magalhães, discutindo o processo de coexistência de ídolos de massa e de segmento.
Cronograma:
14h às 16h – Abertura do evento com exibição de documentários como “Botinada, a história do punk no Brasil”, de Gastão Moreira, ex-VJ da MTV, e “Fanzineiros do Século Passado”, de Marcio Sno, além de clipes de bandas de Niterói e São Gonçalo.
16h às 18h – Debate “Rock independente no Estado do Rio: cenário atual e perspectivas”.
Leonardo Panço – autor dos livros “2001: Uma odisséia na Europa” e “Esporro”
Pedro de Luna - autor do livro “Niterói Rock Underground (1990-2010)”
Tiago Velasco – autor do recém lançado livro “Novas dimensões da cultura pop”
18h às 19h – Exibição de curtas e mais vídeos independentes de artistas locais.
Serviço:
Cifras & Letras
Dia: 28 de agosto (domingo)
Horário: 14h às 19h
Exibição de clipes e documentários mais Debate e lançamento dos livros de Leonardo Panço, Pedro de Luna e Tiago Velasco
Sala Multiuso da Biblioteca Pública de Niterói – Praça da República s/n, Centro