sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

“Fabulices” no Solar do Jambeiro


Todos os domingos, a partir do dia 5 de janeiro a 2 de fevereiro, às 11h, vai acontecer, no Solar do Jambeiro, “Fabulices”, que tem o objetivo de dar uma repaginada nas fábulas mais populares. A lenda trata de certas atitudes humanas, como a disputa entre fortes e fracos, a esperteza, a ganância, a gratidão, o ser bondoso, o não ser tolo. A partir da ideia de harmonizar as diferenças, tão cultuada hoje em dia, dois palhaços (Marcela Galvão e Junior Mello) mostram à garotada as lições que podem aprender ao conhecerem o outro.
A partir da adaptação sobre as histórias e da direção dinâmica concebida por Marcello Caridade, juntando a trilha sonora original composta divertidamente por Glorinha Lattinni e Renato Pfeil, é possível ‘brincar’ de teatro com essas histórias que vem de geração em geração.
São encenadas “A casa da onça e do bode”, “O macaco e a velha” e “Moça baratinha” com o grande charme desta encenação que é o teatro dentro do teatro. Com a tagarelice própria de gente do ambiente teatral, os atores se transformam em seus personagens, enquanto levam pra cena as suas mesmices, tolicesrabugices do cotidiano.

Todas as fábulas ‘contadas’ – em uma linguagem popular e atualizada - são construídas em cena, com a ajuda da plateia, mostrando o processo do criar/construir. Toda linguagem teatral é usada em “Fabulices”, desde o gramelô – uma conversação improvisada – ao teatro de mamulengos.

Este espetáculo foi selecionado na Chamada Pública para Teatro Infantil em novos espaços cênicos da Prefeitura Municipal de Niterói, por meio da Secretaria das Culturas e da Fundação de Arte de Niterói – FAN.

 

Serviço:
Fabulices
Datas: 05, 12, 19 e 26 de janeiro e 02 de fevereiro de 2020 - domingos
Horário: às 11h
Local: SOLAR DO JAMBEIRO
Endereço: Rua Presidente Domiciano, nº 195 – Boa Viagem – Niterói
Telefone: (21) 2109.2222
Ingressos: entrada gratuita (sujeito a lotação)
(senhas distribuídas com 30 minutos de antecedência)
Duração: 50min.
Lotação: 60 lugares
Classificação etária: LIVRE