terça-feira, 16 de julho de 2019

Arraiá São João do Oscar vai agitar o Caminho Niemeyer neste final de semana


A segunda edição do “São João do Oscar” vai promover um grande arraiá no Caminho Niemeyer nos dias 19, 20 e 21 de julho, com várias atrações musicais como as cantoras Preta Gil, Lucy Alves e Bia Bedran, o grupo Falamansa, entre muitos outros artistas. A entrada é franca basta levar 1 kg de alimento não perecível.

A extensa lista de atrações inclui shows, DJ, comidas típicas, forró, brincadeiras, casamento caipira, apresentação de quadrilhas e até um torneio no touro mecânico.

Na sexta-feira (19), a partir das 17h, o DJ Campana abre as comemorações, seguido da apresentação do cantor sertanejo Beto Sol, às 19h. Depois é a vez da apresentação de quadrilha e, às 21h, a atração principal da noite, o Grupo Falamansa, subirá ao palco. O encerramento ficará a cargo da animada Sinfônica Ambulante de Niterói.

No sábado e no domingo a festa começa mais cedo: às 14h, sempre com abertura do DJ Campana. No dia 20 (sábado), o grande destaque fica por conta da cantora Preta Gil, que subirá ao palco às 21h.  Preta promete colocar o público para dançar com o “Arraiá da Preta Gil” e um setlist todo especial para a ocasião.

Mais cedo, às 17h, haverá apresentações do infantil Violúdico  e, a partir das 18h, Casamento na Roça e danças folclóricas. Em seguida (19h), será a vez da cantora Tati Veras ditar o ritmo no local. Às 19h45, quem tiver coragem poderá participar do torneio do Touro Mecânico e testar suas habilidades de vaqueiro. Às 20h45, a Quadrilha esquenta o público antes da apresentação da cantora Petra Gil. Encerra a noite (às 22h30) Maurício Paraxaxar, que terá como convidado especial o compositor Moyses Marques.

No domingo, animam o Arraiá o trio Espírito Santo, às 15h, Bia Bedran, às 17h, Folia de Reis, às 18h, e Marcelo Mimoso, às 19h. O torneio de touro mecânico e a Quadrilha voltam a ocorrer, às 19h45 e 20h15, respectivamente.

Às 21h, a cantora Lucy Alves, ganhadora do “The Voice Brasil” e nova estrela do forró, mostrará músicas autorais, como seu novo single “Mexe Mexe”, com sua voz marcante mesclando os gêneros nordestinos com o pop. Pedro Miranda e o Forró da Gávea encerram a festa a partir das 22h30.

Para André Diniz, presidente da Fundação de Artes de Niterói (FAN), a festa de São João vai além de uma simples comemoração.

“O São João do Oscar é mais uma atividade gratuita, de qualidade, que oferecemos. Ele reflete o clima que a cidade vive, o clima pulsante da cultura. Por isso convidamos a todos que venham participar dessa festa, que certamente entrará para o calendário oficial da cidade.”

Idealizado para toda a família, o São João do Oscar terá ainda área kids todos os dias, com pula pula e muitos brinquedos para os pequenos.

O evento é uma realização da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria de Cultura, da Fundação de Arte de Niterói, da Coordenadoria Geral de Eventos e do Caminho Niemeyer.




PROGRAMAÇÃO:

Dia 19/07
17h
 - Abertura com DJ Campana: as músicas tradicionais da festa de São João na abertura e nos intervalos, entre os shows, serão por conta do DJ Campana.

19h - Beto Sol: o astro ascendente na música sertaneja será a primeira atração do arraiá. Lançando a turnê Porta-Retrato, o cantor mineiro traz seu show de modões do momento, clássicos e músicas autorais.

20h15 - Quadrilha

21h - Falamansa: a banda de sucesso nacional e com mais de 20 anos de carreira, mantendo sua formação original e suas músicas com raízes bem fincadas no forró, traz toda sua alegria para o São João do Oscar, com um setlist repleto de músicas conhecidas como “Rindo à Toa”, “Xote da Alegria” e “Esperando na Janela”, além das performances dos clássicos de Dominguinhos, Luiz Gonzaga e Alceu Valença.

22h30 - Sinfônica Ambulante: a queridinha da cidade não poderia faltar nesta segunda edição da festa! A Sinfônica Ambulante vai levar toda a sua energia contagiante e suas releituras musicais que tocam corações de todas as idades, gêneros e estilos para o Caminho Niemeyer.


Dia 20/07
14h - Abertura com DJ Campana

17h - Violúdico: as crianças também terão sua diversão garantida no São João, com a participação do Violúdico, grupo de animação lúdica musicalizada que desenvolve o sensório-artístico na primeira infância.

18h - Espetáculo Presepada: a Paradoxo Cia de Dança apresenta o espetáculo Presepada, uma mistura de técnicas e linguagens que expressam a liberdade na dança. Ao ar livre, a apresentação visa ampliar o contato das pessoas com essa face da arte.

18h - Casamento à Caipira: Atores de diversas companhias teatrais de Niterói se reúnem para um esquete hilário! Trajando desde o caipira tradicional até o brega chique, a história promete cativar o público. Denilson Graco assina a direção do texto de Elda Storani.

19h - Tati Veras: a vocalista da banda Raiz do Sana vai mostrar um show que vai derreter os corações com o ritmo nordestino do forró, cantando clássicos do gênero.

19h45 - Touro Mecânico

20h15 - Quadrilha

21h - Preta Gil: uma das mais queridas estrelas cariocas dos últimos tempos traz todo seu brilho e energia para o São João do Oscar, cantando seus sucessos autorais e grandes hits brasileiros que vão do funk ao samba, do axé ao sertanejo.

22h30 - Maurício Paraxaxar convida Moyseis Marques: cantor, compositor e zabumbeiro com mais de 20 anos de carreira, que é um dos mais influentes forrozeiros da cidade de Niterói, convida o mineiro que começou sua carreira há também 20 anos, em meio à boemia da Lapa e carrega em suas parcerias nomes como de Martinho da Vila e Arlindo Cruz, e trará todo seu talento para o palco deste São João do Oscar.

Dia 21/07
14h - Abertura com DJ Campana

15h - Trio Espírito Santo: o forró pé de serra com triângulo, zabumba e
sanfona dessa inconfundível banda vinda diretamente de Maricá para fazer remexer os casais na noite de domingo. Tocando músicas autorais e grandes sucessos do gênero, o Trio Espírito Santo já rodou o estado do Rio de Janeiro com sua presença de palco, talento e irreverência.

17h - Bia Bedran: a cantora, compositora, atriz, escritora e professora Bia Bedran traz para o arraiá o encanto de seu espetáculo Cantos e Contos de São João, uma mistura de músicas tradicionais da festa, além de composições autorais e histórias sobre a cultura de São João, tão intrínseca à essência brasileira. A artista conta com mais de 35 anos entretendo e ensinando o público infantil.

18h - Folia de Reis Estrela do Oriente: com pausas e retornos, a Folia de Reis Estrela do Oriente realiza a manifestação católica desde 1913. A cultura desta manifestação religiosa e folclórica é uma das marcas do São João e carrega consigo a herança da narrativa bíblica sobre os Três Magos e o nascimento de Jesus Cristo.

19h - Marcelo Mimoso: cantando por esse país desde a adolescência, o ator e forrozeiro conta com quase 20 anos de carreira e alguns prêmios em sua caminhada.

19h45 - Touro Mecânico

20h15 - Quadrilha

21h - Lucy Alves: a paraibana arretada, ganhadora do The Voice e nova estrela do forró vem com tudo para o São João do Oscar, trazendo seu ritmo quente, músicas autorais como seu novo single “Mexe Mexe” e sua voz inconfundível, mesclando os gêneros nordestinos com o pop.

22h30 - Pedro Miranda & Forró da Gávea: forró como expressão artística e cultural nessa banda que nasceu há um ano e já conquista corações com suas performances dos clássicos do forró, a nova geração e até sucessos da MPB. Pedro Miranda (voz e triângulo), Kiko Horta (sanfona), Rafael dos Anjos (violão), Durval Pereira (zabumba) e Pedro Aune (baixo acústico) trazem para o São João do Oscar toda a energia e a qualidade musical indispensáveis para fechar nosso São João do Oscar com chave de ouro.
  
SERVIÇO:
São João do Oscar
Data: 19 de julho (sexta), a partir das 17h
20 (sábado) e 21 (domingo) de julho, a partir das 14h
Local: Caminho Niemeyer. Centro, Niterói
Entrada gratuita - A produção pede para o público levar 1kg de alimento não-perecível que será destinado ao Banco de Alimentos de Niterói.
Classificação: livre

2° Ocupa da Galeria Urbana – Galeria a céu aberto no Centro de Niterói


Contando com aproximadamente 1.4 mil m² de arte urbana a céu aberto, a Galeria Urbana de Niterói está localizada na Rua José Figueiredo, Centro da cidade. O espaço foi inaugurado no final de 2018, dentro de um projeto da Rede Globo, que reuniu música, grafite, oficinas e gastronomia, em parceria firmada com a Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal das Culturas/ Fundação de Arte de Niterói (SMC/ FAN).

O projeto Arte na Rua, com curadoria de Claudio Salles, continua a pleno vapor, em diversos bairros de Niterói. No dia 15 de junho, aconteceu o 1º Ocupa da Galeria Urbana, sob responsabilidade da Secretaria Municipal das Culturas/ FAN, com diversas atrações artísticas.

No sábado, 20 de julho, vai acontecer o 2º Ocupa da Galeria Urbana de Niterói, das 16h às 21h30, com atividades como oficinas, exposições, Dj's, apresentações artísticas, feira de artesanato, comida de rua e shows gratuitos abertos ao público.

No palco, a partir das 16h, o DJ Zeca, do coletivo Ocupa Sound, faz um set inteiro de brasilidades, o DJ Renato Correa traz músicas da antiga, enquanto o pessoal do Wolf Crew oferece um aulão de dança de rua. Encerrando as atividades deste dia no palco, o Baile da Ujima Gang traz cantores, MCs e DJs com um repertório voltado para o RnB, Funk, Soul e Trap até as 21h30. 

Em sintonia com o palco, as atividades na rua também têm início às 16h, com oficina de malabares, aulão de danças das antigas e performances com bambolês e pirofagia. A programação conta, ainda, com exposição de fotografias do coletivo Babel 08, feira de artesanato, comida de rua, intervenções com lambe-lambe, grafite nos postes e um stand da Coordenadoria de Juventude, que irá disponibilizar e cadastrar o Id Jovem, Aprova Jovem e outros programas e orientações voltados à juventude.

A Galeria Urbana de Niterói tem como proposta revitalizar e ressignificar ruas e espaços de convivência, além de fortalecer a cultura urbana da cidade. Pensando na melhor forma de ocupação do espaço, o GT (Grupo de Trabalho) se reúne mensalmente em eventos abertos a todos os artistas que dialoguem com arte urbana de Niterói.

O evento conta com o apoio de órgãos parceiros, como a Coordenadoria Geral de Eventos (CGE), Companhia de Limpeza de Niterói (CLIN), Niterói Transporte e Trânsito (Nittrans), Coordenadoria de Políticas Públicas para a Juventude (CPPJ), Casa do Artesão de Niterói e o Projeto Social Gerando Vidas.



2° Ocupa da Galeria Urbana
Data: 20 de julho, sábado
Hora: das 16h às 21h30
Entrada: Gratuita
Local: Galeria Urbana de Niterói
Endereço: Rua José Figueiredo, no Centro, Niterói-RJ
Serão arrecadados 1 kg de alimentos não perecíveis durante o evento!

Lançado Edital para ocupação do Teatro Popular Oscar Niemeyer


A Fundação de Arte de Niterói - FAN e o Teatro Popular Oscar Niemeyer - TPON lançaram, no mês de julho, uma chamada pública para composição da pauta de programação artística e cultural do Teatro Popular Oscar Niemeyer. 
O edital é voltado para artistas, grupos, companhias e manifestações culturais diversas de todo o território nacional e distribuirá cerca de 110 mil Reais para 70 propostas selecionadas nas seguintes categorias: Teatro adulto, Teatro infantil, Música, Exibição de filmes, Cultura popular, Circo, Performance, Animação cultural, Oficinas, Mestre de cerimônias, DJs, Residências Artísticas e Intérpretes de Libras. 
O objetivo geral da chamada pública é promover a ampliação da oferta de atividades artísticas e culturais neste equipamento cultural, democratizando o acesso para artistas e público.





As inscrições, que são gratuitas, vão até 29/08/2019. Para mais informações, acesse o edital completo: http://culturaniteroi.com.br/chamadas/chamadas2019.php ou entre em contato conosco pelo email: teatropopular.niteroi@gmail.com