terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Contagem regressiva para a Niterói Beatleweek


A cidade já está na contagem regressiva para a 3ª edição da Niterói Beatleweek, evento totalmente gratuito que acontecerá de 9 a 15 de dezembro, com atrações na Sala Nelson Pereira dos Santos (Centro Petrobras de Cinema, em São Domingos), no Solar do Jambeiro e em nove palcos espalhados pelos bairros de São Francisco, Icaraí, Piratininga, Centro e Fonseca.
“Este ano o festival cresceu e promete ser grandioso tanto na quantidade de bandas, exposições e bate-papos quanto na qualidade de cada uma delas, escolhidas a dedo pela nossa curadoria”, conta Rodrigo Bessa, produtor do evento desde a primeira edição, em 2017. “Serão 62 atrações nacionais e internacionais, apresentando cerca de 125 shows dos mais variados estilos. ‘Além de espetáculos musicais, haverá também palestras e debates com especialistas no segmento musical e na temática Beatles”, completa Jéssica Abreu, sócia de Rodrigo na MBPro Eventos, produtora responsável, ao lado da Osmose Produções, pela realização desta terceira edição, que conta com o apoio da Prefeitura de Niterói.
Father Mckenzie  (divulgação)
Jay Goeppner (divulgação)
São cinco atrações internacionais: She's Leaving Home (Finlândia), The Rockits (Inglaterra), Jay Goeppner (EUA), Diego Souto y The Revolvers (Argentina) e Father Mckenzie (Rússia), e seis interestaduais: Sonido Club (Florianópolis-SC), Soul Birds (Santa Maria-RS), Beatles Again (Araraquara-SP), Beat & Shout (Goiânia-GO), BGirls (Campinas-SP) e Sgt Folker (Poços de Caldas-MG). Haverá ainda 16 bandas intermunicipais e 31 atrações locais, além de convidados especialíssimos, como Clark Gilmour, o John Lennon oficial do Cavern Club, em Liverpool, e Aggeu Marques, idealizador da BH Beatle Week e músico brasileiro integrante da International Beatle Week há mais de 20 anos.
Como aconteceu nas edições anteriores, em 2017 e 2018, durante a Beatleweek, Niterói se transforma na lendária Liverpool, cidade inglesa que lançou John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr para o mundo. A cada edição, a Niterói Beatleweek arrebata mais e mais beatlemaníacos em torno do legado que os quatro rapazes britânicos eternizaram com suas canções por diversas gerações. São pessoas de todas as idades e de diferentes cidades do Brasil e do mundo, além do público da própria cidade, que já está ansioso para recordar, cantar e dançar as inesquecíveis canções dos Beatles.
Alguns frequentadores das duas edições anteriores da NBW apelidaram carinhosamente a cidade de “Niterpool”, já que o município respira Beatles durante todos os dias da programação, exatamente como acontece na International Beatle Week, em Liverpool.
Outra novidade desta edição foi a abertura de inscrições para dar espaço a novas bandas. Após avaliação e julgamento pela curadoria da produção do evento, foram selecionadas 15 bandas para integrar a programação. “Essa iniciativa de expandir a participação traduz a proposta do festival e do projeto da NBW para a cidade: inovar, agregar, unir, democratizar e diversificar, sempre por meio da integração entre os participantes, aproximando o público dos artistas que homenageiam seus ídolos”, comemora Daniel Bessa, um dos curadores responsáveis pela seleção.
A Niterói Beatleweek é uma realização da MBPro Eventos e da Osmose Produções, em parceria com o Cavern Club Liverpool e Mix Urbano, com apoio da Prefeitura Municipal de Niterói, por meio da Secretaria Municipal das Culturas - Lei de Incentivo à Cultura de Niterói, do Social Rock Club, do aplicativo Sound Club e da Neltur.

SERVIÇO:
SHOWS:
SHOW DE ABERTURA “NITERÓI E OS BEATLES – A Vanguarda do Rock da Cidade”
Data: 09 DE DEZEMBRO
Hora: 20h
Local: Sala Nelson Pereira dos Santos (Centro Petrobras de Cinema, São Domingos)
Endereço: Avenida Visconde do Rio Branco, 880 – São Domingos – Niterói
*Entrada gratuita, por ordem de chegada, sujeito à lotação da sala.

PALCO BLACKBIRD
Data: 12 e 13 de dezembro (quinta e sexta)
Horário: das 18h às 22h
Data: 14 de dezembro (sábado)
Horário: das 14h às 22h
Data: 15 de dezembro (domingo)
Horário: das 14h às 18h
Endereço do palco:  Av. Quintino Bocaiúva n° 207, São Francisco - Niterói

PALCO SGT. PEPPERS – LADO A
Data: 12 e 13 de dezembro (quinta e sexta)
Horário: das 18h às 22h
Data: 14 de dezembro (sábado)
Horário: das 14h às 22h
Data: 15 de dezembro (domingo)
Horário: das 14h às 20h
Endereço: Rua Leandro Mota - esquina com Rua Nóbrega, Icaraí - Niterói

PALCO SGT, PEPPERS – LADO B
Data: 12 e 13 de dezembro (quinta e sexta)
Horário: das 18h às 22h
Data: 14 de dezembro (sábado)
Horário: das14h às 22h
Data: 15 de dezembro (domingo)
Horário: das 14h às 20h
Endereço: Rua Leandro Mota, esquina com Rua João Pessoa – Icaraí - Niterói
*A Rua Leandro Mota terá 2 palcos nessa edição, um em cada entrada da rua

PALCO HERE COMES THE SUN
Data: 13 de dezembro (sexta)
Horário: das 18h às 22h
Data: 14 de dezembro (sábado)
Horário: das 14h às 22h
Data: 15 de dezembro (domingo)
Horário: das 14h às 20h
Endereço: Praia de Piratininga, ao lado do Quiosque Delirium

PALCO LET IT BE
Data: 14 e 15 de dezembro (sábado e domingo)
Horário: das 14h às 22h
Endereço: Rua Heitor Carrilho 250, Centro, Vila Cervejeira

PALCO STRAWBERRY FIELDS
Data: 14 e 15 de dezembro (sábado e domingo)
Horário: das 10h às 15h
Endereço: Praça Dom Navarro, Av. Ary Parreiras esquina com Rua Cel Moreira César – Icaraí - Niterói
*Esse palco contará com suporte de barraquinhas de comida e bebida, além de espaço kids

PALCO YELLOW SUBMARINE
Data: 14 e 15 de dezembro (sábado e domingo)
Horário: das 10h às 15h
Endereço: Horto do Fonseca, Alameda São Boaventura 770, Fonseca - Niterói

PALCO COME TOGETHER (palco de encerramento do festival)
Data: 15 de dezembro (domingo), a partir das 18h
Endereço: Areia da Praia de São Francisco - Niterói

EXPOSIÇÃO:
Exposição de fotos raras, itens de colecionadores e memorabília dos Beatles com curadoria de Lizzie Bravo
Data: 10 a 15 de dezembro (terça a domingo)
Horário: das 10h às 17h
Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem - Niterói

CICLO DE PALESTRAS
10/12: LIZZIE BRAVO – Minha vida com os Beatles (brasileira que acompanhou o auge da beatlemania em Londres fala da experiência de ter conhecido os Beatles pessoalmente, o dia-a-dia dos fãs em frente ao estúdio Abbey Road e a emoção de ter sido convidada para gravar com eles naquele mesmo estúdio os backing vocals da canção Accross the Universe)
11/12: GIOVANNA VICTER – Economia Criativa e a beatlemania (Secretária de Fazenda da Cidade de Niterói, Giovanna é economista e fala sobre economia criativa relacionada à arte e à cultura abordando ainda a situação de pessoas que mudaram a realidade financeira de suas famílias e seus estilos de vida para viverem de Beatles)
12/12: RICARDO PUGIALLI – Os Beatles: Vida, Obra e Legado (Autor dos livros “Os Anos da Beatlemania” e, mais recentemente “The Beatles: 1970-1980”, Pugialli é biógrafo musical e pesquisador dedicado a descobrir novidades que muitos beatlemaníacos sequer imaginam que aconteceram)
13/12: BETO NEVES – A música dos Beatles (Produtor e apresentador do programa Beatlemania na rádio Uniara FM de Araraquara-SP, Beto apresenta um audiovisual completo para quem gosta de saber curiosidades sobre as gravações dos Beatles e toda a magia por trás de sua música)
Hora: das 15h às 17h
Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem - Niterói

Niterói convida para o Ciclo de Debates Cultura e Direitos


Nos dias 10 e 11 de dezembro acontece a segunda semana do I Ciclo de Debates Cultura e Direitos, na Biblioteca Parque de Niterói.
O evento propõe compartilhar ideias e conhecimentos sobre os direitos sociais, fomentar a discussão e a análise crítica sobre direitos culturais e afirmar a cultura como direito individual e coletivo. A iniciativa é fruto da parceria entre a Secretaria das Culturas de Niterói, a Fundação de Arte de Niterói, a OAB de Niterói e a Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ.
Na primeira semana, a rica conversa tratou dos direitos e garantias fundamentais individuais e coletivas e os direitos sociais, além de refletir sobre a cultura como direito individual e social e a garantia da diversidade cultural como um direito. A Diversidade de Gênero e Sexual, Crimes de Ódio, Racismo e Intolerância Religiosa e censura foram pontos de partida para o debate sobre o livre direito a expressão cultural.

Segunda semana

Wania Sant’Anna (divulgação)

Na próxima quarta-feira, 10, a partir das 16h30, acontece o encontro "Cultura é Direito pra quem?". Neste debate será feita uma reflexão sobre os Direitos Culturais e apresentado um painel sobre a legislação federal e política cultural, suas justificativas e fundamentos; patrimônio material e imaterial e corpóreo material e identidade cultural. O questionamento se coloca é: Cultura é direito pra quem? Clementino Jr será o mediador de uma mesa composta pelo Advogado, professor e pesquisador, Allan Rocha de Souza; e pela Historiadora, pesquisadora de relações de gênero e relações raciais, Wania Sant’Anna.

Rodrigo Mondego (divulgação)




Na quinta-feira, 11, no mesmo horário, o debate terá como tema, "Leis são garantias de direito no fazer cultural?". O encontro terá como abordagem, a prática sobre o acesso à cultura, legislação aplicável, autorizações e alvarás, leis municipais do setor, MEI, sociedade empresária e associação sem fins lucrativos, chamadas públicas e requisitos necessários à qualificação e habilitação e instrumentos de proteção, como Mandado de Segurança e Habeas Corpus, Direito à livre manifestação e associação, Manifestações Públicas, garantias do cidadão e Inquérito policial. Roberta Martins mediará a mesa composta pelo advogado especialista em direito do consumidor, Sérgio Fernandes, e pelo Advogado, membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ, Rodrigo Mondego.

As inscrições podem ser feitas pelo formulário disponível no link: encurtador.com.br/wDL69. Para mais informações, os basta enviar e-mail para: culturaterritoriosniteroi@gmail.com.



Com nova formação Banda Triplex volta à Pedra do Sal



O Recanto da Pedra do Sal, no Morro da Conceição, no entorno da Praça Mauá, Centro do Rio de Janeiro, é conhecida pelas tradicionais rodas de samba e de choro. Porém nesta sexta-feira (6), o cavaquinho e o violão vão dar lugar às guitarras elétricas. O evento "On the Rock" vai fazer a festa mesclando ritmos e sons distintos, com as banda Triplex e o cantor Lohrans Loureiro que vão subir ao palco a partir das 20h..
A banda Triplex nasceu e volta a Pedra do Sal com nova formação com novidades também no repertório, com clássicos dos anos 1980 e o chamado "Rock Brasil", clássicos do rock internacional, versões exclusivas e composições próprias.
A banda é formada por Marcelo Pinguim (guitarra e vocal), Deidison Bahia (contrabaixo) e Rafael Mulato (bateria).

Abrindo a noite, Lorhans Loureiro traz um pop rock com pegada soul que promete surpreender. O cantor traz no repertório clássicos e também muitas composição própria e feita com parceiros.

Pascoal Meirelles Trio anima o Festival de Verão Arte na Rua


O Festival de Verão Arte na Rua Jazz & Blues recebe nesta quinta-feira, 05 de dezembro, a partir das 20h, o baterista Pascoal Meirelles com seu trio formado ainda pelo baixista Sérgio Barrozo e pelo pianista Natan Gomes. O evento acontece no Bar Máfia, em Itaipu. No repertório, temas autorais, além de MPB instrumental e Standards do jazz norte americano.

Sobre Pascoal Meirelles

Graduado em música pela Berklee College of Music, em 1979, Pascoal tem background suficiente para transitar por todos os ambientes musicais. A lista de cantores e músicos com os quais dividiu palco e disco, após o retorno ao Brasil, é enorme: Gonzaguinha, Hélio Delmiro, Maysa, Wagner Tiso, Chico Buarque, Edu Lobo, Luís Bonfá, Elis Regina, Tom Jobim (com quem gravou o histórico disco Terra Brasilis, de 1977), Ivan Lins, entre outros.

Apesar de ser mais conhecido como baterista - e um dos mais concorridos da MPB - um dos instrumentos que Pascoal Meirelles mais gosta pra se expressar é o piano. É com ele que compõe suas canções. "O piano lida com a harmonia e é um pouco percussivo também. É com ele que faço as canções", diz o músico.

Sua carreira solo conta com 18 CD's autorais e indicações aos prêmios Sharp, como melhor arranjador, e Tim, como melhor disco por Tributo à ArtBlakey. Ao mesmo tempo que gravava seus discos solo, formou em 1982, com o soprista Mauro Senise, o Cama de Gato, um dos grupos instrumentais mais importantes do Brasil nos anos 1980/90. O baixista niteroiense Arthur Maia, integrou o Cama de Gato por mais de 30 anos.

Na parte educacional, é professor convidado para lecionar não somente bateria como MPB nas melhores Universidades do Brasil e do Mundo. Em 2012 foi chefe de departamento de percussão da Berklee College of Music - Ecuador/Network. Lançou também em DVD a peça
escrita por ele para três baterias denominada "Triunvirato" e ainda um livro didático pela editora Irmãos Vitalle denominado "A Bateria Musical". Um documentário sobre a sua carreira musical, denominado Ostinato, e sua mais recente paixão, o CD, "Marés" podem ser encontrados nas plataformas digitais. 




SERVIÇO
Festival de Verão Arte na Rua Jazz & Blues
Pascoal Meirelles Trio
Data: 05 de dezembro, quinta-feira
Horário: 20h
Local: Bar da Mafia
Endereço: Estrada Francisco da Cruz Nunes, 9777 - Itaipu
Telefone: 2609-6524