De 8 a 11 de agosto, de quinta a sábado, às 20h, acontece o 2º Circuito ATACEN de Teatro, no Teatro Popular Oscar Niemeyer.
Iniciativa da Associação dos Trabalhadores em Artes Cênicas de Niterói (ATACEN), o evento conta com seis espetáculos teatrais de artistas e grupos niteroienses e acontece anualmente. Todas as peças contarão com tradução em libras. Além disso, durante os dias de espetáculo, o Teatro Popular Oscar Niemeyer e a ATACEN estarão recolhendo brinquedos, roupas e alimentos não perecíveis para doação.
Sobre as atrações:
Bunker Play
Dez indivíduos postos em confinamento passam por condições extremas numa espécie de gaiola. Aprisionados dentro de uma clínica psiquiátrica, eles participam de um estudo psicológico que vai de encontro com aquilo que é considerado ético. O abandono, o silêncio e a alucinação os transformam pouco a pouco. Cada um deles se vê com um par de objetos, que, analisados de perto, se configuram como um só: a liberdade do corpo com a sanidade da mente. Isolados, presos e, consequentemente, silenciados, os presos passam a analisar questões como a relatividade da culpa, da moralidade, das consequências do agir e da inércia, própria ou alheias e a contaminação do próprio espírito pela brutalidade familiar. A peça será encenada pela Oficina Social de Teatro (OST).
Vermelha
A peça, encenada pela Cia de Teatro Manual, conta a história de um menino que trabalha exaustivamente em uma fábrica de sapatos, mas que, contraditoriamente, não tem condições de comprar o próprio calçado. Um dia, ele descobre que as mercadorias produzidas na fábrica, situada no país de baixo, são vendidas a um valor menor no país de cima, para onde são exportadas. Começa então uma batalha da classe trabalhadora, que quer ter acesso aos calçados baratos. Piorando ainda mais a situação, o presidente do país de cima decide construir um muro para impedir a entrada dos imigrantes descalços.
Mistério Negro – uma versão de Sortilégio
Num terreiro de candomblé, um espaço de misticismo e religiosidade, a peça explora o conflito de emoções e a dificuldade de enquadramento social do Dr. Emanuel, um advogado negro que sofre com o preconceito racial. Nessa versão, mostrando três desdobramentos desse personagem, o espetáculo promove, ainda, uma discussão sobre a intolerância religiosa. A peça será encenada pela pela Sarcômicos Cia de Teatro.
Dom Quixote
Apresentado pelo grupo Papel Crepon, o clássico literário de Miguel de Cervantes, “Dom Quixote de La Mancha”, ganha vida na peça “Dom Quixote”. Contando a história de Alonso Quijana, um nobre fidalgo que, de tão apaixonado por leituras e romances sobre cavalaria, perde a razão e se auto denomina o cavaleiro Dom Quixote. Com seu novo nome e acompanhado por seu fiel escudeiro, Sancho Pança, ele parte em busca de aventuras. Entretanto, Dom Quixote é quase sempre derrotado pela realidade, já que vive num mundo de fantasias. Adaptada por Arthur Wermelinger, a história virou peça na direção de Eduardo Roessler e na direção musical de Raul Menezes.
SERVIÇO:
Bunker Play - Oficina Social de Teatro
Data: 8 de agosto, quinta-feira
Hora: 20h
Vermelha - Cia de Teatro Manual
Data: 9 de agosto, sexta-feira
Hora: 20h
Mistério Negro -Sarcômicos Cia de Teatro
Data: 10 de agosto, sábado
Hora: 20h
Dom Quixote - Papel Crepon
Data: 11 de agosto, domingo
Hora: 20h
Entrada: Gratuita
Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer
Endereço: Rua Jornalista Rogério Coelho Neto s/n – Centro, Niterói