sexta-feira, 22 de março de 2019

Lançamento do livro Entre Trilhas e Caminhos no Rio de Janeiro e em São Paulo


O livro reúne 11 histórias reais - inclusive a minha - de profissionais de diversas áreas de atuação e de diferentes cidades do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília e Florianópolis) que se conheceram através da rede profissional LinkedIn Brasil.

Este é o primeiro livro que reúne tantos usuários que utilizam essa plataforma. Os nomes dos capítulos referem-se a músicas escolhidas por cada autor – uma trilha sonora que representa cada trajetória, os percalços e as dificuldades enfrentadas, que levaram cada um a encontrar o seu herói interior.

Eu acredito que não existem barreiras – muito menos distâncias – para as pessoas se unirem com um propósito em comum, por isso, convidei cada um dos autores, com diferentes conhecimentos e habilidades, para participar desse grupo multidisciplinar. As histórias ilustram que todos podemos utilizar nossas próprias experiências como fonte de aprendizado e crescimento.

Vanessa Guimarães



Sinopse:

Quando se fala sobre heróis, imagina-se personagens lúdicos criados para livros, histórias em quadrinhos e filmes. Porém, na vida real, pessoas desconhecidas que se tornaram bem-sucedidas e conquistaram seu espaço no mercado de trabalho através de muita luta e muito suor, são os verdadeiros heróis da sociedade.

Os heróis da vida real são aqueles responsáveis por mudanças de comportamento, rupturas de culturas, quebras de paradigmas e desenvolvimento de novos hábitos e pensamentos.
Muitos ultrapassam barreiras sociais de uma época, lutam contra culturas organizacionais pré-estabelecidas e até arriscam o próprio emprego para romper preconceitos, políticas antiquadas e formas de administrar atrasadas e desrespeitosas.

Cada um dos profissionais que compõe este livro, ao falar de seus sucessos e fracassos, acertos e erros, mostram um exemplo de superação, expondo situações que os ajudaram em seu autoconhecimento, aprendizado e evolução como pessoas e profissionais.
Os desafios ao longo de suas trajetórias os ajudaram a alcançar seus objetivos e os transformaram em seres humanos melhores, verdadeiros heróis de si mesmos.






Autores:

Anderson Adami
Desenvolvedor VBA (principalmente para o Excel e Access) e consultor para suporte em TI, tendo atuado com análise de processos, consultoria para diagnóstico, desenvolvimento para a área de turismo público, eventos, webdesign e desenvolvimento de soluções com PHP, Delphi e C#.
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/andersonadami/

Carlos Henrique da Silva
Administrador e empreendedor, especialista em Gerenciamento de Projetos, Gestão de Nível de Serviços e Planejamento Estratégico. Possui sete anos de experiência atuando em grandes empresas nacionais e multinacionais.
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/carloshs/

Daniele Garcia
Cantora, musicista, produtora e compositora no grupo Migrassom. Mestre em Música, é professora e coordenadora do Espaço Musical Sintonia, atuando na formação musical de crianças, jovens e na capacitação de professores. Publicou os álbuns Migrassom Um e Migrassom Dois em parceria com o músico Glauber Lyra.
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/daniele-garcia-28878921/
Elen Deise Salomé
Administradora com pós-graduação em Processo e Direito do Trabalho, coach e coordenadora de Recursos Humanos. Atua como mentora voluntária no Projeto Joule e no Projeto Amigos do Bem.
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/elensalome/
Humberto Gondim
Formado em Marketing e Administração e Negócios, consultor, palestrante e empresário. Possui pós-graduação em Inteligência de Mercado e Administração Estratégica. Atua como gerente de vendas e marketing.
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/humbertogondimvendasemarketing/

José Nascimento
Jornalista, executivo de mídia, RH e Marketing, consultor e professor de pós-graduação. Possui Formação Executiva em Cinema e TV e MBA em Marketing, Gestão Empresarial e em Empreendedorismo e Inovação.
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/profejornalistanascimento/

Kelly Cristina Rogério
Gerente de Recursos Humanos corporativos, estratégicos e operacional, com certificação internacional em Coach, Counselor e Mentoring. Especialista em Gestão de Pessoas, Gerenciamento de Conflitos e Eneagrama 360°.
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/kelly-cristina-rogerio-04371254/

Lana Cristina do Carmo
Jornalista, editora, revisora e preparadora de textos. Atuou como repórter em veículos impressos e na web e foi editora de texto na web. É coautora do livro paradidático Mudanças Climáticas, da Coleção Explorando o Ensino, iniciativa do Ministério da Educação.
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/lana-cristina-carmo-98667594/

Patrícia Corrêa Balan Abdalla
Engenheira mecânica e gerente de desenvolvimento de negócios regionais em uma empresa multinacional. Atua como voluntária, liderando um Comitê de Diversidade e Inclusão e um grupo de Mulheres o Women´s Employee Network (WEN) para América Latina.
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/patr%C3%ADcia-corr%C3%AAa-balan-abdalla-015670149/


Sueli Queiroz
Professora de inglês, tradutora e intérprete, formada em Tradução e Interpretação e em Letras, certificada pela Universidade de Cambridge (FCE e CAE) e pela Universidade de Oxford (Oxford Higher). Estudou Advanced English no St. Giles Institute, em Brighton, Inglaterra; Summit for Teachers, pronúncia do inglês e fez extensão em fonética aplicada – desenvolvimento da Pronúncia na PUC São Paulo. Atualmente é consultora de inglês para empresas, treina alunos em Inglês para Negócios e é tutora para os exames internacionais Toefl, Ielts, Gmat e GRE – exigido para profissionais que querem estudar e trabalhar no exterior.
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/sueli-queiroz-teacher-8601bb53/


Depoimentos:

“A existência é uma permanente travessia do ignorado ao saber, uma construção de valores imortais. Assim se formam os grandes vencedores. A criatura humana recebeu a vida para empreender a maior e mais bela de todas as viagens. Somos viajantes do tempo, entre as trilhas e os caminhos que podemos desbravar e conhecer. O tempo é a própria vida. É possível nos tornarmos soberanos e árbitros do nosso destino. Essa é a decisão que ecoa no silêncio íntimo do coração e se perpetua no útero da nossa alma, como a mais sublime das orações”.
Jarbas Mattos - Docente da Fundação Logosófica. É palestrante e escritor, com diversos artigos, vídeos e livros publicados, no Brasil e no exterior.

“Nos enseñan a pensar en dos colores, en oposición, enfrentamiento... Uno de esos pares opuestos clásicos es el de la razón vs. la emoción, o el cerebro vs. el corazón, o lo efectivo vs. lo afectivo. El libro nos demuestra una vez más que el pensamiento dicotómico es inútil y que la vida no es un bloc cuadriculado sino, como canta Joaquin Sabina, es una golondrina en movimento”.
Alejandro Formanchuk - Diretor da Formanchuk e Associados, diretor da Federação Iberoamericana de Comunicação Interna e presidente da Associação Argentina de Comunicação Interna.

“Neste livro agradável e de fácil leitura, Vanessa e os demais coautores utilizam a abordagem autobiográfica para levar ao leitor insights sobre gestão de carreira, Marketing Afetivo, superação pessoal e outros assuntos de alta relevância para o atual cenário do mundo do trabalho. Manual de inspiração baseado em histórias reais de gente como a gente”.
Wanderlei Passarella - Mestre em administração de empresas, economista e engenheiro mecânico. É diretor geral da Synchron Participações, mentor em empreendedorismo, conselheiro de administração e docente da Unipaz RJ. Foi presidente da Petroflex e da GPC Química.

Leila Pinheiro no Teatro Municipal de Niterói


O Teatro Municipal de Niterói recebe no dia 30 de março, às 19 horas, a filha da bossa- nova Leila Pinheiro. Sozinha no palco, ao piano ou violão, a cantora passeia pela Bossa, por compositores que gravou e que a emocionam nestes quase 40 anos de carreira.
Sozinha no palco, cantando à capella (sem instrumento) e se acompanhando ao piano ou violão, Leila Pinheiro é dona absoluta da cena - intérprete que é de voz potente e pleno domínio dos instrumentos que toca. 
Reconhecidamente filha da bossa-nova que canta desde 89, Leila passeia pela bossa, por compositores que a emocionam e que gravou nestes quase 40 anos de carreira: Renato Russo, Ivan Lins, Guinga e Aldir Blanc, Gilberto Gil, Guilherme Arantes, Zélia Duncan, Adriana Calcanhotto, Moacyr Luz, Benito de Paula, entre outros. Repertório vasto e fartas emoções. Música e palavras na voz larga, afinada e única de Leila Pinheiro.
Show para ouvir, cantar junto, se emocionar e não esquecer.

Leila Pinheiro no Municipal de Niterói(Whashington Possato)


SERVIÇO
Leila Pinheiro – Teatro Municipal de Niterói
Data: 30 de março
Horário: 19 horas
Duração: 75 min
Classificação etária: Livre
Ingresso: R$ 70,00
Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói
Tel: 2620-1624

Chansong – Homenagem a Tom Jobim et Michel Legrand

A Aliança Francesa de Niterói e o Teatro Municipal de Niterói  apresentam no dia 28 de março, às 19 horas, o show Chansong -  Homenagem a Tom Jobim et Michel Legrand, por Valerie Lu, Lucynha Lima, Kiko Continentino e Marcello Ferreira.
Este show único e inédito, faz parte das celebrações da Francofonia da Aliança Francesa de Niterói. A única escola da cidade especializada no ensino de francês, membro da rede Alliance Française, que existe no Brasil há mais de 130 anos. A Aliança Francesa de Niterói, dirigida por Julie Mailhé, também é um centro cultural, com uma biblioteca e muitas atividades ao longo do ano. O dia internacional da Francofonia, celebrado no mundo todo no dia 20 de março, é uma oportunidade para descobrir a riqueza da língua francesa e a diversidade linguística e cultural dos 30 países dos 5 continentes, nos quais o francês é uma língua oficial.
Para abrilhantar ainda mais este evento, teremos uma pequena exposição no teatro, com elementos da Moda parisiense dos anos 60, que influenciou o mundo - elo entre moda e cultura, na época áurea dos artistas Michel Legrand e Tom Jobim. Curadoria da historiadora de moda e figurinista Tina Krug.

Chansong – Homenagem a Tom Jobim et Michel Legrand
A música, universal como ela gosta de ser, produz pérolas em mundos distintos. Da intercessão de dois desses mundos, Brasil e França, nasceu o projeto Chansong – Homenagem a Tom Jobim et Michel Legrand. Dois casais, quatro vozes, anunciando o encontro do "Jobim francês" Michel Legrand com um dos maiores compositores do século XX, Antônio Carlos Jobim – na definição de Sinatra ("The Voice").
E não é de hoje este flerte entre o Brasil e a França. Tivemos, no final do século 19, a Belle Époque brasileira, um movimento artístico cultural cosmopolita, vindo da Europa, baseado no Impressionismo e Art Nouveau, que muito influenciou a nossa arte no início do século 20.
Jobim & Legrand – Um vértice significativo, comum aos dois compositores, é o fato de serem músicos atípicos, inquietos e versáteis. Ambos compositores de farta produção. Legrand, pianista e arranjador como Jobim, também se desdobra na regência das melhores orquestras do seu tempo. Vencedor contumaz de Oscars, se embrenhou pelo cinema e televisão, transitando com absoluta naturalidade no meio erudito em associação com cantores de ópera, ao mesmo tempo em que dividiu a cena com os músicos de jazz, improvisando ao piano em plano de igualdade ao lado de monstros como Phil Woods, Miles e Coltrane. Já Antônio Brasileiro, músico de formação clássica e mente aberta como Michel, circulou das boates da Zona Sul carioca aos estúdios de gravação, atuando como produtor musical e arranjador no Brasil. Até conhecer Newton Mendonca, Vinícius e João Gilberto. E o boom da bossa-nova lançá-lo (meio que a contragosto) até NY, onde conquistou o mundo com uma música altamente original, criativa, sofisticada, leve e poética ao mesmo tempo. Trazendo em seu DNA o samba, modas e ritmos brasileiros, o jazz das big-bands, assim como também a música clássica, principalmente dos impressionistas franceses. As coisas se interligam de forma saborosa. Villa Lobos, maior ídolo de Jobim, também precisou sair de casa em busca do reconhecimento mundial. E o fez na França.
Kiko Continentino, pianista, compositor e arranjador. Integrante do renomado grupo Azymuth desde 2015. Toca com Milton Nascimento há 22 anos, com quem fez parcerias e arranjos. Tem sete álbuns autorais lançados. Sua esposa Lucynha Lima, educadora musical, regente coral, compositora e cantora de voz leve e ágil, com repertório que vai do choro e samba tradicional aos clássicos da bossa-nova e do jazz, tem um disco lançado e está preparando o segundo. A experiente cantora e compositora parisiense Valerie Lu vai da música francesa à MPB e jazz com naturalidade, adotou o Brasil como sua segunda casa e com o marido Marcello Ferreira, violonista, produtor e compositor, vem realizando diversos trabalhos na cena cultural. O casal já tem quatro discos autorais lançados pela Sony Music. Da junção dos dois duetos nasce este quarteto, amante das belíssimas canções de Jobim e Legrand.
Com arranjos próprios, a formação de piano, violão, vozes e percussão, remonta e soa como uma verdadeira orquestra. O repertório promove a audição, em francês e português, de clássicos como “Verão de 42”, “You Must Believe in Spring” (do filme “Les Demoiselles de Rochefort”) de Legrand a pérolas jobineanas como “Surfboard”, “Águas de Março” e “A Felicidade”. A viagem musical entre França e Brasil, através das obras de Jobim e Legrand, promete oferecer uma bela e rica paisagem sonora.
 Valerie Lu, Lucynha Lima, Kiko Continentino e Marcello Ferreira(divulgação)
SERVIÇO
Chansong – Homenagem a Tom Jobim et Michel Legrand
Data: 28 de março
Horário: 19 horas
Duração: 90 min
Classificação etária: Livre
Ingresso: R$ 40,00 -  Alunos da Aliança Francesa  R$15,00
Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói
Tel: 2620-1624