terça-feira, 17 de setembro de 2019

Muita música e teatro nas apresentações do projeto Arte na Rua


As apresentações do projeto Arte na Rua seguem a todo vapor nessa última semana de setembro. No dia 21, sábado, Dyone Valeriano faz um show na Feira do Artesão, na Praça Getúlio Vargas, e o grupo Niterói Strings se apresenta no Museu de Arte Contemporânea. No domingo, o espetáculo “Abridor de Gaiolas” é a atração no Horto do Fonseca.
No dia 24, terça-feira, Claus Mozi se apresenta na Praça Zumbi dos Palmares cantando músicas autorais. No dia seguinte, Mario Seixas e sua banda fazem um show no Trevo de Piratininga. No último domingo do mês, 29, o espetáculo “O Fabuloso” é encenado, no Horto do Fonseca.
Iniciativa da Secretaria Municipal de Cultural e da Fundação de Arte de Niterói (FAN), o Arte na Rua é composto por uma série de eventos gratuitos, das mais diversas linguagens artísticas, escolhidos através de Editais Públicos, que percorrem praças, ruas e equipamentos culturais de toda a cidade, levando os artistas para próximo do seu público.


Sobre as atrações:
Dyone Valeriano


Com uma trajetória de 10 anos como artista, Dyone Valeriano, em 2018, ganhou o concurso “Voz de Ouro” no Shopping São Gonçalo. Com um repertório que mistura jazz, rock, mpb e bossa, Valeiano canta as músicas de grandes nomes como Janis Joplin, Nina Simone, Adele e Cássia Eller.

Niterói Strings
A Niterói Strings é uma orquestra de cordas formada por Ricardo Vidal, Rafael Almeida, Clariana Mattos e Davi Santos (primeiros violinos); Priscila Vidal, Izabella Cardozo, Sulena Mattos e Leandro Justino (segundos violinos); Taynara Sales e Ricardo Alves (violas); Rodrigo Soares e Luiz Justino (violoncelos); e Carlos Alberto (baixo acústico).
O grupo foi criado em 2015 por Ricardo Vidal, Priscila Vidal, Taynara Sales e Rodrigo Soares, jovens da Grota do Surucucu com a vontade de se aperfeiçoar musicalmente. Hoje, possuem um histórico de apresentações em centros culturais como o Solar do Jambeiro, o Centro de Música Carioca Arthur da Távola e Iate Clube São Francisco.

Abridor de Gaiolas


A peça “Abridor de Gaiolas” fala sobre a aparição de um pássaro misterioso, de rara beleza e canto indescritível na cidade de Jororó. Os moradores, por serem grandes admiradores de aves, têm o costume de manter os pássaros em gaiolas. Por conta dessa tradição, o pássaro misterioso aguçou a curiosidade e o imaginário dos cidadãos, que se reúnem para compartilharem as vezes em que viram a tal ave.
Dirigido por André Munhoz, o espetáculo leva para o palco o conto de Vitor Munhoz, unindo o teatro de bonecos a uma trilha musical executada ao vivo, na mistura em voz e violão. A apresentação leva ao público, ainda, a discussão sobre o costume de prender pássaros em gaiolas, a manutenção da biodiversidade e do respeito a todas as formas de vida.

Claos Mózi


Cantor e poeta, Claus Mózi traz para o público seu novo single, “Mó do Amor”, obra em que aborda temas como a transexualidade e o feminismo, e outras canções inéditas que serão lançadas em conjunto com a banda Alcachofras. Em 2013, o artista teve duas de suas músicas editadas pela Sony, na voz de Julia Vargas. Já em 2015, Mózi lançou os EP’s “Ao Vivo Na Cantareira”, com a banda Alcachofra, e o virtual “Cacos de Caos”, com a banda Giras Gerais, que ajudou a montar ainda em 2007. Além de sua produção no mundo da música, Mózi lançou no ano passado o livro de poesia “Os Cães Do Coração” na Flip 2018.

Mario Seixas e banda


Cantor e compositor, Mario Seixas soma 25 anos de carreira, explorando principalmente o ritmo do reggae. Ao longo desse tempo na estrada, Seixas já se apresentou com o conjunto The Wailers, fundado por Bob Marley, com o músico português Pedro Abrunhosa e com os grupos Cidade Negra e Tribo de Jah.
No show, Seixas conta com Cícero Dias (baixo); João Souza (bateria); Marvin Foster (guitarra e voz); e Wagner Franco (teclado e voz) para apresentar um repertório repleto hits da música jamaicana.

O Fabuloso


Inspirado em fábulas da literatura greco-romana, o espetáculo “O Fabuloso” mistura histórias dos escritores Esopo e Fredo. A trama, dirigida por Eleusa Mancini, é encenada apenas por um ator, Juliano Antunes, que personifica animais, elementos da natureza e objetos. A partir dessas representações, a peça tenta compreender o comportamento humano, debatendo temas como igualdade, cidadania e fraternidade, ao mesmo tempo em que é criativa, dinâmica e engraçada.


SERVIÇO:

Dyone Valeriano
Data: 21 de setembro, sábado
Horário: 11h
Entrada: Gratuita
Local: Feira da Casa do Artesão
Endereço: Praça Getúlio Vargas – Icaraí, Niterói

Niterói Strings
Data: 21 de setembro, sábado
Horário: 16h
Entrada: Gratuita
Local: Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC)
Endereço: Mirante da Boa Viagem s/n – Boa Viagem, Niterói

Abridor de Gaiolas
Data: 22 de setembro, domingo
Horário: 11h
Entrada: Gratuita
Local: Horto do Fonseca
Endereço: Alameda São Boaventura, 770 – Fonseca, Niterói

Claus Mozi
Data: 24 de setembro, terça-feira
Horário: 19h
Entrada: Gratuita
Local: Praça Zumbi dos Palmares
Endereço: R. Prof Marcos Waldemar de Freitas Reis, s/n – São Domingos, Niterói

Mario Seixas e banda
Data: 25 de setembro, quarta-feira
Horário: 19h
Entrada: Gratuita
Local: Trevo de Piratininga
Endereço: Rua Professor Ernãni Faria Alves – Piratininga, Niterói

O Fabuloso
Data: 29 de setembro, domingo
Horário: 11h
Entrada: Gratuita
Local: Horto do Fonseca
Endereço: Alameda São Boaventura, 770 – Fonseca, Niterói

Monólogo estrelado por gonçalense denuncia violência contra a mulher


O Brasil é o quinto país no mundo com o maior índice de feminicídio. De acordo com dados do Dossiê Mulher, a cada quatro horas uma mulher é vítima de agressão e a cada cinco dias uma é vítima de feminicídio no Estado do Rio de Janeiro. São Gonçalo é o quarto município do estado em números de denúncias de violência contra a mulher. Para conscientizar e alertar a população sobre essa questão e propor reflexões acerca do assunto, a atriz e diretora Rosite Vital apresenta o espetáculo “Mujeres de Arena – Um grito contra o feminicídio”, no dia 28 de setembro, às 19hs, no Teatro Carequinha, em Neves.

Com apoio da Subsecretaria de Políticas Públicas para a Mulher, Secretaria de Cultura e Turismo e do Movimento de Mulheres, esta é a primeira adaptação como monólogo e a primeira versão em português da obra original do dramaturgo mexicano Humberto Robles, realizada pela artista gonçalense Rosite e pela produtora argentina Mirian Arce, fundadoras do RAVER Coletivo Teatral. A peça conta a história de casos de feminicídios e desaparecimentos de mulheres em Ciudad Juárez, no estado de Chihuahua, México. Na versão que será apresentada, além do México, Rosite relata casos ocorridos no Brasil e em mais seis países sul-americanos: Argentina, Bolívia, Colômbia, Guyana, Suriname e Venezuela.

“A nossa adaptação inclui sempre um caso ocorrido na cidade ou estado onde o espetáculo é apresentado. Sou gonçalense e trazer esse espetáculo para o meu município, ainda mais no palco onde me apresentei pela primeira vez na vida, é de uma alegria e responsabilidade imensas. No momento em que o nosso país passa por tantos retrocessos e censuras, em que pessoas desaparecem nos países "hermanos" e que todas as manifestações por direitos legítimos são brutalmente reprimidas, "Mujeres de Arena – Um grito contra os feminicídios" transforma-se num clamor por liberdade e justiça por todas as mulheres assassinadas e/ou desaparecidas”, afirma a atriz.


SERVIÇO
“Mujeres de Arena – Um grito contra o feminicídio”
Data: 28 de setembro
Horário: 19h
Local: Teatro Carequinha (Rua Oliveira Botelho, s/n, Neves – SG – anexo ao Colégio Ernani Faria)
Classificação: 14 anos
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) 

Exposição Unidas pela Vida abrirá os preparativos do Outubro Rosa em São Gonçalo


Iniciando as comemorações do Outubro Rosa, no próximo dia 4, a partir das 16h, a sede da Prefeitura Municipal de São Gonçalo realizará a abertura da exposição Unidas Pela Vida, um ensaio fotográfico realizado com mulheres de São Gonçalo que passaram ou estão passando pelo processo de quimioterapia na luta contra o câncer de mama. A ação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, através da coordenação do Espaço Rosa, que acontece há dois anos no município visando conscientizar a população sobre essa doença que vem atingindo mais mulheres em todo o mundo.

“Mostrar através da arte uma doença que afeta milhares de mulheres todos os anos, também, é uma forma de promoção da saúde. As mudanças físicas causadas pelo tratamento de câncer de mama podem ter um grande impacto na forma como você se sente a respeito de si mesma. Então, desde o início da gestão estamos com esse projeto de abrir as atividades do mês de outubro com uma exposição dessas mulheres batalhadoras, servindo de incentivo a tantas outras”, explica Jefferson Antunes, secretário municipal de Saúde.

Dessa vez, cerca de 88 pacientes da unidade municipal dedicada à saúde da mulher participaram dessa atividade para mostrar, através da arte, a beleza que a vida não pode parar por causa do câncer.

A coordenadora do Espaço Rosa e idealizadora do projeto, Patrícia Silva, explica a importância do diagnóstico e como pode influenciar na autoestima das mulheres. 

“Atualmente, o grupo Unidas pela Vida conta com mais de 408 pacientes. Nele existem pessoas em vários estágios de tratamento, até quem já se curou, que trocam experiências, desafios diários e desabafos. Com essa ação queremos mostrar a beleza e autoestima nessas mulheres que realizam uma luta diária, pois passar por um câncer não é algo fácil. Com os exames que oferecemos, conseguimos fechar o diagnóstico e quando é precoce, garante até 95% de chance de cura da doença. Então, todo mês de outubro estamos promovendo atividades completamente voltadas para a conscientização da importância do autoexame. Abraçar essa causa foi um ato de amor ao próximo, temos um vínculo muito forte umas com as outras, sabemos que nosso trabalho é essencial na vida de muitas mulheres e queremos fortalecê-lo cada vez mais. Elas recebem ainda todo o nosso carinho e apoio. São mulheres guerreiras e unidas pela vida”, declara.

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o segundo que mais acomete mulheres no país. Para 2019, foram estimados 59.700 casos novos, o que representa uma taxa de incidência de 51,29 casos por 100 mil mulheres.


Ainda em outubro, diversas ações acontecerão pelo mês de conscientização do câncer de mama, como a Caminhada contra o Câncer de Mama no dia 6 de outubro, às 8h30, com concentração 7h30 em frente ao INSS e chegada na Praça Luiz Palmier, no Rodo.


Strike a Pose 2019 na cúpula do Caminho Niemeyer



Os ex-modelos formados no curso do Senac vão, pelo terceiro ano consecutivo, apresentar um evento de moda em Niterói. 
O Strike a Pose 2019 será no próximo sábado, dia 21, às 19h no anfiteatro da cúpula do Caminho Niemeyer, no Centro. 

O espaço vai se transformar em um grande studio no qual os ex - models irão apresentar nove coleções num editorial ao vivo. O evento, sem fins lucrativos, tem como proposta coletar alimentos não perecíveis para serem doados a  Associação dos amigos enfermos - Casa Maria de Magdala, que fica no Sapê, Região de Pendotiba. 

Nove quadros com 45 looks
Cerca de 30 ex-modelos irá realizar uma performance fashion, utilizando técnicas de modelo fotográfico, famosas nos encerramentos do curso. "O show contará com efeitos de luz, cenário, coreografias, levando o público a uma viagem dentro de um editorial/vitrine ao vivo" explica Enio Ferreira, coordenador e idealizador do evento. 
Serão 45 looks apresentados em nove quadros com temas variados e participação do Centro de Dança de Niteroi com direção de Felipe Travassos.

Trabalho voluntário

"Há uma comissão organizadora, formada por ex alunos, que planeja e executa todo o evento. Conta ainda com o trabalho voluntariado de vários profissionais, entre eles: produtores de moda, maquiadores, cabeleireiros, cenógrafos, designs, jornalistas, fotógrafos, alunos de faculdade de moda, lojistas", destaca Francisco Martins, responsável por toda a produção de moda do Strike a Pose 2019.
Enio Ferreira, ressalta que hoje um dos principais objetivos do evento é trazer de volta entretenimento de moda para a
cidade. "Visamos ainda criar oportunidades para novos profissionais ligados ao metie fashion de Niterói. Além de apoiar instituições filantrópicas por meio  de doações de alimentos”, informa Ferreira. 


Serviço: O Strike a Pose 2019 será, sábado, dia 21, das 19h às 22h, para 200 convidados.
O anfiteatro da cúpula do Caminho Niemeyer fica na Rua Jorn. Rogério Coelho Neto, s/no Centro. 

Felipe Naim faz concerto no Teatro Municipal de Niterói


O Teatro Municipal de Niterói recebe no dia 22 de setembro, o pianista Felipe Naim fazendo um concerto solo. O pianista niteroiense é um fenômeno da música internacional. A musicalidade envolvente e marcante, unida com técnica sem limitações, torna o espetáculo irresistível.
O Niteroiense Felipe Naim é um fenômeno da música internacional. A sua musicalidade envolvente e marcante, unida com sua técnica sem limitações tornam irresistíveis seus espetáculos. Já aos 6 anos de idade, sua família percebeu que o pequeno se destacava musicalmente quando Felipe, ao retornar de um casamento, tocou a Marcha Nupcial no piano, sem nunca ter estudado música. Foi assim que sua família decidiu investir nos estudos e na carreira do pianista e não demorou muito para suas professoras niteroienses e até a prefeitura da cidade se mobilizar para Felipe estudar no exterior. Foi assim, em uma história de união dos seus maiores admiradores, unido a muito estudo, que Felipe se tornou vencedor do prêmio de público do IX Concurso Internacional de piano Florinda Santos em Portugal, já em 2008, entre outros concursos internacionais e nacionais. Ainda aos 12 anos, gravou dois CDs.
Apresentou-se em grandes palcos como: Niterói, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Pelotas, Minas Gerais, Portugal, Viena. Participa do importante projeto "Música no Museu", desde 2012. Formou-se em bacharel em piano no final de 2017 na UFRJ, aonde chamou a atenção de grandes professore e empresários e hoje atua como solista em várias apresentações da Dell’Arte. Atualmente é membro do Teatro Municipal do Rio de Janeiro como pianista e maestro interno e trabalha no núcleo de ópera do teatro.
Serviço
Felipe Naim
Data: 22 de setembro
Horário: 18h
Duração: 60 min
Classificação indicativa: Livre
Ingresso: R$40 inteira
Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua Quinze de Novembro, 35 - Centro, Niterói

São Gonçalo recebe maior feira de artesanato da Região Metropolitana


A maior feira de capacitação de artesanato da Região Metropolitana chega à cidade nesta sexta-feira. A "1ª São Gonçalo Artes Manuais" acontece no Partage Shopping, no Centro, entre os dias 20 e 22 de setembro, e vai garantir oportunidade de aprendizado em diversas oficinas voltadas aos empreendedores. O evento é promovido pela loja Caçula, com apoio da Prefeitura e diversos grupos privados.
Cada dia de evento terá cinco oficinas distribuídas entre 11h e 18h. O valor do ingresso é de R$10 (inteira) e R$5 (meia) e valerá para um dia inteiro de oficina. Os inscritos poderão aprender técnicas de crochê, bordado, pintura em madeira, tecido, porcelana e stencil, scrapbook, modelagem em biscuit e modelagem em EVA.
Os ingressos podem ser adquiridos na loja Caçula do Partage Shopping, no 4º andar. Quem realizar a doação de 1kg de alimento não perecível também irá participar do sorteio de 10 cursos gratuitos de artesanato, que acontecerão nos meses de novembro e dezembro. O sorteio acontece no dia 22, às 18h, ao encerrar o evento.
Expositores: Acrilex, Dohler, Círculo, Kit, Renk, Opa - Criando Arte, Sertic e Condor.


Serviço
FEIRA DE ARTESANATO
Partage Shopping
Endereço: Avenida Presidente Kennedy, 425, Centro
Data: 20, 21 e 22 de setembro
Horário: 11h às 18h

Exposição “Pôsteres & Vinis” no Centro Cultural Abrigo de Bondes


O Centro Cultural Abrigo de Bondes recebe até o dia 30 de setembro, a exposição “Pôsteres & Vinis”, do artista plástico Marcelo Toffoli, um dos nomes mais badalados do cenário atual das artes no Brasil. Nessa mostra o artista mostra todas as técnica desenvolvidas ao longo da carreira, na busca autodidata pela expressão artística, que estão em Pôsteres & Vinis.
O artista plástico Marcelo Toffoli, trás um olhar lúdico e comovente sobre algumas personalidades nacionais/internacionais, e os discos vinis que reverberavam toda atmosfera daquele tempo dos anos 70 aos 90.
Ter um disco de vinil era sinônimo de ter um bem valoroso e acima de tudo a sensação de estar mais próximo do artista preferido! Pôsteres & Vinis relembra todo esse cenário em cores fortes e vibrantes, que é a marca do artista!
Marcelo Toffoli nasceu na cidade de Araruama – RJ em 1973. Filho dos professores Zélia Toffoli e Luiz Brasil De Toffoli e neto do jornalista Brasil De  Toffoli. Autodidata, aos 8 anos de idade Marcelo Toffoli realizava seus primeiros traços no ateliê de sua mãe, também artista plástica. Ao longo da sua vida dedicou-se ao empreendedorismo e fotografia, porém com o passar do tempo descobriu sua paixão pela arte e não parou mais. Suas obras são inspiradas em personalidades imagens instrumentos com olhar fotográfico sobre tudo e todos. Suas técnicas mais utilizadas são o realismo em grafite e acrílico sobre tela.  

Expôs no Center 4 Icaraí RJ, na casa cultural Heloísa Alberto Torres em Itaboraí com a exposição  coletiva e Itinerante em sua 13ª edição "O olhar do artista sobre o meio ambiente" com o tema "Percepção Ambiental " do laboratório Horto viveiro da UFF.
Já com sua exposição individual “Traços, Luzes, Formas, Cores e Sombras”, Marcelo Toffoli expôs :
No parque de exposição Edgar Rodrigues Lutterbach em Macuco RJ. 
No Atelier Celso Bonfim Shopping Casino Serrano 509 São Pedro da Serra Nova Friburgo RJ. 
Na Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo Itaboraí RJ.
No Partage Shopping São Gonçalo RJ.
Na Casa das Artes Vila Real São Gonçalo RJ.
No Sintonia Fina -SG
Retornou na Casa Cultural Heloísa Alberto Torres- Itaboraí RJ.
Na Galeria de arte, Sala Djanira, do Espaço Cultural CEPERJ -Botafogo RJ.
Setembro / Outubro de 2018 participou de importantes eventos culturais e comemorativos no Teatro Anaíta Custódio Cardoso , na sede da UPPES de Niterói !
Novembro de 2018 Marcelo Toffoli 
foi artista revelação e recordista de vendas   na  Expor arte SP!

SERVIÇO
Exposição “Pôsteres & Vinis”
Visitação: até 30 de setembro
Horário: Segunda à Sexta de 8h às 18h
Local: Centro Cultural Abrigo de Bondes
Endereço: Rua Marquês do Paraná, 100, Centro,Niterói
Tel: 2620-8169
GRATUITO

IV CINE TAMOIO - FESTIVAL DE CINEMA NO SESC SÃO GONÇALO

 
O Coletivo Ponte Cultural divulgou a lista de filmes selecionados para exibição na 4ª Edição do Cine Tamoio – Festival de Cinema de São Gonçalo. A programação é bastante rica em conteúdo e apresentará ao público 99 produções, originadas em 19 Estados, além do Distrito Federal e da cidade de Lisboa, em Portugal. O evento, que acontecerá no SESC São Gonçalo entre os dias 21 e 28 de setembro, terá entrada gratuita. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura Municipal de São Gonçalo, através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SMTC), e da Fundação de Artes, Esporte e Lazer de São Gonçalo (FAESG).

Segundo o curador do festival, Alberto Sena, “a programação tem como objetivo dar visibilidade a centenas de negros e negras, produtores de audiovisual que, em decorrência do racismo institucional, não ocupam lugar de protagonismo no cinema. O Cine Tamoio vem crescendo a cada ano e, em sua 4° edição neste ano, consolida seu nome no circuito de festivais de grande porte, tanto no estado quanto no país”, avalia Sena.

No total, a produção do festival teve 204 trabalhos inscritos, dos quais foram selecionados 23 ficções; 20 documentários; 16 negros; 11 terror; 8 LGBTQ+; 6 indígenas; 5 animações; 2 gonçalenses; além de 2 longas; 1 média; e 5 curtas, que serão exibidos fora da mostra competitiva.

Na categoria de gênero Filme Negro, figura o filme “Filhas de Lavadeiras”, dirigido por Edileuza Penha de Souza, produzido em 2019, em Brasília.

Entre as novidades da edição 2019, já na abertura do evento, o público terá a oportunidade de assistir o documentário “A Pedra”, dirigido por Davidson Davis Candanda e, participar de um bate papo sobre a produção do filme logo após a exibição da obra. Neste ano, o festival também inova ao apresentar novas categorias competitivas, como Melhor Filme de Terror e Melhor Cartaz (designer gráfico), além da Rodada de Negócios, voltada para profissionais do setor audiovisual.

Na opinião do cineasta Davidson Davis, é muito importante esse espaço oferecido pelo Cine Tamoio aos produtores, atores e toda cadeia produtiva envolvida na área. “A promoção do debate ajuda a construir o senso crítico dos telespectadores. A Pedra é um filme do cinema negro, produzido pelo coletivo Siyanda e que reflete sobre o impacto do racismo no campo da educação, a partir da trajetória de personagens. É uma honra e uma responsabilidade imensa trazer esse importante debate para a abertura do Cine Tamoio, que vem se consolidando com um dos mais interessantes festivais de cinema do estado do Rio de Janeiro”, afirma Davis.

Além da exibição dos filmes, também serão oferecidas oficinas-debates destinadas a contribuir com a formação de profissionais que já atuam ou desejam atuar no segmento do audiovisual. As oficinas-debates serão ministradas entre os dias 24 e 27 de setembro, das 9h às 12h, e não é necessária inscrição prévia. Já as sessões dos filmes selecionados acontecerão das 14h às 21h, quando será realizada também a votação do júri popular.

A 4ª edição do festival vai homenagear os artistas Chica Xavier e Clementino Kelé, e a noite de premiação está reservada para o último dia da programação (28 de setembro). O evento será realizado entre os dias 21 e 28 de setembro, no SESC São Gonçalo, localizado na Avenida Presidente Kennedy, 755, Estrela do Norte. Ingresso gratuito.

Na visão de Carlos Ney Ribeiro, secretário de Turismo e Cultura de São Gonçalo, o projeto rompeu barreiras e prova a cada ano sua importância no cenário de produções audiovisuais. “O governo enxerga o fortalecimento do Cine Tamoio em cada nova edição. Está se tornando um patrimônio cultural da nossa cidade”, afirma, empolgado por fazer parte e poder apoiar essa história.  
 


Mais uma iniciativa cultural com apoio da Prefeitura Municipal de São Gonçalo, através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SMTC), e da Fundação de Artes, Esporte e Lazer de São Gonçalo (FAESG).


Duca Pantaleão e Siri em show para morrer de rir


 
Sexta-feira (20/09) será dia de mais uma edição do projeto de sucesso DescontraRindo. No mês de aniversário de 129 anos do município de São Gonçalo, o público (e instituições sociais que precisam de ajuda) vai ganhar muita diversão com os convidados Duca Pantaleão e Daniel Siri. Apresentado mensalmente no Centro Cultural Joaquim Lavoura (Lavourão), a comédia em pé gonçalense chega a sua 28ª edição contabilizando toneladas de arrecadações e muitas risadas. A iniciativa é realizada pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SMTC) e Fundação de Artes, Esporte e Lazer de São Gonçalo (FAESG), com produção do humorista anfitrião Bruno Nogueira. As apresentações começarão às 20h30 e o ingresso é apenas um quilo de alimento.

Duca Pantaleão compõe o quadro de humoristas da emissora de televisão SBT (quadro Malandros de Niterói), mas também apresenta um show solo com uma hora de duração. “É garantia de muitas piadas e risadas”, garante Bruno Nogueira, produtor do evento. Sua carreira começou em 2009, quando na plateia de um show de humor, no final perguntaram se alguém gostaria de contar uma piada. Pantaleão subiu naquele palco e nunca mais parou, descobrindo sua vocação para fazer os outros rirem. Em 2010, chegou à final do concurso “Quem Chega Lá”, da TV Globo.

Quem também se apresenta no palco do DescontraRindo deste mês é o comediante iniciante, porém não menos talentoso, Daniel Siri. Entre os amigos, Siri diz que tentou de tudo para não dar certo na vida. E conseguiu, brinca. Apaixonado pela comédia, decidiu viver o sonho de viver dela. Apadrinhado por Wagner Fernandes e Cadu Manhães, se juntou ao grupo Risokê na produção de shows de comédia. Atualmente com menos de seis meses de carreira, já conquistou grandes oportunidades no mundo do humor, se apresentando ao lado de comediantes renomados, da cena carioca e nacional, como Paulinho Serra, Ju Querido, Gustavo Ariel, entre outros.

O projeto – Com a ideia de fortalecer a cena da comédia e do humor, em cada edição Bruno apresenta dois novos convidados, com estilos, narrativas e visual distintos. Em comum entre todos esses artistas, a habilidade de fazer rir. “O projeto se firmou porque tem qualidade e é aberto a todos. Através dessa iniciativa, apoiada sempre pelo secretário Carlos Ney Ribeiro, conseguimos divertir as pessoas e ao mesmo tempo ajudar outras que necessitam”, comemora o anfitrião Bruno Nogueira.

Para o secretário de Turismo e Cultura, também presidente da Fundação de Artes de São Gonçalo (Fasg), Carlos Ney Ribeiro, “o DescontraRindo é um dos projetos culturais de maior sucesso na cidade atualmente. Diverte e também é solidário”, avalia.

Como o espaço é limitado, a organização solicita que os interessados se inscrevam através do formulário disponível em: http://twixar.me/tzt1 (Vagas Limitadas).


O Centro Cultural Joaquim Lavoura fica na Avenida Presidente Kennedy, 721, Estrela do Norte, em São Gonçalo, e oferece fácil acesso, com praticamente todas as linhas de ônibus passando em frente. Cabe lembrar que o evento começa às 20h30 e o ingresso é apenas um quilo de alimento.