terça-feira, 17 de setembro de 2019

Monólogo estrelado por gonçalense denuncia violência contra a mulher


O Brasil é o quinto país no mundo com o maior índice de feminicídio. De acordo com dados do Dossiê Mulher, a cada quatro horas uma mulher é vítima de agressão e a cada cinco dias uma é vítima de feminicídio no Estado do Rio de Janeiro. São Gonçalo é o quarto município do estado em números de denúncias de violência contra a mulher. Para conscientizar e alertar a população sobre essa questão e propor reflexões acerca do assunto, a atriz e diretora Rosite Vital apresenta o espetáculo “Mujeres de Arena – Um grito contra o feminicídio”, no dia 28 de setembro, às 19hs, no Teatro Carequinha, em Neves.

Com apoio da Subsecretaria de Políticas Públicas para a Mulher, Secretaria de Cultura e Turismo e do Movimento de Mulheres, esta é a primeira adaptação como monólogo e a primeira versão em português da obra original do dramaturgo mexicano Humberto Robles, realizada pela artista gonçalense Rosite e pela produtora argentina Mirian Arce, fundadoras do RAVER Coletivo Teatral. A peça conta a história de casos de feminicídios e desaparecimentos de mulheres em Ciudad Juárez, no estado de Chihuahua, México. Na versão que será apresentada, além do México, Rosite relata casos ocorridos no Brasil e em mais seis países sul-americanos: Argentina, Bolívia, Colômbia, Guyana, Suriname e Venezuela.

“A nossa adaptação inclui sempre um caso ocorrido na cidade ou estado onde o espetáculo é apresentado. Sou gonçalense e trazer esse espetáculo para o meu município, ainda mais no palco onde me apresentei pela primeira vez na vida, é de uma alegria e responsabilidade imensas. No momento em que o nosso país passa por tantos retrocessos e censuras, em que pessoas desaparecem nos países "hermanos" e que todas as manifestações por direitos legítimos são brutalmente reprimidas, "Mujeres de Arena – Um grito contra os feminicídios" transforma-se num clamor por liberdade e justiça por todas as mulheres assassinadas e/ou desaparecidas”, afirma a atriz.


SERVIÇO
“Mujeres de Arena – Um grito contra o feminicídio”
Data: 28 de setembro
Horário: 19h
Local: Teatro Carequinha (Rua Oliveira Botelho, s/n, Neves – SG – anexo ao Colégio Ernani Faria)
Classificação: 14 anos
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário