terça-feira, 20 de agosto de 2019

DUAS FERAS PERIGOSAS NO TEATRO PRUDENTIAL



Bem antes de serem “as tais Frenéticas”,  Dulcilene de Moraes (Dhu Moraes) e Sandra Pêra se conheceram em 1972, nos ensaios do musical POBRE MENINA RICA. O compositor Carlos Lyra assinava a direção, o texto e as músicas, compostas em parceria com Vinícius de Moraes. A identificação entre as duas foi imediata e, desde então, a amizade entre Dhu e Sandra segue rendendo frutos e projetos.
Com tantas histórias para contar e canções para cantar, surgiu a ideia de montar um espetáculo no qual Dhu e Sandra dividem histórias e passagens divertidas dos bastidores da música e do teatro, nesses mais de 40 anos de parceria. Com direção musical do guitarrista Mimi Lessa, amigo desde o início das Frenéticas, o show “As duas feras perigosas” chega ao palco do Teatro Prudential. O roteiro e a direção do show são do jornalista e escritor Rodrigo Faour, que colaborou ainda com sugestões musicais para a dupla. 
Um pouquinho do show




Serviço:
DHU MORAES E SANDRA PERA EM DUAS FERAS PERIGOSAS
Teatro Prudential
Endereço: Rua do Russel, 804 - Glória, Rio de Janeiro - RJ 

André Jamaica leva o Samba na Fé para o Trevo de Piratininga


Como parte do projeto Arte na Rua, no dia 21 de agosto, quarta-feira, às 19h, acontece o Samba de Fé, no Trevo de Piratininga. 
Mensal, à cada edição a roda homenageia um Orixá ou Entidade da Umbanda. Nessa apresentação, o grupo abordará o panteão africano, saudando os orixás mais populares. 
Tendo a companhia do grupo Família Quilombo, André Jamaica traz no repertório, músicas próprias, de Roque Ferreira, Wilson Moreira e canções gravadas por Clara Nunes.
O projeto tem cinco anos e geralmente acontece no Quilombo do Grotão. Porém, em agosto, ele fará uma participação especial no projeto Arte na Rua. De responsabilidade da Secretaria Municipal das Culturas de Niterói/ FAN, o Arte na Rua leva artistas de forma gratuita para se apresentarem em diversos pontos da cidade.




SERVIÇO:
André Jamaica  leva o Samba na Fé para o Trevo de Piratininga
Data: 21 de agosto, quarta-feira
Hora: 19h
Entrada: Gratuita
Local: Trevo de Piratininga
Endereço: Rua Professor Ernãni Faria Alves - Piratininga, Niterói

Coral do Studio Malibran de volta ao Solar do Jambeiro


Desta vez com um concerto dedicado a conjuntos de óperas famosas onde duetos, trios e quartetos tornaram suas peças mundialmente reconhecidas, o Studio Malibran se apresenta novamente no Solar do Jambeiro. Como parte do projeto Sarau no Solar, o evento está agendado para este domingo, 25 de agosto, às 17h. 

Com obras importantes como "La Bohème", "Norma", "Così fan tutte", "La Traviata" e "L'Amico Fritz", o coral apresenta um programa composto dos principais nomes da ópera, com árias que marcaram a história da música lírica. 
O Studio Malibran se apresenta com os cantores Alice Arabe, Aline Le Grand, Amanda Gonzales, Debora Grimaldi, Gabriel Senra, Jesse Bueno, Luiz Ricardo Lopes, Márcia Neves, Marco Matthiessen, Maria Clara Justino, Mariana Gomes, Thiago Debossan; com o pianista Ciro Magnani; sob a preparação vocal e musical de Leila Guimarães. 





SERVIÇO
Sarau no Solar – Studio Malibran
Data: 25 de agosto de 2019, domingo
Horário: 17h
Evento gratuito
Classificação indicativa: Livre
Solar do Jambeiro
Rua Presidente Pedreira, 195, Ingá, Niterói

Cine Jazz recebe Gilson Peranzzetta e Mauro Senise em homenagem a Michel Legrand




Acontece na terça 27 de agosto, às 19h, Solar do Jambeiro, a edição de agosto do projeto Cine Jazz, com uma homenagem ao pianista e maestro francês Michel Legrand. Logo após a exibição de um filme que traz uma apresentação de Legrand com a Orquestra Nacional da França, gravado em Paris em 2009, Gílson Peranzzetta e Mauro Senise brindarão o público com um selecionado repertório de jazz nas trilhas sonoros do cinema. A entrada é franca e a Classificação indicativa, 14 anos. 
Nascido em Paris em 1932, Michel Legrand construiu sua destacada carreira compondo para o cinema. São dele os temas originais e as trilhas sonoras de filmes como, "Lola", "Os Miseráveis", "Pret-a-Porter", "Les demoiselles de Rochefort" e "Verão de 42", entre muitos outros sucessos de bilheteria ao longo dos anos. 
O jazz também é marcante em sua carreira. Desde 1958, Legrand liderou bandas que contavam com alguns dos maiores nomes do segmento, como Miles Davis, John Coltrane, Bill Evans e Herbie Mann. Compôs para álbuns de Stan Getz , Sarah Vaughan e Phil Woods - em várias ocasiões. Vários músicos de jazz regravaram clássicos de sua autoria, como “What Are You Doing the Rest of Your Life”, “Watch What Happens” e “The Summer Knows (Summer of 42)”. O musico faleceu em janeiro desse ano. 
Os convidados da noite são o pianista e maestro Gílson Peranzzetta e saxofonista Mauro Senise, músicos consagrados, que estão lançando projeto novo, dedicado ao cinema. Cinema e jazz nasceram juntos e foram as grandes artes do século 20. O primeiro filme sonoro chamou-se "O cantor de jazz" (1927), que na verdade era sobre um cantor de sinagoga, mas já na década de 30 as big bands do Swing ganhavam as telas. E, a partir dos anos 50, o jazz moderno se tornava referência na trilha de filmes mais sofisticados, nos EUA e na Europa. Em troca, certas canções de filmes caíram inexoravelmente nos repertórios da dos grandes músicos do jazz.
Cinéfilos de carteirinha, Gilson Peranzzetta e Mauro Senise exploram esse território em seu novo álbum, "Cinema a dois", com arranjos de Peranzzetta e pesquisa de repertório da produtora Ana Luísa Marinho, que inclui entre outros, Michel Legrand. 
O Cine Jazz é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura de Niterói-FAN com curadoria de Paulo Renato Rocha. 



SERVIÇO
Cine Jazz
Gilson Peranzzetta e Mauro Senise em homenagem a Michel Legrand
Data: 27 de agosto, terça-feira
Horário: 19h
Evento gratuito
Classificação indicativa: 14 anos
Solar do Jambeiro
Rua Presidente Pedreira, 195, Ingá, Niterói