segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

CAIXA CULTURAL RIO DE JANEIRO RECEBE FESTIVAL BREVES CENAS DE TEATRO


A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 3 a 8 de dezembro (terça-feira a domingo), o  festival Breves Cenas de Teatro. Referência desde a sua edição de estreia, em 2009, o projeto está sendo realizado pela primeira vez fora de Manaus (AM). Depois de passar por Brasília (DF), em outubro, e Fortaleza (CE), em novembro, o festival chega agora à capital fluminense, com entrada franca e patrocínio da CAIXA e do Governo Federal. 
Serão apresentadas 17 cenas curtas, de artistas e grupos do Amazonas, do Rio de Janeiro, do Distrito Federal, de Pernambuco, de São Paulo e da Colômbia. Com no mínimo 04’59’’ e no máximo 15’01’’, as criações vão do drama à palhaçaria. Ao final das sessões, o público escolhe a sua cena favorita, em cédulas de votação distribuídas na entrada no teatro. A mais votada será anunciada no encerramento do festival.
Essa junção de diferentes propostas estéticas e grupos de diversas partes do Brasil e de países vizinhos vem cativando o público. “É gratificante comemorar casa cheia todos os anos, o que nos dá uma leitura da força das artes cênicas e de como o público gosta, sim, de ir ao teatro em tempos digitais”, destaca Dyego Monnzaho, idealizador do festival. “Levar o projeto para outros estados é uma oportunidade de estimular a formação de novas plateias”, completa.

Recorde de inscrições:
Criado com o objetivo de valorizar e difundir o panorama das produções teatrais no Brasil, o Breves Cenas de Teatro registrou este ano um recorde de inscrições. As 46 cenas selecionadas por uma curadoria especializada para apresentações em Brasília, em Fortaleza e no Rio de Janeiro foram escolhidas entre 154 inscritos de vários estados brasileiros e também de outros países.
A abertura para a participação de artistas e grupos de todo o território nacional e latino-americano é uma característica do festival amazonense desde a sua primeira edição. O projeto reforça, assim, a proposta de fomentar o intercâmbio profissional e artístico dos participantes e ajudar a impulsionar artistas que estão distantes dos principais mecanismos de circulação e turnê.




Serviço:
Festival Breves Cenas de Teatro
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro de Arena (Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro - Metrô e VLT: Estação Carioca)
Datas: de 3 a 8 de dezembro de 2019 (terça-feira a domingo)
Horário: 19h
Informações: (21) 3980-3815
Entrada franca (distribuição de ingressos uma hora antes do início de cada sessão)
Duração: 60 minutos
Classificação Indicativa: Não recomendado para menores de 16 anos
Capacidade: 226 lugares (mais 4 para cadeirantes)
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal

Programação do Arte na Rua para dezembro agita os finais de semana



Dando início à agenda de dezembro, o projeto Arte na Rua programou atrações para todos os finais de semana do mês. Para o dia 7 de dezembro, sábado, às 16h, o grupo SuJAZZtivo anima a tarde na Praia de Piratininga. Logo em seguida, no mesmo palco, a tradicional banda de rock Os Lobos apresenta os clássicos que embalaram gerações em Niterói. Os eventos acontecem na Praça Luiz Gomes da Silva, ao lado do antigo toboágua.
Iniciativa da Secretaria Municipal das Culturas e da Fundação de Arte de Niterói (FAN), o Arte na Rua é composto por uma série de eventos gratuitos, das mais diversas linguagens artísticas, escolhidos por meio de Editais Públicos, que percorrem praças, ruas e equipamentos culturais de toda a cidade, levando os artistas para próximo do seu público

Sobre as atrações:

SuJAZZtivo


Formado por Marcelo Nestler (guitarra), Juliano Cândido (baixo) e Fábio Muniz (bateria), o conjunto SuJAZZtivo interpreta clássicos do jazz americano e brasileiro. Além das releituras, a banda também apresenta suas composições próprias. Com várias inclinações musicais, a SuJAZZtivo é uma banda que prioriza a liberdade jazzística de se expressar, passando essa energia para suas músicas e shows.

Os Lobos

Emblemática banda niteroiense, Os Lobos fizeram história durante os anos 60. Com mais de 50 anos de história, o conjunto, hoje, é formado por Cássio Tucunduva (guitarra, vocais e direção musical), Fred Vasconcelos (teclado), Leticia Vasconcelos (voz), Tavinho Torreão (violão e voz), Robinson Rocha (baixo) e Rodrigo Mattos (bateria).
Com fortes influências da música de Beatles e Jimi Hendrix, Os Lobos exploram o lado psicodélico do rock n’ roll. Seu repertório traz suas músicas autorias e sucessos internacionais, homenageando Beatles e outros grupos que compunham o cenário Pop Rock internacional até à Jovem Guarda. Além disso, o conjunto traz clássicos como "Fanny" (Dalto/Cláudio Rabelo), "Santa Teresa" (Luiz Carlos Sá), "Eu sou eu", "Nicuri é o diabo" (Raul Seixas), além de outros hits como "Gottoget you intomylife" (Beatles), "Respect" (Aretha Franklin) e o trabalho atual do EP "A estrada e o tempo".

SERVIÇO:
Programação do Arte na Rua
Data: 7 de dezembro, sábado
SuJAZZtivo, às 16h
Os Lobos às 18h
Entrada: Gratuita
Local: Praia de Piratininga
Endereço: Praça Luiz Gomes da Silva (ao lado do antigo Toboágua)