terça-feira, 14 de janeiro de 2020

“A Descoberta das Américas”no Teatro Popular Oscar Niemeyer


O Teatro Popular Oscar Niemeyer apresenta, nos dias 18 e 19 de janeiro, às 20h, o espetáculo solo narrativo “A Descoberta das Américas”, um dos maiores sucessos da primeira década do século XXI, que rendeu o Prêmio Shell de melhor ator a Julio Adrião. Em 2005, ano da estreia oficial na cidade do Rio de Janeiro, a peça foi eleita pelo Jornal O GLOBO-RJ uma das 10 melhores peças do ano.
Julio Adrião em uma atuação intensa e despojada narra, em um monólogo recheado de rude ironia, uma outra versão da história, que leva o público a uma inesperada reflexão sobre o período inicial da colonização do Novo Mundo. “A descoberta das Américas me levou a descobrir o Brasil e, mais recentemente, Portugal, abrindo nossas portas para Cabo Verde, Angola e Macau, fazendo agora o caminho de volta das grandes descobertas”, explica Adrião.
A peça fala sobre um Zé ninguém de nome Johan Padan, rústico, esperto e carismático, que escapa da fogueira da inquisição embarcando, em Sevilha, em uma das caravelas de Cristóvão Colombo. No Novo Mundo, o herói sobrevive a naufrágios, testemunha massacres, é preso, escravizado e quase devorado pelos canibais. Com o tempo, aprende a língua dos nativos, os cativa e se safa fazendo “milagres” com alguma técnica e uma boa dose de sorte. Venerado como filho do sol e da lua, catequiza e guia os nativos em uma batalha de libertação contra os espanhóis invasores.


Sobre o espetáculo:

A Descoberta das Américas representou o Brasil no FITEI, Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica e antes disso, brilhou no festival MITO, realizado na cidade de Oeiras, onde arrancou aplausos ininterruptos durante 10 minutos. Da cidade lusitana saiu com outro convite para 2010, o festival MindelAct em Cabo Verde.
Em 2013, com um novo marco, o espetáculo estreou sua VERSÃO EM ESPANHOL no Festival Fiesta de Juglares do Tryo Teatro Banda, em Santiago do Chile. Iniciamos as comemorações desses 10 anos de Jornada em 2016, com o Patrocínio da prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, por meio do edital do Fomento de apoio a cultura, com um belíssimo circuito com 20 apresentações por diversos bairros e espaços culturais e seguimos o ano de comemorações fazendo novas temporadas pelo Rio de Janeiro e Brasil a fora!
O texto de Dario Fo, inspirado em fatos reais narrados pelo navegador e cronista Alvar Nuñes Cabeza de Vaca, revisita de maneira irônica e crítica episódios ocorridos na Flórida do século XVI. Mas a história poderia ser bem daqui, da terra brasileira.


Sobre o artista:

Julio Adrião (1960) é carioca, ator, produtor e diretor teatral. Formado pela CAL em 1987, trabalhou seis anos na Itália, com foco no treinamento físico do ator, nas Cias Teatro Potlach de Fara Sabina, Abraxa Teatro e Qabaloquá, ambas de Roma. De volta ao Brasil em 1994, integrou o trio cômico Cia. do Público até 2002, atuou, produziu e dirigiu espetáculos de teatro. Com diversas participações em curtas e longas no cinema e séries na TV, ganhou o Prêmio Shell/RJ de melhor ator em 2005, com o solo narrativo “A descoberta das Américas”, de Dario Fo. Desde 2007, ministra a oficina Narrativa física solo. No Teatro, trabalhou como ator com os diretores Moacyr Góes, Fábio Junqueira, Lucia Coelho, Mauricio Abud, Isabella Irlandini, Dudú Sandroni, Márcia do Valle, Sidnei Cruz, Alessandra Vannucci e Ivan Sugahara. Como Diretor, dirigiu “Roda saia, gira vida”, (Prêmio Mambembe 1994 – 10 melhores espetáculos), a Ópera “O Elixir do Amor” (UFRJ 1996), o solo “Roliude” 2009), “O casamento de Hermelinda” (2011 – Passo Fundo/RS) e “Blefes excêntricos” (2013). Na TV, participou das Séries, Amazônia, As Brasileiras, Poema Sujo, Dois irmãos e As melhores entrevistas do Pasquim.



Serviço:
Espetáculo “A Descoberta das Américas”
Data: 18 e 19 de janeiro
Horário: 20h
Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer
Endereço: Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, sem número
Telefone: 2620-6101
Classificação indicativa: 14 anos
Entrada gratuita - 1kg de alimento não perecível 

Festival de Verão Arte na Rua com grandes atrações em janeiro


No terceiro sábado de janeiro, 18, a partir das 16h, estão programadas três atrações que prometem animar a plateia do Festival de Verão Arte na Rua, na Praia de Piratininga: Experimenta e tal, Filhos de Sinhá e Sambalagandã.
Com uma programação pensada para a estação mais quente do ano, o projeto Arte na Rua preparou uma agenda cultural pra lá de especial para os meses de janeiro, fevereiro e março. As apresentações acontecem sempre aos sábados, a partir das 16h, na Praça Luiz Gomes em Piratininga. Com músicas, bandas e ritmos para todos os gostos, o evento ainda conta com com a presença da Casa do Artesão, das cervejarias artesanais, fomentando a economia criativa e incentivando a geração de renda no município.


Experimenta e tal


Apaixonados por boa música e carentes de fazer um som instrumental sem rótulo, os músicos Almir Sodré (pandeiro), Tiago Souza (bandolim), Lucas Marques (violão 7 cordas) e Hernani Valente (cavaquinho) formaram o grupo "Experimenta e tal". Contando sempre com o auxílio de outros instrumentos, como o trompete, gaita, clarinete e acordeão, a banda mescla o melhor da música brasileira e internacional.


Filhos de Sinhá


Idealizado por Yuri Portella, o grupo Filhos de Sinhá é um samba itinerante. A roda não é composta por músicos fixos, sendo eles convidados a participar a cada edição. O repertório é composto por hits de cantores clássico e atuais no mundo do samba. Como nos velhos tempos, o público é parte da roda, cantando junto com a energia do samba no gogó e na palma da mão.


Sambalagandã




Criado ainda em 2008, o grupo Sambalagandã é formado por músicos que se moldaram nos ritmos do samba e do choro: André Jamaica (voz), Nina Rosa (voz), Fabrício Vinhas (cavaquinho), Lúcio Rodrigues (violão 7 cordas),  Thiago Kobe (percussão), Dizzy (percussão) e Vitor Oliveira (percussão). Com raízes nas tradições populares, como choro e maxixe, e no samba moderno, o Sambalangandã vem também da paixão dos integrantes pela música. Por conta dessa origem, as rodas de samba em que o grupo toca são marcadas pelas homenagens aos mestres da música brasileira e suas obras, mas também pelo embalo criado pelo coro coletivo que canta e bate na palma da mão com alegria e consciência.
A programação segue janeiro com a banda The Rock Zoo Band e as cantoras Ritah Mansur e Claudia Foureaux.


SERVIÇO

Festival de Verão Arte na Rua
Com Experimenta e tal, Filhos de Sinhá e Sambalagandã
Data: 18 de janeiro, sábado
Horário: A partir das 16h
Classificação indicativa: Livre
Local: Praça Luiz Gomes (praça do antigo toboágua)
Endereço: Av. Alm. Tamandaré - Piratininga, Niterói
ENTRADA GRATUITA

Janeiro é o mês das crianças com muitas atrações no Teatro Popular


O Teatro Popular Oscar Niemeyer convida a criançada para uma programação pra lá de especial no fim de semana de 18 e 19 de janeiro. São 4 espetáculos que prometem divertir a petizada com muito teatro, música e contação de histórias. Dando início à programação, Magna Domingues abre o seu "Baú Encantado" para contar histórias de autores negros, no sábado, 18, às 15h. No sábado e domingo, às 16h, Diego Morais apresenta sua lúdica adaptação da vida de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.


No domingo, 19, às 11h, o diretor Breno Sanches traz ao palco Ritinha e Bernardo, duas crianças que viajam de bicicleta pelo mundo da imaginação. O espetáculo volta ao Teatro Popular no domingo, 26, no mesmo horário. Pra fechar o fim de semana, no domingo, 19, às 15h, Juliano Antunes apresenta, inspirado em seis fábulas dos escritores Esopo e Fredo, o espetáculo "O Fabuloso". E para curtir este verdadeiro festival de teatro infantil, basta levar 1kg de alimento não perecível.



Espetáculos



Baú encantado





Baú Encantado é um espetáculo idealizado e realizado por Magna Domingues. Lúdico e visualmente atraente para o público infantil, Baú Encantado é uma contação de histórias negras que foram esquecidas, proibidas ou simplesmente guardadas. Com este projeto, a artista pretende apresentar histórias de livros e histórias orais de autores negros, com a ajuda de um baú e uma violeira.



Luiz e Nazinha - Luiz Gonzaga para Crianças





Vista por mais de 100 mil pessoas, a emocionante adaptação da vida do Rei do Baião entra em cartaz no Teatro Popular. Dirigido por Diego Morais, o espetáculo é um musical infantil e faz parte do projeto "Grandes Músicos para Pequenos". "Luiz e Nazinha - Luiz Gonzaga para Crianças" conta passagens da infância do artista no interior do nordeste e chega até a emocionante história do primeiro amor, digna de cordel. O espetáculo foi indicado em 8 categorias nos maiores prêmios de teatro infantil do Rio de Janeiro e Aline Carrocino foi premiada como Melhor Atriz no Premio CBTIJ de Teatro Infantil 2015.



Quem disse?




Ritinha e Bernardo são duas crianças muito inteligentes e amáveis que, pedalam suas bicicletas, viajam pelo mundo da imaginação. Os meninos se questionam sobre sobre a ideia de família tradicional, sobre os papéis sociais que aprisionam as identidades de gênero e nos convidam a transformar o modo como nos organizamos como sociedade. Dirigido por Breno Sanches (Prêmio Zilka Salaberry de Teatro Infantil, 2017 e 2018), o espetáculo traz o ator Filipe Codeço e a atriz e idealizadora da peça Ana Luiza França para encantar as crianças e os adultos com a graça e a sensibilidade de uma história super educativa. "Quem disse?" foi selecionado na Chamada Pública de Teatro Infantil da Secretaria Municipal de Cultura / FAN.



O Fabuloso





Inspirado em fábulas da literatura greco-romana, o espetáculo "O Fabuloso" mistura histórias dos escritores Esopo e Fredo, que durante séculos vêm encantando diversas civilizações com sua sabedoria e humor. A trama, dirigida por Eleusa Mancini, é encenada apenas por um ator, Juliano Antunes, que personifica animais, elementos da natureza e objetos. Em linguagem bem-humorada e contemporânea as histórias como "O rato do campo e o rato da cidade", "O corvo e o jarro", "A formiga e a pomba", "O burro e o lobo", "Dois viajantes e o urso" e "A reunião geral dos ratos", ajudam a compreender o comportamento humano, debatendo temas como igualdade, cidadania e fraternidade, ao mesmo tempo em que é criativa, dinâmica e engraçada.




SERVIÇO



Baú encantado
Data: 18 de janeiro, sábado
Horário: 15h
Classificação indicativa: livre
Área externa do Teatro



Luiz e Nazinha - Luiz Gonzaga para Crianças
Datas: 18 e 19 de janeiro, sábado e domingo
Horário: 16h
Classificação indicativa: livre



Quem disse?
Datas: 19 e 26 de janeiro
Horário: Domingos, às 11h
Área externa do Teatro



O Fabuloso
Data: 19 de janeiro, domingo
Horário: 15h
Classificação indicativa: livre



Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer
Endereço: R. Jorn. Rogério Coelho Neto, s/n - Centro, Niterói
Telefone: (21) 2620-6101
ENTRADA GRATUITA - 1kg de alimento não perecível