terça-feira, 10 de setembro de 2019

Nova edição do Samba do Oscar no Teatro Popular Oscar Niemeyer


No dia 14 de setembro, sábado, às 13h, o Teatro Popular Oscar Niemeyer realizará mais uma edição do Samba do Oscar, que, dessa vez, recebe como anfitrião o projeto Bambas de Saia e conta com as participações de Paulinho Rezende, Monica Mac e O Grupo Visual Novo.

Sobre as atrações:
Bambas de Saia:

Idealizado pelo musicista Wagner Silveira, o projeto “Bambas de Saia” oferece aulas de percussão em samba de raiz para mulheres há mais de 6 anos. Com o objetivo de inserir mulheres na cultura do samba de raiz trabalhando a parte pedagógica, os instrumentos clássicos deste segmento como: Pandeiro, surdo, tamborim, tantã e agogô são ensinados. Respeitando e valorizando a força, e presença, da mulher no samba.

Paulinho Rezende:

Paulinho Rezende é poeta, escritor, cronista, cantor e compositor brasileiro de grande sucesso. Com mais de 35 anos de carreira, 400 músicas gravadas, Rezende acumula mais de mil regravações, que incluem grandes nomes como Alcione, Zeca Pagodinho, Martinho da Vila, Beth Carvalho, Diogo Nogueira e Nando Reis

Monica Mac:

Pedagoga por formação e cantora por devoção, Monica Mac se dedica há vinte anos à música, tendo o samba um grande papel de destaque em sua trajetória. Pesquisadora da Música Popular Brasileira, Mônica encontra na obra dos grandes mestres, e revelações, a inspiração para o trabalho ao qual se dedica, tornando-se referência no mundo do samba niteroiense, conquistando o público amante do gênero.

Grupo Novo Visual:
O Grupo Novo Visual, hoje com treze anos de carreira, surgiu em Niterói a partir da ideia de músicos acostumados a tocar com artistas do samba como: Marquinho Diniz, Sombrinha e Dunga. Uniram-se e formaram um grupo com uma musicalidade que alinhou o samba de raiz, pagode ao MPB. O grupo, atualmente, vem conquistando o respeito e espaço na nova geração do mundo do samba, seguindo as vertentes do que há de melhor na música brasileira.

 SERVIÇO:
Samba do Oscar 
Dia: 14 de setembro, sábado
Horário: a partir das 13h
Entrada: 1kg de alimento não perecível
Classificação livre
Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer
Endereço: Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n – Centro, Niterói - RJ

Teatro Popular Oscar Niemeyer cedia a segunda edição do Circuito Estadual das Rodas Culturais


Dia 15 de setembro, domingo, às 15h, começa o Circuito Estadual das Rodas Culturais RJ, no Teatro Popular Oscar Niemeyer.
Produzido pela Liga das Rodas Culturais do RJ, o evento integra uma das etapas de acesso ao “Duelo de MCs Nacional 2019”. O núcleo 5, grupo daqueles que se apresentarão, é formado por oito rodas culturais: Roda Cultural da Cantareira, Roda Cultural de Maria Paula, Roda Cultural do Engenho do Mato, Batalha do Largo, Roda Cultural Favela&Arte, Batalha da Marina, Roda Cultural Vila Emil, Batalha da Resistência.
Os MC’s classificados são Poko e Davimrp, da Batalha da Marina; JG e Gaguinho, da RC de Maria Paula); Zack e Shock, da RC Vila Emil; Gine e Kakaroto, da Batalha da Resistência; Netuno e Caio, da RC da Cantareira; GB Gomes e Zenin, da RC Conexão Favela&Arte; Shark e Destro, da Batalha do Largo; e TH e Garcia, da RC Engenho do Mato.
Em sua segunda edição, o a programação do Circuito também conta com shows de Dudu de Morro Agudo, Caixa Baixa, Marciano e Nuquepi + LM.


SERVIÇO:
Circuito Estadual das Rodas Culturais
Data: 15 de setembro, domingo
Horário: 15h
Entrada: 1kg de alimento não perecível
Classificação: Livre
Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer
Endereço: Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n – Centro, Niterói - RJ

Muita música no Arte na Rua na terceira semana de Setembro


As apresentações do projeto Arte na Rua seguem no mês de setembro a todo vapor. No dia 15, domingo, Renato Vargas lança seu novo CD, “As Canções que o Rei Cantou”, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, e no mesmo dia, o músico Xoy se apresenta no Horto do Fonseca.
Na terça-feira, 17, Daniel Porto faz um show Praça Zumbi dos Palmares, trazendo para o público suas músicas autorais e sucessos do reggae e da MPB. Na quarta-feira, 18, fechando a programação da semana, o grupo Itaipu Jazz se apresenta no Trevo de Piratininga.
Iniciativa da Secretaria Municipal de Cultural e da Fundação de Arte de Niterói (FAN), o Arte na Rua é composto por uma série de eventos gratuitos, das mais diversas linguagens artísticas, escolhidos por meio de Editais Públicos, que percorrem praças, ruas e equipamentos culturais de toda a cidade, levando os artistas para próximo do seu público. 

Sobre as atrações:
Renato Vargas

Intérprete da coleção “O Som do Barzinho”, ganhadora de discos de ouro e de platina, Renato Vargas carrega a experiência de 20 anos de estrada e de apresentações pelo Brasil a fora. Lançando seu novo CD, “As Canções que o Rei Cantou”, o repertório de Vargas traz 14 hits de Roberto Carlos, como “Falando Sério”, Splish Splash”, “Como Vai Você” e “Nossa Canção”. Renato se apresenta na varanda do Paschoal, no domingo, 15, às 11h.
Xoy

Xoy, nome artístico de Wagner Junior, faz rimas e participa de batalhas de MC’s desde os 13 anos de idade. Músico apaixonado por Rap e Hip Hop, Xoy já ganhou diversas batalhas de rimas e de Mc’s e, graças ao seu potencial, conseguiu gravar em estúdio sua música mais famosa, “Labirinto”. A apresentação de Xoy acontece no Horto do Fonseca, domingo, 15, às 11h.
Daniel Porto

Cantor, compositor, intérprete e instrumentalista, Daniel Porto já atua no cenário musical há 14 anos. No show, o repertório vai desde músicas autorais, como “Inesperada” e “Não é tão simples”, até a releitura de clássicos do reggae e da MPB, como “Positive Vibration”, de Bob Marley, e “Magrelinha”, de Luiz Melodia. Porto já trabalhou em bandas como a Monte Zion, a Via-jah e Bob Mayler Cover, como guitarrista e cantor. Além disso, seu show conta com a participação dos músicos Marvin Foster (guitarra e voz), Wagner Franco (teclado e voz), João Souza (bateria) e Cícero Dias (contra-baixo). Daniel Porto se apresenta na terça-feira, 17, às 19h, na Praça Zumbi dos Palmares, São Domingos.

 Itaipu Jazz
Formado por Edno (bateria), Isaias Benedito (trompete), Carlito (baixo), Dudu Ferreira (piano) e Cabelo (guitarra), o “Itaipu Jazz” exploram em seus shows, mais de um ritmo musical. O repertório do conjunto conta ainda com os hits do tango, do bolero, do mambo, da salsa, da bossa nova e do samba. A banda sobe ao palco do Trevo de Piratininga na quarta-feira, 18, às 19h.

SERVIÇO:

Renato Vargas
Data: 15 de setembro, domingo
Horário:  11h
Entrada: Gratuita
Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno
Endereço: Campo de São Bento – Icaraí, Niterói

Xoy
Data: 15 de setembro, domingo
Horário: 11h
Entrada: Gratuita
Local: Horto do Fonseca
Endereço: Alameda São Boa Ventura, 770 – Fonseca, Niterói

Daniel Porto
Data: 17 de setembro, terça-feira
Horário: 19h
Entrada: Gratuita
Local: Praça Zumbi dos Palmares
Endereço: Rua Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis s/n – São Domingos, Niterói

Itaipu Jazz
Data: 18 de setembro, quarta-feira
Horário: 19h
Entrada: Gratuita
Local: Trevo de Piratininga
Endereço: Rua Professor Ernãni Faria Alves – Paratinga, Niterói