terça-feira, 23 de junho de 2020

Silvério Pontes e Antônio Guerra mostram “Coração Brasileiro” nas redes sociais da Sala Nelson Pereira dos Santos


Neste mês de junho, a Sala Nelson Pereira dos Santos, espaço cultural vinculado à Fundação de Arte de Niterói e Secretaria das Culturas,  está exibindo, em suas redes sociais, uma programação com muita música e a estreia do projeto de entrevistas "E Vamos de Bastidores". Para fechar o mês, o trompetista Silvério Pontes e o pianista Antônio Guerra mostram o repertório do CD "Coração Brasileiro", lançado em 2018.

A união de Silvério Pontes, representante da música carioca, o Choro, o samba e o Funk, com seus 30 anos de parceria e 7 discos com o trombonista Zé da Velha, com Antônio Guerra, pianista, arranjador e compositor premiado pelo Mimo Instrumental 2015, resultou no primeiro trabalho do duo, "Coração Brasileiro". Esse é o trabalho que a Sala Nelson vai apresentar na sexta-feira, 26, às 19h.

Os duos de piano e trompete foram mais explorados na música de câmara e no jazz americano, mas pouco se fez com esta formação na história da Música Popular Brasileira. No CD "Coração Brasileiro", lançado pela Kuarup, em outubro de 2018, ouvimos desde o cantador cancioneiro até o samba, com toda a sua riqueza rítmica, e suas orquestras, aqui representados pelo piano e o trompete. O disco traz no repertório Pixinguinha, Radamés, Guinga e Chico Buarque, além de composições de Antônio e Silvério. As gravações contaram com as participações especiais de Bernardo Aguiar, Guinga, Guto Wirtti e Yamandu Costa.

Em outubro de 2018, a dupla apresentou o show de lançamento oficial do CD no Theatro Municipal de Niterói, com as participações de Daniela Spielmann (sax), Arthur Maia (baixo) e Aquiles Moraes (trompete). Em 2019, "Coração Brasileiro" cumpriu uma vasta agenda, entre outros espaços, no Blue Note, no BNDES, na Sala Cecília Meirelles, além de realizar uma turnê de 2 meses por Portugal, Itália e Japão.

Novo projeto da Sala Nelson Pereira dos Santos, o "E Vamos de Bastidores" é uma série de entrevistas com foco nos bastidores das produções culturais, uma conversa sobre tudo aquilo que acontece por de trás das cortinas. Em sua segunda edição, no sábado, 27 de junho, às 17h, o convidado é Pablo Bispo, produtor musical, compositor e um dos fundadores do selo musical da Som Livre, Inbraza.

Pablo compôs diversos hits da atualidade, que fizeram sucesso nas vozes de Iza, Anitta, Pabllo Vittar, Gloria Groove Ludmilla, Pedro Sampaio, Preta Gil, entre outros. No cenário internacional, já realizou trabalhos com Major Lazer, Ciara e Charli XCX. Além de administrador, palhaço e compositor, se tornou professor do Espro - Ensino Social Profissionalizante, que realiza ações socioeducativas e integração ao mundo do trabalho, promovendo a inclusão social. Todas as suas experiências cumuladas, resultam na sua capacidade de compreender as pessoas e compor cada música com um sentimento único, transformando as pessoas em música e vidas através da música. O "E Vamos de Bastidores" acontece no IGTV, Facebook e Youtube.


SERVIÇO

Silvério Pontes e Antônio Guerra mostram "Coração Brasileiro"
Data: Sexta-feira, 26 de junho
Horário: 19h

"E Vamos de Bastidores" com Pablo Bispo
Data: Sábado, 27 de junho
Horário: 17h

Covers do Cazuza e do Tim Maia agitam o Nikity Sunset

 

Valério Araújo, um dos covers mais impressionantes de Cazuza, criou o projeto Os Imortais, que desembarca nesta quinta-feira, dia 25 de junho, às 17h, para uma live, no Nikity Sunset. Nesta edição, vai ser possível conferir também a performance de Victor Santos, que interpreta outro ícone da MPB: Tim Maia.  

 

Grandes intérpretes e suas músicas inesquecíveis entram para a história e se tornam eternas. Suas obras podem e sempre são revisitadas em discos, CDs, DVDs, uma série de mídias nos acervos dos fãs. Mas e se a energia daquele artista pudesse ser conferida, ao vivo, no palco? Nesse caso, os covers são a melhor forma de “rever” seus astros favoritos. Ainda mais quando o artista consegue reproduzir não apenas a voz, mas os movimentos, o visual e os trejeitos do original.

 

Assistir a uma performance de Valério faz voltar no tempo e jurar que o ex-líder do Barão Vermelho, falecido em 1990, está ali no palco. E não precisa fechar os olhos. Valério incorpora todo o visual e o gestual de Cazuza, a ponto de o público realmente acreditar que está vendo o cantor de Ideologia se apresentando novamente.




 

Assim como Valério, Victor Santos impressiona por sua semelhança física e timbre de voz do polêmico cantor. Ele chegou a fazer uma participação na novela Verão 90 interpretando... Tim Maia!

 

Com o apoio da Coordenadoria Geral de Eventos e da Fundação de Arte de Niterói (FAN), o Nikity Sunset é coordenado pelo empresário Marco Vieira. Os shows ocorrem sempre a partir das 17h, no Espaço Barcelona, na Estrada Leopoldo Fróes, com transmissão ao vivo pelo facebook e pelo youtube. Além de acompanhar ótimos shows e prestigiar os artistas, é possível colaborar fazendo doações por meio de um QR code disponível na tela da transmissão. A renda será revertida para a aquisição de cestas básicas, distribuídas a músicos, técnicos, roadies, iluminadores, carregadores e demais profissionais do setor artístico.

 

Para acompanhar, basta clicar nos endereços eletrônicos do Nikity Sunset Live no YouTube (www.youtube.com/channel/UC_ceEtEnkRQ9xqluSfHfcLw) e no facebook da Prefeitura.

 

As doações podem ser realizadas através do link: https://bileto.sympla.com.br/event/65247/d/85882/s/450212.