terça-feira, 22 de outubro de 2019

São Gonçalo Shopping recebe a exposição “Unidas Pela Vida”


Após ficar três semanas no hall da Prefeitura, a exposição do grupo "Unidas Pela Vida" foi levada até o São Gonçalo Shopping, no bairro Boa Vista, onde foi realizada a abertura no último sábado (19). O ensaio fotográfico realizado com mulheres de São Gonçalo que passaram ou estão passando pelo processo de quimioterapia na luta contra o câncer de mama tem como objetivo trazer a conscientização sobre essa doença, que vem atingindo mais mulheres em todo o mundo. A mostra, que está localizada no 2º piso do shopping, é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação do Espaço Rosa, e ficará até o dia 31 de outubro, fechando as comemorações do mês em alusão ao Outubro Rosa.
“A exposição tem o intuito de celebrar a vida e trazer ainda mais força a todas as mulheres que estão passando por esse momento em suas vidas, além de mostrar que não é uma doença que vai tirar a alegria e autoestima delas. Cuidado também é promoção de saúde, então temos trabalhado muito para que todas sejam muito bem acolhidas, como merecem”, afirmou o prefeito José Luiz Nanci.
Ao todo, cerca de 23 pacientes da unidade municipal dedicada à saúde da mulher participaram dessa atividade para mostrar, através da arte, a beleza que a vida não pode parar por causa do câncer. A abertura contou com pacientes da unidade, além de familiares e convidados que foram prestigiar o evento.
A coordenadora do Espaço Rosa e idealizadora do projeto, Patrícia Silva, explica a importância do diagnóstico, como pode influenciar na autoestima das mulheres e qual a ideia dessa exposição que acontece pelo segundo ano consecutivo.
“Atualmente, o grupo Unidas pela Vida conta com mais de 408 pacientes e nele existem pessoas em vários estágios de tratamento, até quem já se curou, que trocam experiências, desafios diários e desabafos. Com essa ação queremos mostrar a beleza e autoestima nessas mulheres que enfrentam uma luta diária, pois passar por um câncer não é algo fácil. Com os exames que oferecemos, conseguimos fechar o diagnóstico e quando é precoce, garante até 95% de chance de cura da doença. Então, todo mês de outubro estamos promovendo atividades completamente voltadas para a conscientização da importância do autoexame. Abraçar essa causa foi um ato de amor ao próximo, pois é importante mostrar que mesmo com essas perdas, elas não perdem a sua essência, a sua sensualidade e feminilidade. Então, por isso as fotos são importantes. Sabemos que nosso trabalho é essencial na vida delas e ainda recebem todo o nosso carinho e apoio. Essa mulheres são guerreiras e unidas pela vida”, informa.
O secretário municipal de Saúde, Jefferson Antunes, também complementa que: “Mostrar, através da arte, uma doença é uma forma de promoção da saúde. As mudanças físicas causadas pelo tratamento de câncer de mama podem ter um grande impacto na forma como você se sente a respeito de si mesma. Então, desde o início da gestão estamos com esse projeto no mês de outubro com uma exposição dessas mulheres batalhadoras, servindo de incentivo a tantas outras”, declara.
No mesmo dia, após a abertura da exposição, pacientes da unidade participaram de um desfile de moda na praça de alimentação, com o objetivo de mostrar à população que o câncer de mama pode ser vencido e que a autoestima é uma grande arma no tratamento.



Serviço:
Exposição “Unidas Pela Vida”
Data: 19/10/19 até 31/10/19
Local: 2º piso (ao lado da Le Postiche) do São Gonçalo Shopping, localizado na Avenida São Gonçalo, nº 100, Boa Vista – SG.

ESPETÁCULO INFANTIL “SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO” NA CAIXA CULTURAL RIO DE JANEIRO


A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 25 a 27 de outubro (sexta-feira a domingo), o espetáculo infantil Sonho de uma noite de verão. Na versão da curitibana Cia. do Abração, o clássico de Shakespeare ganha vida com a ajuda de quatro velhinhos contadores de histórias. Esse grupo a serviço do Sr. Milkshakespeare utiliza objetos para narrar os encontros e desencontros de dois casais. O projeto tem patrocínio da CAIXA e do Governo Federal.

“A obra foi adaptada para a linguagem da criança, sem, no entanto, perder a riqueza e o fundamento da história original”, destaca a diretora Letícia Guimarães, responsável também pela supervisão da dramaturgia. O ciclo da vida, a infância, a juventude e a velhice também estão presentes na peça. Em cena, os simpáticos velhinhos acabam se tornando crianças, libertando a criança que todos guardam dentro de si.

O ator Blas Torres ressalta que se trata de um espetáculo para todas as idades. “Brincando de faz-de-conta com simples objetos do cotidiano, captando o mundo da criança que naturalmente os utiliza para criar o seu próprio imaginário, nossos contadores pretendem reavivar nos adultos a maneira de ver o mundo com os olhos da criança”, pontua. Ana Sercunvius, Juliana Cordeiro e Heloísa Giovenardi completam o elenco.

Uma das principais montagens do repertório da Cia. do Abração, Sonho de uma noite de verão inaugurou o Projeto Shakespeare para Crianças, realizado em parceria com a Céu Vermelho Produções, em 2002. Dirigida por Letícia Guimarães e Maurício Vogue, a peça conquistou o Troféu Gralha Azul em nove categorias.

Atividades complementares:
No dia 25 de outubro (sexta-feira), das 10h às 12h, a Cia. do Abração vai ministrar a oficina gratuita Ludicidade no teatro para crianças. Serão oferecidas 20 vagas, para crianças de 8 a 11 anos. Inscrições gratuitas pelo e-mail abracao@ciadoabracao.com.br.

Também no dia 25 de outubro será realizada uma sessão exclusiva para crianças de colégios públicos da cidade do Rio de Janeiro, com agendamento prévio.

A temporada da Cia. do Abração na CAIXA Cultural Rio de Janeiro ainda inclui a palestra O teatro para crianças e a arte-educação, que será realizada no dia 26 de outubro (sábado), às 17h, logo após a apresentação do espetáculo. 

Cia. do Abração:
A Cia. do Abração é um espaço de arte e cultura com 18 anos de trabalho continuado em Curitiba. O grupo alinha em sua proposta de trabalho a pesquisa e a produção teatrais para todas as idades, com desenvolvimento de dramaturgia própria. Sua proposta estética está alicerçada na fusão de linguagens artísticas de diversas áreas, fruto de investigações em processos colaborativos. Além da dança e das artes visuais, a companhia se aproxima de técnicas de manipulação de objetos, mímica, pesquisa sonora e conhecimentos da antropologia. Como resultado, reúne 20 espetáculos em seu repertório.



Serviço:
Espetáculo Sonho de uma noite de verão, da Cia do Abração
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro de Arena (Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro - Metrô e VLT: Estação Carioca)
Datas: de 25 a 27 de outubro de 2019 (sexta-feira a domingo) 
Horário: sexta-feira, às 14h30 (escolas agendadas); sábado, às 16h; e domingo, às 11h
Informações: (21) 3980-3815
Ingressos: R$ 16,00 (inteira) e R$ 8,00 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia
Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 13h às 20h. No domingo (27), excepcionalmente, a bilheteria abrirá às 10h30.
Duração: 50 min
Classificação Indicativa: Livre para todos os públicos
Capacidade: 84 lugares (mais 2 para cadeirantes)
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal

Oficina Ludicidade no teatro para crianças
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Sala Margot
Data: 25 de outubro de 2019 (sexta-feira)
Horário: das 10h às 12h.
Inscrições: gratuitas, pelo e-mail abracao@ciadoabracao.com.br
Público-alvo: Crianças de 8 a 11 anos
Vagas: 20

Palestra O teatro para crianças e a arte-educação
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro de Arena
Data: 26 de outubro de 2019 (sábado)
Horário: 17h (logo após a apresentação do espetáculo)
Capacidade: 84 lugares (mais 2 para cadeirantes)

ESPETÁCULO PONTOS DE VISTA NO SOLAR DE BOTAFOGO


A partir de uma viagem inusitada e inesperada, a peça Pontos de Vista abre uma possibilidade de reflexão sobre os possíveis caminhos para lidarmos com situações cotidianas apostando na sensibilidade, delicadeza e com todo cuidado que o teatro anuncia desde o início. 
Acompanhamos a trajetória de Ecila, uma jovem inquieta, sensível e com algumas perguntas que movimentam suas escolhas. Escolhas são inevitáveis.
Na sua viagem, Ecila segue acompanhada por personagens  que atravessam sua viagem e a ajudam na busca para compreender qual é o melhor caminho a seguir. 
Será que existe saída? 
Só existe um caminho? 
Ela segue sozinha ou acompanhada?
Ecila segue. De que maneira? 
Só assistindo ao espetáculo pra descobrir.
As apresentações serão realizadas no Solar de Botafogo dias 22 e 23 de outubro com sessões as 15h e as 19h.
A entrada é gratuita e a indicação é a partir de 12 anos.
Após as apresentações o público será convidado para uma roda de conversa a respeito dos temas abordados .

SERVIÇO
PONTOS DE VISTA
Solar de Botafogo 
Rua General Polidoro 180, Botafogo.
Duração da peça: 40 minutos.
Roda de conversa : duração 30 minutos

A Focus Cia de Dança estreia o premiado espetáculo Still Reich no Teatro Municipal de Niterói


Em curta temporada, nos dias 26 e 27 de outubro, sábado e domingo, às 19h, a Focus Cia de Dança estreia, no Teatro Municipal de Niterói, o espetáculo Still Reich. A coreografia reúne em um programa único, quatro peças compostas a partir de músicas do compositor contemporâneo americano Steve Reich. Inspirado pelo vigor e construções musicais das composições de Reich, o diretor e coreógrafo Alex Neoral une duas obras de 2008, Pathways e Trilhas, e duas de 2018, Keta e Wood Steps.

O título da obra, que em português significa "ainda Reich", reforça o quanto o compositor continua inspirando Neoral. "Depois de dez anos da minha primeira criação com trilha do Steve Reich, retorno a ele, às suas canções minimalistas que geram uma ambiência, uma atmosfera de dança, que se constrói a partir do som", ressalta o artista. Para Neoral, a Focus Cia de Dança assume cada vez mais uma personalidade versátil, com trabalhos muito diferentes entre si e coragem para avançar para próximas obras sem se fiar numa só linguagem ou estilo único.
"Como criador, tenho a característica de ocupar esses lugares novos e alterar o tipo de discurso que chega ao público, seja com um espetáculo criado a partir do estímulo do cinema, da música minimalista, da música clássica ou da canção brasileira", conclui Neoral, que na semana seguinte já embarca para Colômbia para apresentar Still Reich em Bogotá e Cali.



Sobre as quatro peças de Still Reich



Pathways, com a obra musical Music for Pieces of Wood, traz em sua construção uma síntese da linguagem da Focus e o desafio de criar uma obra a partir de trechos pré-existentes. Apresentado inicialmente em Stuttgart, na Alemanha, foi um trabalho elogiado pelo público e pela crítica, tendo sido remontado para o CityDance Ensemble – hoje Company E –, de Washington DC.
Trilhas é um extrato do espetáculo Ímpar, que aborda o instante e a partícula do momento que pode e muda o seguinte. Na fisicalidade, Neoral construiu a coreografia inspirado em fugas, escapadas e corridas; assim, como na música Different Trains - After the War, há traços de tensão. Ambos trabalhos já foram apresentados na Alemanha, França, Itália, Panamá, além de inúmeras cidades brasileiras.
Wood Steps traz como inspiração a vida nômade: pessoas que moram no ‘mundo’ e fazem de seus pés as suas casas. O trabalho utiliza a percussão de pés para criar ritmos e marcações para a obra Proverb de Reich, onde a escrita coreográfica ganha o solo, explorando uma movimentação pesada e inusitada, fortificando a relação com o chão que se pisa. A metáfora do sapato, que possibilita ir mais longe e nele guarda muitas histórias de quem o usa.
Keta, que significa ‘terceiro’ em Iorubá, utiliza a música Drumming, composta por Reich em uma viagem que fez à Gana, na África. Esse universo tribal e ritualístico, de alguma forma, é levado para a cena através de uma construção coreográfica veloz, viva e orgânica, mostrando corpos em sua máxima potência em um trabalho vigoroso e ao mesmo tempo humano.



Sobre a Companhia



Com 23 obras e 11 espetáculos em seu repertório, a Focus Cia de Dança se consagrou através da crítica especializada e sucesso de público. Apresentou-se em mais de 100 cidades brasileiras e levou sua arte para países como Colômbia, Bolívia, México, Costa Rica, Canadá, Estados Unidos, Portugal, Itália, França, Alemanha e Panamá.
Com o espetáculo As canções que você dançou pra mim, que já ultrapassou a marca de 300 apresentações, recebeu diversas indicações a melhor espetáculo do ano, por sua criatividade e originalidade. Em 2012 foi escolhida, através da seleção pública do Programa Petrobras Cultural, a receber o patrocínio durante três anos para desenvolvimento de suas atividades. Em 2016 recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Cultural, do Ministério da Cultura, maior condecoração da cultura brasileira. Em 2017 se apresentou na última edição do Rock In Rio, ao lado de Fernanda Abreu. Em 2019 ganhou o 1o Prêmio Cesgranrio de Dança com a coreografia Keta do espetáculo Still Reich e foi indicado a melhor elenco pelo prêmio APCA-São Paulo.
Mais de 1 milhão de espectadores já se encantaram com a poesia e a capacidade técnica lapidadas nas coreografias inovadoras de Alex Neoral e nos movimentos precisos de seus bailarinos. Atualmente integram seu elenco os bailarinos Carolina de Sá, Cosme Gregory, José Villaça, Marcio Jahú, Marina Teixeira, Monise Marques e Roberta Bussoni.




SERVIÇO
Still Reich
Data: 26 e 27 de Outubro,
Horário: sábado e domingo, às 19h
Duração: 65 minutos.
Classificação indicativa: 14 anos.
Ingressos: R$ 40 (inteira)
Local: Teatro Municipal de Niterói
Rua Quinze de Novembro, 35 - Niterói
Informações: 2620-1624

Ícones do Progressivo no Teatro Municipal de Niterói


O Teatro Municipal de Niterói recebe na quinta-feira, 24 de outubro, às 19h, o show "Ícones do Progressivo". Neste projeto, a banda formada por Elcio Cáfaro, Luiz Zamith, Paulo Menezes, Paulo Teles e Roberto Ovalle apresenta releituras instrumentais de clássicos do rock progressivo, compostas e interpretadas por bandas como Camel, Emerson Lake & Palmer, Focus, Genesis, Jethro Tull, Premiata Forneria Marconi e Yes, entre outros. A classificação indicativa é livre e os ingressos custam R$ 40,00, a inteira.
O principal missão do Ícones do Progressivo é mostrar a contemporaneidade e o vigor das concepções musicais deste diversificado e influente gênero musical, mesmo com o passar do tempo. O grupo se move pela ideia de que muitas das músicas compostas no período são atemporais, estão imortalizadas e serão tocadas ainda por muito tempo. Independente da poesia expressa nas letras, a riqueza das composições permite que se possa interpretá-las no formato instrumental, realçando melodias, harmonias, seção rítmica e a riqueza e genialidade dos arranjos.
A banda estreou em 2015 no Teatro Henriqueta Brieba, no Rio de Janeiro, tendo calorosa acolhida do público presente. No mesmo ano, o grupo se apresentou no Teatro Odylo Costa Filho, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), convidado para fechar o Festival Interuniversitário de Cultura (FESTFIC 2015), com um público estimado de 850 pessoas. Outras apresentações ocorreram no Teatro Municipal Ziembinski em 2016 e no Teatro Solar de Botafogo em 2016 e 2018.


SERVIÇO
Ícones do Progressivo
Data: 24 de outubro, quinta-feira
Horário: 19 horas
Classificação indicativa: Livre
Duração: 100 min
Ingresso: R$ 40,00 (inteira)
Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói
Tel: 2620-1624

Banda Bacamarte encerra o Festival CaRIOca ProgFestival 2019 no Teatro Municipal de Niterói


Encerrando o Festival CaRIOca ProgFestival 2019, o Teatro Municipal de Niterói recebe no sábado, 25 de outubro, às 20h, a banda Bacamarte, que vai comemorar 45 anos e carreira e relembrar o álbum "Depois do Fim", que foi considerado um dos clássicos do rock progressivo e listado entre os 100 de todos os tempos do gênero. O show terá a participação especial da cantora Jane Duboc, vocalista da formação original.

Fundado em 1974 por Mario Neto e Sergio Vilarim, o Bacamarte gravou, em 1979, de forma independente, o álbum "Depois do Fim". O disco só foi lançado em 1983, quando, após ter suas músicas entre as mais tocadas pela Fluminense FM, foi aclamado por público e crítica, como uma verdadeira obra-prima do rock progressivo. O álbum vendeu milhares de cópias em países como Alemanha, Itália, Rússia e, principalmente, Japão. Em 1999, foi lançado o Sete Cidades, trabalho que também teve sua tiragem esgotada rapidamente.

Em 2009, após vários anos desaparecido das prateleiras e tendo se tornado item de colecionador, disputado por amantes do gênero no Brasil e no exterior, Depois do Fim foi relançado pela Som Livre, em versão remasterizada diretamente da fita master original. O disco é hoje citado como um dos melhores trabalhos lançados em todo o mundo na década de 1980 e encabeça a lista das grandes obras do gênero produzidas no Brasil, à frente de realizações de outros importantes artistas como O Terço, Os Mutantes e O Som Nosso de Cada Dia. O reconhecimento internacional deste trabalho é constatável nos rankings dos melhores discos de rock e/ou rock progressivo de todos os tempos.

A partir de então, nos últimos shows, o Bacamarte vem realizando memoráveis apresentações, tais como os shows: SESC Belenzinho – SP (2014), Theatro Municipal de São Paulo – SP (2015), Festival Psicodália – SC (2019) e SESC 24 de Maio – SP (2019).

Há alguns anos sentindo a necessidade de tocar em terras fluminenses, o Bacamarte se apresentará no Teatro Municipal de Niterói com uma formação que conta com músicos históricos da banda, tais como Mario Neto (guitarra e violão), Marcus Moura (flauta e acordeon) e William Murray (contrabaixo), além dos excelentes músicos Robério Molinari (piano e teclados) e Alex Curi (bateria). Neste show, serão tocadas músicas dos álbuns "Depois do Fim", "Sete Cidades" e outras inéditas.



SERVIÇO
Bacamarte – Encerramento do Festival CaRIOca ProgFestival 2019
Data: 25 de outubro, sábado
Horário: 20h
Duração: 90 min
Classificação indicativa: Livre
Ingresso: R$ 160,00
Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua Quinze de Novembro, 35 - Centro, Niterói