sábado, 20 de abril de 2019

Desigual Cidade - Vivências Fotográficas em Favelas e Periferias


O Coletivo Niterói Fotográfico realiza dia 27 de abril, sábado, um encontro de fotografia com o tema das favelas e periferias, os que nelas vivem e as potências que ali existem. Com o título "Desigual Cidade - Vivências Fotográficas nas Favelas e Periferias", o evento conta com oficina de fotografia colaborativa, fotopapo e projeção coletiva. As atividades acontecem no Plataforma Urbana Digital do MACquinho, Morro do Palácio, a partir das 17h, com entrada franca.


Bate-papo sobre ensino de fotografia nas favelas e periferias


Os eventos do Coletivo são sempre marcados pelo encontro e troca de ideias. Ao longo das edições as coisas evoluíram para um Fotopapo cuja pauta tenha relação com o tema do mês. Nesta edição o fotógrafo, historiador e professor de fotografia Vitor Vogel coordena um papo sobre as experiências de ensino de fotografia nestes territórios. Para abrir as comemorações dos 15 anos da Escola de Fotógrafos Populares da Maré, o Coletivo recebe Dante Gastaldoni, professor aposentado da UFF e criador da escola. Também participam do papo o ex-editor de fotografia do Jornal Extra e criador da Escola de Fotografia Movimento In Foco Luis Alvarenga, a fotógrafa e professora de fotografia Marina Alves, o coordenador do Coletivo Foco Periférico Beto Padilha e o fotógrafo Josemias Moreira do MACquinho.


Projetando a Fotografia de Niterói


O Coletivo nasceu com a ideia de reunir as fotógrafas e fotógrafos de Niterói num mesmo evento para comungar experiências e fotos através de projeções fotográficas coletivas. Sempre conectado com um tema relevante, é escolhido um tema e cada membro do coletivo pode mandar suas fotos ou um ensaio que se enquadre na proposta.
Quem curte fotografar, seja profissional, amador ou entusiasta, e ainda não é membro do coletivo pode mandar suas fotos para a chamada pública. As inscrições podem ser feitas até 24 de abril, 23h59m.


Oficina de fotografia colaborativa e varal de fotos


Além das atividades mais tradicionais, o evento conta nesta edição com um mini-curso de fotografia e produção colaborativa. Ele será realizado no mesmo dia, a partir das 14h e as inscrições são limitadas. Com um varal coletivo no qual os membros podem mostrar suas fotos impressas. Realizado de forma colaborativa, o evento incentiva os participantes a trazer seus isoporzinhos e cestas. Haverá venda de bebidas no local. Clicar, papear e fazer piquenique são partes do Coletivo Niterói Fotográfico.





Serviço


Tema: Desigual Cidade - Vivências Fotográficas nas Favelas e Periferias
Local: MACquinho - Plataforma Urbana Digital - Morro do Palácio. Acesso pela Rua Nair Margem Pereira, Boa Viagem
Data: 27 de abril, sábado, 17h
Entrada Franca
Fotopapo: Vivências e ensino de fotografia em territórios periféricos
Parcerias: Plataforma Urbana Digital do MACquinho, Secretaria Municipal de Ciência & Tecnologia e Inovação, Secretaria Municipal das Culturas, Fundação de Arte de Niterói e Prefeitura de Niterói


Cronograma:

14h - Oficina de Fotografia e Produção Colaborativa
17h - Fotopapo - Entrada Franca
19h - Projeção Coletiva - Entrada Franca