segunda-feira, 29 de junho de 2020

Eduard Fernandes participa de produção fotográfica com Miss Gay Rio de Janeiro Alyssa Drummond

A Miss Gay Rio de Janeiro, Alyssa Drummond preparou um ensaio comemorativo para a semana do Orgulho LGBTI, celebrado no último domingo (28), e o Hair Stylist, Eduard Fernandes, da Maison Meyer, foi o escolhido para assinar toda a produção de cabelo e maquiagem. O maquiador das celebridades, como é conhecido, se engaja com a causa e o resultado final da produção, está bombando em suas redes. Interessados podem conferir no Instagram @eduard_fernandes.
De acordo com o Hair Stylist, Eduard Fernandes, “É uma grande oportunidade poder realizar a produção de uma diva maravilhosa como Alyssa Drummond. Sempre lutei por causas de diversidade e a inclusão, promovendo a reflexão de como lidamos com as diferenças socialmente”, ressalta, Eduard.
Alyssa conquistou em 08 de junho de 2019, o título de Miss Rio de Janeiro Gay, e a convite da nova coordenação do ‘Miss Rio de Janeiro Gay Versão Bahia’, ela representaria o estado carioca no concurso, deste ano de 2020, porém, foi adiado devido a pandemia da Covid-19.
Ela conta que foi uma experiência inesquecível participar do 2° maior concurso gay do país. “O Miss Rio de Janeiro Gay é um concurso de resistência e militância. É uma faixa que carrego com muito orgulho e respeito. É algo muito batalhado e também sonhado por inúmeras pessoas. Ser miss Rio de Janeiro gay me tornou uma pessoa resiliente e forte. Me ensinou a nunca desistir dos meus sonhos e a continuar uma luta que é diária”, comenta, Alyssa Drummond.



Sobre a Maison Meyer 
A Maison é um espaço diferenciado no mercado da beleza, que atende seus clientes com tratamentos capilares, estéticos, depilação, massagens (modeladoras, relaxantes), além de realizar recepções, sarais, lançamentos de livros entre outros. A marca já atendeu diversas personalidades como a querida fadista Maria Alcina, Solange Gomes, Aline Prado (atriz e Globeleza), Ana Cecília (assistente de palco e paquita da Xuxa), Lamim Pereira (bailarino internacional), Marta Bandeira, além de Rainhas de bateria e musas de carnaval, como a musa Michelly Boechat.

Jurujuba na festa de São Pedro Minidocumentário na rede do Solar do Jambeiro


O Solar do Jambeiro se reinventou durante o isolamento social provocado pela pandemia do Novo Coronavírus e estabeleceu uma programação online com conteúdo totalmente inédito e produzido para a linguagem audiovisual. O tema da programação do Solar do Jambeiro no mês de junho é “Niterói, um mar de resistência cultural”. Niterói inspira com suas colônias de pescadores, o mercado São Pedro, os marisqueiros e suas festas para São João e São Pedro – ocasião em que acontecem as tradicionais festas juninas e a procissão de barcos de Jurujuba que mais que atividades econômicas, são atividades que fazem parte, moldam e impactam o fazer cultural da cidade de Niterói.

Na segunda, dia 29 de junho, às 20h, um minidocumentário será exibido no YouTube do Solar do Jambeiro (@solardojambeiro). Uma homenagem à Igreja de São Pedro e sua festa de pescadores, assimilando sua ritualista e festividades populares, e um meio de dar prosseguimento a esta tradição buscando mesclar religiosidade e a literatura fantástica, realidade e ficção.

“Uma chave é encontrada no fundo mar e na sua extremidade tem uma fita de laço vermelha e outra branca amarradas a balançar na maré…” O minidocumentário “Jurujuba na festa de São Pedro” procura abordar, por meio de diferentes olhares a relação do mar com a região. Da fé até as mais diversas práticas e atividades locais, usando a chave, símbolo que São Pedro carrega, como elemento central da narrativa remetendo as portas que se abrem a partir da fé e do mar. Desse modo, foram reunidos depoimento de moradoras da região que organizam a grande festa, do padre da capela, de pescadores e de uma integrante do projeto Grael falando sobre sua relação com o mar e suas trajetórias.

Para a realização deste minidoc, todos os cuidados e recomendações da Organização Mundial de Saúde e da Prefeitura de Niterói foram rigorosamente cumpridas, preservando o distanciamento necessário, o uso de máscaras de proteção durante todo o processo de gravação e mantenho uma equipe reduzida.



Realizada há mais de 100 anos, a Festa de São Pedro é considerada um grande evento religioso do município de Niterói, atraindo cerca de 90 mil pessoas por ano, durante os quatro dias de celebração. Todo dia 29 de junho é celebrada a festa na pequena Igreja de N.S da Conceição e São Pedro de Jurujuba. Por conta da quarentena e do isolamento social necessários, neste anode 2020, o festejo e a procissão correm risco de não acontecer em seu molde original.


"Yamiyhex: as mulheres-espírito" é o próximo filme do CineMAC nas redes sociais

 

O Museu de Arte Contemporânea de Niterói dá continuidade ao CineMAC, na próxima terça, dia 30 de junho de 2020, às 19h, com o filme "Yamiyhex: as mulheres-espírito", de Sueli Maxakali e Isael Maxakali, nas redes sociais do Museu (Instagram e Facebook - @macniteroi).

O projeto, que teve início no dia 16 deste mês, com o filme ‘Cildo’, sobre o famoso artista plástico Cildo Meireles, apresenta, todas as terças-feiras, filmes nacionais – produzidos nos últimos dez anos, com grande diversidade cultural e temática, levando em consideração o objetivo de valorizar realizadores brasileiros. As produções ficam à disposição do público, de forma on-line, até o domingo seguinte à estreia. A ideia é seguir levando a arte às pessoas, mesmo com o museu temporariamente fechado, permitindo que o público do MAC tenha a experiência de ver e apreciar as obras da melhor forma possível neste momento de isolamento social.

Outros filmes compõem a seleção do projeto: "Editor por editor" (2019), de Juliana Kase; "Nada é" (2014), de Yuri Firmeza; "Um filme para Ehuana" (2018), de Louise Botkay; "A festa e os cães" (2015), de Leonardo Mouramateus; e "A deusa branca" (2014), de Alfeu França.


A divulgação da programação será feita toda semana nas redes sociais do MAC Niterói.

 

 

Serviço:

"Yamiyhex: as mulheres-espírito", 76min, 2019

Direção: Sueli Maxakali e Isael Maxakali. 

Sinopse: Após passarem alguns meses na Aldeia Verde, as yãmĩyhex (mulheres-espírito) se preparam para partir. Os cineastas Sueli e Isael Maxakali registram os preparativos e a grande festa para sua despedida. Durante os dias de festa, uma multidão de espíritos atravessa a aldeia. As yãmĩyhex vão embora, mas sempre voltam com saudades dos seus pais e das suas mães.  

 

Estreia no CineMAC: 30 de junho

Horário: 19h

Em cartaz nas redes sociais do MAC Niterói até 5 de julho