segunda-feira, 29 de junho de 2020

Jurujuba na festa de São Pedro Minidocumentário na rede do Solar do Jambeiro


O Solar do Jambeiro se reinventou durante o isolamento social provocado pela pandemia do Novo Coronavírus e estabeleceu uma programação online com conteúdo totalmente inédito e produzido para a linguagem audiovisual. O tema da programação do Solar do Jambeiro no mês de junho é “Niterói, um mar de resistência cultural”. Niterói inspira com suas colônias de pescadores, o mercado São Pedro, os marisqueiros e suas festas para São João e São Pedro – ocasião em que acontecem as tradicionais festas juninas e a procissão de barcos de Jurujuba que mais que atividades econômicas, são atividades que fazem parte, moldam e impactam o fazer cultural da cidade de Niterói.

Na segunda, dia 29 de junho, às 20h, um minidocumentário será exibido no YouTube do Solar do Jambeiro (@solardojambeiro). Uma homenagem à Igreja de São Pedro e sua festa de pescadores, assimilando sua ritualista e festividades populares, e um meio de dar prosseguimento a esta tradição buscando mesclar religiosidade e a literatura fantástica, realidade e ficção.

“Uma chave é encontrada no fundo mar e na sua extremidade tem uma fita de laço vermelha e outra branca amarradas a balançar na maré…” O minidocumentário “Jurujuba na festa de São Pedro” procura abordar, por meio de diferentes olhares a relação do mar com a região. Da fé até as mais diversas práticas e atividades locais, usando a chave, símbolo que São Pedro carrega, como elemento central da narrativa remetendo as portas que se abrem a partir da fé e do mar. Desse modo, foram reunidos depoimento de moradoras da região que organizam a grande festa, do padre da capela, de pescadores e de uma integrante do projeto Grael falando sobre sua relação com o mar e suas trajetórias.

Para a realização deste minidoc, todos os cuidados e recomendações da Organização Mundial de Saúde e da Prefeitura de Niterói foram rigorosamente cumpridas, preservando o distanciamento necessário, o uso de máscaras de proteção durante todo o processo de gravação e mantenho uma equipe reduzida.



Realizada há mais de 100 anos, a Festa de São Pedro é considerada um grande evento religioso do município de Niterói, atraindo cerca de 90 mil pessoas por ano, durante os quatro dias de celebração. Todo dia 29 de junho é celebrada a festa na pequena Igreja de N.S da Conceição e São Pedro de Jurujuba. Por conta da quarentena e do isolamento social necessários, neste anode 2020, o festejo e a procissão correm risco de não acontecer em seu molde original.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário