domingo, 26 de janeiro de 2020

Fevereiro começa com duas atrações infantis no Teatro Popular


O Teatro Popular Oscar Niemeyer convida a criançada para uma programação pra lá de especial no domingo, 2 de fevereiro. São dois espetáculos que prometem divertir a petizada com muito teatro, música e contação de histórias. Às 11h, "Quem Disse?", do diretor Breno Sanches, traz ao palco Ritinha e Bernardo, duas crianças que viajam de bicicleta pelo mundo da imaginação. Magna Domingues abre o seu "Baú Encantado" para contar histórias de autores negros, às 17h30. E para curtir este verdadeiro festival de teatro infantil, basta levar 1kg de alimento não perecível.

Espetáculos

Quem disse?




Ritinha e Bernardo são duas crianças muito inteligentes e amáveis que, pedalam suas bicicletas, viajam pelo mundo da imaginação. Os meninos se questionam sobre sobre a ideia de família tradicional, sobre os papéis sociais que aprisionam as identidades de gênero e nos convidam a transformar o modo como nos organizamos como sociedade. Dirigido por Breno Sanches (Prêmio Zilka Salaberry de Teatro Infantil, 2017 e 2018), o espetáculo traz o ator Filipe Codeço e a atriz e idealizadora da peça Ana Luiza França para encantar as crianças e os adultos com a graça e a sensibilidade de uma história super educativa. "Quem disse?" foi selecionado na Chamada Pública de Teatro Infantil da Secretaria Municipal de Cultura / FAN.

Baú encantado




Baú Encantado é um espetáculo idealizado e realizado por Magna Domingues. Lúdico e visualmente atraente para o público infantil, Baú Encantado é uma contação de histórias negras que foram esquecidas, proibidas ou simplesmente guardadas. Com este projeto, a artista pretende apresentar histórias de livros e histórias orais de autores negros, com a ajuda de um baú e uma violeira.


SERVIÇO
Quem disse?
Data: 02 de fevereiro, domingo
Horário: 11h
Área externa do Teatro

Baú encantado
Data: 02 de fevereiro, domingo
Horário: 17h30
Área externa do Teatro

Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer
Endereço: R. Jorn. Rogério Coelho Neto, s/n - Centro, Niterói
Telefone: (21) 2620-6101
ENTRADA GRATUITA - 1kg de alimento não perecível

Sarau Oriki no Teatro Popular Oscar Niemeyer


No dia 2 de fevereiro, domingo, das 15h às 20h, vai acontecer, na área externa do Teatro Popular Oscar Niemeyer, o “Sarau Oriki”, um espaço artístico de reflexão sobre o ser e sobre como os saberes dos povos tradicionais africanos potencializam todos enquanto indivíduos. Trata-se de um terreiro artístico em movimento, um território de conexões e trocas afetivas, de acolhimento e resistência, para jovens de religiões de Matriz Africana.

O evento tem como objetivo explorar o espaço e os saberes do Terreiro, por meio de atividades culturais e promoção de debates político-sociais.

Oriki em Yorubà significa saudar ou louvar algo por meio de palavras. Sendo as palavras portadoras de Asè, os Orikis possuem o poder de invocar a presença ancestral do Orisà e sua entonação induz os adeptos iniciados ao transe. O sarau tem como papel fundamental a preservação da cultura ancestral africana em diáspora no Brasil. A cultura oral, além de preservar a memória dos grandes feitos dos antepassados divinizados, também enaltece os traços étnico-raciais e aspectos territoriais, transmitindo conhecimento ancestral aos mais novos.

Os Terreiros são espaços de resistência legítimos do modo de vida africanos, pois nele se preserva hábitos do cotidiano em comunidade vividos em África, além de danças, musicalidade, idiomas, culinária, vestimentas, entre outras. Um espaço de re(x)istência, espécies de quilombos na contemporaneidade em que acolhem não só seus adeptos e simpatizantes, mas estende-se a população LGBTQI+, mulheres que não se inseriram no contexto social imposto, bem como outros públicos excluídos sociais ou de zonas de desfiliação e/ou vulnerabilidade.


SERVIÇO
"Sarau Oriki"
Data: 2 de fevereiro, domingo
Horário: das 15h às 20h
Classificação indicativa: livre
Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer
R. Jorn. Rogério Coelho Neto, s/n - Centro, Niterói
Telefone: (21) 2620-6101
ENTRADA GRATUITA - 1kg de alimento não perecível