quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Desenhos super realistas em mostra na Casa das Artes


A Casa das Artes, galeria administrada pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SMTC) e a Fundação de Artes, Esporte e Lazer de São Gonçalo (FAESG), está com a exposição “Desenhos Hiper Realistas”, do artista Messias Barros, aberta ao público até o dia 29/08. A entrada é gratuita e tem classificação etária indicada para todas as idades.

Autodidata na arte do desenho a lápis (grafite), o artista Messias Barros começou a dar os primeiros rabiscos ainda muito jovem, na época da escola. Ali surgiu o incentivo de colegas e professores, que já notaram nele o dom artístico.

A exemplo da história de diversos artistas renomados, Messias também passou por desafios em sua trajetória artística. Em 2002 deixou o Rio de Janeiro e foi morar em Fortaleza. Na capital cearense, enfrentou dificuldades, sobretudo por não ter o trabalho reconhecido naquela época. A virada veio na praia, quando, aos domingos, ele fazia desenhos e retratos ao vivo, e o público passou a demonstrar interesse.

Já chegou a ser entrevistado no Programa do Faustão (Globo) para mostrar sua técnica de criação dos desenhos a lápis. Atualmente, Messias Barros expõe seus trabalhos na zona sul do Rio, como Copacabana e Leblon, onde vende desenhos realistas, feitos na hora ou por encomenda.



A Casa das Artes fica na Rua Cel. Moreira César, s/nº, Zé Garoto, e a exposição poderá ser visitada de terça a sexta-feira, das 9h às 17h; e aos sábados, das 9h às 12h. A entrada é franca e indicada para todas as idades.

Lucia Vilaseca abre exposição individual na Sala José Cândido de Carvalho


No dia 13 de agosto, terça-feira, às 19h, a artista visual Lucia Vilaseca vai abrir a exposição “Silenciosa geometria”, na Sala José Candido de Carvalho, com curadoria de Desirée Monjardim.

Lucia — que iniciou sua formação no Atelier Livre de Artes Plásticas e no Centro de Arte Contemporânea com Maria de Lourdes Mader e Victor Gerhard no início dos anos 70, e participou da exposição “Como vai você Geração 80?”, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage — apresenta, nesta mostra, obras que integraram  “Silenciosa geometria”, exposição realizada em 2016, na Galeria Portas Vilaseca, Rio de Janeiro, com curadoria de Vanda Klabin.

“Silenciosa geometria” apresenta 14 obras, sendo nove pinturas sobre tela e cinco desenhos/colagens sobre papel.

"A geometria sempre fez parte de meu universo pictórico. Foi uma escolha ou uma tendência talvez. Desde o inicio, sempre me interessei por artistas relacionados a vertente geométrica. Mesmo na adolescência, quando ainda não tinha uma preocupação com uma formação profissional, já demostrava uma admiração por Mondrian, Torres Garcia e pelos concretos e neoconcretos Ivan Serpa, Lygia Pape, Aluísio Carvão, entre outros. Vejo hoje essa minha escolha mais como a identificação com o pensamento desses artistas, e ao longo do meu processo de trabalho fui procurando meu caminho”, explica a artista.

Vanda Klabin, cientista social, historiadora e curadora de arte, assim se refere aos trabalhos que integram Silenciosa Geometria: "Estamos diante de uma reunião poética de elementos plásticos aqui ressignificados pela adição, acumulação ou saturação de uma profusão de cores e de formas, que instauram novas métricas visuais, surpreendentes experiências perceptivas. Lucia Vilaseca nos convida à fruição de suas vivências sensíveis e suas múltiplas possibilidades compositivas geram novos campos para a experiência do olhar”.

É a segunda vez que Lucia Vilaseca apresenta seus trabalhos na Sala José Cândido de Carvalho. Em 1998, expôs “Lápis”, uma série de desenhos em lápis de cor, também sob a curadoria de Desirée Monjardim.

Mais sobre a artista:

Lucia Vilaseca estudou com Aluísio Carvão no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Frequentou cursos na 
Escola de Artes Visuais do Parque Lage, participou de diversos salões de arte e de exposições coletivas e individuais no Brasil e no exterior. Possui trabalhos em instituições como o Centro Cultural Cândido Mendes e em coleções particulares.

Neste primeiro semestre de 2019, Lucia participou de duas mostras na Galeria Zagut, no Rio de Janeiro, com a curadoria de Augusto Herkenhoff e Isabela Simões: “Somos da Geração 88! alguns anos depois” e "Doação D”.




Serviço:
Exposição “Silenciosa geometria”
Curadoria: Desirée Monjardim
Abertura: 13 de agosto, terça-feira, às 19h
Visitação: de 14 de agosto a 7 de outubro de 2019, sempre de segunda a sexta, das 9h às 17h
Local: Sala José Candido de Carvalho
Endereço: Rua Presidente Pedreira, 98, Ingá, Niterói-RJ
Informações: (21) 2719-6939/27199900

Projeto Niterói Além da Ponte leva música e dança para Maricá


Fechando o projeto Niterói Além da Ponte, a cidade de Maricá recebe no sábado, 17 de agosto, o cantor e compositor André Jamaica e a Comrua Cia de Dança. Agendada para a Lona Cultural Marielle Franco, em Barra de Maricá, às 16h a Comrua apresenta seu espetáculo "Ronco dos Motores", que explora as técnicas contemporânea e urbana da formação dos 8 bailarinos no palco. No mesmo local, às 18h, Jamaica canta poesia e o lirismo dos descendentes de escravos e retirantes nordestinos, com canções refletindo histórias repletas de dramaticidade. Durante os eventos, acontece uma exposição fotográfica com trabalhos dos artistas niteroienses André Cyriaco, Aporé de Paula, Clever Felix, Lucília Dowslley e Nathalia Felix. 

O Projeto Niterói Além da Ponte, iniciativa da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria das Culturas e da Fundação de Arte de Niterói, tem como objetivo promover o intercâmbio cultural entre os municípios do Estado do Rio de Janeiro, ampliando assim, a circulação de artistas por todo o Estado. Durante os eventos, acontece uma exposição fotográfica com trabalhos dos artistas niteroienses André Cyriaco, Aporé de Paula, Clever Felix, Lucília Dowslley e Nathalia Felix. 

Comrua Cia de Dança




Riscando o palco, durante 50 minutos, sem intervalo, as técnicas contemporânea e urbana presentes na formação dos 8 bailarinos, dialogam e dão suporte à pesquisa coreográfica. Sob a Direção Geral de Pâmela Oliveira e Artística de Rodrigo Pires, "Ronco dos Motores" transforma os bailarinos em uma massa anônima que se funde (e se confunde) com personagens do cotidiano. Tratam o comportamento humano de uma maneira bem específica, através de movimentos, ora por vezes sutis e delicados, ora de uma intensidade e velocidade quase impossíveis de se executar. 

A Comrua Cia de Dança é uma jovem talentosa que, em Outubro de 2018, completou 20 anos. Nascida no Rio de Janeiro, em Niterói, criou um sotaque próprio, delicadamente inspirado nas diversas artes e suas antíteses. Nada linear. Nada analógico. Despontou por sua capacidade de discutir o próprio ser humano, fazendo dele sua principal fonte de inspiração. 

André Jamaica



Cantor e compositor, André Jamaica começou a cantar profissionalmente em bares da Baixada Fluminense, região onde nasceu e se criou. Seu repertório, marcado por sambas que falam da mitologia africana, transforma as casas de show por onde se apresenta em verdadeiros "terreiros de Candomblé", religião da qual é fiel seguidor, sem deixar de interpretar compositores consagrados como Cartola, Noel Rosa, Ismael Silva, Candeia, Paulo César Pinheiro, João Nogueira, entre outros. 

Em 2009 participou do projeto "Velho Bandido - O Bloco do  Sérgio Sampaio", no Teatro de Arena da Caixa, no Rio, dividindo o palco com Luiz Melodia. Hoje, é vocalista do "Sambalangandã", grupo que realiza no bairro carioca de Santa Teresa, umas das rodas de samba mais concorridas da cidade. No bairro do Engenho do Mato, em Niterói, Jamaica comanda o projeto "Samba de Fé", do Quilombo do Grotão, projeto que valoriza a religiosidade afro-brasileira por meio do samba. Com cinco anos de existência, o "Samba de Fé" homenageia, sempre no primeiro domingo do mês, um Orixá ou Entidade da Umbanda. 

Projeto "Niterói Além da Ponte"

Demanda histórica dos artistas de Niterói, o Projeto Niterói Além da Ponte levará 35 artistas de Niterói das áreas de música, dança, teatro e profissionais da fotografia (com uma exposição itinerante), todos selecionados via edital, a 16 municípios parceiros, entre os meses de maio a agosto, sempre nos fins de semana. 


SERVIÇO
Projeto Niterói Além da Ponte em Maricá
Data: 17 de agosto, sábado
Lona Cultural Marielle Franco, Barra de Maricá

Comrua Cia de Dança
Horário: 16h

André Jamaica
Horário: 18h

ENTRADA GRATUITA