terça-feira, 4 de maio de 2021

Música, programação infantil e poesia fazem parte da programação virtual de maio da Sala Carlos Couto

A Sala Carlos Couto apresenta, nas terças-feiras de maio, uma programação online para toda a família.

 

Recital de piano, literatura infantil e poesia fazem parte das atividades, que podem ser vistas pelo instagram @salacarloscouto.

 

           

Recital de Piano




Pianista: Juliana Flores

Data: 11 de maio, terça-feira

Horário: 18h

A pianista Juliana Flores, está de volta à Sala Carlos Couto. Formada no curso de Licenciatura em Música, na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ.

Aos 16 anos, iniciou seus estudos em piano no Conservatório de Música de Niterói, onde foi orientada pela professora Ruth Viana.

Como concertista, já se apresentou em diversas salas do Rio de Janeiro, divulgando a música contemporânea do compositor Grego Yanni e com o grupo Batuque Clássico.

Atualmente, se apresenta em dois projetos no Instagram: ‘As Canções de Domingo’ e o ‘Pop Piano’.

 

 

Quem é você?

Professora e escritora: Elaine Furlan




Data: 18 de maio

Horário: 18h

 

Elaine Furlan conta um pouco da sua carreira e a importância da arte em sua vida e na cultura da cidade.

Contadora de histórias, escritora, ilustradora e professora da Rede Municipal de Educação de Niterói e São Gonçalo, é apaixonada por recortes de papel. Iniciou a trajetória no mundo literário, em 2014m com o lançamento de ‘Vicente esqueceu de ser gente’, uma obra que fala da importância do ser em detrimento do ter.

Depois, foi a vez do ‘Barbeiro Jeremias’, obra que levanta a temática da auto aceitação e  do respeito. Em 2016, lançou a ‘Lição do macaco’, uma reflexão  sobre as diferenças e como é possível conviver harmoniosamente com elas.  Por último, traz ‘Vicente numa vida diferente’, que levanta  a importância de se legitimar as variantes da comunicação.

Ilustrando suas histórias com recortes de papel, ela vai levando seus recados de uma forma muito lúdica e animada, confeccionando seus personagens e cenários com tecidos, costuras misturadas com alegria e esperança  para caminhar e espalhar suas sementes...

 

 

Projeto Roda de Novos Poetas, convida a poeta e escritora Cristina Lebre 



Data: 25 de maio

Horário: 18h

 

Mestre em Ciências da Comunicação, Cristina Lebre tem dois livros publicados, ‘Olhos de Lince’ e ‘Marca d’Água’. Participa de diversas coletâneas nacionais e internacionais de poetas lusófonos. Escreve desde criança, mostrando sempre uma sensibilidade aguda para o drama da condição humana e a agonia da natureza, enquanto toca os corações de muitos com seus versos e prosas repletos de profundos sentimentos.  A linguagem impressa em seus escritos se constitui em uma verdadeira viagem ao mundo lúdico e lírico da essência desta especial representante da geração contemporânea de poetas brasileiros.

 

Toda a programação na rede @salacarloscouto.

Programações virtuais do Solar do Jambeiro leva entretenimento, curiosidades e discussões sobre temas importantes em maio


O Solar do Jambeiro está com uma programação virtual recheada de novidades, no mês de maio. Lembranças, no tbt; poesia; curiosidades; bate-papo e performance são algumas das atrações.

 

O público poderá assistir ao conteúdo nas redes @solardojambeiro.

 

PROGRAMAÇÃO:

 

Feliz 20 anos, jambeiro #tbt

Data: 6 de maio, quinta-feira

Horário: 18h

Onde: instagram e facebook

Recordar as contribuições que o Solar já deu para a sociedade niteroiense, em seus 20 anos de centro cultural.

 

A Arte de Governar a si Mesmo’’

Data: 8 de maio, sábado

Horário: 18h

Onde: instagram e facebook

Solo narrativo com Daniella D’Andrea. Dá-se voz às palavras do Mestre Hakim Sanai, poeta persa do século XII. Como o Mestre vê o ser humano e suas estratégias de parecer importante.

 

Você sabia?

Data: 11 de maio (terça-feira)

Horário: 18h

Onde: instagram e facebook

O quadro tem o intuito de contar curiosidades sobre a história do Solar, criando

reflexões e estabelecendo pontes com manifestações artísticas que por ele passaram.

 

Sextou Cultural com Sol de Paula - celebração cultura negra



Data:
 14 de maio, sexta-feira

Horário: 18h30

Onde: instagram

Neste encontro, será celebrada a abolição da escravatura, com artistas negros para tratar da cultura que compõe a identidade nacional.

 

Papo à Live: Cilênio Peres e Júlio São Paio

Data: 17 de maio, segunda-feira

Horário: 18h

Onde: instagram

Neste quadro, músicos e compositores da cidade de Niterói falam de suas carreiras e do atual momento profissional que se apresenta na área cultural. Em uma conversa informal, os convidados Cilênio Peres e Júlio São Paio batem um papo durante cinquenta minutos.

 

Curta Solar: Dia da Luta Antimanicomial

Data: 18 de maio, terça-feira

Horário: 18h

Onde: YouTube

No dia 18 de maio, é comemorado o Dia da Luta Antimanicomial. O movimento pela reforma psiquiátrica se iniciou no final da década de 70, na redemocratização do país e, hoje, será recordada a importância dessa luta. Para isso será exibido um curta, em parceria com a Niterói Filmes.

 

Feliz 20 anos, jambeiro #tbt

Data: 20 de maio, quinta-feira

Horário: 18h

Onde: instagram e facebook

Recordar as contribuições que o Solar já proporcionou para a sociedade niteroiense, em seus 20 anos de centro cultural.

 

Você Sabia?

Data: 25 de maio, terça-feira

Horário: 18h

Onde: instagram e facebook

O quadro tem o intuito de contar curiosidades acerca da história do Solar, criando reflexões e estabelecendo pontes com manifestações artísticas que por ele passaram.

 

Encontro Literário: Chiquinha Gonzaga

Data: 28 de maio, sexta-feira

Horário: 18h

Onde: Google Meet

O Encontro Literário reúne poetas para dialogarem sobre suas obras, em parceria com a rede de bibliotecas populares. Neste mês, a homenageada será Chiquinha Gonzaga, mulher, pianista, maestria, compositora e primeira mulher negra a reger uma orquestra no Brasil.

As inscrições serão abertas a todo o público e serão disponibilizadas, antecipadamente, nas redes sociais do Solar do Jambeiro. No dia do encontro, será necessária apenas a sinalização, por meio do chat do meet. Poesias, falas e contribuições são todas bem-vindas.


Dia das Mães: dica é o livro de poesias 'Fases intimistas', da escritora Isa Colli

Qual mãe não está se desdobrando para dar conta dos filhos, trabalho, acompanhar as aulas remotas e tantas outras funções que têm se acumulado nessa pandemia? Para aliviar o estresse, nada melhor do que a literatura. E que tal aproveitar que o Dia das Mães está chegando para presenteá-las nesta data tão especial. A dica é o livro ‘Fases intimistas’, da escritora brasileira Isa Colli.


A autora, que tem desenvolvido um importante trabalho no Brasil e no exterior com a literatura educativa para as crianças, também traz em suas obras um livro de poemas.

 

‘Fases intimistas’ reúne poesias, contos e reflexões que abordam temas como felicidade, valor da amizade, poder das palavras, memórias, dor, amor e fé, entre outros sentimentos intensos que permeiam a vida da autora.

 

"A poesia é uma arte marcada pela sensibilidade que nos leva a reflexões e acalenta a alma. O livro é uma boa sugestão de presente para as mães, ainda mais neste momento em que estamos carentes de abraços, afagos e qualquer troca de afeto. A poesia pode ajudar a ocupar um pouco esse vazio", comenta Isa Colli.    

 

Serviço: Livro ‘Fases Intimistas’, da escritora Isa Colli

Editora Colli Books

Preço: R$19,90

https://www.collibooks.com/produto/fases-intimistas-impresso/