quarta-feira, 27 de março de 2019

Ciclo de cinema “A REVOLUÇÃO MEXICANA” no Instituto Cervantes



O Instituto Cervantes e o Consulado Geral do México no Rio de Janeiro apresetam o ciclo de cinema A REVOLUÇÃO MEXICANA, integrado por cinco filmes inspirados neste capítulo da história que estremeceu o México durante as primeiras décadas do século XX.
A Revolução Mexicana, seus protogonistas e suas motivações, tem sido inspiração para diversas manifestações artísticas no México. Na literatura, as obras de Martín Luis Guzmán, Federico Gamboa, Agustín Yáñez e Mariano Azuela. O muralismo mexicano, com amplo reconhecimento internacional, também teve neste período da história uma de suas principais fontes de inspiração.
Na cinematografia, não houve exceção. Estes cinco filmes revelam um país em confronto, dividido pela política e pela economia e imerso em um intenso processo de transformação que vai definir as características principais de sua identidade e coesão social.
Este ciclo de cinema, com filmes dos renomados diretores mexicanos Fernando de Fuentes, Raúl Kafner e Marcela Fernández Violante, é parte das atividades culturais que o México promoverá no mundo durante 2019 em comemoração do 100º   aniversário lutuoso de Emiliano Zapata, o chamado 'Caudilho do Sul’.

A entrada é gratuita para todas exibições.

Faixa etária: não recomendado para crianças menores de 12 anos.




ORA SÍ, TENEMOS QUE GANAR
Exibição : 29/03 - 18h30
Ano: 1978
Direção: Raúl Kamffer
Produção: Leonor Alvarez, Toni Alvarez, Marcela Fernández Violante y Manuel González
Duração: 105 minutos

Sinopse: A gráfica do jornal 'Regeneração', dirigido por Ricardo Flores Magón, é agredida por policiais. Um dos colaboradores, 'O Apóstol', consegue escapar e foge para a cidade mineira de Real del Monte para avisar sobre o inicio da Revolução. Um acidente na mina origina o levantamento dos empregados, inspirados pela ideologia do movimento.

EL COMPADRE MENDOZA
Exibição: 05/04 - 18h30
Ano: 1933
Direção: Fernando de Fuentes
Produção: Interamericana Films y Producciones Águila
Fotografia: Alex Philllips
Duração: 85 minutos

Sinopse: Em plena Revolução Mexicana, o latifundiário Rosalío Mendoza sobrevive fazendo e pedindo favores em ambos os lados do conflito (as forças governamentais e o exército de Emiliano Zapata). Em sua fazenda são todos bemvindos e Mendoza é muito estimado, especialmente pelo general Felipe Nieto. O tempo passa e a situação começa a se tornar insustentável. Mendoza terá que tomar uma atitude, mesmo que isso signifique uma traição a seus amigos.

VÁMONOS CON PANCHO VILLA
Exibição: 12/04 - 18h30
Ano: 1953
Direção: Fernando de Fuentes
Produção: Clasa Films
Fotografia: Jack Draper y Gabriel Figueroa
Duração : 92 minutos

Sinopse: Durante a Revolução Mexicana, um grupo de corajosos camponeses, conhecidos como os "Leones de San Pablo", se unem ao exército de Pancho Villa. Após algumas batalhas, com mais derrotas que vitórias, o grupo original é reduzido a dois: Tiburcio Maya e o jovem "Becerrillo". Uma epidemia de varíola é desencadeada entre a tropa e "Becerrillo" adoece. Villa ordena  a Tibúrcio matar ao jovem e cremar seu corpo. Desencantado, Tibúrcio deixa a Revolução e volta ao seu povo.
  
DE TODOS MODOS,  JUAN TE LLAMAS
Exibição: 19/04 - 18h30
Ano: 1974
Direção : Marcela Fernández Violante
Produção : Jorge Dorantes, Antonio G. Rubio y Carlos González Morantes
Duração: 100 minutos

Sinopse: Com o surgimento da Guerra Cristera, o General Guajardo, responsável de fazer cumprir as disposições do governo na zona rural, ordena a prisão dos sacerdotes e a repressão do povo depois que sua esposa, Beatriz, é assassinada no interior de um templo.  Sacerdotes e camponeses ficam em pé de guerra. Guajardo percebe que, para manter a posição privilegiada e poder que tem, deverá aliar-se com os interesses dos americanos para que se acabe a Guerra Cristera. Isso causa um conflito com o seu sobrinho, o Coronel Bonilla.

EL PRISIONERO 13
Exibição: 26/04 - 18h30
Ano: ( 1993 )
Direção: Fernando de Fuentes
Produção: Compañía Nacional Productora de Películas
Fotografia: Ross Fisher
Duração: 73 minutos

Sinopse: Cansada dos maus-tratos de seu marido, um arbitrário coronel alcoólico, uma mulher foge da casa e leva com ela seu filho. Anos mais tarde, por uma ironia do destino, o militar está prestes a matar seu próprio filho.

Première da Orquestra Vibrart no Teatro Municipal de Niterói

 A Première será no Teatro Municipal de Niterói no dia 31 de março, às 17h. Sob a batuta do experiente Maestro Paulo Guarany, a Orquestra Vibrart apresenta um repertório eclético, que inclui de Gonzaguinha ao Bolero de Ravel, passando por bossa nova, jazz, trilhas de cinema e da Broadway, a Orquestra conta com 67 músicos, dos 17 até os 66 anos.
Criada pelo empresário Fernando Jardim e pela gestora em cultura Renata Palmier, a Orquestra é o primeiro projeto do Instituto Vibrart, fundado por ambos para ampliar o acesso à música e cultura em Niterói. “Sentimos que existia uma lacuna numa área específica da cidade que poderia ser suprida com uma orquestra eclética, apartidária, laica, completamente independente e unida simplesmente pela música”, diz Jardim, diretor-presidente do Instituto. Para o empresário, a orquestra é parte de um projeto maior, de tornar-se um bem duradouro para Niterói e de ser a primeira orquestra profissional, independente e genuinamente niteroiense.
O empresário morou muitos anos nos Estados Unidos, onde promoveu grandes eventos envolvendo artistas premiados e indicados ao Grammy. Voltou ao Brasil para ampliar os negócios: “Planejamos fazer do Instituto Vibrart um polo de formação de especialistas na montagem de grandes espetáculos, como profissionais de produção, som, iluminação e mixagens, entre outros. Mas nossa pedra fundamental é a Orquestra”, conta.
Tendo o Maestro Guarany à frente, a Orquestra pretende trazer à Niterói a oportunidade de apreciar música de qualidade em concertos gratuitos, para enriquecer o cenário cultural local.  “Nosso repertório é eclético: vamos de Carmen, de Bizet, a Michael Jackson: é uma proposta inovadora e uma conquista importante para Niterói”, diz Guarany. “Apresentamos músicas eruditas e populares, passando por bossa nova, jazz, trilhas de filmes e de espetáculos da Broadway, em uma combinação bem balanceada, que garante a diversão e emoção da plateia”, conclui.
Com 53 anos, a paixão do maestro pela música começou na infância, estimulado pela mãe, que transmitiu o amor pela música aos três filhos. Guarany começou com o cavaquinho, passou para o saxofone e a partir daí dedicou-se inteiramente à música, tendo concluído a graduação pela UFRJ e o curso de regência também na Federal. Com CD gravado e a experiência de quem viajou por 35 países sempre regendo, Guarany dedica-se hoje à Orquestra Vibrart com a mesma paixão da infância.

Convites e Manutenção da Orquestra Vibrart
Para assistir à Première o público deverá fazer uma doação no valor mínimo de R$ 20,00 através do site da Vibrart (https://vibrart.com.br/). Ao se cadastrar e fazer a doação, o público passa a se tornar parte do grupo Amigos da Orquestra Vibrart, tendo assim a possibilidade de colaborar mensalmente para sua manutenção, com direito a abater as doações no Imposto de Renda.
“Os Amigos da Orquestra poderão estar sempre presentes em todos os concertos da Vibrart. A ideia é que eles sejam os colaboradores principais da Orquestra, contribuindo com qualquer valor mensal para mantê-la funcionando. Os Amigos da Orquestra terão várias vantagens em relação ao público em geral, como acesso privilegiado à agenda de concertos, acesso aos melhores assentos, participação em ensaios abertos e benefícios em promoções exclusivas, dentre outras”, diz Jardim.
Além da opção de aquisição de convites pelo site, os interessados também podem se cadastrar na hora do concerto, na bilheteria do teatro. Equipes da Vibrart estarão disponíveis no dia da Première cadastrando os interessados em entrar para o grupo de Amigos da Orquestra. “Esperamos mobilizar músicos, autoridades e personalidades para movimentar a cena cultural de Niterói e permitir que levemos a música gratuitamente para toda a população. Niterói merece uma orquestra para chamar de sua”, afirma Fernando Jardim.

Première da Orquestra Vibrart (Marina Andrade)

Serviço:
Première da Orquestra Vibrart
Data: 31 de março
Horário: 17 horas
Duração: 60 min
Classificação etária: Livre
Ingresso: R$ 20,00
Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói
Tel: 2620-1624

Roberto Menescal e Quarteto do Rio no Teatro Municipal de Niterói


O Teatro Municipal de Niterói recebe no dia 29 de março, às 20 horas, Roberto Menescal e Quarteto do Rio. O show apresenta músicas do CD que Menescal e o grupo gravaram juntos, celebrando os 60 anos da Bossa Nova com novos arranjos para canções de compositores admirados pelo Quarteto. Um repertório com nomes como Tom Jobim, Carlos Lyra, Vinícius de Moraes, Milton Nascimento e Marcos Valle, além de clássicos do tempo de Os Cariocas.

O QUARTETO DO RIO é um grupo vocal e instrumental formado pelos ex-integrantes de OS CARIOCAS, Eloi Vicente (violão e voz), Neil Teixeira (contrabaixo e voz) e Fabio Luna (bateria, flauta e voz) e Leandro Freixo (piano e voz) que se juntou ao grupo após a mudança de nome.
Roberto Menescal, um dos maiores nomes da música brasileira completou 80 anos em 2017.
Neste ano o grupo gravou o CD chamado Mr. Bossa Nova, com a participação especialíssima do próprio Menescal. Que também vai fazer parte do show do no Teatro Municipal de Niterói.
No show do quarteto são apresentadas algumas músicas desse disco, entre canções consagradas e inéditas do compositor. Trata-se também de uma celebração dos sessenta anos da Bossa Nova que sempre foi, desde o seu surgimento, o gênero fundamental na trajetória de Os Cariocas do qual Neil, Eloi e Fabio fizeram parte durante anos.
Além das músicas do disco, são apresentados arranjos novos para canções de compositores admirados pelo quarteto, tais como, Tom Jobim, Carlos Lyra, Vinícius de Moraes, Milton Nascimento e Marcos Valle, além de clássicos consagrados ainda com o nome de Os Cariocas, que não podem faltar nos shows do grupo.

Roberto Menescal e Quarteto do Rio (divulgação)

SERVIÇO
Roberto Menescal e Quarteto do Rio – Teatro Municipal de Niterói
Data: 29 de março
Horário: 20 horas
Duração: 90 min
Classificação etária: Livre
Ingresso: R$ 70,00
Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói
Tel: 2620-1624