quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Mostra "Colecionando Momentos" no São Gonçalo Shopping

 
A galeria do São Gonçalo Shopping, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SMTC) e a Fundação de Artes de São Gonçalo, apresenta a exposição Colecionando Momentos, assinada pelos artistas plásticos Marcos José Costa e Chris da Costa, em sua primeira exposição. A mostra tem entrada gratuita e fica até o dia 8 de outubro.
Em diversos quadros, Marcos e Chris, que são pai e filha, apresentam seus trabalhos em óleo sobre tela e também em grafite. Esta é a primeira vez que eles expõem suas criações ao grande público.


O São Gonçalo Shopping fica na Avenida São Gonçalo, 100, Boa Vista. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 3513-7200.

Um Tom de saudade - Homenagem a Tom Jobim no Imperator



Com uma seleção musical abrangente e significativa, o show/homenagem ao maestro soberano, Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim (TOM JOBIM), exalta toda a exuberância e grandiosidade da obra de um dos mais importantes compositores de todo o mundo.
A direção musical do show e os arranjos originais ficaram a cargo dos maestros Rafael Barros Castro (piano e voz), e Jaime Alem (violão e voz), que recebem o quinteto de cordas da OSRJ – Orquestra de Solistas do Rio de Janeiro (dois violinos, viola, violoncelo e contrabaixo) tornando ainda mais especial e sensível essa bela homenagem, que conta ainda com a participação especial da cantora Nair Cândia.
No repertório destaque para as seguintes obras:
O Boto, Garoto, Olha Maria, Caminhos Cruzados, Chega de Saudade, Anos Dourados, Sabiá, Teresa da Praia, Correnteza, Estrada Branca e Crônica da Casa Assassinada/Chora Coração.




SERVIÇO
UM TOM DE SAUDADE 
IMPERATOR 
Abertura da casa: 18h
Shows:  19h
Valores: R$ 60 (inteira) / R$ 30 (meia) 


Arte na Rua continua a pleno vapor


Com uma programação recheada de música, as apresentações do projeto Arte na Rua continuam no mês de outubro. No dia 8, terça-feira, às 19h, a Banda Limo faz show no ritmo do rock alternativo, na Praça Zumbi dos Palmares. No dia seguinte, quarta-feira, às 19h, o quarteto Clube do Jazz se apresenta, no Trevo de Piratininga.

No final de semana, o domingo conta com duas atrações. Às 11h, a banda Tá no Clima agita o Horto do Fonseca com suas músicas autorais. Mais tarde, às 14h, a Soulshine Jam Band se apresenta com um repertório que mistura suas próprias composições com hits de artistas internacionais, no Campo de São Bento, no palco do Oktoberfest.

Iniciativa da Secretaria Municipal de Cultural e da Fundação de Arte de Niterói (FAN), o Arte na Rua é composto por uma série de eventos gratuitos, das mais diversas linguagens artísticas, escolhidos através de Editais Públicos, que percorrem praças, ruas e equipamentos culturais de toda a cidade, levando os artistas para próximo do seu público.


Sobre as atrações:

Banda Limo


Formada em 2018, a Banda Limo é formada por Maurício Guimarães (vocal); Gabriel Ariêh (guitarra base); Lucas Nonato (guitarra solo); Luan Barbosa (baixo); e Diego Znidarcic (bateria). As referências do conjunto são principalmente grupos grunge e pós-grunge dos anos 90 e a temática das músicas gira entorno da denúncia de problemas sociais. A Banda Limo lançou seu primeiro single, “Caçador”, ainda esse ano e, no final de 2019, espera terminar seu primeiro álbum.


Clube do Jazz

O Clube do Jazz é um quarteto formado por Ricardo Andrade (guitarra); Juliano Candido (baixo); Bruce Lemos (teclado); e Paulo Diniz (bateria). O grupo faz um show homenagem ao guitarrista americano Robben Ford, conhecido por seus trabalhos com George Harrison, LA Express e Kiss, e por ter sido nomeado um dos “100 Melhores Guitarrista do Século 20” pela revista Musician.

A apresentação do conjunto conta ainda com a participação do DJ João Pinaud, tocando antes e depois do show vinis dos ritmos Jazz, como R&B e Soul Music.


Tá no Clima


Grupo de pagode, a banda Tá no Clima é formada por João Paulo (cavaco); Luiz Henrique (surdo); Marlon (pandeiro); e Chumbinho (vocal). Misturando canções autorais com adaptações de diferentes ritmos brasileiros, como MPB, sertanejo, samba e funk, o repertório do quarteto promete muita animação. O primeiro EP da banda, com produção musical e arranjos de Evaldo dos Santos, se chama “Tá na Boa” e é hit certo no show.


Soulshine Jam Band



Criada em 2009, a banda Soulshine Jam Band foi criada por André Santanna e John Gregory Wilson. Além deles, o grupo é formado por Greg Wilson (vocal, guitarra e baixo); André Santanna (violão, guitarra e gaita); Rodrigo Machado (bateria); João Pompeu (teclados); Jorginho (percussão); e Ricardo Romão (vocal, violão, baixo e gaita).

A Soulshine Jam Band aparece na cena musical como uma proposta diferente para o estilo americano “Southern Rock Jam Band”, trazendo o lado acústico para as Jam Sessions, onde o improviso faz parte da performance dos músicos. As inspirações do conjunto vão desde The Doobie Brothers e The Doors a Allman Brothers Band e Greatfull Dead.


SERVIÇO:

Banda Limo
Data: 8 de outubro, terça-feira
Horário: 19h
Entrada: Gratuita
Local: Praça Zumbi dos Palmares, em frente à Cantareira
Endereço: Rua Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis s/n – São Domingos, Niterói

Clube do Jazz
Data: 9 de outubro, quarta-feira
Horário: 19h
Entrada: Gratuita
Local: Trevo de Piratininga
Endereço: Rua Professor Ernãni Faria Alves – Piratininga, Niterói

Tá no Clima
Data: 13 de outubro, domingo
Horário: 11h
Entrada: Gratuita
Local: Horto do Fonseca
Endereço: Alameda São João Boaventura, 770 – Fonseca, Niterói

Soulshine Jam Band
Data: 13 de outubro, domingo
Horário: 14h
Entrada: Gratuita
Local: Palco Oktoberfest, Campo de São Bento
Endereço: Parque Prefeito Ferraz, entradas pela R. Gavião Peixoto, Lopes Trovão, Domingues de Sá e Av. Roberto Silveira – Icaraí, Niterói

Ceará é tema de exposição no Museu Janete Costa de Arte Popular


Terra da luz, de romaria e festa. De luta e resistência. O Museu Janete Costa de Arte Popular abre, no dia 10 de outubro, quinta-feira, às 19h, a exposição “Ceará, terra que ilumina”, uma homenagem ao Estado do Ceará – em parceria com o Governo do Ceará, por meio da CeArT – Central do Artesanato do Ceará. A curadoria é de Jorge Mendes.
A mostra apresenta obras que fazem parte das coleções de: Jorge Mendes, Jorge Guedes, Irapoan Cavalcanti e Galeria Pé de Boi.
O público vai poder ver, logo no térreo, dividido em seis setores, mais de 80 peças, de aproximadamente 40 artistas, incluindo obras de Espedito Seleiro, Nino e Maria de Lourdes Cândido. Seguindo o ditado do Padre Cícero, “em cada sala um altar, em cada quintal uma oficina”, a mostra tem início com uma instalação composta de 4 altares e 4 oficinas, utilizando elementos como metal, couro, barro, madeira e algodão, para contar a história e expressar a força da arte cearense, através do trabalho e da fé.
O Setor 2 apresenta as festas e as manifestações, com a montagem de um cortejo com lagartos e calangos, como símbolos de resistência, além da representação do sagrado e do profano presente nas esculturas de Marcos; seguido de reis e lagartos do Mestre Manoel Graciano. Uma representação da festa ‘do pau da bandeira’ de Barbalha, confeccionada por Dim Alves; escultura de penitentes de Gilberto; bem como greves e manifestações de classes esculpidas pelo Mestre Celestino completam este espaço.
No setor 3, obras de 12 artistas da nova geração de escultores de Juazeiro do Norte, recriando um reisado e, no Setor 4, o universo mágico mostra 14 esculturas de animais produzidas pelo Mestre Nino, artista de renome internacional. Estas obras rodeiam uma escultura central representativa do Boi Mansinho, figura ligada ao imaginário popular cearense.
No setor 5, um espaço totalmente branco com as fachadas de casarios da subida do Horto, e, no centro, uma escultura do padre Cícero confeccionada por Everaldo, circundada por 24 tocheiros. Este espaço fala de um padre Cícero demasiado humano, com preocupações ambientais e identificado com os anseios do povo.
Para provocar a discussão e para melhor revelar partes da história, onde realidade e fantasia, mentiras e verdades estão sujeitas somente ao que se quer acreditar, o setor 6 traz uma ‘Sala dos Milagres’, composta de centenas de pequenos espelhos, cruzes e ex-votos. Os artistas Airton L. Silva, Cosme B. Lemos e José Lourenço Gonzaga da Lira Nordestina estão representados nas xilogravuras impressas em tecidos, representando sudários com os rostos de Maria de Araújo e dos beatos José Lourenço e Antônio Conselheiro.
O público vai poder ver uma exposição com obras originais (algumas inéditas), que retratam a religiosidade popular e o universo mágico entre o sagrado e o profano presentes na força da arte cearense.  “Ceará foi escolhido pelo talento e pela importância dos artistas cearenses. Pelo apoio do governo do estado e pela temática que possibilita um diálogo com o projeto educativo do museu, onde será abordado alguns temas relacionados às redes sociais, tais como verdades e mentiras”, explica Jorge Mendes.


SERVIÇO:
Exposição “Ceará, terra iluminada”
Abertura: 10 de outubro, quinta-feira, às 19h
Visitação: de terça a domingo, das 10h às 18h
Temporada: até o dia 29 de março de 2020
Local: Museu Janete Costa de Arte Popular
Entrada gratuita

Exposição na Casa das Artes em São Gonçalo


Até o dia 1º de novembro, será possível apreciar a mostra Achados Criativos – do cotidiano à arte, composta por obras do artista plástico Robson Sales, na Casa das Artes Villa Real, em São Gonçalo. Mais uma iniciativa da Secretaria de Turismo e Cultura (SMTC) e da Fundação de Artes, Esporte e Lazer (Faesg). A entrada é gratuita.

Em “Achados Criativos”, Robson Sales se apropria do cotidiano e apresenta quadros-cenas, nos quais o artista se utiliza de objetos do dia a dia dando a eles um outro significado. Sapatos, pratos, torneiras, garrafas, enfim, artefatos do banal ganham um novo olhar, um outro espaço, passando pelo processo de ressignificação. Nascido em Pernambuco, o artista possui uma grande rede de influências. Em sua obra, procura unir conhecimentos das artes cênicas e os da representação pictórica.

“O Robson é um grande artista e demonstra uma sensibilidade muito grande sobre todas as coisas. Essa percepção diferenciada ele nos mostra em cada uma de suas obras. Vale muito a visita à Casa das Artes. E o melhor, aprecia arte da melhor qualidade sem pagar nada”, destaca Carlos Ney Ribeiro, secretário de Turismo e Cultura de São Gonçalo.

Na opinião do prefeito José Luiz Nanci, as obras de Robson oferecem um grande incentivo para os jovens artistas. “O Robson é um artista premiado e sempre vem com uma novidade. Trazer esta mostra mais uma vez a São Gonçalo é uma grande oportunidade para os artistas mais jovens. É cultura e conhecimento para todos”, opina o prefeito.



A Casa das Artes fica na Rua Cel. Moreira César, s/nº, Zé Garoto, e a exposição poderá ser visitada de terça a sexta-feira, das 9h às 17; e aos sábados, das 9h às 12h. A entrada é franca e indicada a todas as idades. A curadoria da exposição Achados Criativos é assinada por Fátima Miranda.


Cabo Frio e São Pedro da Aldeia recebem Teatro BuZum! com peça sobre cultura indígena para alunos da rede pública


O BuZum!  já circulou mais de 350 mil quilômetros  realizando 10 mil apresentações para mais de 500 mil espectadores, em 2 mil  escolas públicas de 250 cidades em nove estados (Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia, Maranhão e Mato Grosso do Sul), além de Porto Suarez, na Bolívia.

Prêmios
Em 2016, o BuZum! recebeu o Prêmio Governador do Estado de São Paulo para Cultura, na categoria Arte para Crianças – Voto Popular. Em 2014, a companhia foi contemplada com o prêmio de Melhor Produção e Melhor Autor de Texto Original no 1º Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (ex-Prêmio Femsa).



Serviço:
Novo espetáculo do BuZum! “Curumim”.
Duração: 20 minutos. Classificação: 3 a 11 anos. Capacidade: 50 pessoas por sessão

Cabo Frio

Dia: 1 e 2 de outubro (terça e quarta-feira)

Local: Escola Municipal Prof.ª Ana Pereira Gonçalves

Endereço: Rua 16, s/nº – Unamar.

Horários: 9h 9h40 10h20 11h - 13h30 14h10 14h50


São Pedro da Aldeia

Dia: 3 de outubro (quinta-feira).

Local: Escola Municipal Professora Maria Celeste de Campos.

Endereço: Avenida Maracanã, 366, Baixo Grande. 

Dia: 4 de outubro (sexta-feira).

Local: Escola Municipal José Teixeira Paulo

Endereço:  R. Francisco Orlando , bairro Balneário das Conchas
Horários: 9h 9h40 10h20 11h - 13h30 14h10 14h50

Elisa Latgé abre “A arquitetura da pintura” na Sala José Cândido de Carvalho


A artista visual Elisa Latgé vai abrir a exposição “A arquitetura da pintura”, no dia 8 de outubro, terça-feira, às 19h, na Sala José Cândido de Carvalho. A curadoria é assinada por Desirée Monjardim.
Na mostra, obras em tinta acrílica sobre tela que revelam a volumetria dos espaços arquitetônicos. “Neste exercício de retratar recortes de construções, luz e sombra são consequência natural, assim como o uso da repetição de módulos que resultam ritmos visuais interessantes”, explica a artista.
Em alguns trabalhos, a presença da realidade tridimensional dos prédios é fortemente marcada, em outros, ela é menos óbvia. Neste caso, a geometria é mais clara. No processo retratado, a abstração ocorre, dissolve-se a figuração e praticamente não se reconhece o prédio. O trabalho é quase gráfico, chapado, plano, sem a presença da profundidade.
Elisa é movida por extrair da imagem arquitetônica uma narrativa poética. “Desde sempre na história da arte, o arquiteto pintor ou o pintor arquiteto vem produzindo, junto ou em paralelo, imagens e construções que unem, comentam ou complementam essas duas ciências”, diz Chico Cunha, artista e professor da EAV Parque Lage, onde Elisa estudou.
Todos esses assuntos que são caros para a história da arte, estão presentes nas obras apresentadas pela artista e, na exposição, se unem para criar um comentário sensível entre paisagem urbana, arquitetura e o cotidiano das pessoas.

Mais sobre a artista:
Elisa Latgé é arquiteta, fez cursos na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, EAV, foi aluna do Chico Cunha, Luiz Ernesto e Iole de Freitas.


Serviço:
Exposição “A arquitetura da pintura”
Curadoria: Desirée Monjardim
Abertura: 8 de outubro, terça-feira, às 19h
Visitação: de 9 de outubro a 9 de dezembro de 2019, sempre de segunda a sexta, das 9h às 17h
Local: Sala José Candido de Carvalho
Endereço: Rua Presidente Pedreira, 98, Ingá, Niterói-RJ
Informações: (21) 2719-6939/27199900