segunda-feira, 15 de julho de 2019

Música no Terraço com Tradicional Ervadoce no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno



No dia 19 de julho, vai ter Música no Terraço, às 19h, com o projeto Tradicional Ervadoce, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno. A entrada é gratuita!
O grupo começou em 2013 com a proposta de resgatar os ritmos populares do Brasil na região de Niterói e São Gonçalo e se apresenta levando ao público sua pesquisa musical, principalmente com o forró pé de serra.
Em 2017, o Tradicional Ervadoce assumiu nova formação e iniciou o projeto ‘Forrozin da Cantareira’, evento semanal na praça Leoni Ramos em Niterói, que rapidamente conquistou seu público, com um baile a céu aberto toda semana. O forró acontece às segundas feiras e vem sendo um importante ponto de encontro que movimenta não só os corpos no salão, mas também o comércio local e produtores de cultura e arte da região.
Com muita paixão e alegria pela música, composições autorais e releituras de músicas que fazem parte da memória afetiva dos integrantes, o conjunto tenta explorar o que tem nas raízes desse ritmo.
Tradicional Ervadoce é formado atualmente pelos músicos William Gomes, Caio Vargas e Gabriel Munay que, admirados pela simplicidade e beleza de como esse conhecimento é passado no forró, tenta levar essas raízes adiante


Serviço:
Música no Terraço – Tradicional Ervadoce
Data: 19 de julho de 2019, sexta-feira
Horário: das 19h às 22h
Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno 
Endereço: Rua Lopes Trovão, s/nº, Campo de São Bento, Icaraí, Niterói – RJ
Telefone: 2610-5748
Entrada gratuita

Princesas & Heróis no Teatro Popular Oscar Niemeyer



No dia 20 de julho, sábado, às 16h, um crossover emocionante vai invadir o palco do Teatro Popular Oscar Niemeyer, numa explosão de cores vibrantes das histórias em quadrinhos, com a presença especial da Branca de Neve.

A princesa mais conhecida dos contos de fadas é a parceira de Batman em uma missão contra o inconfundível vilão Charada, que pretende acabar com todas os clássicos infantis e histórias de heróis, visando que as crianças parem de imaginar.


Num musical interativo com ausência de quarta parede, a criançada pode ajudar os mocinhos e mocinhas a enfrentarem o mal. O humor e a irreverência do espetáculo prometem encantar todas as idades.




Serviço
Princesas & Heróis
Data: 20 de julho
Horário: 16h
Onde: Teatro Popular Oscar Niemeyer - Av. Jornalista Rogério Coelho Neto, s\n, Caminho Niemeyer. Centro, Niterói - RJ, CEP: 24.020-011
Entrada gratuita
Classificação: livre
Informações: 2620-6101

Segunda quinzena do projeto Arte na Rua



A segunda quinzena do projeto “Arte na Rua”, que tem curadoria de Claudio Salles, leva ao público atrações musicais variadas, feira de artesanato, gastronomia e espetáculos infantis.

No dia 17 de julho, quarta-feira, às 19h, tem a banda de reggae Mondnego, no Trevo de Piratininga. No sábado, 20 de julho, das 16h às 21h30, acontece o 2º Ocupa na Galeria Urbana de Niterói. No dia seguinte, domingo, o projeto planejou duas atrações, às 11h: banda Hermano Caboco, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno; e o espetáculo infantil “Saltimbancos”, no Horto do Fonseca.

E não para por aí. No dia 23 de julho, terça-feira, às 19h, é a vez do Power Trio Ferrovia Cantareira se apresentar na praça Leoni Ramos. No dia seguinte, quarta-feira, às 19h, a cantora Adriana Ninsk se apresenta no trevo de Piratininga. Já para o dia 28 de julho, domingo, a agenda do projeto conta com três atrações: Otávio Almeida, às 11h, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno; a peça infantil “O Pequeno Príncipe”, também às 11h, no Horto do Fonseca; e “Arthur e o gigante-Tributo a Arthur Maia”, às 16h, no Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC).

O projeto, que segue até novembro, é de responsabilidade da Secretaria de Cultura de Niterói/FAN, leva artistas de forma gratuita para se apresentarem em diversos pontos da cidade.

Sobre as atrações:


Mondnego



Mondnego é uma banda de reggae formada em 2008 por Careca Camillo. O cantor já trabalhou com grandes nomes da música, como Marcelo D2, Ziggy Marley, Steel Pulse, Don Carlos e Charlie Brown Jr e já participou do festival “Niterói Reggae Cantareira”. Apresentando apenas músicas autorais, a banda se prepara para lançar seu primeiro CD no segundo semestre de 2019, o “Eu amo Niterói”.


2° Ocupa da Galeria Urbana

O “2º Ocupa da Galeria Urbana de Niterói” vai promover atividades como oficinas, exposições, Dj's, apresentações artísticas, feira de artesanato, comida de rua e shows gratuitos abertos ao público.

No palco, a partir das 16h, o DJ Zega, do coletivo Ocupa Sound, faz um set inteiro de brasilidades, o DJ Renato Correa traz músicas da antiga, enquanto o pessoal do Wolf Crew oferece um aulão de dança de rua. A festa continua com o DJ Gelouko – do coletivo Favela e Arte –, trazendo funk e hip hop. Encerrando as atividades no palco, o Baile da Ujima Gang traz cantores, MCs e DJs com um repertório voltado para o RnB, Funk, Soul e Trap até as 22h. 

Em sintonia com o palco, as atividades na rua também têm início às 16h, com oficina de malabares, aulão de danças das antigas e performances com bambolês e pirofagia. A programação conta ainda com exposição de fotografias do coletivo Babel 08, feira de artesanato, comida de rua, intervenções com lambe-lambe, grafite nos postes, e um stand da Coordenadoria de Juventude, que irá disponibilizar e cadastrar o Id Jovem, Aprova Jovem e outros programas e orientações voltados à juventude.
A Galeria Urbana de Niterói tem aproximadamente 1,4milm² de grafite a céu aberto, com a proposta de revitalizar e ressignificar ruas e espaços de convivência, além de fortalecer a cultura urbana da cidade. Pensando na melhor forma de ocupação do espaço, o GT (Grupo de Trabalho) se reúne mensalmente em eventos abertos a todos os artistas que dialoguem com arte urbana de Niterói.


Hermano Caboco

A banda, formada por Fernando Moska, Pablo Carioca e Rafha Mendonzza, viaja de forma independente pela América Latina. O repertório do grupo traz referências musicais, como folclore regional, de seus países de origem, Brasil e Argentina.

Saltimbancos

O musical conta a história de quatro animais, que se encontram na estrada, e que fugiram de seus donos por maus tratos. Apesar das diferenças, a sintonia entre eles é tão perfeita que acabam formando um conjunto musical. A partir daí, seguem um caminho de liberdade juntos. A peça é dirigida por Ricardo Silva e produzida pela Cia Teatral Sassaricando


Ferrovia Cantareira

Formada em 2017 por Igor Dantas (vocal e guitarra), Fabio Cascardo (bateria) e Pedro Baumgarten (baixo), a banda Ferrovia Cantareira aparece no cenário musical com a proposta de tocar o “lado B” dos LPs de Rock’n Roll dos anos 70.

Adriana Ninsk



Cantora, compositora, artista plástica e artesã, Adriana Ninsk começou a se apresentar artisticamente durante sua adolescência, quando passou a integrar a banda de country music Saloon e Cia. Além disso, gravou vários jingles que lhe renderam prêmios concedidos pela ABRACOMP (Associação Brasileira de Colunistas de Marketing e Propaganda), bem como temas para trilhas musicais de minisséries e novelas produzidas pela TV Globo. Participou como baking vocal dos discos "Quando a noite cai "(Celso Blues Boy) e" Embaixador do Reggae "(Nabbi Clifford) e da turnê da banda Double You. Hoje, Adriana desenvolve um trabalho de blues, rock e jazz com o guitarrista Pedro Braga.


Otávio Almeida

Luíz Otávio de Almeida Corrêa, em seus shows, traz um repertório variado de ritmos e idiomas, dando prioridade para o Samba-canção, Bolero, Fado, Tango, Mambo, Tarantela, Salsa, Samba, Valsa, Blues, Bossa-nova, MPB, Jazz e outros.
Em 2009, Otávio venceu o nono Festival de Seresta do Rio de Janeiro, com a canção “Conceição” (Jair Amorim / Dunga). Realizou também apresentações intituladas de "Sucessos de ontem, na voz de hoje", resgatando diversos clássicos. Cantando “Blue Gardenia” (B. Russel / L. Lee) um grande sucesso do cantor Norte Americano Nat King Cole, com isso recebeu o pseudônimo ‘A voz de Ouro’, apesar de ter preferência pelo reconhecimento de Cantor Romântico. Recentemente, recebeu uma estátua em sua homenagem no Museu de Cera que reverenciou vinte personalidades históricas. Participou também do desfile de carnaval em 2018 pela Escola Porto da Pedra que homenageou a Era de Ouro do Rádio ao lado de grandes personalidades como Ellen Lima, Mona Villardo e Marcio Gomes.

O Pequeno Príncipe



Apresentada pelo Grupo Singulares de Teatro, a peça, voltada para o público infantil, traz a história do pequeno príncipe de Antoine Sanit-Exupéry. O clássico, contado pela visão do avô à sua neta, começa com os dois embarcando na viagem do Pequeno Príncipe que, depois de deixar sua rosa no asteroide, conhece vários personagens no caminho de volta para a Terra.

O elenco é formado pelos artistas Ana Gravina, Ana Miramar, Camila Swan, Elise Oliveira, George Abreu, Gustavo Barcellos, Luma Wyzykowska, Sabrina Paraíso e Thais
Burlamaqui e a peça é dirigida por Janaina Marins.


Arthur e o gigante – Tributo a Arthur Maia



O coletivo Arthur e o gigante é formado por artistas que se reuniram para montar um show afim de difundir e divulgar a obra do contrabaixista, produtor musical e compositor Arthur Maia, assim como homenageá-lo. O nome do coletivo é uma menção ao título de um show de 1996 do próprio Arthur. O show para homenagear o baixista ganhou o título Arthur e o Gigante que é o mesmo nome de uma das canções mais famosas do repertorio de Maia, composta pelo pianista Wiliam Magalhães.

O grupo foi reunido e organizado pelo também contrabaixista Daniel Cahon que faz a produção musical do show junto com o pianista Vladimir Sosa. Daniel foi parceiro de produção musical de Arthur durante 8 anos e, nesse tempo, fizeram mais de 300 produções, entre CDs, singles, jingles e trilhas para cinema e TV, além de algumas canções em parceria. Vladimir foi pianista da banda de Arthur durante alguns anos, tendo acompanhado o baixista em shows, gravações do próprio Arthur e em produções de outros artistas feitas por ele. Neste show, Cahon e Sosa contam com o reforço do guitarrista Igo Santiago e do baterista Raphael Souza, além de muitas participações especiais.

No repertório, canções que Arthur Maia eternizou em seus discos e tocava em seus espetáculos como Planeta Música, De Ombro, Grooveland e Arthur e o Gigante, além de músicas inéditas como Paisagem Carioca, Borel via Jamaica e Linha
Vermelha, em parceria com Daniel Cahon.

SERVIÇO:

Mondnego

Data: 17 de julho, quarta-feira

Hora: 19h

Entrada: Gratuita

Local: Trevo de Piratininga

Endereço: Rua Professor Ernãni Faria Alves


2° Ocupa da Galeria Urbana
Data: 20 de julho, sábado
Hora: das 16h às 21h30
Entrada: Gratuita
Local: Galeria Urbana de Niterói
Endereço: Rua José Figueiredo, no Centro, Niterói-RJ
Serão arrecadados 1 kg de alimentos não perecíveis durante o evento!


Hermano Caboco
Data: 21 de julho, domingo
Hora: 11h
Entrada: Gratuita
Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno
Endereço: Campo de São Bento

Saltimbancos
Data: 21 de julho, domingo
Hora: 11h
Entrada: Gratuito
Local: Horto do Fonseca
Endereço: Alameda São Boaventura, 770 - Fonseca

Ferrovia Cantareira
Data: 23 de julho, terça-feira
Hora:19
Entrada: Gratuita
Local: Praça Leoni Ramos
Endereço: Cantareira

Adriana Ninsk
Data: 24 de julho, quarta-feira
Hora: 19h
Entrada: Gratuita
Local: Trevo de Piratininga
Endereço: Rua Professor Ernãni Faria Alves

Otávio Almeida
Data: 28 de julho, domingo
Hora: 11h
Entrada: Gratuita
Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno
Endereço: Campo de São Bento

O Pequeno Príncipe
Data: 28 de julho, domingo
Hora: 11h
Entrada: Gratuita
Local: Horto do Fonseca
Endereço: Alameda São Boaventura, 770 – Fonseca

Arthur e o gigante – Tributo a Arthur Maia

Data: 28 de julho, domingo
Hora: 16h
Entrada: Gratuita
Local: Museu de Arte Contemporânea de Niterói
Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/nº - Boa Viagem

A obra de Aline Bei em destaque no clube de leitura "Leia Mulheres"



No dia 21 de julho, domingo, das 15h às 17h, acontece o encontro do clube de leitura "Leia Mulheres", roda de leituras focada em autoras mulheres do Solar do Jambeiro. Neste mês o livro a ser debatido é "O peso do pássaro morto" da escritora paulista Aline Bei, que tem coedição das editoras Nós e Edith. A entrada é gratuita.
O grupo faz reuniões mensalmente, onde os participantes se encontram para debater a obra do mês. Os livros são escolhidos presencialmente pelos integrantes, com pelo menos três meses de antecedência. Além disso, o "Leia Mulheres" evita trazer autoras repetidas e tenta diversificar suas escolhas pensando no país de origem das escritoras, sua etnia e sua orientação sexual, por exemplo.
Formada em Letras e Artes Cênicas, Aline Bei é uma escritora de 32 anos. Escreveu "O Peso do Pássaro Morto", seu primeiro romance, em 2017 e com ele, foi a vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura de 2018 na categoria Melhor Romance de Autor com Menos de 40 anos. A publicação do livro foi viabilizada pelo Prêmio Toca, promovido pelo escritor Marcelino Freire, que ela ganhou.
Inspirada tanto pelo poema "A arte de perder", de Elizabeth Bishop, como pelo romance "Aos 7 e aos 40", de João Anzanello Carrascoza, Aline Bei une prosa e poesia em um livro que apresenta ao leitor a história de uma mulher sem nome, narrando sua vida desde os 8 anos até os 52. Tendo o mérito de ocupar-se agudamente da inadaptação feminina a um mundo moldado pelo protagonismo masculino, "O peso do pássaro morto"  traz uma protagonista com uma de vida marcada por perdas e interrupções: a morte de entes queridos, a violência sexual, a maternidade indesejada, o isolamento.

SERVIÇO
Leia Mulheres
Data: 21 de julho, domingo
Horário: 15h
Classificação indicativa: Livre
Solar do Jambeiro
Rua Presidente Domiciano, 195, Boa Viagem
ENTRADA GRATUITA

NITERÓI SEMANA DE DANÇA



A Companhia de Ballet da Cidade de Niterói (CBCN) ao longo de seus 27 anos tem exercido um papel fundamental no desenvolvimento artístico na Cidade.  Reconhecendo seu papel social, enquanto Companhia de Dança Pública, a nova gestão artística, comandada por Fran Mello, quer proporcionar uma maior interação entre a CBCN e a população, a fim de construir uma cidade comprometida com a arte e a educação. 
Desta forma, a CBCN irá promover de 16 a 21 de julho, a primeira edição do projeto "Niterói Semana de Dança", um grande festival composto por Mostra Infantil, Mostra Adulta, Rodas de Conversas, Oficinas e o homenageado desta edição será  Bruno Beltrão, diretor e coreógrafo niteroiense, criador do Grupo de Rua de Niterói (GRN). 
Durante o evento, a CBCN apresentará duas de suas mais reconhecidas coreografias. O espetáculo de abertura, na terça-feira, 16, às 19h, no Teatro Popular, será "O Instante do Aquilo", do coreógrafo espanhol Chevi Muraday que foi indicado ao Prêmio Cesgranrio de Dança 2018 nas categorias de melhor coreografia e melhor iluminação. Na Noite de Gala, no domingo, 21, o Teatro Municipal receberá "Casa de Carii", que conta com coreografia de Gleidson Vigne, às 18h. Nessa noite, após a homenagem a Bruno Beltão, teremos também os bailarinos Yuri Marques, solista Sarasota Ballet (EUA) e Alicia Saul, maranhense,  do Projeto Dança Criança, que se apresentarão juntamente com bailarinos da Cidade na Suíte de Dom Quixote.


Mostras de Dança
Durante 6 dias, os palcos dos Teatros Popular Oscar Niemeyer e do Teatro Municipal de Niterói receberão mais de 150 coreografias selecionadas em mais de 15 modalidades em 4 diferentes categorias. Se apresentarão grupos, companhias, coletivos, escolas e bailarinos independentes de Niterói e de todo território nacional e internacional, nas modalidades: Ballet Clássico, Neoclássico, Moderno, Contemporâneo, Jazz, Stiletto, Dança do Ventre, Sapateado, Dança Flamenca, Danças Urbanas e Dança de Salão.
Uma oportunidade para fomentar o desenvolvimento artístico da Cidade, incentivar novos talentos e promover o intercâmbio dos artistas e pensadores dessa arte, além de fazer com que os cidadãos niteroienses passem a reconhecer a dança como uma manifestação artística representante da cidade. 

Roda de Conversa
A roda de conversa contará com a participação da Presidente do Sindicato dos Profissionais da Dança do Estado do Rio de Janeiro Sra. Beth Spinelli e a vice – presidente do SPDRJ Marluce Medeiros que debaterão sobre a importância da registro profissional, a legislação vigente e os desafios da dança na inserção do mercado de trabalho.

Workshops
Na sede da Companhia de Ballet da Cidade de Niterói acontecerão workshops com renomados professores totalmente gratuitos com  inscrição  através do e-mail: semanacbcn@gmail.com

Aula de Stiletto com Davi Rebolativo - Maranhense, sua formação em Stiletto Dance aconteceu com os coreógrafos/ bailarinos mais atuantes do cenário internacional como: Hannah Douglas, Ksyn Cason, Kimmie Gee entre outros. Além disto, como sua formação inclui dança contemporânea, jazz, movimento criativo, contato/improvisação e ele se utiliza desta experiência como ferramentas para as aulas de Stiletto.

Aula de Dança Contemporânea com Suelem Cristina - Atualmente é bailarina do Cullberg (Suécia) e já trabalhou com Eszter Salamon, Cindy Van Acker, Renato Vieira e Carlos Laerte. Sua formação foi no PARTS ( Estúdios de Pesquisa e Treinamento em Artes – Anne Teresa de Keersmaeker ) Bruxelas e no Centro de Movimento Deborah Colker, Rio de Janeiro.

Aula de Jazz com Soraya Bastos - Bailarina, Preparadora Corporal, Diretora de Movimento e Coreógrafa. Bailarina da Renato Vieira Cia de Dança e da Ana Vitoria Dança Contemporânea. Professora de Corpo da Faculdade CAL de Artes Cênicas/RJ (Bacharelado em Artes Cênicas) e no núcleo de Teatro Musical da CAL. Professora de Corpo/Dança e Diretora de Movimento da Oficina de Teatro Musical Cesgranrio/RJ. Graduada em Educação Física pela UFRJ e pós-graduada em História do Teatro pela Faculdade CAL.

Aula de Ballet Clássico com Márcia Jacqueline - Primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, iniciou seus estudos de ballet clássico na Escola Estadual de Dança Maria Olenewa. Em 2007, foi promovida à Primeira Bailarina, passando a dançar os papéis principais em todos os espetáculos apresentados pela companhia. Em 2014 foi agraciada com o Título “Embaixadores do Rio” concedido pela Secretaria de Turismo do RJ pelo reconhecimento de sua importância na difusão cultural.   Em 2017 Marcia se tornou membro do Ballet Landestheater de Salzburg a convite do atual diretor Reginaldo Oliveira e, em 2019,  tornou-se Embaixadora Ghrisko. 

Bruno Beltrão - Homenageado
Bruno Beltrão é um dos coreógrafos mais elogiados de sua geração. Em 2010, foi premiado com The Bessies, em Nova York. Com o Grupo de Rua de Niterói, do qual foi um dos fundadores, em 1996, propõe desconstruções criativas e inteligentes do universo das danças urbanas. Depois dos seus estudos em História da Arte e Filosofia na Universidade do Rio de Janeiro, Beltrão começou a procurar caminhos para levar a dança urbana para além dos seus próprios códigos e limites, introduzindo elementos estruturantes da coreografia pós-moderna no seu trabalho. O que procurava não era uma forma híbrida mas a criação de algo radicalmente novo, resultante da fusão de dois estilos de dança diferentes. Ao fazê-lo revolucionou não apenas a dança hip-hop como também a dança contemporânea, num percurso similar ao que William Forsythe percorreu na inovação do bailado clássico. Inicialmente dedicada ao hip-hop, o Grupo de Rua de Niterói é hoje uma das mais importantes no cenário europeu, tendo no currículo seis espetáculos apresentados em 33 países.

Noite de Gala – 21/7 – 18H – Teatro Municipal de Niterói
Para o encerramento da Niterói Semana de Dança a Companhia de Ballet da Cidade de Niterói preparou um espetáculo de gala com diversos convidados. A noite começa com a homenagem a Bruno Beltrão, logo em seguida a CBCN apresenta “Casa de Carii” um espetáculo que utiliza a riqueza sonora do ritmo brasileiro para buscar uma fusão com as nuances e dinâmicas da dança contemporânea.
Como convidados teremos o Cia BEMO - TMRJ que dançará o Grand Pas de Deux de Cisne Negro, Suelem Cristina, bailarina do Cullberg Ballet (Suécia) que apresentará o solo de dança contemporânea, Invisível, o maranhense Davi Rebolativo, da Cia Ateliê de Dança apresentará o solo de stilleto, Fabulous e para encerrar a noite teremos a Suite de Dom Quixote com os convidados Alicia Saul, do Projeto Dança Criança, Yuri Marques, solista do Sarasota Ballet (USA) e  corpo de baile composto pelas bailarinas das escolas de dança de Niterói.




SERVIÇO
Niterói Semana de Dança
Data: 16 e 21 de julho

de 16 e 17 de julho
Teatro Popular Oscar Niemeyer
R. Jorn. Rogério Coelho Neto, s/n - Centro, Niterói

16/7 – terça-feira

Credenciamento do evento, a partir das 17h
Espetáculo de Abertura, às 19h
"O Instante do Aquilo" da Companhia de Ballet da Cidade de Niterói
Ingressos: R$ R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia)    

17/7 – quarta-feira

Mostra de Dança, às 19h
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)    
Classificação indicativa: livre

de 18 a 21 de julho
Teatro Municipal de Niterói
Rua Quinze de Novembro, 35 - Centro, Niterói 

Mostra de Dança
Quinta, 18, e sexta, 19, às 19h
Sábado, às 18h
Classificação indicativa: livre
Preço: R$ R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia) 

Roda de Conversa
Sexta-feira, 19, às 16h - Salão Nobre 
Entrada gratuita - retirada de senha – 15h30
Lotação de 80 lugares

Noite de Gala
Domingo, 21, às 18h
"Casa de Carii" da Companhia de Ballet da Cidade de Niterói, homenagem a Bruno Beltrão, Suite de Dom Quixote.
Ingresso: R$ R$10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
Classificação indicativa: livre


de 17 a 20 de julho
Sede CBCN – Centro Cultural Abrigo dos Bondes
Av. Marquês do Paraná, 100 - Centro, Niterói 

17/7 – Aula de Stiletto, às 13h
            Aula de jazz, às 15h
18/7 – Aula de Stiletto, às 13h
            Aula de Jazz, às 15h
19/7 – Aula de Clássico, às 13h
            Aula de Contemporâneo, às 15h
20/7 – Aula de Clássico, às 13h
            Aula de Contemporâneo, às 15h