sexta-feira, 26 de abril de 2019

CINE JAZZ HOMENAGEIA A PIANISTA ELIANE ELIAS NO SOLAR DO JAMBEIRO


A edição de abril do Cine Jazz vai homenagear a pianista, compositora e cantora brasileira Eliane Elias, na próxima terça-feira, 30 de abril, às 19h, no Solar do Jambeiro. A programação engloba cinema, música ao vivo e debate, em um projeto único neste formato. O artista convidado da noite será Kiko Continentino, um dos grandes pianistas da cena musical brasileira, que há anos faz parte da banda de Milton Nascimento e atualmente grava e excursiona o mundo como tecladista do grupo Azymuth. 

Sobre Eliane Elias – homenageada no filme
Eliana começou a tocar piano aos sete anos de idade incentivada pela mãe, pianista clássica. Em 1973, aos 13 anos de idade, iniciou seus estudos com Amilton Godoy, pianista do "Zimbo Trio" e aos 17 começou a se apresentar tocando composições próprias. Em 1981, após uma turnê com o baixista americano Eddie Gomez, foi encorajada a se mudar para Nova Iorque. Lá, se juntou à banda "Steps Ahead", com quem gravou um álbum, em 1983. Após sair do grupo, trabalhou com o trompetista americano Randy Brecker, com quem foi casada e tem uma filha – a cantora e compositora Amanda Brecker. Eliana já gravou inúmeros discos para mercado americano, entre eles um dueto com Herbie Hancock. 
O filme a ser exibido traz uma apresentação da pianista de 1983 em Copenhagen com o grupo "Steps Ahead", do qual também fez parte o saxofonista Michael Brecker, um dos ícones do instrumento.
O Cine Jazz tem curadoria de Paulo Renato Rocha e é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura de Niterói.

Filme apresenta a pianista Eliane Elias (divulgação)

SERVIÇO: 
Cine Jazz – filme da apresentação de Eliane Elias – artista convidado Kiko Continentino
Data: 30 de abril, terça-feira
Horário: 19h
Classificação: 14 anos
Entrada gratuita 
Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem – Niterói

Arte Popular para crianças no Museu Janete Costa


O Museu Janete Costa de Arte Popular apresenta uma programação especial para a criançada, no dia 27 de abril, das 10h30 às 15h. Trata-se do “Arte Popular para Crianças”, um programa mensal, gratuito, que apresenta sempre uma programação diversificada e tem como objetivo oferecer um encontro com vivências, oficinas, atividades lúdicas e brincadeiras especialmente elaboradas a partir das exposições em cartaz.

Atividades: 
10h30 - Musicalização para Bebês - Delfina Vaz oferece uma atividade para bebês, entre 9 meses e 3 anos, vivenciarem atividades com músicas próprias para silabação, coordenação motora e socialização. (Limite de 10 bebês);
11h30 - Cozinhando Boas Histórias - No Cozinhando Boas Histórias, Cristina Pizzotti apresenta sempre uma história performática. Em seguida, o público é convidado a degustar um alimento típico da estação, sugerindo a inclusão de sabores nutritivos e saudáveis na dieta dos pequenos. Haverá, ainda, a distribuição de uma receita de preparo simples para que todos possam compartilhar histórias na oficina “Gosto Popular”;
13h30 – Cinema no museu – curta “Coelhinhos engraçadinhos”, em homenagem à Páscoa.
14h – Oficina de criação – colagem – brincando com asas.
15h – Oficina de criação  carimbos da Serra da Capivara


Cozinhando Boas Histórias (Divulgação FAN/Cultura)

SERVIÇO:
Arte Popular para Crianças
Dia 27 de abril
Horários: vide a programação acima
Local: Museu Janete Costa de Arte Popular
Entrada gratuita
Os pais devem acompanhar os filhos durante as atividades
Mais informações: 2705-3929

"Pôsteres e Vinis" no São Gonçalo Shopping


Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SMTC), a Fundação de Artes de São Gonçalo e o São Gonçalo Shopping viabilizou a exposição da mostra “Pôsteres & Vinis”, assinada pelo artista plástico Marcelo Toffoli. Entre os nomes mais badalados do cenário atual das artes no Brasil, Toffoli apresenta suas obras na galeria do shopping até o dia 28 de maio, com ingresso gratuito.


Na exposição – inspirada nas capas de discos dos anos 1970 a 1990 –Marcelo expõe cerca de 30 obras que homenageiam grandes nomes da música nacional e internacional, todas trabalhadas em acrílico sobre tela, realismo em grafite e técnicas que utilizam giz de cera.
Os gêneros retratados em suas obras – Rock, blues, jazz e a música popular brasileira – destacam claramente as referências musicais do artista. Entre as obras figuram ícones da cultura pop, nacionais e internacionais, como a cantora Madonna, Elis Regina, Renato Russo, Nirvana, Rita Lee, Elton John, Ray Charles, Pink Floyd.
“É um programa imperdível para quem gosta do mundo das artes. O Marcelo (Toffoli) é um grande artista e sua atual ascensão se explica exatamente pelas suas características. Além de ser um pintor excepcional, é generoso como pessoa e como artista”, opina Carlos Ney, secretário de Cultura e Turismo de São Gonçalo.
Amante da fotografia, Toffoli também atua profissionalmente na área, o que também o ajuda a criar suas peças.
“Meu olhar é sobre belas artes, artes plásticas e o trabalho musical que foi realizado por esses artistas ao longo de suas épocas. Minha expectativa é inspirar o maior número possível de pessoas através da minha arte. Quase toda técnica usada na fotografia eu desempenho nos quadros. Trabalho muito com luzes e sombras, principalmente no grafite”, revela o artista.
Filho da artista plástica Zélia Toffoli, Marcelo conta que, apesar da carreira da mãe, sua escolha profissional não foi inteiramente influenciada por ela. “Eu sempre desenhei o tempo todo e de um tempo pra cá venho expondo com mais frequência e as coisas estão acontecendo”, explica.
Suas obras, inspiradas principalmente em imagens, instrumentos e personalidades, já foram expostas em lugares como Center IV, em Icaraí; a Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo e a Casa Heloisa Alberto Torres, ambas em Itaboraí; na Casa das Artes; no Partage Shopping; e no Sintonia Fina, todos em São Gonçalo; no Parque de Exposições Edgar Rodrigues Lutterbach, em Macuco; no Atelier Celso Bomfim, em Nova Friburgo e na Galeria de Arte, Sala Djanira, do Espaço Cultural Ceperj, em Botafogo. Em novembro de 2018, Marcelo foi artista revelação e recordista de vendas na Expo Arte SP, em São Paulo. Em fevereiro deste ano, também expôs na Sala Leila Diniz, na capital carioca.
O São Gonçalo Shopping fica na Avenida São Gonçalo, 100, Boa Vista. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 3513-7200.

“CARTAS PORTUGUESAS – VIDA E MORTE DE MARIANA ALCOFORADO” NO SOLAR DO JAMBEIRO


No dia 3 de maio, às 20h, vai ser a estreia, no Solar do Jambeiro, do espetáculo teatral “CARTAS PORTUGUESAS – VIDA E MORTE DE MARIANA ALCOFORADO”, que narra a história da autora das famosas cartas portuguesas, escritas durante a Guerra da Restauração do Trono Português, no século XVII, quando Mariana, enclausurada desde os onze anos no Mosteiro da Conceição, apaixona-se, já mais velha, com 26 anos, pelo capitão de cavalaria francês Marques de Chamilly.
As cartas, repletas de paixão e sinceridade, ultrapassaram os muros e os séculos, chegando aos dias atuais como uma das mais belas obras da literatura universal.
O espetáculo – que acontece sempre às sextas e aos sábados de maio – tem a direção de Lúcia Cerrone e atuação de Eleusa Mancini, acompanhada ao violão por Ricardo Gilly, compositor da trilha sonora.
Cartas Portuguesas com Mariana Alcoforado (Gabi Rodrigues)
SERVIÇO:
Peça teatral “CARTAS PORTUGUESAS – VIDA E MORTE DE MARIANA ALCOFORADO”
Estreia: 3 de maio de 2019, sexta-feira
Temporada: 03/05 a 31/05/2019 – Sextas e Sábados
Horário: 20h
Classificação: 14 anos
Ingressos: R$30,00 (inteira) - R$15,00 (meia)
Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Ingá – Niterói