quarta-feira, 1 de maio de 2019

JEQUITIBÁ DO SAMBA FAZ SHOW NO TEATRO MUNICIPAL DE NITERÓI


O Jequitibá do Samba, se apresenta no Teatro Municipal de Niterói, na quinta-feira, 9 de maio. O Grupo formado por jovens músicos do Rio de Janeiro, atuantes nas rodas de samba e choro de tradicionais casas da Lapa, de Santa Teresa e do Centro, apresentará um repertório cheio de clássicos do samba.
Com o nome inspirado no samba homônimo dos compositores mangueirenses José Ramos e Marcelino Ramos , o Jequitibá do Samba diferencia-se dos demais grupos atuais do gênero por, mesmo sendo composto por músicos na faixa dos 30 anos, desde o início ter como característica marcante um repertório de sambas tradicionais de todas as épocas e também autorais dos integrantes. O destaque é a sonoridade das apresentações, fruto do trabalho cuidadoso de cada componente -- que fundamenta seu aprendizado no legado daqueles que, com técnica, talento e criatividade, fizeram escola na música popular brasileira, como Dino, Meira, Canhoto, Jonas, Luna, Marçal e Elizeu, Jorginho, Doutor, Gordinho e tantos outros. O entrosamento de anos entre os integrantes e a liberdade para todos cantarem, juntos ou não, além de tocarem, também são características marcantes e singulares da formação.
O principal critério de seleção do repertório é a beleza dos contornos melódicos e a sinceridade das poesias dos versos. Acreditando que um bom samba não tem idade, o grupo contempla os inesquecíveis sambas da década de 1930 do Estácio, passando pelos sambas saídos dos terreiros das primeiras escolas de samba do Rio de Janeiro, sem se esquecer das obras-primas de grandes compositores, como Nelson Cavaquinho, Noel Rosa, Cartola, Candeia, Zé Kéti, Mauro Duarte, Paulinho da Viola e Paulo César Pinheiro, entre muitos outros cuja obra persiste pouco explorada.
Músicas como "Menti" (Anderson Balbueno e Eduardo Tardin), "O morro e o samba" (Julião Rabello Pinheiro e Paulo César Pinheiro), "Novo amor" (Iuri Bittar), "O samba vai durar" (Ronaldo Gonçalves e Bernardo Diniz) e "Sem mordaça" (Ronaldo Gonçalves e Bernardo Diniz) são alguns dos sambas autorais dos integrantes também sempre cantados nas rodas por eles e pelo público cativo.
Por alguns anos, entre 2010 e 2016 , eles "marcaram época" realizando sua roda de samba mensal, aos domingos, na Ilha de Paquetá. Desde setembro de 2017 iniciaram uma nova fase, retornando à agenda do samba do Rio no novo Espaço Catete. Quinzenalmente (sempre aos domingos), mantém, enfim, o seu ponto de encontro com o samba tradicional, o samba de roda, sambas autorais dos integrantes e de novos compositores, atendendo aos moradores da região do Catete e entorno e os muitos sambistas da cidade. Suas rodas -- como as dos outros grupos que completam a programação do novo espaço dedicado ao gênero -- tem virado ponto de encontro de famílias e sambistas de várias Idades, que já conheciam o grupo enquanto programação exclusiva de Paquetá, ou que vem a conhecer em cada nova edição.
Sendo sempre duas rodas por mês, em uma delas recebem um cantor convidado especial. Já participaram Pedro Amorim (também bandolinista), Eduardo Gallotti (também cavaquinista), Elisa Addor, Nina Wirtti, Glória Bomfim , Marcos Sacramento, Paulão 7 Cordas e Áurea Martins . Canjas surpresas de instrumentistas e cantores também já se tornaram famosas e são garantidas, sempre contagiando o público e incrementando ainda mais o caldo de cada edição. Já passaram por lá, por exemplo, o violonista Paulão 7 Cordas , os cantores Moyseis Marques e Makley Matos , o compositor Chico Alves , o bandolinista Luis Barcelos , o cavaquinista e cantor Leonardo Pereira , os percussionistas Marco Basílio e Magno Júlio , os cantores Suzana Dal Poz , Simone Franco, Ivy Morais e Anderson Vaz .


Jequitibá do Samba com grandes clássicos (Gabi Lopes)

SERVIÇO
JEQUITIBÁ DO SAMBA FAZ SHOW NO TEATRO MUNICIPAL DE NITERÓI
Data: 9 de maio
Horário: 19 horas
Duração: 60 min
Classificação etária: Livre
Ingresso: R$ 30,00
Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua Quinze de Novembro, 35, Centro - Niterói, RJ
Telefone: 2620-1624

Piratininga recebe a 5ª Caminhoga

Mais uma vez a cidade sorriso recebe o evento de caminhada com prática do Yoga, que já está virando tradição para os niteroienses.  A 5ª Caminhoga em Niterói será, no próximo domingo (05), e o local escolhido foi a Praia de Piratininga.  Os Caminhoguis, como são chamados os participantes, caminharão por toda a orla e farão a aula de Yoga de frente ao mar.
O ponto de encontro é o primeiro quiosque da praia (próximo ao antigo Toboágua), às 8h. A caminhada está marcada para começar às 8h30 pelos 5 km de extensão do calçadão, ou seja, ida e volta, até retornar ao ponto inicial. O tempo médio de duração da caminhada é de 40 minutos.
A aula de Yoga começará às 10h e terá uma hora de duração.


5ª Caminhoga em Piratininga (André Redlich)


Solidariedade

O evento, assim como nas edições anteriores, será gratuito. Porém, os organizadores da Caminhoga pedem que os participantes levem 1kg de alimento não perecível para ser doado à Casa Maria de Magdala, Instituição Filantrópica que cuida de pessoas portadoras do HIV/AIDS situada no Sapê. E quem quiser saber mais sobre a instituição e fazer outro tipo de doação pode fazer pela seguinte plataforma: www.risu.com.br/doar/casa-maria-de-magdala.

Sorteio de brindes
Para concorrer a prêmios, que serão sorteados na hora, é necessário se inscrever pelo link https://forms.gle/LHw2SHTPizDL6LNt5 ou acessar o link de inscrição pela página da Caminhoga no Facebook (@caminhoga). Há ainda a possibilidade de se inscrever  pelos perfis dos organizadores no Instagram: @mairafg (Maira Gomes) e @moraes.henrique (Henrique Moraes).

Não precisa ser praticante

De acordo com o instrutor de yoga Henrique Moraes, um dos organizadores do evento, não é preciso ser praticante de yoga para fazer a aula. "Preparei uma série com muitas variações de asanas (posturas de yoga). Assim, vai agradar tanto àquele que nunca praticou yoga como àquele que já faz há algum tempo”, explica o instrutor de yoga. Moraes ressalta o privilégio de o participante fazer a aula de frente a um dos principais cartões postais de Niterói. “A pessoa estará contemplando o mar de Piratininga durante a prática”, comenta o instrutor.

União de práticas saudáveis

Idealizadora do evento, a influenciadora digital Maira Gomes, explica que a Caminhoga uni duas atividades saudáveis em uma só. "Foi a forma que encontrei de oferecer um pouco do que faço no dia-a-dia ao meu público nas redes sociais", destaca a influenciadora digital. "Uma das pretensões da Caminhoga é estimular as pessoas a adquirirem o hábito da atividade física e, assim, ajudar a combater o sedentarismo", acrescenta. 

Maira Gomes diz ainda que não é obrigatório  participar das duas atividades. “Quem achar muito pesada a caminhada de 5 km pode ir só para a aula de yoga. No entanto, a maioria participa desde o início. E as pessoas que não estão acostumadas a fazer atividades físicas não se preocupem. Todos estão livres para fazer o seu ritmo de caminhada, sem estresse. Afinal, os participantes terão 1h30 para concluir o trajeto, apesar de a média do percurso ser de 40 minutos", informa. 

Importante levar

A produção da Caminhoga solicita que cada participante leve o seu mat (tapete de yoga) e uma canga. Garrafinha de água, roupa de ginástica, chapéu ou viseira e protetor solar também estão entre as recomendações para levar. 

 Benefícios do yoga

Segundo o instrutor de yoga, Henrique Moraes, entre os muitos benefícios que o yoga pode proporcionar estão: o combate a insônia e o controle
da ansiedade e do estresse."Vale ressaltar ainda o ganho na saúde do corpo. Afinal, o yoga deixa o praticante com mais flexibilidade e  com mais resistência corporal. E se a pessoa incluir a atividade aeróbica na  sua rotina, como a caminhada, os benefícios serão ainda maiores", informa. 

Moraes ressalta que a Caminhoga não é uma modalidade de yoga. "É apenas uma expressão que criei  para dar nome a um evento gratuito e ao ar livre que associa duas atividades saudáveis. É bom deixar isso claro para não acharem que estou inventando linha de yoga. Caminhoga é apenas o nome do evento" explica o instrutor de yoga. 


Edições anteriores

A 1ª Caminhoga foi em setembro de 2017, no Parque da Cidade. A segunda edição foi em dezembro, do mesmo ano, no Museu de Arte Contemporânea (Mac). Caminhada pela orla da Praia de Icaraí e prática de yoga na área externa do museu. A terceira, o local escolhido foi a Fortaleza Santa Cruz, julho do ano passado, em Jurujuba, que, assim como o Parque da cidade e o MAC, está entre os principais pontos turísticos mais bonitos da cidade sorriso. Já a quarta foi novamente no Parque da Cidade, em dezembro passado.


Mais informações

Na página da Caminhoga no Facebook: @caminhoga. Lá, a pessoa terá mais detalhes do evento e fotos de como foram as edições anteriores. Um outro canal de comunicação com os organizadores é o Instagram: @mairafg (Maira Gomes) e @moraes.henrique (Henrique Moraes).

“Clube do Vinil Niterói” no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno



No dia 3 de maio, das 18h às 21h, vai acontecer o “Clube do Vinil Niterói”, que surgiu da aspiração de ouvintes e amantes por um ambiente dedicado à audição e ao debate de vinis indispensáveis na música.
Para a estreia do programa, foi selecionado o renomado disco “Acabou O Chorare”, dos Novos Baianos. Os participantes poderão desfrutar de forma coletiva da audição completa de um dos maiores discos brasileiros de todos os tempos.
Em seguida, será aberto debate com direito a curiosidades sobre o processo de gravação e construção do álbum. No encerramento, será realizado o sorteio de um disco surpresa para os participantes.



Serviço:
“Clube do Vinil”
Data: 3 de maio, sexta
Horário: das 18h às 21h
Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno – Campo de São Bento
Endereço: Rua Lopes Trovão – s/nº, Icaraí, Niterói – RJ
Telefone: (21) 2610-5748
Entrada gratuita

CHAPEUZINHO VERMELHO EM CURTA TEMPORADA NO TETRO MUNICIPAL DE NITERÓI


Mundialmente conhecida, a história publicada originalmente pelo francês Charles Perrault e, após, pelos Irmãos Grimm, está no imaginário das crianças de todas as partes do mundo. Para continuar propagando-a de forma conectada com o público, a Companhia Teatro das Mentirinhas apresenta o clássico Chapeuzinho Vermelho, de 4 a 12 de maio, no Teatro Municipal de Niterói.
A peça apresenta o texto explorando os recursos da farsa, como respiração e o olhar dos atores - fazendo a plateia de interlocutor. A difícil e fascinante linha da comédia está presente do início ao fim. Na montagem, o Lobo Mau não é tão mau, nem a Chapeuzinho é uma menina tão ingênua. A Vovó Quinquinhas está longe de ser a vovozinha dos contos de Perraut ou dos Irmãos Grimm. O Caçador Pedro Pirlimpliplim tem um ar inocente, apesar da valentia. E a mãe da Chapeuzinho – Dona Chapelão Vermelho -, zelosa e muito amorosa, representa todas as mães. Com muita energia para fazer um lindo espetáculo e poder circular em diversos teatros, a peça e o grupo propõem, com muito humor, levar diversão à toda família.
“Chapeuzinho Vermelho é uma deliciosa comédia farsesca, adaptada da estória clássica por nossa grande Maria Clara Machado. Tudo (desde a direção, até os figurinos) foi pensado como um presente para crianças e adultos. Espero que gostem, foi feito com muito carinho!", afirma Gilson de Barros, diretor do espetáculo.
Sinopse:
Na montagem, o Lobo Mau não é tão mau, nem a Chapeuzinho é uma menina tão ingênua. A Vovó Quinquinhas está longe de ser a vovozinha dos contos de Perraut ou dos Irmãos Grimm. O Caçador Pedro Pirlimpliplim tem um ar inocente, apesar da valentia. E a mãe da Chapeuzinho – Dona Chapelão Vermelho -, zelosa e muito amorosa, representa todas as mães. Com muita energia para fazer um lindo espetáculo e poder circular em diversos teatros, a peça e o grupo propõem, com muito humor, levar diversão a toda família.

Chapeuzinho Vermelho em curta temporada (divulgação)

SERVIÇO
Chapeuzinho Vermelho – Teatro Infantil
Temporada: 4 a 12 de maio
Horário: Sábados e Domingos às 16 horas
Duração: 55 minutos
Classificação: livre
Ingresso: R$40
Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua Quinze de Novembro, 35, Centro - Niterói, RJ
Telefone: 2620-1624

PEÇA TEATRAL CAROLINA MARIA DE JESUS, DIÁRIO DE BITITA CURTA TEMPORADA NO MUNICIPAL DE NITERÓI


O Teatro Municipal de Niterói recebe nos dias 3, 4 e 5 de maio a peça Carolina Maria de Jesus, Diário de Bitita. O espetáculo conta a emocionante história de Carolina Maria de Jesus, a catadora de papel, que escreveu sua vida em cadernos encontrados no lixo e virou uma grande escritora publicada em todo o mundo.

A peça é uma adaptação das obras “Quarto de Despejo” e “Diário de Bitita” da escritora mineira Carolina Maria de Jesus. Uma história surpreendente e inspiradora: A menina que estudou apenas dois anos do primário virou uma grande escritora publicada em todo mundo. Carolina foi catadora de papel e escreveu toda sua obra em papéis que encontrava no lixo. Reciclando materiais reciclou a sua própria trajetória e a si mesma.
A encenação segue o fluxo de memória de Carolina, refazendo sua trajetória da infância miserável em Sacramento no interior de Minas, quando a chamavam de Bitita, até o lançamento do seu primeiro livro - com enorme sucesso..
Em cena, Carolina cata papel nas ruas de São Paulo para sustentar a família. As coisas encontradas lembram os acontecimentos marcantes de sua vida. Ela vai “bititando”, desenhando o espaço, dando alma. Tudo ganha corpo, presença: a alfabetização, o primeiro contato com os livros, os sonhos da meninice, as festas populares, a enfermidade que a obrigou a mendigar, a prisão injusta, a religiosidade, o trabalho na roça, os laços afetivos, a mãe lavadeira, o pai ausente, o avô descendente de escravos, as madrinhas, os meninos que zombavam dela... Personagens de uma história fantástica de superação, inesperada e comovente.
SOBRE CAROLINA MARIA DE JESUS
Carolina Maria de Jesus nasceu em Sacramento, Minas Gerais, em 1914. Teve uma infância miserável. Foi doméstica e lavradora, sempre explorada. Adoentada, virou andarilha e foi obrigada a mendigar. Estudou apenas dois anos do primário, nesse tempo aprendeu a ler e se apaixonou pelos livros. Foi presa e espancada porque lia um dicionário, pensaram que era livro de bruxa.
Adulta foi morar no Canindé, uma das primeiras favelas de São Paulo, onde construiu seu próprio barraco. Muitas vezes teve que comer lixo para enfrentar a fome. Nunca se casou e sustentou os três filhos sozinha catando papel nas ruas. Nos anos 50 começou a escrever em cadernos que encontrava no lixo e conseguiu o improvável: se tornar uma grande escritora reconhecida mundialmente.
O jornalista Audálio Dantas foi fazer uma matéria na favela e descobriu Carolina. Seu primeiro livro “Quarto de Despejo” foi editado em 1960 com enorme sucesso. A primeira edição bateu recorde de vendas no Brasil, foi traduzida para 16 idiomas em mais de 40 países.
Com a linguagem dos despossuídos, ela fez de sua obra um meio de denúncia sociopolítica, trazendo o testemunho de sua vida e fazendo deste um libelo contra a opressão, um manifesto contra a intolerância e qualquer forma de discriminação e preconceito de raça e gênero.
Mas o interesse por aquela figura exótica – a negra favelada semianalfabeta que escrevia livros – durou pouco. O mercado editorial queria rotular Carolina e publicar apenas diários da favela, mas ela recusou esse papel, queria escrever outras coisas e publicou poesia e romance, às vezes com recursos próprios, que pouca gente leu. Também gravou um disco cantando músicas de sua autoria.
Carolina faleceu em 1977. Na época ela morava numa casa de alvenaria fora do Canindé. Antes de morrer Carolina entregou o manuscrito de Diário de Bitita para jornalistas franceses. O livro foi publicado na França depois de sua morte e muito tempo depois no Brasil.
Hoje sua obra é estudada e referenciada mundo afora e deu origem a centenas de teses acadêmicas, sites, documentários, especiais de TV, HQ, exposições, blocos de carnaval e peças teatrais. Carolina virou nome de rua, assim como creches, escolas e museus em todo país.
Carolina foi incluída na Antologia de Escritoras Negras de Nova York, no Dicionário Mundial de Mulheres Notáveis de Lisboa e no livro “Extraordinárias Mulheres que Revolucionaram o Brasil”, que escolheu, dentre todas as brasileiras, 44 mulheres que impactaram a nossa história. E seu livro “Quarto de Despejo” foi o sétimo mais vendido no site Estante Virtual, no ano de 2017 e foi incluído na lista de leitura obrigatória nos vestibulares da UFRGS e UNICAMP.
Carolina Maria de Jesus, Diário de Bitita (Dalton Valério)

SERVIÇO
PEÇA TEATRAL CAROLINA MARIA DE JESUS, DIÁRIO DE BITITA
Datas: 3, 4 e 5 de maio
Horário: sexta e sábado às 20h e Domingo às 19h
Duração: 60 min
Classificação etária: 14 anos
Ingresso: R$ 40,00
Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua Quinze de novembro, 35 – Centro – Niterói – RJ
Telefone: (21) 2620-1624

GLORIA BOMFIM LANCA CD NO PROJETO CLÁSSICOS DO SAMBA


O Projeto Clássicos do Samba, do Teatro Municipal de Niterói, recebe no dia 08 de maio a cantora baiana Glória Bomfim. No show, ela estará lançando o seu terceiro CD, Chão de Terreiro, com 13 músicas inéditas de Paulo César Pinheiro a ela confiadas pelo próprio autor.
Nascida em Areal, um pequeno povoado no interior da Bahia, Glória era requisitada desde muito menina pra cantar nas redondezas, em festas de casamento, batizados etc. Ela conta que muitas vezes foi tirada da cama por seu Tutu, festeiro do lugar, vestindo um camisú (daqueles de cambraia com calçola igual) e levada no balaio de um jegue pra animar essas festas. Não havia rádio e muito menos disco naqueles lugarejos em que a festa dependia dos músicos e cantores da região. Filha de Domingas e Miguel, a pequena intérprete de 8 anos agradava a todos com sua voz potente. De cima de um caixote de madeira, era ouvida de longe, garantindo boa dança e boa festa! Década de 60, o rock chegando às capitais, e o hit da pequena cantora era a valsa Viagem, de João de Aquino e Paulo César Pinheiro. A partir daqueles dias, a menininha começa a sonhar em ser cantora de verdade. Aos quatorze anos veio pro Rio à procura de melhores oportunidades. Exerceu diversas profissões e continuou cantando, nos finais de semana, nas rodas de samba do subúrbio, nas quadras de escolas de samba. Ali conheceu mestre Marçal que, encantado com sua voz, apelidou-a de Baianinha e convidou-a para as rodas da Velha Guarda da Portela.
A cantora Glória Bonfim é uma das mais expressivas e autênticas vozes. Seu canto primitivo, forte, verdadeiro, despretensioso e absolutamente intuitivo é um diamante bruto que representa, de forma emocionada, a cultura dos terreiros de candomblé, trazida pelos negros africanos e mantida aqui pelos mestiços brasileiros.
O repertório inédito foi recolhido da obra de Paulo César Pinheiro, compositor preferido da cantora, que a ela o entregou como um presente. Todas as músicas abordam temas ligados ao candomblé, e muitas têm a forma de cantigas de santo, utilizadas em rituais. A característica dessas cantigas se iniciam por uma invocação, puxada pelos babalorixás ou yalorixás e respondida pelo coro das yaôs.

Clássicos do Samba com Glória Bomfim (Silvana Marques)

SERVIÇO
GLORIA BOMFIM  - PROJETO CLÁSSICOS DO SAMBA 
Data: 8 de maio
Horário: 19 horas
Duração: 75 min
Classificação etária: Livre
Ingresso: R$ 30,00
Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua Quinze de Novembro, 35, Centro - Niterói, RJ
Telefone: 2620-1624

Sarau no Solar do Jambeiro com o grupo “Lacoustica Sessions”

Sarau no Solar apresenta o grupo “Lacoustica Sessions” dia 5 de maio, domingo, às 17h no Solar do Jambeiro. O “Lacoustica Sessions”, formado por Cristiano Moraes (voz e violão); André Céia (violoncelo e violões), Lucas Tabelli (violões) e Luan Fernandes (percussão), faz um show em formato acústico diferenciado, buscando nas melhores memórias afetivas de uma geração, a trilha sonora ideal para o público.  Ao revisitar clássicos nacionais e internacionais da música pop dos anos 80, com uma roupagem única e original, o grupo se preocupa em surpreender seu público e atrair a atenção dos ouvidos ávidos por lembranças musicais.

Lacoustica Sessions no Solar do Jambeiro (divulgação)



SERVIÇO:
Sarau no Solar: Lacoustica Sessions
Data: 5 de maio de 2019, domingo
Horário: 17h
Gratuito
Solar do Jambeiro

Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem, Niterói