quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Biblioteca Municipal Genebaldo Rosa abre suas portas aos escritores gonçalenses


Inaugurada em 17 de setembro deste ano, a Biblioteca Municipal Genebaldo Rosa vem conquistando cada vez mais leitores, com um acervo de qualidade que vai desde os clássicos da literatura até os livros técnicos, infantis e infantojuvenis, entre muitos outros. O espaço está aberto permanentemente para quem deseja fazer pesquisas, estudar ou simplesmente usufruir de bons momentos de leitura. De setembro até o final de novembro, a biblioteca recebeu cerca de 700 visitas e realizou mais de 90 cadastros novos. Estudantes da Educação Infantil, por exemplo, têm programação especial com rodas de leitura e contação de histórias.

A biblioteca possui um espaço dedicado a São Gonçalo, com publicações que contam toda a história do município. Esse espaço está aberto a obras de autores gonçalenses. “A ideia é apresentar aos frequentadores da biblioteca o trabalho de escritores do município. Queremos que os autores gonçalenses venham para a biblioteca, que tragam seus livros para que os nossos usuários tenham acesso ao que é produzido na cidade”, afirmou o secretário Municipal de Educação, Marcelo Azeredo.

O espaço já conta com obras de escritores como Erick Bernardes (Panapaná, Contos Sombrios), Helcio Albano (Meu Lugar), Fábio Fonseca (Natureza Biográfica), J. Sobrinho (Minha Vida em Prosa, Versos & Amizades), o cordelista Zé Salvador (As Duas Faces do Relógio do Sol Contam a História de São Gonçalo), Mario Lima Jr. (Mensagens ao Povo Gonçalense), Oswaldo Luiz Ferreira (Eu e Minha História), Fábio Rodrigo Gomes (Mixórdia e Outras Histórias).



O empréstimo de livros é feito mediante cadastro e cada usuário pode pegar até dois livros pelo período de 14 dias. Os interessados devem apresentar documentos de identidade, CPF e comprovante de residência. O cadastro é gratuito e realizado na hora, na própria biblioteca, que funciona na sede da Secretaria Municipal de Educação, na Travessa Uriscina Vargas, 36, no Mutondo, e fica aberta das 9h às 17h.

CAIXA CULTURAL RIO DE JANEIRO RECEBE O ESCRITOR INDÍGENA DANIEL MUNDURUKU NO PROJETO “AVENTURAS DO PENSAMENTO”


A CAIXA Cultural Rio de Janeiro recebe, neste sábado (7), o escritor indígena Daniel Munduruku, no ciclo de palestras Aventuras do Pensamento. Numa conversa voltada para crianças e adolescentes, com idades entre 10 e 15 anos, o autor de O banquete dos deuses e Contos indígenas brasileiros vai falar sobre como as histórias nos fazem crescer, destacando casos indígenas. O projeto tem patrocínio da CAIXA e do Governo Federal.

“Os adolescentes indígenas passam por ritos de passagem como um processo natural para o pertencimento à comunidade a qual pertencem”, diz Munduruku. “Ouvir histórias de como isso acontece é fundamental para entendermos a dinâmica cultural desses povos, nossos contemporâneos”, completa.

Diretor-presidente do Instituto Uk´a - Casa dos Saberes Ancestrais e autor de 52 obras, a maioria delas classificada como literatura infantojuvenil, Daniel Munduruku é graduado em Filosofia, História e Psicologia. Fez mestrado em Antropologia Social pela USP, doutorado em Educação também pela USP e pós-doutorado em Literatura pela UFSCar. Extremamente engajado no movimento indígena brasileiro, o escritor já recebeu prêmios como o Jabuti, o Érico Vanucci Mendes (CNPq) e o Tolerância (UNESCO).

Linguagem clara e acessível:
Em sua terceira edição, o Aventuras do Pensamento convida grandes nomes das artes, da filosofia e da ciência brasileiras para falar de suas especialidades, em encontros com entrada franca e linguagem clara e acessível. “A principal proposta é gerar um encontro de gerações, de ideias e de visões de mundo plurais”, explica Laila Melchior, que divide a curadoria do projeto com André Duchiade, Hermano Callou e Lucas Murari. “Queremos incentivar o debate e dar asas à imaginação. Ao falar com uma geração em formação, incentivamos uma postura aberta, curiosa e atenta.”

O professor emérito do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas Mario Novello abriu a edição deste ano do projeto com a palestra Uma jornada pelo universo. Na semana seguinte, a professora da UFRJ Tatiana Roque falou sobre como a ciência constrói as suas verdades – e por que devemos acreditar nelas. O professor de Filosofia Política da Unicamp Marcos Nobre apresentou a palestra Democracia. No último sábado, o escritor e professor de Literatura da USP José Miguel Wisnik falou sobre futebol.

Realizados sempre aos sábados, os encontros começam com uma apresentação de 45 minutos. Em seguida, vem o momento mais aguardado: as perguntas das crianças e adolescentes, que dizem o que pensam sobre o que acabaram de ouvir, em um diálogo franco com os especialistas. Na semana que vem, o evento encerra a sua terceira edição com uma sessão dupla: às 11h, a escritora Elisa Lucinda fala sobre a relação entre palavra e liberdade; às 15h, a psicanalista Suely Rolnik trata de descolonização.

Mais informações em www.aventurasdopensamento.com.

O projeto:
O projeto Aventuras do Pensamento propõe um modelo pioneiro de encontros entre grandes pensadores do nosso tempo e o mais exigente e provocador dos públicos: o das crianças e adolescentes, que participam dessas conversas junto com suas famílias. As edições anteriores, realizadas em 2016 e 2017, também na CAIXA Cultural Rio de Janeiro, trataram de temas como filosofia, antropologia, urbanismo, comunicação e moda, sempre com grande sucesso de público.

Programação:
7 de dezembro (sábado)


11h - Virando gente grande: mitos e ritos indígenas brasileiros, com Daniel Munduruku, líder indígena e escritor

14 de dezembro (sábado, sessão dupla)
11h - Escrita e liberdade, com Elisa Lucinda, escritora, poeta e atriz

15h - Por que falar em descolonização?, com Suely Rolnik, psicanalista, crítica de arte e professora da PUC-SP

Serviço:
Ciclo de palestras Aventuras do Pensamento
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinema 2 (Endereço:  Avenida Almirante Barroso, 25 - Centro - Metrô e VLT: Estação Carioca)
Datas: De 9 de novembro a 14 de dezembro de 2019 (sempre aos sábados)
Horário: 11h. No dia 14 de dezembro, haverá sessão dupla: às 11h e às 15h
Informações: (21) 3980-3815
Entrada franca (distribuição de ingressos 30 minutos antes de cada palestra)
Lotação: 80 lugares (mais 3 para cadeirantes)
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal

Energia em Ação acontece no próximo sábado com atividades para a população


O município de São Gonçalo receberá, no próximo sábado (7), o evento Energia em Ação. Promovido pela Enel, em parceira com o Firjan/Sesi, a Prefeitura Municipal de São Gonçalo e diversas outras instituições, como o Tribunal de Justiça e a Defensoria Pública, a ação tem o objetivo de disponibilizar à população diversos serviços gratuitos e orientações com os temas a respeito de cidadania, educação, saúde e lazer. A atividade será aberta ao público e acontecerá das 8h às 15h na sede do Firjan/Sesi, no Rodo.

A abertura do evento contará com a apresentação da Orquestra Municipal de São Gonçalo e em seguida a população terá acesso aos serviços. As secretarias municipais de Saúde e Defesa Civil; Educação; Esporte e Lazer; Cultura e Turismo; Desenvolvimento Econômico; Desenvolvimento Social e Políticas Públicas para Idoso, Mulher e Pessoa com Deficiência participarão do evento oferecendo palestras, atendimentos, oficinas, entrega de kits, corte de cabelo, doação de livros, apresentações de dança, segunda via de documentos, testagem rápida, exposição de trabalhos e muitas outras atividades.

No evento, também, estarão o Instituto Baía de Guanabara, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran), a Defensoria Pública, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) e a Operação Lei Seca. Todos os atendimentos serão realizados por ordem de chegada ou com a distribuição de senhas.

O Firjan/Sesi está localizado na Rua Doutor Nilo Peçanha, nº 134, Rodo – SG.



Confira abaixo algumas das atividades de cada Instituição:

Secretaria de Saúde e Defesa Civil – Exposição de animais peçonhentos mortos e conservados; caixa com insetos; microscópios visualizando o Aedes Aegypti; palestras sobre arboviroses; distribuição de material informativo e preservativos; auriculoterapia; teste de glicemia e teste rápido de HIV/AIDS.

Secretaria de Educação – Informações sobre a matrícula de 2020; apresentações de projetos da educação; stand com biblioteca e contação de histórias; orientação de educação ambiental com distribuição de mudas e exposições.

Secretaria de Esporte e Lazer – apresentações de ginástica; alongamento e capoeira.

Secretaria de Cultura e Turismo – apresentações infantis e passinhos.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico – Orientação aos cadastrados no Microempreendedor Individual (MEI) para tirar dúvidas.

Secretaria de Desenvolvimento Social – Oficinas de empreendedorismo e musicalização, grupos de acolhimento e orientações dos serviços sociais da rede.

Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Idoso, Mulher e Pessoa com Deficiência – Atendimento social, psicológico e jurídico ao idoso, para mulheres que se encontram em qualquer situação de violência e pessoa com deficiência, orientação sobre como criar um negócio empreendedor e a apresentação do projeto de geração de trabalho e renda na qual atuam as mulheres artesãs gonçalenses.

Enel – Cadastro da Tarifa Social Baixa Renda de energia; troca gratuita de lâmpadas; palestra sobre consumo de energia consciente;

Instituto Guanabara – Oficina de plantio de suculenta na cápsula de café;

INSS – Orientação e informação sobre serviços do INSS; socialização da legislação BPC. (O atendimento será realizado por ordem de chegada, sem a necessidade de senhas);

Detran – Solicitação de 1ª e 2ª via da carteira de identidade, portando Certidão de Nascimento ou Casamento original ou cópia autenticada. (O atendimento será realizado através de senhas).

Defensoria Pública – Divórcio consensual; divórcio litigioso/Guarda; alvará judicial para FGTS de pensão alimentícia; petição genérica do Juizado Especial Cível; ação de reconhecimento de maternidade/paternidade; ação de investigação de paternidade; ação de investigação de maternidade pós-morte; ação de investigação de paternidade com alimentos; ação de oferta de alimentos; ação de alimentos à gestante; registro tardio; retificação de registro de nascimento; retificação de registro de óbito; retificação de registro de casamento; anulação de registro civil; ação de retificação de registro civil; ação de dissolução da união estável.

Ministério do Trabalho e Emprego – Agendamento de carteira de trabalho; divulgação e orientação quanto a Carteira de Trabalho Digital.

Tribunal de Justiça – Audiência para ações de família, infância, juventude e idoso (os juízes estarão presentes e julgam as questões na hora, caso as partes estejam presentes com a documentação sob a respectiva questão a ser julgada); registro civil/alteração de nome (alterações efetuadas na hora e os documentos serão retirados no cartório próximo a residência); inclusão de nome de pai, mãe e emissão de registro civil de crianças até 12 anos; conversão de união estável para casamento de casais previamente identificados, casamentos (é feito o casamento de pessoas que moram já moram junto). O atendimento será realizado através de senhas.

Operação Lei Seca – Folders informativos, adesivos, gibis, ventarolas, pen-drives e óculos simuladores de embriaguez.

CAIXA CULTURAL RIO DE JANEIRO APRESENTA “ATO DE NATAL”


A CAIXA Cultural Rio de Janeiro recebe, nesta sexta-feira (6), o espetáculo “Ato de Natal na CAIXA”,  evento que marca o início das festividades de Natal e celebrações de fim de ano e terá apresentações da Orquestra de Vozes Meninos do Rio e da Orquestra Sinfônica de Mulheres do Rio de Janeiro.

Além de clássicos natalinos, as orquestras vão interpretar obras em homenagem aos pintores Portinari e Mestre Athaide e ao artista plástico e paisagista Burle Marx. A direção artística é de Abel Gomes.

O espetáculo “Ato de Natal na CAIXA” celebra a cultura brasileira, proporcionando um grande espetáculo natalino ao público do Rio de Janeiro (RJ). Para levar o espetáculo a um maior número de pessoas, a apresentação será no horário do almoço, às 12h30.

As orquestras
A Orquestra de Vozes Meninos do Rio é um projeto da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Criada em 1997, a orquestra mescla músicos jovens e experientes que viviam em condições de vulnerabilidade social antes de entrarem para o projeto.

Já a Orquestra Sinfônica de Mulheres do Rio de Janeiro fez sua estreia em março deste ano e foi idealizada pela trompetista Luciene Portella. A orquestra nasceu com o desejo de inspirar e motivar outras mulheres a expressarem seu real valor, ao mesmo tempo em que enaltece o papel exercido pela mulher no meio musical e artístico.

Celebração do Natal CAIXA
As unidades da CAIXA Cultural em Brasília, Curitiba, Fortaleza, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Salvador celebram na próxima sexta-feira o espírito de Natal e as tradições brasileiras.

A programação oferecida pela CAIXA para abrir os festejos de fim de ano foi inspirada na cultura popular brasileira e proporciona ao público a oportunidade de confraternizar com familiares e amigos enquanto reconhece sua identidade cultural e resgata seus costumes.



Serviço:
Natal Brasileiro na CAIXA Cultural Rio de Janeiro
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Foyer (Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro - Metrô e VLT: Estação Carioca)
Data: 6 de dezembro de 2019 (sexta-feira)
Horário: 12h30
Informações: (21) 3980-3815
Entrada franca
Duração: 1h30
Classificação Indicativa: Livre para todos os públicos
Acesso para pessoas com deficiência

O Doente Imaginário no Teatro Carequinha


A comédia teatral “O Doente Imaginário” será apresentada ao público, em única sessão, dia 6/12, no Teatro Carequinha, em São Gonçalo, às 19h30. O espetáculo é produzido pela Oficina de Teatro Gabriel Engel, a mesma de “A Noiva Cadáver”, e tem o apoio da Secretaria de Turismo e Cultura (SMTC) e da Fundação de Artes, Esporte e Lazer de São Gonçalo (FAESG).
O texto de O Doente Imaginário conta a história de Argan, um velho hipocondríaco, que deseja a todo custo casar sua filha Angélica com um médico, apenas para suprir os anseios de suas doenças imaginárias. No entanto, sua criada chamada Toninha fará de tudo para atrapalhar os planos de Argan. E assim a confusão está formada.
Segundo a produção do espetáculo, a peça é baseada nos estudos sobre comédia dell arte e palhaçaria, além é claro, no tipo de dramaturgia de Molière.

O Teatro Carequinha fica na Rua Oliveira Botelho, s/nº, Neves, São Gonçalo, anexo à Escola Municipal Ernani Faria. Entradas a R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia ou antecipada). A apresentação começará às 19h30. Classificação etária livre. Mais informações e ingressos pelo telefone 21 97573-1161 (Whatsapp).

Jonas Bloch abre a exposição “Persona” na Sala José Cândido de Carvalho


Quando se ouve falar em Jonas Bloch, se pensa logo em televisão, teatro e cinema. Mas o que nem todo mundo sabe é que, além de ator, ele também é artista visual. O público vai poder conferir um pouco desta produção na mostra “Persona”, que abre, no dia 10 de dezembro, terça-feira, às 19h, na Sala José Candido de Carvalho, com curadoria de Desirée Monjardim.
Composta por cerca de 20 desenhos, a exposição representa a moderna vertente do surrealismo com técnicas que variam entre aquarela, nanquim, pastel e ecoline. São imagens instigantes de personagens e seus mundos. Uma viagem ao imaginário.
Sim. Jonas Bloch cursou Escola de Belas Artes, ainda na adolescência, e entrou também para o Teatro de Dulcina de Moraes. Estreou na antiga TV Tupi, e foi o início de sua longa carreira de ator, que teve uma trajetória tão rica, que virou a prioridade de sua expressão artística, mas nunca deixou de desenhar, esculpir e pintar, constantemente. Fez poucas exposições, e mesmo com a grande aceitação de seus trabalhos, a carreira de ator estava vibrante, com convites irrecusáveis, e o artista visual se beneficiou com isto, já que seu trabalho, fora das influências de mercado, ganhou mais liberdade. Jonas acha que a arte leva ao público um outro olhar. “As pessoas estão habituadas a ver tudo com um olhar utilitário, com objetivo de uso, é diferente ao olhar uma obra de arte, ela nos tira da rotina, nos transporta para outro universo,  nos livra do olhar viciado, para desvendar algo novo, atiçando nosso imaginário, nosso inconsciente”, explica o artista.
Como sintetiza Isis Fernandes Braga – Dra. em Artes Visuais e 2ª. Vice-Presidente da ABCA (Associação Brasileira de Críticos de Arte): “quando artista plástico, Jonas deixa sua imaginação voar, seus sonhos se tornarem reais, representados de forma tátil, seja usando o grafite, o nanquim, a aquarela ou ecoline. E, quando escultor, usa materiais inusitados, em ‘assemblages’, desconstruindo e reconstruindo o seu sujeito. Ele é um representante da moderna vertente do surrealismo, movimento literário surgido na Europa, imaginado pelo poeta André Breton (1896-1966), autor do ‘manifesto surrealista’, em 1924, no qual defende um pensamento livre, baseado no inconsciente, e representando sonhos. Trata-se da tradução do onírico, do inusitado, do inconsciente, traduzidos em artes plásticas ou em poesias”.
Os últimos trabalhos de Jonas na TV Globo, as novelas ‘Novo Mundo’ e ‘Bom Sucesso’, além da mini-série ‘Se eu fechar os olhos agora’, tiveram uma preparação e ensaios tão estimulantes, que o inspiraram nesses desenhos agora apresentados.  Ele tem convite para expor em Lisboa, em março de 2020, e pretende dar, daqui por diante, mais espaço ao seu papel como artista plástico. “Nesses tempos difíceis em que vivemos, espero que essa exposição toque a sensibilidade das pessoas e seja um respirar no cotidiano de todos”, conclui.

Mais sobre Jonas Bloch:
Formado também em Artes Visuais e em vários cursos de Teatro, foi professor de interpretação em Universidades, é ator, diretor, autor. Durante mais de 55 anos, vem trabalhando em Cinema (quarenta filmes), Teatro (trinta e oito peças), Televisão (cinquenta e uma produções).  
Em seu vasto currículo, há uma enorme variedade de experiências, que vão desde Shakespeare a comédias de costumes, de filmes ambiciosos a novelas leves e musicais.        
Entre seus trabalhos de Teatro incluem-se: ‘Hamlet’, ‘Sonhos de uma noite de Verão’ (Shakespeare), ‘PeerGynt’(Ibsen), ‘Franck V’ (Durrematt), a participação na Mostra Internacional de Teatro de Montevidéu com ‘Besame Mucho’, Festival de Cabo Verde, Mindelact, em Portugal no Festival do Porto e de Vianna do Castelo com ‘Senhor das Flores’.                                                                                               
Atuou em filmes internacionais, como ‘Sigilo Absoluto’ (DiscretionAssured ), ao lado de Michael York; ‘Womanon top’; o italiano ‘O Traidor’ e ‘Butterfly’, além dos nacionais como ‘Caso Claudia’, ‘Avaeté’, ‘O homem da Capa Preta’, ‘O dia da caça’, ‘Amarelo’ (indicação para melhor ator), ‘Cabra Cega’ (prêmio Fiesp, de melhor coadjuvante), entre muitos outros.                                                                                             
Foi homenageado no 28º. Festival de Cinema de Recife, no Guarnicê, do Maranhão, e no de Canoa Quebrada, Prêmio Nelson Rodrigues, pela ANCEC, por sua trajetória.         
Tem participado de novelas e mini- séries, como ‘Corpo Santo’, ‘Mulheres de areia’, ‘A Viagem’, ‘Bicho do Mato’, ‘Novo Mundo’, ‘Se eu fechar os olhos agora’, entre outras, além da mini série ¨Garret¨, da RTP , TV portuguesa.

Serviço:
Exposição “Persona”, de Jonas Bloch
Curadoria: Desirée Monjardim
Abertura: 10 de dezembro, terça-feira, às 19h
Visitação: de 11 de dezembro de 2019 a 9 de fevereiro de 2020, sempre de segunda a sexta, das 9h às 17h
Local: Sala José Candido de Carvalho
Endereço: Rua Presidente Pedreira, 98, Ingá, Niterói-RJ
Informações: (21) 2719-6939/2719=9900