quarta-feira, 19 de junho de 2019

O Livro dos Espíritos no Teatro Municipal de Niterói


O Teatro Municipal de Niterói recebe nos dias 21 e 22 de junho, a peça “O Livro dos Espíritos”.  O primeiro contato de Allan Kardec com experiências mediúnicas, o amadurecimento de sua fé e a decisão de publicar um livro sobre a Doutrina Espírita são retratados no novo espetáculo de Cyrano Rosalem. A montagem é da mesma produtora de ‘Allan Kardec’, sucesso há seis anos pelos teatros do Brasil e visto por cerca de meio milhão de pessoas.
Em seu sexto ano de temporada com o espetáculo de sucesso de público "Allan Kardec - Um olhar para a eternidade" - visto por cerca de 500 mil pessoas em apresentações por mais de cem cidades do Brasil -  e há seis meses em cartaz, no Rio, com a peça “O encontro espiritual de Léon Dennis & Joanna de Ângelis”, a Arantes e Amar Produções dão pontapé inicial a mais um projeto que promete repetir o mesmo empenho das demais montagens. A peça “O livro dos espíritos”, com texto assinado por Cyrano Rosalem, estreia temporada em breve. A direção é de Rogério Fabiano e Érica Collares, que também estão em cena. Cláudio Gardin e Manuela Collares completam o elenco.

 Inspirada no livro homônimo de Kardec, a peça “O livro dos espíritos” é uma adaptação de passagens específicas de vida do educador, escritor e tradutor francês Hippolyte León Denizard Rivail, no século XIX: do momento em que é apresentado a experiências mediúnicas, abordando as sessões de mesas girantes, suas pesquisas, o amadurecimento de sua fé, o contato com o Espírito da Verdade e as dificuldades, até a decisão de publicar o seu primeiro livro sobre a Doutrina Espírita, chamado “O livro dos espíritos”, sob o pseudônimo de Allan Kardec.

Diferentemente da produção “Allan Kardec – Um olhar para a eternidade”, em que são pontuadas a vida e obra do missionário, do seu nascimento à sua morte, em “O livro dos espíritos” não há a proposta de biografia, mas, sim, de destacar cenários fundamentais que deram origem à sua primeira grande obra da Codificação Espírita. Sendo assim, são duas produções independentes, não comprometendo o entendimento do expectador caso ainda não tenha assistido à “Allan Kardec – Um olhar para a eternidade”. Ou seja, o público pode ver sem medo e apreciar o texto emocionante de uma etapa singular do espiritismo.

E mais uma vez cabe ao ator Rogério Fabiano interpretar Kardec, o que já faz há seis anos consecutivos no teatro“Dar continuidade à obra de Allan Kardec no teatro será, com certeza, um outro marco emocionante na minha carreira. É um desafio, pois agora é o mesmo personagem, mas em função da formatação do ‘Livro dos Espíritos’’, orgulha-se ele, com quase 40 anos de carreira.

No palco, Érica Collares vive de novo Amélie Gabrielle Boudet, esposa de Kardec, e ela comemora essa nova fase. “Neste novo espetáculo poderei exibir ao público a importância de Amélie Boudet, esposa de Allan Kardec, que esteve ao lado dele em todas as suas etapas, ajudando-o e encorajando-o para a publicação do ‘Livro dos espíritos’. É realmente uma missão prazerosa”, diz ela, que considera os projetos uma missão de amor.


SERVIÇO
O Livro dos Espíritos – Teatro
Datas: 21 e 22 de junho
Horário: 19h
Duração: 60 min
Classificação etária: Livre
Ingresso: R$ 60,00
Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói
Tel: 2620-1624

Kleiton e Kledir no Teatro Municipal de Niterói


Com a intimidade que só um “voz e violão... e violino” é capaz de criar, Kleiton e Kledir apresentam, no dia 27 de junho, quinta-feira, às 19h, no Teatro Municipal de Niterói, um show descontraído, cheio de histórias divertidas e um repertório que inclui grandes sucessos e mostra as novidades que a dupla tem produzido.
Seu mais recente álbum “Com Todas as Letras” é um projeto original que faz uma aproximação da literatura com a música popular. A dupla fala sobre essas parcerias inéditas que fizeram com grandes escritores como Caio Fernando Abreu, Luis Fernando Veríssimo, Martha Medeiros, Fabrício Carpinejar e outros, e contam como foi o processo de criação das músicas do projeto.
E para o público aficionado, que gosta de cantar junto, Kleiton e Kledir vão relembrar sucessos como Deu pra Ti, Vira Virou, Nem Pensar, Paixão, Tô que tô, Fonte da Saudade e muitas outras.


SERVIÇO
Kleiton e Kledir
Datas: 27 de junho
Horário: 19h
Duração: 90 min
Classificação etária: Livre
Ingresso: R$ 60,00
Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói
Tel: 2620-1624

Muita música e eventos infantis no projeto Arte na Rua


Dando continuidade à programação do projeto Arte na Rua, no dia 21 de junho, sexta-feira, Raphaello Mazzei se apresenta no trevo de Piratininga. No domingo, dia 23 de junho, acontecem duas atrações, em locais distintos: a oficina Ciranda do mar, no Horto do Fonseca; e o show do grupo Negros e Vozes, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno.
O projeto de responsabilidade da Secretaria de Cultura de Niterói/FAN leva artistas de forma gratuita para se apresentarem em diversos pontos da cidade. A sequência desse ano teve início no dia 7 de junho e terá fim no dia 30 deste mês, no domingo.
Raphaello Mazzei, primeiro show da semana, se apresenta com as canções de seu primeiro álbum. Com participações como a de Arthur Maia, Black Alien e Claudio Zoli, “Equilíbrio Fundamental” traz em suas músicas a mistura do pop com a black music. Além de Mazzei, o fim de semana do Arte na Rua também é voltado para crianças. A oficina Ciranda do mar, ministrada por Adriana de Holanda (mediadora), Joás Santos (luthier e percussionista) e Yure Santos (percussionista), foi organizada pela Escola Semente de Jurema. Foca no aprendizado das canções e histórias da cultura popular brasileira para crianças, por meio dos ritmos da ciranda, coco e maracatu e aborda, ainda, a temática do mar e da importância da preservação da natureza. Voltada para crianças a partir de 2 anos, o número máximo de participantes é 30.
Para fechar com chave de ouro o final de semana, o Arte na Rua traz o show do grupo Negros e Vozes. O quarteto é composto por Bira Barbosa, Anderson Silva, Leandro Justino, Negro Dinho. Os cantores são acompanhados por uma banda e, juntos, cantam músicas do folclore e canções nos dialetos africanos, negro spirituals, soul, samba, pop e black music.

Raphaello Mazzei:


Cantor e compositor, Raphaello começou a estudar música ainda criança. Em 2009 foi convidado para ser vocalista da banda de pop e reggae Onda-R. Além da banda, Raphaello também já participou de projetos com Peter Goez (2010) e no OnLive (2011), que misturava música ao vivo com eletrônica, se apresentando em cidades brasileiras e no exterior, como Zurique e Paris. Hoje, investindo na carreira solo, Mazzei lançou o álbum ‘Equilíbrio Fundamental’, com canções pops marcadas por características da black music. Além disso, o álbum conta com a participação de grandes nomes da música brasileira, como Arthur Maia, Sandra de Sá, Black Alien e Tati Portela.

Ciranda do mar:


Ministrada por Adriana de Holanda (Mediadora), Joás Santos (Luthier e percussionista), Yure Santos (Percussionista), a oficina fala sobre o aprendizado de histórias e cantigas da cultura popular brasileira para crianças. Por meio dos ritmos da ciranda, coco e maracatu, os pequenos aprendem um pouco sobre o mar e a preservação da natureza, especialmente da água, estabelecendo um elo entre a música e a educação ambiental. No primeiro momento, será realizada a contação de histórias com baile de abertura. Em seguida, haverá a construção de instrumentos musicais reciclados a partir de materiais coletados no mar. Por fim, encerrando com uma grande ciranda de ritmos, a criançada poderá ter a sensação de pertencimento junto com seu instrumento na grande roda. Organizada pela Escola Semente de Jurema, que já recebeu os prêmios Ação Griô Nacional MinC, Prêmio Ponto de Leitura Secult Rj, Prêmio Culturas Populares MinC e Prêmio Mais Cultura na Escola MinC-MEC, se diz independente de culturas tradicionais e saúde.

Negros e Vozes:


O quarteto nasceu há 14 anos, na comunidade da Grota do Surucucu, em São Francisco. Atualmente, boa parte do grupo trabalha como professor de música no espaço Cultural da Grota. Inspirados nos ritmos de grupos como Boyz II Men, Sampa Crew e Take 6, seu repertório gira em torno de ritmos do folclore e de canções africanas, negro spirituals, soul, samba, pop e black music. As primeiras apresentações da carreira foram em festas de rua, clubes e em projetos culturais, como encontro de entidades negras e Shows beneficentes. Desde a sua Criação, o Grupo Vocal Negros e Vozes já abriu shows e dividiu palco com vários artistas consagrados, como Mc Léozinho, Gabriel o Pensador, MV Bill, Abdulla, Luiz Carlos da Villa, Grupo MPB 4, Banda Brazilians2Wins e Orquestra de Cordas da Grota.


SERVIÇO:
Raphaello Mazzei:
Data: 21 de junho, sexta-feira
Hora: 19h
Entrada: Gratuita
Local: Trevo de Piratininga
Endereço: Rua Professor Ernani Faria Alves


Ciranda do mar:
Data: 23 de junho, domingo
Hora: 11h
Duração: 4h
Público: crianças a partir de 2 anos acompanhado de familiar ou responsável
Entrada: Gratuita
Materiais de consumo: fitas coloridas, cola colorida, papel colorido, barbante, tesoura sem ponta e durex colorido
Local: Horto do Fonseca       
Endereço: Alameda São Boaventura, 770 – Fonseca

Negros e Vozes
Data: 23 de junho, domingo
Hora: 11h
Entrada: Gratuita
Local: Centro Cultural Pachoal Carlos Magno
Endereço: Campo de São Bento – Icaraí, Niterói