quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Livro: "O judaísmo, o cristianismo e o Templo de Jerusalém: memória, significados e desdobramentos na relação dos judeus e cristãos com o espaço físico de adoração.


Editora Contextualizar, 2019.
Autor: Ubirajara Bragança


Prefácio: Carlos Alberto Moreira

"Acredito que a análise sobre o papel do templo é uma daquelas necessidades que devem ser consideradas de tempos em tempos e que pode nos ajudar a esclarecer em que medida a ação humana potencializa ou dessacraliza de vez o uso dos chamados espaços sagrados (...) O templo de Jerusalém, bem como suas cópias diminutas, as sinagogas e as igrejas, sempre representarão a necessidade humana do encontro com o seu Deus, aquele momento e aquele espaço em que seu povo irá a casa dele, a sua morada terrena, para reverenciá-lo e adorá-lo."





R$45,00 já com o frete incluso.
Contato: Ubiratan Bragança (Facebook), whatsapp 994356505 ou e-mail: pr.ubirajarabraganca@yahoo.com.br

A peça "Pervertimentos e Outros Gestos Para Nada" entra em cartaz no CCPCM



Estreia na terça-feira, 21 de janeiro, o espetáculo teatral "Pervertimentos e Outros Gestos Para Nada", com texto do dramaturgo espanhol José Sanchis Sinisterra, que, neste ano, completam 80 anos de vida. Com tradução e direção de Leonardo Simões, a peça será ambientada no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno e está diretamente relacionada à instalação cenográfica exposta nesse mesmo espaço, na Sala Quirino Campofiorito. Com entrada gratuita, o espetáculo fica em cartaz nas terças-feiras, até 18 de fevereiro.

Em "Pervertimentos e Outros Gestos Para Nada", a provocante dramaturgia de Sanchis Sinisterra assume a homenagem a uma grande referência do Teatro do Absurdo: o dramaturgo Samuel Beckett, autor de "Esperando Godot", uma das obras mais revolucionárias do século XX. Sinisterra propõe cenas quase abstratas, com textos descontínuos e muitas vezes cíclicos, que abordam principalmente o paralelo entre as relações humanas e a teatralidade, colocando em questão os conceitos diluídos de personagem, autoria, representação e espectador. A peça, conjugada com a exposição, problematiza a impossibilidade da comunicação humana; a existência efêmera como uma sucessão de fazeres enquanto se espera algo; a solidão; a finitude; e a degradação das relações.
O diretor Leonardo Simões atuará também como ator em cena, ao lado da atriz Raquel Penner e da violoncelista Gabriela Sepúlveda. O violoncelo, mais do que instrumento musical, atuará como um quarto integrante. Com sua sonoridade que se aproxima da voz humana, será uma testemunha pulsante que irá reagir ao ato sacro-profano dos atores. A dinâmica da encenação irá abranger a varanda e o espaço superior (Sala Hilda Campofiorito), onde haverá um painel sobre o autor, ao lado de informações sobre as trajetórias da Ofício e do NEPAC, que está completando 10 anos. O espetáculo se encerra no Terraço, com um debate entre os integrantes e o público.
O projeto cênico integrado, que articula diferentes formas de expressão artística, é uma realização da Ofício Produções, em parceria com o NEPAC (Núcleo de Ensino e Pesquisa de Artes Cênicas). Tal fusão, que traz o teatro como principal elemento, tem como estímulo o próprio artista-empreendedor que dá nome ao espaço: Paschoal Carlos Magno foi um homem de teatro; visionário experimentador de possibilidades; incentivador de novos talentos; um transgressor de limites, cuja história se mistura às raízes do moderno teatro brasileiro.
"Pervertimentos e Outros Gestos Para Nada" foi contemplada pela Chamada Pública para Teatro Adulto em Novos Espaços Cênicos da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal das Culturas e Fundação de Arte de Niterói - FAN.


SERVIÇO
Pervertimentos e Outros Gestos Para Nada
Datas: 21 e 28 de janeiro; 4, 11 e 18 de fevereiro
Horário: Terças-feiras, às 20h
Duração: 70 minutos
Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno - Galeria Quirino Campofiorito.
Endereço: Rua Lopes Trovão s/nº - Campo de São Bento – Icaraí - Niterói
Telefone: 2610-5748.
ENTRADA GRATUITA
Lotação: 40 espectadores. Serão distribuídas senhas no local, meia hora antes de cada apresentação.

Andrea Dutra leva a obra de Fátima Guedes para a Sala Nelson Pereira dos Santos



Uma das mais consagradas compositoras da MPB, Fátima Guedes, será homenageada pela cantora Andrea Dutra no show "Agora esse mundo é meu – canções de Fátima Guedes", nesta sextas-feira, 23 de janeiro, às 20h, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em Niterói. Andrea sobe ao palco acompanhada do violonista Domingos Teixeira.

Interpretada ainda aos 20 e poucos anos, nos anos 80, pelas vozes de Simone, Nana Caymmi, Ney Matogrosso e Maria Bethania, Fátima também é intérprete de suas composições, tendo tido grande execução nas rádios FM nos anos 80 e 90. A artista tem produção consistente e constante até os dias de hoje, e continua fazendo shows, gravando e sendo gravada por grandes nomes da música brasileira.

Andrea Dutra era uma jovem cantora quando se encantou com suas canções, que viu ao vivo, pela primeira vez, no palco do Teatro Ipanema. A música confessional, de olhar sensível, humana, mostrando diversas faces do feminino, foi trilha sonora da vida dela, até que a própria carreira colocou Andrea e Fátima juntas num estúdio. A cantora é integrante do grupo vocal Arranco de Varsóvia, que foi convidado para gravar em duas faixas do mais recente álbum de Fátima, "Transparente".

A partir desse encontro, nasceu uma amizade profissional, com direito a música inédita, canjas em shows e encontros pra mostrar canções e bater papo. Convite vai, convite vem, chegou a hora de enfim, juntar todas essas emoções e histórias e levar tudo para o palco.

O violonista e arranjador Domingos (Bilinho) Teixeira foi a opção natural para o duo pois, além de tocar com a Andrea, em seu trabalho solo, e com o Arranco, há anos, foi músico e arranjador da Fátima Guedes por mais de 10 anos.

Muita conversa, muita audição e o repertório do show foi sendo construído com as canções da Fátima que já eram do repertório da Andrea, somadas àquelas canções que estavam na fila de espera, aguardando hora e vez. Domingos também trouxe as suas preferências e, enfim, chegou-se ao repertório que faz uma intercessão entre o mundo tão particular da compositora e o da cantora. O roteiro inclui grandes sucessos como "Faca", "Flor de ir embora", "Condenados", "A vida que a gente leva" e outras canções mais escondidas, amadas por fãs mais ardorosos, como "Santa Bárbara", "Namorado", "Sem saída" e, claro, "Sete véus", que Andrea gravou em seu mais recente álbum, "Jamba", lançado em 2013 pela Mills Records.

Andrea conta que sua relação com Fátima vem de longe. "Em 2015 ela me convidou para um encontro de compositoras, cada uma cantou umas duas músicas. Quando terminei de cantar, ela disse que tinha uma música inédita pra mim: 'Rasante'.". "Eu fazia um show chamado "Brazilian Jazz", num bar carioca chamado Semente. No repertório já cantava umas seis músicas da Fátima, aí tivemos que incluir 'Rasante'. Numa noite, ela apareceu sem me avisar, subiu no palco e cantamos juntas, foi mágico", revela a artista

Para vestir esse repertório de maravilhas, Andrea colheu depoimentos de grandes vozes que cantaram ou gravaram músicas da Fátima, como Leny Andrade, Joyce, Leila Pinheiro, Ney, Simone, Cristóvão Bastos, Fafá de Belém e Áurea Martins. Os depoimentos são lidos, ou ouvidos, entremeados nas canções, ao longo do show, dando a perfeita dimensão da grandeza dessa mulher e mostrando às novas gerações, que porventura ainda não tenham esbarrado com essa obra prima, o valor dessa compositora brasileira

O show estreou, em setembro de 2019, no Teatro Rival, tem direção artística de Germana Guilhermme e produção de Fabíola Higino.


SERVIÇO
Andrea Dutra em "Agora esse mundo é meu – canções de Fátima Guedes"
Data: 23 de janeiro, quinta-feira
Horário: 20h30
Ingressos: R$ 20,00 (inteira)
Local: Sala Nelson Pereira dos Santos - Centro Petrobras de Cinema
Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 880 - São Domingos, Niterói
Telefone: 971 400 379

E-lixo Zero ganha sua 1ª Edição de 2020


A secretaria municipal de Meio Ambiente promove neste sábado, 18/01, a 1ª edição de 2020 do projeto E-lixo Zero. A fim de enfatizar o destino correto de lixo eletrônico, a Praça Dr. Luiz Palmier, Centro - SG, receberá equipes prontas para coleta das 8h às 17h.

Em parceria com a empresa E-Ambiental, a ação tem como objetivo conscientizar a população sobre o descarte correto do lixo eletrônico e o seu reaproveitamento. Este ano, tais materiais serão coletados: eletrodomésticos, computadores, GPS, brinquedos, vídeo-games, equipamentos de informática, entre outros.

O evento E-lixo Zero, parceiro do município desde 2017, trabalha com gerenciamento de resíduos eletrônicos a partir de sua coleta até o seu reaproveitamento ou descarte correto. Segundo o Secretário de Meio Ambiente, José Rafael de Abreu Magalhães, o evento é de grande satisfação, pois várias toneladas de lixo eletrônico são recolhidas de forma correta. Além disso, também destaca que o descarte indevido de tal lixo pode acarretar a contaminação de recursos naturais e prejudicar o meio ambiente e a própria população.


Todo material que pode ser reutilizado é destinado a ONGs, escolas e projetos que podem ser beneficiados. A ação também atende outros municípios com o intuito de promover uma grande rede de reciclagem.

Stand up no Terraço: Ricardo Tassilo, Isadora Britto, Pedro Sardaux e Lucas Cruz agitam o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno


No dia 17 de janeiro, sexta-feira, às 20h acontece o Stand up no Terraço, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno. 
O formato é simples: um comediante, um microfone e uma promessa de muitas risadas. No caso do Stand up no Terraço, essa promessa se multiplica por quatro, já que o show conta com a participação dos comediantes Ricardo Tassilo, Isadora Britto, Pedro Sardaux e Lucas Cruz.


SERVIÇO: 
 Stand Up no terraço
Data: 17 de janeiro, sexta-feira
Hora: 20h
Entrada: Gratuita
Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno - Terraço
Endereço: Esquina da Av. Roberto Silveira com a R. Lopes Trovão - Campo de São Bento, Icaraí, Niterói