terça-feira, 6 de agosto de 2019

Exposição "Travessias - Fotografia em tempos de Coletivo" de Pierre Crapez, Renzo Gostoli e Vitor Vogel

O Coletivo Niterói Fotográfico e a Scuola di Cultura apresentam a exposição Travessias - Fotografia em tempos de Coletivo. A mostra reúne os fotógrafos Pierre Crapez, Renzo Gostoli e Vitor Vogel num diálogo visual que revela as múltiplas possibilidades da fotografia como linguagem documental e expressão artística. A inauguração será no sábado, 10 de agosto, às 16h na Scuola di Cultura em São Francisco. Entrada Franca.

Tempos de Coletivo

A fotografia ao longo dos seus 180 anos mudou muito e, sem as fronteiras da língua falada ou escrita, cruzou os oceanos para se tornar o meio mais importante de produzir imagens. Seja como documento ou como obra de arte, a fotografia sempre se conectou ao que há de mais avançado em seu tempo. Foi assim desde as primeiras agências de fotografia na Alemanha do anos 1920, passando pela mítica agência Magnum nos anos 1940 e pelas agências independentes e cooperativas do Brasil nos anos 1980. Sempre que a fotografia foi feita em Coletivo, a Fotografia cresceu.

A mostra Travessias é composta por Pierre Crapez e Vitor Vogel, fotógrafos do Coletivo Niterói Fotográfico. Também expõe três imagens o ítalo-argentino Renzo Gostoli, um dos mais importantes fotojornalistas independentes em atividade no Brasil. Gostoli será o homenageado pelo Coletivo no mês de setembro.

Pierre Crapez

O pintor e professor franco-brasileiro Pierre Crapez reencontra a fotografia, linguagem de opção de seu pai e seu avô, no ano de 2009 através de um diálogo com o fotógrafo Walter Firmo. A partir daí, Crapez lecionou com o mestre das cores da fotografia brasileira em diversos cursos. Ao longo desta trajetória reuniu milhares de imagens pulsantes da vida, das cores e dos sabores do Brasil e seu povo. 

Renzo Gostoli

Renzo nasceu na Itália mas rapidamente cruzou o Atlântico e cresceu na Argentina. Foi fotógrafo das principais agências internacionais na segunda metade do século XX e viajou por toda a América Latina fotodocumentando de maneira refinada os principais fatos históricos. Na década de 1980 radicou-se no Brasil onde continua a produzir uma vasta obra que passa pelas notícias mais importantes, o Circo e a vida cotidiana.

Vitor Vogel

Fotógrafo e historiador, Vogel iniciou sua trajetória como fotógrafo residente do Corujão da Poesia - Universo da Leitura há 10 anos. Hoje atua no campo fotográfico como editor, professor, pesquisador e produtor cultural. Possui extenso currículo na áreas de fotografia documental de Arte, Cultura, Empresarial e Institucional, além de uma sólida trajetória no ensino de fotografia tendo lecionado em cursos livres, programas internacionais de cooperação e instituições como UFF e UERJ.

Fotopapo

As fotógrafas e fotógrafos são pessoas sensíveis que captam o que há diante do olhar e transformam a vida em fotografias. O fotopapo é uma conversa descontraída entre quem da vida faz as fotos e com as fotos muda a vida. Com o tema "Invente sua fotografia - 180 anos da invenção de uma invenção" o fotopapo reúne no dia 16 de agosto, às 19h, a designer de interiores Ana Eliza Roder França, Pierre Crapez e a doutora em História da Fotografia Maria Isabela Mendonça. A mediação é de Vitor Vogel. O fotopapo será na Scuola di Cultura e a entrada é franca.



Serviço
Travessias - Fotografia em tempos de Coletivo
Exposição Coletiva por Pierre Crapez, Renzo Gostoli e Vitor Vogel
Inauguração: 10 de agosto de 2019, 16h, na Scuola di Cultura
Av. Pres. Roosevelt, 1063 - São Francisco, Niterói
Visitação: até 31 de agosto de 11 às 21h
Entrada Franca

Fotopapo "Invente sua fotografia - 180 anos da invenção de uma invenção" com
Ana Eliza Roder França, designer de Interiores
Pierre Crapez, fotógrafo, pintor e professor do Depto de Artes da UFF
Maria Isabela Mendonça, doutora em História pela UFF e pesquisadora da Fotografia 
Mediação: Vitor Vogel, fotógrafo e historiador.
16 de agosto de 2019, 19h na Scuola di Cultura
Av. Pres. Roosevelt, 1063 - São Francisco, Niterói
Entrada Franca

Mostra "Arte do Infinito" no São Gonçalo Shopping

 
A galeria de artes do São Gonçalo Shopping está com a exposição “Arte do Infinito”, do artista plástico e desenhista gonçalense Leonardo Lima. Vale a pena parar e conferir os trabalhos da mostra, que fica até o dia 13 no espaço. Iniciativa da Fundação de Artes, Esporte e Lazer de São Gonçalo (Faesg), em parceria com o shopping. Ingresso gratuito.  

Leonardo Lima é professor de desenho artístico e desenvolve interesse pelas artes desde criança. Passeia por vários estilos, como desenhos mangás (japonês) e artísticos. Com o passar dos anos, estudou e também passou para outros estilos de arte, como pintura em tela e tatuagem.


O São Gonçalo Shopping fica na Avenida São Gonçalo, 100, Boa Vista. A visitação pode ser feita de terça a sábado, das 10h às 18h; e aos domingos, das 14h às 21h. Não funciona segundas-feiras e feriados. Ingresso gratuito e classificação etária livre. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 3513-7200.

LANÇAMENTO DO LIVRO CAFÉ QUENTE DO ESCRITOR JORDÃO PABLO DE PÃO NO POPULAR



O escritor Jordão Pablo de Pão lança o livro "Café Quente" pela editora Itapuca no próximo dia 8, quinta-feira, a partir das 18h, no Teatro Popular Oscar Niemeyer. Poemas, minicontos e crônicas inspirados na leitura das obras de Clarice Lispector compõem a obra, que passeia por impressões existencialistas. Jordão é membro titular da Academia Niteroiense de Letras e destaca-se no cenário cultural niteroiense pela democratização do acesso em eventos literários que produz, além da pesquisa memorialística da nossa cidade na arte da palavra. Com entrada gratuita, o evento terá microfone aberto para os artistas presentes e marcará também o lançamento da segunda edição de "O Mar do Meu Velho", livro de estreia do autor. "O escritor de literatura precisa mergulhar em si, beber de sua individualidade e se perceber como essência. Desta mística do que somos, a arte vive, das nossas necessárias horas de estrela", diz Jordão, brincando com a escrita clariceana. 

SERVIÇO
Lançamento de "Café Quente" de Jordão Pablo de Pão
Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer
Endereço: Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, sn, centro de Niterói, RJ.
Data: 08/08/2019 (quinta-feira)
Horário: das 18h às 21h
Duração:180 minutos
Classificação Etária: Livre
Entrada Gratuita

Arraiá da Sinfônica Ambulante no Teatro Popular Oscar Niemeyer


No dia 9 de agosto, sexta-feira, às 22h, vai acontecer o Arraiá da Sinfônica Ambulante, no Teatro popular Oscar Niemeyer, Caminho Niemeyer.
Com um repertório especial para o evento, o bloco de carnaval da Sinfônica Ambulante se reinventa com releituras carnavalizadas de grandes clássicos das festas juninas.
Existente desde 2011, a Sinfônica Ambulante nasceu com o projeto de levar boa música a todos os cantos da cidade, região metropolitana e estado do Rio em geral. O grupo também marcou presença na segunda edição do São João do Oscar, encerrando o primeiro dia de apresentações.

SERVIÇO:
Data: 9 de agosto, sexta-feira
Hora: 22h
Entrada: 1kg de alimento não perecível
Classificação: Livre
Local: Caminho Niemeyer
Endereço: Av. Jornalista Rogério Coelho Neto, s\n – Centro, Niterói

Exposição 100 anos do Ritimista Jackson do Pandeiro no Teatro Municipal de Niterói


A Sala Carlos Couto – anexa ao Teatro Municipal de Niterói – vai homenagear, a partir do dia 8 de agosto (abertura neste dia, às 19h) o Rei do Ritmo, cantor, compositor e instrumentista Jackson do Pandeiro, que completaria 100 anos, no dia 31 agosto, com a exposição “100 anos do Ritimista Jackson do Pandeiro”. A mostra, que tem a curadoria de Teca Nicolau, contará um pouco sobre a trajetória de vida e obra deste grande músico, por meio de fotografias e alguns discos de vinil. No dia da abertura, haverá, ainda, show do músico Marcelo Mimoso, no patio do Teatro Municipal de Niterói.
José Gomes Filho, o Jackson do Pandeiro, nasceu em Alagoa Grande, na Paraíba, em 31 de agosto de 1919. Vindo de uma família de artistas populares – a mãe era cantora de pastoril –, sua história reforça a influência da cultura negra na música nordestina. Jackson é considerado um dos maiores ritmistas da história da MPB. Em 54 anos de carreira, foi responsável, ao lado de Luiz Gonzaga, pela popularização nacional de canções nordestinas.

Sobre Jakson do Pandeiro

Em 31 de agosto de 1919, no Engenho Tanques, na zona rural de Alagoa Grande, numa casinha bem humilde, nasceu o menino José Gomes Filho. O seu pai chamava-se José Gomes. Ele era OLEIRO (fazia tijolos artesanais). Sua mãe era CANTADORA DE COCO e cantava nas feiras, da cidade e da região. Seu nome era Flora Maria da Conceição, mais conhecida como Flora Mourão. Desde cedo, o menino José acompanhava a mãe, durante suas apresentações nas feiras.
O sonho dele era ser um artista de cinema. Em suas brincadeiras de criança, o garoto sempre imitava o ator norte-americano JACK PERRIN, que era seu herói dos filmes de faroeste, nos tempos do cinema mudo, que havia chegado na cidade em 1920. Por conta disso, adotou o apelido de JACK para si, mesmo contra a vontade de sua mãe.
Jackson do Pandeiro acompanhava a mãe nas feiras, tocando zabumba. Tinha vontade de aprender sanfona, mas como era muito cara, ganhou um pandeiro. E foi o pandeiro que fez o menino tornar-se o Rei do Ritmo.
A infância de garoto Jack em Alagoa Grande foi dura e de muitas dificuldades. Depois da morte do patriarca, a família Gomes chegou a passar fome. Assim, Jackson, Dona Flora, Severina e João, mudaram-se para Campina, na esperança de uma vida melhor. Foram a pé. Estima-se que a viagem tenha durado 4 dias. Além de Severina e João, Jackson teve um outro irmão, Cícero, nascido já em Campina Grande, fruto de outro casamento de Dona Flora.
Em Campina Grande, Jackson foi engraxate e também ajudante de padeiro. Ele tocou nos cabarés e cassinos da cidade e, nessa época, conheceu Maria da Penha Filgueiras, com quem casou-se em 1938. O casamento não durou muito. Ainda em Campina Grande, adotou o nome de JACK e formou a dupla CAFÉ COM LEITE, ao lado de José Lacerda, irmão de cantor Genival Lacerda. Campina Grande teve grande importância na vida de Jackson do Pandeiro e ele gravou várias músicas em homenagem à Rainha da Borborema.
Chegando em João Pessoa, Jack (como gostava de ser chamado) foi convidado para fazer parte do cast (equipe de músicos) da Rádio Tabajara e ele logo se destacou. Aos vinte e poucos anos, a sua habilidade abriu as portas para o grande sucesso que ele faria no Recife, nos anos seguintes.
Em 1948, Jackson e outros artistas são contratados para tocar na Orquestra Jazz Paraguary, de Recife. Chegando à esta capital, na Rádio Jornal do Commercio, Jackson conhece o locutor-chefe daquela emissora, Ernani Séve. Teria sido ele quem acrescentaria o "son" ao nome "Jack", segundo o próprio Jackson sempre afirmava que foi em Recife que ele assinou o seu primeiro contrato de trabalho, já com o seu novo nome artístico. Lá, o paraibano começaria sua brilhante carreira, no início, como intérprete, cantando samba.
Ao lado de Almira, uma radioatriz e professora, Jackson do Pandeiro formou uma dupla de muito sucesso. Eles fizeram muitos trabalhos, apresentações, shows filmes e também a gravação de vários discos da carreira. Alguns desses discos, traziam a imagem de Almira na capa. Em 1955, Jackson e Almira se casam. A festa de casamento durou 4 dias.
Em 1967, Jackson conheceu a baiana Neuza Flores, com quem viveu os últimos 15 anos da sua vida. Eles também tocaram e cantaram juntos, em vários momentos.
Até seus 35 anos, Jackson ainda era analfabeto. Foi Almira Castilho (sua segunda esposa) quem o alfabetizou. Esse fato foi marcante em sua vida.
Após gravar seu primeiro disco, Jackson foi de navio para o Rio de Janeiro, pois ele tinha medo de viajar de avião. No Rio, ele assinou contrato com a Gravadora Copacabana, onde faria ainda mais sucesso com músicas como "Sebastiana” e "O canto da ema".
Jackson do Pandeiro gravou 137 discos e deixou centenas de músicas gravadas. É admirado por grandes artistas da MPB, como Gilberto Gil, Alceu Valença, Silvério Pessoa, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Lenine, Biliu de Campina, Zé Ramalho e outros. Em 10 de julho de 1982, Jackson do Pandeiro (que era diabético) sofre uma descompensação diabética e morre em Brasília/DF.

SOBRE DE MARCELO MIMOSO

Dono de uma voz marcante e de uma interpretação que emociona, Marcelo Mimoso segue carreira solo fazendo uso do que viveu desde a infância. Seu pai é Fidelis do Acordeon, sanfoneiro paraibano que envolveu o filho na música e na cultura regional nordestina.
Tendo por inspiração Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Trio Nordestino e Dominguinhos, entre outros, Marcelo se apresenta no circuito do forró, em festas particulares e em grandes eventos com banda ou no formato do tradicional trio “sanfona, zabumba e triângulo” criado por Gonzagão.
Com extensa experiência como intérprete, já dividiu o palco com grandes nomes do cenário nacional. Com Gilberto Gil, Lenine, Mestre Azulão do Repente e Elba Ramalho, esteve ao lado do homenageado Dominguinhos no 30o Prêmio Shell da Música Popular Brasileira em 2010. Com Fernanda Abreu e Paula Lima homenageou Jackson do Pandeiro na Expo Samba, que aconteceu em 2012 no Arena HSBC em São Paulo. Também foi convidado para participar do Troféu Gonzagão, em Campina Grande, por dois anos consecutivos, homenageando Dominguinhos (2014) e os 3 do Nordeste (2015).
Arrebatou alguns prêmios na carreira: com “Os Cabras” foi vencedor dos prêmios “melhor trio” e “melhor trianguleiro” do Festival Nacional de Itaúnas em 2006, além de ser indicado como melhor vocalista e foi intérprete da música campeã do Festival Nacional de Marchinhas em 2015.
No ano de 2012, estreou como ator no premiado musical de João Falcão, “Gonzagão, A Lenda”, interpretando o Rei do Baião e em 2014 foi indicado ao prêmio Bibi Ferreira na categoria de melhor ator. Na peça, que rodou em turnê o Brasil e chegou à Colômbia no XIV Festival Iberoamericano de Teatro de Bogotá em 2014, Marcelo provou mais uma vez seu talento como cantor. Esteve pela primeira vez na Europa mostrando seu consagrado trabalho no final de 2018.
No momento está em estúdio gravando um trabalho que trará composições inéditas e clássicos do forró.



SERVIÇO
Exposição: “100 anos do Ritimista Jackson do Pandeiro”
Abertura da exposição: 08 de agosto, às 19h, com show do músico Marcelo Mimoso
Período:  de 9 de agosto a 30 de setembro
Horário: terça, das 10h às 14h; de quarta a sexta, das 10h às 18h; e Sábado e Domingo, das 15h às 18h
Local: Sala Carlos Couto (anexa ao Teatro Municipal de Niterói)
Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói
Tel: 2620-1624

ENTRADA GRATUITA

IZA APRESENTA NOVA TURNÊ NA CONCHA ACÚSTICA DE NITERÓI


IZA está na estrada levando as faixas do primeiro álbum da carreira para os palcos. A cantora apresenta dia 10 de agosto, em Niterói, a turnê do disco “Dona de Mim”. O palco escolhido é o da Semana da Juventude, que acontece na Concha Acústica. A abertura é do grupo Vou Zuar.

O repertório é formado pelas músicas já conhecidas na voz da cantora como “Pesadão”, “Ginga”, além da faixa título. IZA canta também algumas músicas novas como “No Ponto”, “Rebola” e “Lado B”. O single recém-lançado Brisa também já faz parte do set list do show.

“Desde que me lancei no Youtube e comecei a fazer shows, eu apresentava mais versões do que músicas próprias e agora que o álbum está lançado, o repertório será com muitas músicas do disco”, conta IZA. “Tem também muita dança e troca de figurino”, completa.

A direção geral do show é de Raoni Carneiro e a cenografia de Zé Carratu. A direção musical é de Sérgio Santos com co-produção de Ruxel. A banda que acompanha IZA no palco é formada por Bruno Costa (guitarra), Alex Favilla (DJ), Thiago Medeiros (teclados), além de um time de backing vocals, formado por Murilo Santos, Leticia Pedroza e Junior Tavares, e seis bailarinos.

“Foi um momento de realização para mim poder me envolver com todas as etapas de produção do show, de sentar com todas as pessoas envolvidas e lançar muito mais que um show, lançamos um conceito”, explica. “Estar na estrada com esse show agora é uma realização”, completa.



SERVIÇO
Local: Semana da Juventude | Concha Acústica – Av. Rio Branco, 769 - Centro
Data: dia 10 de agosto | sábado
Horário: das 16h às 22h
Entrada 1kg de alimento não perecível
Classificação 18 anos. Menores de idade somente acompanhado dos responsáveis legais.

DescontraRindo no Centro Cultural Joaquim Lavoura (Lavourão)


Na sexta-feira (16/08), o projeto DescontraRindo, sucesso absoluto apresentado mensalmente no Centro Cultural Joaquim Lavoura (Lavourão), chega em sua 27ª edição e contabiliza toneladas de arrecadações e muitas risadas. A iniciativa é realizada pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SMTC) e Fundação de Artes de São Gonçalo, com produção do humorista anfitrião Bruno Nogueira. As apresentações começarão às 20h30 e o ingresso é apenas um quilo de alimento.

Com a ideia de fortalecer a cena da comédia e humor, do entretenimento cultural, em cada edição do projeto, Bruno apresenta dois novos convidados, com estilos, narrativas e visual distintos. Em comum entre todos esses artistas, a habilidade de fazer rir. Em agosto será a vez de Mario Victor e Douglas di Lima.

Após criar o espetáculo “Bonde Comédia”, Mario Victor decidiu levar seu gosto pelo humor mais a sério. Assim lançou seu primeiro espetáculo solo: “Mário atrás do Armário”. No currículo, participou da gravação do primeiro DVD de humor de São Gonçalo, batizado “Esquizofrenia Comedy Show”, e integrou o elenco do grupo “Esquizofrenia” por algum tempo.

Também registra participações em shows de artistas consagrados, como Paulinho Serra, Pedro Manso, Dih Lopes, Jeffinho Farias, Duca Pantaleão, Helio de La Peña, Os Fulanos, Nelson Freitas, entre outros.

“É muito bom poder contribuir em favor da cena cultural, divertir as pessoas e ainda ajudar outras com os alimentos arrecadados”, dispara o anfitrião Bruno Nogueira.

O outro convidado desta edição será Douglas di Lima, comediante que vem se destacando no cenário do humor carioca. Na cidade onde mora, Maricá, figura como idealizador do projeto de stand up nos teatros do município, iniciativa que oferece acessibilidade e gratuidade à população.

Para o secretário de Turismo e Cultura, também Presidente da Fundação de Artes de São Gonçalo (Fasg), Carlos Ney Ribeiro, “o DescontraRindo é um dos projetos culturais de maior sucesso na cidade atualmente. Diverte e também é solidário”, avalia.

Como o espaço é limitado, a organização solicita que os interessados se inscrevam através do formulário disponível em: https://bit.ly/32Gk67W (vagas limitadas).



O Centro Cultural Joaquim Lavoura fica na Avenida Presidente Kennedy, 721, Estrela do Norte, em São Gonçalo, e oferece fácil acesso, com praticamente todas as linhas de ônibus passando em frente. Cabe lembrar que o evento começa às 20h30 e o ingresso é apenas um quilo de alimento.