segunda-feira, 8 de julho de 2019

Feiras reúnem afroempreendedores em Niterói



No dia 11 de julho, quinta-feira, das 14h às 22h, o “Negras Potentes” vai reunir, na Praça Zumbi, em São Domingos, aproximadamente 30 expositoras, distribuídos em stands em que se destacam a moda afro, artesanato, bijuterias, culinária, artes plásticas e a tradição das baianas e seus acarajés. Além desses atrativos, a feira abre espaço para apresentações de talentos musicais. A empreendedora destaque da vez será a artesã Tânia Fausto.  Na parte cultural, a apresentação de um show com Alê Freitas e um baile para terminar a noite ao som das Pérolas Negras do Charme. “Negras Potentes” também acontece toda a segunda quinta-feira do mês.
Já no dia 13 de julho, sábado, das 11h às 22h, vai acontecer, na Praça Juscelino Kubitschek, no Caminho Niemeyer, a feira Baobab – um evento de resistência que integra diferentes expressões artísticas como dança, música, artesanato, cinema, espaço para o lazer infantil, literatura e gastronomia. Essa edição conta, ainda, com convidados especiais como a Quadrilha de Ramos, que, neste mês de festas julinas, apresenta danças típicas para o público de Niterói, além da capoeira do Mestre Zezeu e uma homenagem às mulheres negras, dentro da comemoração do dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha. A data, celebrada no dia 25 de julho, é lei em Niterói. Encerrando o evento, o balanço do Baile Charme Nikit, Estilo Black, comandado pelo DJ Dani R&B e convidados. A Baobab também acontece toda primeira quinta-feira do mês na Praça Zumbi, em São Domingos.
Os coletivos responsáveis pela Feira Baobab e Negras Potentes foram selecionados no Edital de Ações Locais, promovido pela Prefeitura Municipal de Niterói, por meio da Diretoria de Cidadania, Diversidade e Território da Fundação de Arte de Niterói (FAN) e da Secretaria Municipal das Culturas. Somadas, as duas movimentam a economia criativa e incentivam o empreendedorismo local. 
As feiras Afro confirmam o sucesso da economia da cultura e abrem possibilidades para novos empreendedores. A recente premiação no Edital de Ações Locais conferiu às feiras afro uma merecida visibilidade. Desde 2016, a Feira Afro Cultural Baobab mostra uma cidade que dialoga com os movimentos e que busca combater o preconceito, valorizando os direitos humanos e respeitando as características de sua população. O Espaço Cultural Negras Potentes é uma iniciativa do Fórum de Mulheres Negras que tem como objetivo valorizar o afro empreendedorismo negro e a cultura popular.
Segundo Ana Cristina Duarte, coordenadora do Fórum de Mulheres Negras, com o decorrer dos anos, foram criados diversos espaços afro-culturais, mas faltava um específico para mulheres. “O Negras Potentes é um espaço de empreendimento para as mulheres negras artesãs do município de Niterói, onde elas adquirem a renda e o reconhecimento profissional através da parceria com a Casa do Artesão onde posteriormente elas serão chamadas para fazer o teste para receber a carteira nacional do artesão”, explica Ana Duarte.  



Serviço:
Espaço Cultural Negras Potentes
Data: 11 de julho (quinta-feira)
Horário: das 14h às 22h
Local: Praça Zumbi, São Domingos
Entrada Gratuita
Censura Livre

Feira Afro Cultural Baobab
Data: 13 de julho (sábado)
Horário: das 11h às 22h
Local: Praça JK - Caminho Niemeyer
Entrada Gratuita
Censura Livre